DriveNow chega a Portugal: Um serviço mais barato que o táxi
Em Portugal começa a crescer o número de serviços associados aos transportes. Além dos tradicionais serviços de táxis, Uber, Cabify, Citydrive, entre outros, recentemente a Via Verde disponibilizou também seu serviço de ridesharing Via Verde Boleias.
O próximo serviço a estar disponível em Portugal chama-se DriveNow e vai chegar pela mão do Grupo Brisa.
A DriveNow é uma joint venture do BMW Group e da Sixt SE para o carsharing. Criada em 2011, esta parceria oferece um serviço que permite conduzir veículos das marcas BMW e MINI, a custos acessíveis e de forma flexível. A DriveNow está presente em 12 cidades europeias (Munique, Berlim, Hamburgo, Düsseldorf, Colónia, Viena, Bruxelas, Milão, Estocolmo, Copenhaga, Helsínquia e Londres) e tem perto de um milhão de clientes registados que têm acesso ao serviço através de uma app.
Lisboa será a 13ª cidade, e a primeira da Península Ibérica, a receber a DriveNow. No próximo dia 30 de agosto serão conhecidos os preços deste novo serviço. Sabe-se que a intenção é que seja mais barato que andar de táxi. Por exemplo, em Munique os custos de utilização deste serviço variam entre 31 e 34 cêntimos por minuto.
A DriveNow opera uma frota de cerca de 5700 veículos em Munique, Berlim, Düsseldorf, Colónia, Hamburgo, Viena, Londres, Copenhaga, Estocolmo, Bruxelas, Milão e Helsínquia. Em todas estas cidades, estão disponíveis BMW i3.
Vários estudos provaram que um veículo DriveNow substitui pelo menos três carros privados contribuindo assim para melhorar a situação do tráfego nas cidades. De acordo com as informações, por agora, este serviço apenas estará disponível na cidade de Lisboa.
Atualização 30/08/2017
De acordo com as informações que foram reveladas hoje, o serviço arranca a 12 de setembro e estarão disponíveis 211 viaturas (11 são elétricos). O projeto que teve um investimento de 5 milhões de euros.
Relativamente aos preços, este variam de acordo com o modelo escolhido:
- Se for um dos três modelos de MINI, o custo será de 29 cêntimos por minuto;
- Um dos dois modelos de BMW: a versão elétrica custa 34 cêntimos por minuto e a outra versão 31 cêntimos por minuto. Toda a informação aqui
No site da empresa é também possível saber já quais as Taxas de serviço, que incluem infrações, reboque do veículo, esquecimento de janelas, tejadilhos ou portas abertas, etc.
Até dia 12 de outubro decorre uma promoção cujo custo para todos os modelos será de 29 cêntimos por minuto. Também já pode efetuar o download da app para Android e iOS.
Este artigo tem mais de um ano
Falta dizer como funciona.
Os carros estão espalhados (estacionados) por aí (por aí, entenda-se, grandes cidades, em zonas comercias e de escritórios).
Reserva-se o carro 15 minutos antes através de uma app.
Pega-se nele e anda-se.
Não me perguntem onde se larga o gajo porque não diz (ou não li) 🙂
Só a 30 de agosto se saberá pormenores.
Abr
Deve ser igual.
https://www.drive-now.com/de/en/how-it-works/
nos outros países em que já opera deve indicar como funciona
Eu utilizo na Austria e tens um “business area” e dentro dessa área podes estacionar o carro onde quiseres.
Na Alemanha tens nas Apps os locais para levantar e onde podes deixar o carro. Mas estes serviços só existem em grandes cidades
Já se sabe tudo menos o preço por cá, já utilizei o serviço em Munique, peca pelo valor ser ao minuto em vez de haver um calculo de acordo com consumos e tempo e peca pelos valores escondidos, facilmente se não tivermos cuidado ou apanharmos trânsito vai ficar mais caro que apanhar um uber, não se pode comparar com uber ou taxi pois temos de ser nós a conduzir e não temos condutor, algo útil para quando não se quer conduzir ou não se conhece o sítio onde se está a conduzir, que é o único motivo pelo qual recorreria a este serviço, para andar a passear facilmente fica mais barato aluguer de um carro nas low cost.
Ah, a opção de carros disponibilizada também é reduzida e temos ou de andar com uma pen com o nosso perfil de condução bmw ou então ajustar tudo manualmente quando chegamos ao carro, devia dar para ir buscar à cloud o nosso perfil.
Drop your car in any public parking space.
