PplWare Mobile

Portugal com corte de eletricidade este domingo! Saiba se afeta a sua zona

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Max says:

    É quase um apagão …
    O CEO da REN esteve na AR. O que disse de mais interessante sobre o apagão – para quem se interesso pela bombagem hidroelétrica, em que estava a ser consumida a eletricidade, barata, importada de Espanha:
    “Segundo as informações da REN, à hora do colapso do sistema elétrico nos dois países, Portugal estava a consumir 5800 MW de eletricidade e a importar 2000 MW de Espanha, para alimentar a bombagem, nas barragens. Na sua opinião as interligações elétricas com o país vizinho “têm mais vantagens – sobretudos económicas – do que riscos”. “Nos últimos quatro anos tivemos benefícios de €3,2 mil milhões com a importação de energia solar espanhola a preços competitivos. Neste dia, por estarmos muito interligados, fomos arrastados para um problema” com origem do lado de lá da fronteira.” (Expresso, 17/12/2025).
    Quando, no verão, ouvirem falar da quota da água nas barragens hidroelétricas – que têm bombagem (Gouvães, Alqueva, Venda Nova/Frades, Aguieira e Alto Lindoso), lembrem-se que é água da chuva, é certo, mas que parte dela já produziu eletricidade – e foi depois bombada para a barragem, com consumo de eletricidade, em dias e horas horas em que estava a baixo preço.
    “Ah, mas é preciso é armazenar eletricidade em baterias!”. Isso é durante o dia, para usar em horas de maior pico de consumo. Para usar durante o ano, o armazenamento é com bombagem hidroelétrica”.

  2. Manuel da Rocha says:

    Algo que não percebo, é porque fazem, 500000 biliões, de publicações, sobre, algo que só interessa a 20-50 pessoas.
    Onde resido, foram 8 cortes, para reforçar, a rede e montarem, uma caixa de transformação, para separar a ligação eléctrica, por 2 linhas, de média tensão. Em Junho, numa madrugada, não houve electricidades, das 00 ás 08. Na semana anterior, apareceu papel, na caixa do correio, a avisar disso. No dia antes, colocaram, cartaz, na entrada da rua, a referir que havia falha, de electricidade e máquinas, em manobras.
    Nas semanas, seguintes, foram mais 7 cortes, de 3 a 4 horas, cada, nas madrugadas, ao fim de semana.
    Numa coisa, devem ter resolvido, o problema, desde 2011, que, no verão, quando mais gente, usa aparelhos eléctricos, que mandavam, com a electricidade, abaixo, na hora de jantar. Não voltou, a acontecer. Em troca, vizinhos, que não ligaram nenhuma, aos papéis ou ao cartaz, achavam que era, outro, apagão.

  3. says:

    Uma historieta tao mal contada, mas o povo come tudo com batatas!!!! Durante anos e anos, nunca foi preciso estes cortes, agora já sao precisos…. e segundo consta nunca se produziu tanta energia renovavel, para termos mais cortes que nunca!!!! isto é uma coisa sem explicaçao mas as verdadeiras razões ninguem fala.

  4. Yamahia says:

    Loulé está sem electricidade desde a passada 2ª Feira.
    Estranhamente nem um pio nos principais meios de comunicação social CD vez mais controlada pelo terrível lobby climático.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.