Última hora: Portugal ativa Mecanismo Europeu para combate aos incêndios
Depois de tanta área ardida, desgraças que levaram pessoas a ficar sem nada, finalmente Portugal ativou o Mecanismo Europeu para combate aos incêndios. O que significa?
Quando Portugal “ativa o Mecanismo Europeu” para combater incêndios, está a recorrer oficialmente ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UCPM).
Ativar Mecanismo Europeu para combate aos incêndios. O que significa?
- Pedido formal de ajuda internacional
- O país solicita, através de Bruxelas, apoio urgente de outros Estados-Membros (e países parceiros) para reforçar os seus meios no combate aos incêndios.
- Coordenação centralizada pela UE
- A Comissão Europeia, através do Centro de Coordenação de Resposta a Emergências (ERCC), identifica que recursos podem ser enviados — por exemplo, aviões Canadair, helicópteros, equipas de bombeiros ou especialistas.
- Apoio rápido e gratuito
- Os custos de transporte e, em alguns casos, parte da operação são comparticipados pela União Europeia, reduzindo o encargo financeiro para o país que pede ajuda.
- Integração na rede rescEU
- Caso os meios dos outros países também estejam ocupados, podem ser usados diretamente os recursos da frota europeia rescEU, criada para situações de emergência extrema.
Na prática, é um “botão de emergência” europeu: quando os incêndios ultrapassam a capacidade nacional, este mecanismo agiliza a chegada de meios adicionais vindos de outros países da UE (e vizinhos como Noruega ou Turquia), muitas vezes em poucas horas.
Num briefing na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, Mário Silvestre referiu que Portugal será o sétimo país a ativar o mecanismo.























Taskforce finalmente, os tugas sao burros e precisam deste tempo todo para pedir ajuda. Burros!!!
Já é tarde o pedido devia ter sido quando ardeu o PNPG
A indústria do combate ao fogo alimenta muito capitalista. Representa muitos milhões de euros. E quando há um sector privado a viver do fogo a solução é arranjar quem o acenda.
É só seguir o dinheiro dos fundos europeus, para perceber porque existe incêndios.
Mais de 50% do dinheiro para agricultura, vai para as florestas!
É só seguir o dinheiro!!! Sem incêndios não há desvios de dinheiro da agricultura para as florestas!
É só pena as populações que sofrem com isto.
Tudo funciona mal, neste país!
O que interessa é investir nas florestas! Em mato!
Comidinha que é bom, nada.
Nunca vi um pasto verdinho para os animais a arder.
O que interessa é plantar pinheiros e eucaliptos.
Como disse é fácil de perceber onde vai o dinheiro é só seguir o dinheiro.
Mais um vez dependentes da ajuda externa para situações da qual deveriamos ter controlo total!! Gastamos milhões todos os anos em privados que falham constantemente e em equipamentos usados avariados!!! Quem paga? O contribuinte!! E no entanto ainda temos serviços de voluntariado para bombeiros, como se combater um incêndio e arriscar a vida fosse um desporto…vergonha de pais…
Que vergonha,
No entanto continuam a sair quantidades de recursos, para desaparecer em determinado buraco na Europa Central.
Que Vergonha.
Onde estão os nossso drones a patrulhar as nossas florestas e a descubrir crimes de fogo posto??
E a direita ainda quer desregular ainda mais e exigir menos impostos… depois é os velhos a morrer nos hospitais e a sofrer com os fogos, é tipo uma eutanásia indirecta.
É muita incompetência…
Pedido feito com mais de uma semana de atraso.
Continuamos com líderes de M **da.
É o que dá votar sempre nos mesmo. Mas concordo ctg Fernando.
Pois,
Ainda houve para ai um movimento que tentava substituir o corrupto do Primeiro Ministro, que só tem dado cabo do povo Português, mas va-se lá saber como, ele ainda lá está.
O PR outro corrupto incompetente, também ainda lá esta.
E o mesmo se puderia dizer de muitos outros.
O Bloco tinha planos melhores em grande parte, mas depois tinha a maluqueira de levar ao colo so Arabes, e achave que construir mais casas não era solução, onde claramente, se ha mais 17% de pessoas , no minimo são preciso muito mais casas.
Concordo que as rendas teem que baixar e muito.
O PS, acha que os Arabes são a solução, e que não faz sentido baixar as rendas, mas sim contruir, no entanto contruiram, mas foi para os Arabes, e nós?
Depois dizem que não se podem comprometer com o País porque…exacto, teem responsabilidades com os Parceiros Europeus deles.
Essencialmente afirmam quase directamente que não são um partido Português.
O PCP, que lutava pelos interesses de quem trabalha, onde está, quando é preciso??
A IL,Chega,Erguete são partidos criados mais para destabilizar, no meu entender, não teem conteúdo saudavel, outro do que trazer de volta os monstros do passado, que tanto nos aterrorizaram.
Quem é que Sobra?
É evidente que este PR, e este PM não podem continuar, porra nem sequer dos incêndios são capazes de lidar.
O Dinheiro que sai para a europa central, dava para resolver de uma vez por todas os problemas com os incêndios e situações de emergência, e ainda criar empresas á volta para produzir tecnologias que nos possam ajudar.