With DriveNow you don’t need to return the car to where you picked it up from. Just drop it off for free in virtually any on-street public parking bay within the business area, such as residents’ bays and pay and display bays. You don’t need to pay and display a parking ticket with DriveNow – we’ve got it covered! There are some restrictions – check out our London parking guidelines.
Lock the car using the app or your DriveNow customer card and wait a second or two until the light turns green to confirm the end of the rental.
Já andei nestes carros em Hamburgo e lá existe um contrato entre a DriveNow e o equivalente a nossa EMEL para poderes estacionar em todos os lugares sem custos adicionais.
1. Register with DriveNow online
2. Find a car online or via the app
3. Pick your car up with your DriveNow card and simply drive
4. Leave the car anywhere you want in the DriveNow zone
https://www.sixt.com/drive-now/
Vai ser porreiro para traficar droga e alguém ser preso sem ter culpa lol ;D
Mais um para se juntar a tantos que já existe.
Quanto mais numa corrida melhor
Larga-se o carro onde se quiser, desde que esteja legalmente estacionado, dentro do range de operação da DRIVENOW.
Se for como em berlim por exemplo, pode-se estacionar em zonas de parquimetro porque a empresa tem um acordo com a EMEL lá do sitio.
Mais uma dor de cabeça para os taxistas.
Esses ainda nao se conseguiram convencer que os servicos que oferecem já tem os dias contados faz muito tempo.
Vê lá se um dias os teus serviços também ficam com os dias contados para ver como tu reages.
Ainda vais a um clube de vídeo levantar filmes para ver?
E? Isso quer dizer que as preocupações dos trabalhadores e patrões de videoclubes na altura não eram válidas? Próximo comentário idiótico por favor.
Para não falar que as novas empresas de serviços de substituição de táxis não têm os mesmos requisitos. Os carros não precisam de fazer as inspecções com a mesma regularidade, não precisam das várias licenças, nem de contantes formações durante a sua carreira. Ou seja, a concorrência é desleal.
Agora percebe-se toda essa acidez nos teus comentários noutros posts…
Nem têm acesso às vias exclusivas para transportes públicos, nem a praças, nem a descontos na altura da compra do carro. A avaliação é feita pelo cliente, que tendo liberdade de escolha vão beneficiar o melhor serviço, independentemente desses artifícios que referiu e como bem se sabe não melhoravam muito o serviço prestado pelos táxis.
Se o serviço for ultrapassado, se os clientes não virem valor no mesmo porque não se deve extinguir? Para manter os cargos dos patrões e dos empregados? É assim que funciona a economia de negócio? O que é feito da concorrência? Da evolução?
A única responsabilidade do que está a acontecer aos taxistas é deles, tinham monopólio do mercado, podiam ter feito o que quisessem, podiam ter evoluído, podiam ter-se adaptado à evolução de mercado, às exigências de mercado, mas escolheram acomodar-se mantendo o mesmo modelo de sempre, gasto, desatualizado, pouco satisfatório para os clientes, tornando fácil a vida para as “Ubers”. Quem manda no mercado são os clientes, o corporativismo e o cartelismo não conseguem aguentar a pressão de mercado indefinidamente.
Os dias contados? Não meta os taxistas todos no mesmo saco porque é falta de respeito. Acha que alguem ficaria contente se o seu emprego tivesse os dias contados?só se tiver muitos inimigos…
Deixa ver o design de sites com a IA da amazon, a ver se muitos espertalhoes nao terao tb os dias contados…
Mudem lá o “chega a Portugal” para vai chegar a Lisboa…. Afinal se só vai estar numa cidade, não faz sentido usar outra forma. E tanto quanto se pode esperar, comparando com as cidades que referem, dificilmente chegará a outras cidade Portuguesas.
Nao e mais barato que um taxi! Pelo menos não em londres, nem em berlin onde ja os conduzi. Muito mais conviniente, mas não mais barato.
Fiquei na duvida se este serviço é com ou sem conductor.
Sem.
por agora conduzes tu, no futuro a ideia é este serviço mas com carros autonomos
eu infiro que vai ser próximo ao ecooltra.
e acho que será bem vindo sim.
Isto, Uber, cabify, choffeur a cena da via verde…. Loool estão a matar os taxistas lentamente e estes alguma coisa fazem? Não continuam a ser grunhos… Venham mais quero os taxistas extintos… Ainda hoje um quase me batia e ele é que tinha razão.
Sim é melhor entrar num carro de um estranho… E nao de um tipi rastreavel…
Este tipo de serviço não pode ser igualado ao serviço de Táxi, Cabify e Uber, quando este tipo de serviço é um serviço de aluguer de carros e não com motorista que nos leva até ao destino sem que estejamos preocupados com o carro, até porque se o objetivo da Uber e da Cabify é dinamizar e deixar o cliente livre das preocupações do estacionamento, este serviço é totalmente diferente.
Em qualquer negócio começa por se definir o(s) público(s) alvo.
A empresa diz que um segmento importante são os turistas. Faz sentido. Até porque já existe em vários países. Assim como muitos estrangeiros “rapam” do Uber quando chegam ao aeroporto porque já estão habituados, também podem estar habituados a este serviço.
Eu, por acaso, acho que faço parte de outro público alvo. Vivo nos subúrbios e vou para a cidade de comboio. Isto funciona bem no princípio da manhã e ao fim da tarde (tirando ter que ir de pé), mas se precisar de ir a casa à hora de almoço é uma complicação – não há praticamente comboios, perco horas. Um carro alugado ao tempo e não ao km (à hora de almoço não há trânsito) tinha-me dado jeito muitas vezes. Muita gente mora a menos de 15km do seu local de trabalho e pode achar o mesmo.
Mas o mercado é que determina. Se não tiver mercado fecha. Se tiver é porque é útil a alguém.
Sr. Tiago Sousa, era para ter vergonha de dizer que quer ver os taxistas extintos. Será que noutras profissões não há os bons e os menos bons trabalhadores? Você esquecesse que temos familias para sustentar, onde algumas ainda com bebes que é o meu caso. É pessoas como o sr. que faz com que o nosso pais não saia do buraco.todos têm que funcionar, deixe-se desse tipo de comentários e faça a sua vida.
Se é taxista sabe bem como é a maioria dos seus colegas, se não é o seu caso, “paga o justo pelo pecador”. O sustento das famílias dos taxistas não pode ser usado como desculpa para tirar o sustento às famílias dos seus clientes. Havendo liberdade de escolha, o cliente vai optar pelo melhor serviço, só têm de ser melhores que as “Ubers”, têm mais obrigações legais, mas também têm regalias que os outros não têm. Em último caso, “se não os podes vencer, junta-te a eles”, a família só ficará sem sustento se se acomodar a queixar da pouca sorte, em vez de se adaptar ao mercado.
Para conduzir um carro conduzo o meu. Vou para onde quiser, quando quiser e garanto que fica mais barato!
Utilidade = 0. Hipe = 100.
Pode ser útil em certos casos. Eu uso o car2go, que é basicamente a mesma coisa, e dá-me jeito em certas ocasiões, principalmente quando tenho que apanhar um voo. É muito mais rápido que transportes públicos, mais barato que um taxi e escuso de levar o meu carro para o aeroporto e pagar muito mais em estacionamento.
Eu uso drivenow em Copenhaga. A app é impecavel, a grande vantagem é que o estacionamento está incluido e pode-se largar o carro em qualquer sitio na zona de operação. Se tiver menos de 20% de bateria tenho a opção de o deixar a carregar e dão-me 20m de uso automaticamente (aqui só há bmw i3, mas já usei um mini na alemanha).
E aqui é VASTAMENTE mais barato do que um taxi, estamos a falar de 1/4 a 1/5 do custo.
Como é o controlo das mossas (não é das moças, essas não têm nada com isso)?
Não me vêm chatear por causa de uma mossa num carro que conduzi (que podia lá estar, ou não, quando peguei nele)?
P.S. Ainda hoje estou traumatizado pelo preço que paguei por uma pequena mossa no pára-choques de um carro que aluguei nos Açores. Palpita-me que têm seguro de danos próprios e acordos com as oficinas, mas depois esfolam os clientes. São os preços adicionais que só se fala se (acontecer).
Já te disse à uns dias atrás, tu devias era andar de carroça.
Contigo a puxar?
A pergunta que coloquei há uma semana atrás faz todo o sentido.
Se fores ver a tabela de serviços que foi agora acrescentada ao post vês que uma mossa vai custar pelo menos €300. Diz o Hugo, no comentário a seguir, que por mais cerca de €1 se faz um seguro que cobre. Penso que vale a pena.
Voltando aos Açores e ao carro alugado, se havia esse seguro não me falaram dele. Sei que por uma pequena mossa no pára-lamas paguei à volta de €400. Parte desse valor foi “custo de imobilização do veículo” – supostamente o que a empresa de aluguer não ganhou durante o tempo em que o carro esteve na oficina.
Ao alugar o carro és suposto inspecionar para ver se há danos (é-te apresentada uma lista de danos pre-existentes). Fora isso, o aluguer inclui seguro que cobre danos a partir de ~300 euros e tens a opção de pagar cerca de ~1€ ao alugar para eliminar por completo essa responsabilidade.