Até armamento para defender o País.
Como é que nós vamos confiar a defesa do nosso País a fulanos tão corruptos e incompetentes.
Políticos de treta, agora que já ardeu tanta coisa que poderia ter sido evitada com essa ajuda, já para não falar que já vamos tarde existe 6 países a nossa frente com pedidos.
Enfim, demissão da ministra era o mínimo…
Se não ardesse este ano, ardia no ano que vem . Não faz assim tanta diferença.
Ninguém está a dizer isso, o que estou a explicar é que já se poderia ter chamado ajuda.
Por essa lógica tu vais morrer um dia, porque não te deixar morrer quando precisares de ajuda medica?
Só agora?
Quase que já nem vale a pena, só para domingo ou 2a feira deve chegar a ajuda.
Para o PM andar em festas e eventos adiou o pedido. Prisão perpetua para os incendiários JÁ
Portugal político no seu melhor sempre o carro vassoura na ação e pedido de meios ! Deviam era sofrer da mesma sorte reponsáveis e incompetentes enaquanto tem o “kú” metido na banheira do algarve !
Parece que o supremo líder conseguia 80000 milhões, de bombeiros e 40000 milhões de aviões, com 3000 biliões de m2, de água, por segundo… olhando para aqui e para as redes sociais, onde 30000 milhões, de portugueses, exigem 5 milhões de bombeiros, vindos da Europa, 1000 aviões e 5000 helicópteros.
Começa logo, porque, em Espanha, 273 aviões/helicópteros, estão a operar. Na França, 215, e conseguiram emprestar 3, à Grécia e 2, a Espanha. Itália, emprestou 4, à Grécia, entretanto já foram chamados, de volta.
Como podemos pedir, à Alemanha e Polónia, talvez ainda se consigam 4 Canadair e 5 helicópteros. Só que, só lá para terça-quarta e, se não forem desviados, para Espanha, pois, o norte, está bem mais complicado, que o nosso lado.
a – Primeiro, a ministra da AI disse que os meios aéreos para os fogos em questão eram irrelevantes, e que o problema não era a falta de meios mas a falta de acessos.
b . Passadas três semanas “com o deixa arder” pediram canadairs a Marrocos.
c – Uma semana depois e após a festa dos copos e diversão do Pontal, é pedida ajuda internacional.
Isto é obra!
Estranhamente ou não. As áreas de fogo são em zonas reservas de lítio.
Não digas asneiras, antes do lítio já era sempre a mesma treta todos os anos, só muda a teoria…
Não… nada disso, não tem nada a ver
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=122143648376746173&set=p.122143648376746173&type=3
Eu acho que, a esta hora, já toda a gente percebeu o que se passa em Portugal.
Nem me vou dar ao trabalho de explicar.
Só tenho pena das novas gerações que nascem agora e dos que virão a seguir
Pobre sítio para nascer.
Quem puder, que saia daqui.
O futuro do país não terá futuro no país.
Nunca na vida iria pedir ajuda, tal coisa é para fracos, vota IL!
Privatize se
Há muitas industrias a ganhar com isto.
A guerra e incêndios são os melhores negócios do mundo.
Calma que para o ano há mais. Este ano vão tecer palavras duras contra os incentiários do tipo Guterres. Uma inutilidade. Vamos continua a fechar os olhos sobre a quadrilha terrorista que queima o país há décadas e assim vai continuar. São só uns maluquinhos deprimidos…. Para o ano será igual. O grande incêndio do verão. E a história repete-se até estar tudo cheio de paines solares, eucaliptos. E papeleiras e outros negócios que dependem dos incêndios estarem cheios de dinheiro.
Arde sempre em zonas que passado meses ficam cheias de vivendas para americanos e israelitas viverem…curioso ne? Os portugueses andam a ser pilhados e ninguem refila…porque é que no tempo de salazar nao havia incendios ?? Portugal tinha calor e florestas na mesma…
…Eu disse ! Resultado de hoje 15 de Agosto, um morto e um ferido muito grave em resultado do incêndio no disitrito da Guarda ! E agora Srs POLÍTICOS ???!!!
Se o Marquês ficasse cheio com uma manif a exigir, de uma vez por todas, profissionalismo na resolução desta situação, talvez a AR desse a devida atenção.
São demasiadas entidades envolvidas nisto. Cada uma a querer obter um orçamento maior no ano seguinte. Ganham se arder, se não arder não aumenta o orçamento. Deviam ganhar por não arder.
Depois há muito laxismo e despreocupação, não só do lado de quem gere, como da sociedade civil no seu todo. Somos demasiado complacentes com o que está errado. Poucos estão para se chatear. Afinal, daqui a pouco está aí o frio e a chuva e tudo se esquece.
Dá aí uma mini.
Boicote internacional às nossas papeleiras e acaba se logo a brincadeira. É todos os anos a mesma tragédia e nada vai mudar enquanto os eucaliptos (lucro) dominarem a nossa floresta. Não é do interesse dos políticos travar o negócio, terá de ser uma campanha mundial: quem compra papel fabricado com pasta de papel portuguesa contribui para a destruição das espécies autóctones, e propaga o eucalipto que trás os maus incentivos causadores de incéndios.