Já agora, para os taxistas aqui presentes: em Fevereiro deste ano, um colega vosso na Pontinha, bateu no meu carro e aproveitando que eu estava a colocar o triângulo para sinalizar a ocorrência, pirou-se de fininho, sem dar número de apólice, carta de condução, etc, etc.
Perante isto, e com mais alguns registos de outros vossos colegas, ainda acham que andam nas boas graças da população em geral? Para mim, quantas mais alternativas às vossas atitudes de proxenetas, melhor.
Uso com alguma frequência os serviços de Taxi pois os taxistas são amigáveis, simpáticos, com cultura e educação (quase todos). Ah pois, mas isso não é em Portugal, mas na Irlanda. Sempre que vou a Portugal uso comboio, autocarro, metro, mas taxi não sou capaz, os nossos taxistas (a grande maioria) sao uns chulos, animais sem educação, sem respeito por ninguém, e para comprovar isso temos os belos comportamentos deles no fatidico caso do condutor da Uber no aeroporto, o que esses animais fizeram nao tem desculpa.
Comecei a ler e no início, ou seria um taxista a escrever, ou noutro país…
Mesmo no trânsito, é raro (mas acontece) os taxistas respeitarem os outros condutores. Claro, cada carro na estrada é menos um potencial cliente (a não ser que avarie).
Recomendo, Ja utilizei varias vezes , facil para o utilizador, pena nao o ter na minha Cidade Natal.
Pergunto-me como os Taxistas vao lidar com isto, pois eles acham que sao donos disto tudo……………………..
Nunca usei, mas aqui na Irlanda é um serviço de sucesso com cada vez mais aderentes.
Na Irlanda não tens nenhum serviço como este, os que existem tens de voltar a por o carro de onde o tiraste, o que para mim não faz sentido nenhum. Tenho um GoCar à porta de casa, se for por exemplo ao centro para um filme ou restaurante, todo o tempo que o carro ficar parado até voltar para casa tenho de pagar, pelo que me fica mais barato um taxi. Se trouxessem um serviço como este para aqui em que pegas o carro num sitio e deixas noutro (como as Dublin Bikes) eu aderia logo.
Eu acho muito bem que hajam alternativas aos táxis: na maior parte dos países (já viajei por uma boa parte do mundo) os taxistas provaram ser mafiosos onde te (tentam) cobrar muito mais que o que deviam, com taxas inexistentes ou inadequadas ou dando voltas muito mais longas.
Se tudo isto já deita a credibilidade e confiança dos taxistas, a muito má educação da maioria (pena uma pequena parte levar por tabela porque já encontrei alguns bem simpáticos e justos) não deixa qualquer remorso se um dia forem extinguidos.
Eu sou super a favor de haver taxistas, mas se eles próprios levam à decadência da sua imagem, então estão a colher o que semearam.
Como está e nos tempos que correm não me parece muito interessante.
O preço é semelhante aos taxis/uber, com agravante de não ter condutor e ser menos confortável (é preciso ir à procura de um carro e estacionar num local próprio) e provavelmente de disponibilidade reduzida.
Os riscos são também maiores, num uber ou taxi, o cliente sabe que não vai ter que pagar por qualquer sujidade que cause ou danos no carro…. Pelo menos se não forem enganados por um taxista :).
Em Portugal acresce o facto de não sermos os mais civilizados o que não será bom para os promotores da solução.
Boa tarde. A minha questão é muito simples, o que é que tem a ver este tipo de serviço com os táxis?
Infelizmente muitos dos comentários estão relacionados com os táxis / inovação, tecnologias e afins.
Em termos de comparação, um restaurante de self-service não significa que sou eu vou cozinhar, um restaurante com entregas ao domicílio não significa que sou eu que vou buscar, ou seja, se pedir um táxi não é você vai conduzir. Qualquer tipo de comparação deste tipo de serviço com o táxi é pura…
Voucher NS5CF1KL3583 Podem fazer o registo por apenas 4,99€, em vez dos 10€ e ganham 20 minutos
Voucher para não pagar nada e ter 20 minutos:
NJDWTCENYBZX
Voucher para 30 minuto a metado do preço (4.99€):
NXB3Q7MB6XNS
Voucher para fazer o registo por 4,99€ c/ 20 minutos de oferta: NNH0PS0O3N4H
Se associarem a Via Verde e tiverem aderido ao Viagens & Vantagens, o DriveNow está a oferecer 60 minutos no mês de Fevereiro.
É de aproveitar!