Portal da Queixa: Qual o banco com mais queixas dos clientes?
As queixas dirigidas ao setor bancário aumentaram significativamente. De acordo com dados do Portal da Queixa, o aumento da insatisfação levou a um aumento de 47% das queixas. Os consumidores reclamam do serviço prestado, do atendimento, da falta de apoio ao cliente, das condições contratuais e das moratórias.
Conheçam os resultados que foram apresentados recentemente.
Uma análise realizada pelo Portal da Queixa indica que o número de reclamações dirigidas ao setor bancário teve um crescimento de 47%, comparativamente com o período homólogo. Entre 1 de janeiro e 23 de setembro, foram registadas quase cinco mil queixas contra a banca. No mesmo período, em 2019, à maior rede social de consumidores de Portugal chegaram 3304 queixas.
Numa altura em que o setor bancário vive dias de maior instabilidade e em tempos de crise económica instalada, o funcionamento do setor está a gerar maior insatisfação entre os consumidores. Desde 1 de janeiro, até 23 de setembro, os bancos portugueses foram alvo de 4846 reclamações registadas no Portal da Queixa.
De acordo com a análise feita pela equipa do Portal da Queixa, os principais motivos das reclamações apresentadas estão relacionados com: mau serviço prestado (26%), atendimento (13%), apoio ao cliente (10%), as condições contratuais (8%) e as moratórias geraram 5% das reclamações.
Afinal quis os bancos com maior número de reclamações?
Relativamente às entidades bancárias com maior volume de reclamações recebidas, no topo da tabela ocupam os primeiros lugares: a Caixa Geral de Depósitos (445 queixas), o Banco CTT (295), o Millennium BCP (291) e o Santander Totta (269).
No entanto, no que se refere ao Índice de Satisfação - que expressa de forma objetiva o desempenho das marcas no Portal da Queixa com base na interação com os utilizadores que efetuaram reclamações -, destacam-se no pódio da boa performance e do elevado Índice de Satisfação, os bancos: ActivoBank, Banco CTT e CGD.
De referir que, por exemplo, o ActivoBank e o Banco CTT são dois bancos de grande dependência digital, onde os utilizadores podem tratar de quase tudo na app.
Este artigo tem mais de um ano
Errado! O activeBank e o banco CTT não são bancos totalmente digitais, pois têm balcões ao dispor do cliente em vários locais!
Recomendo ActivoBank. Não só tem balcões proprios, tambem é possivel utiizar os balções MBCP.
Também recomendo activobank. Eu até cheguei a criar conta á 3 anos atrás. Resido na ilha da madeira, por isso sem haver balcões AB.
Perguntaram qual sucursal BCP próxima de mim pra enviar a papelada, e foi tranquilo.
Enviaram a papelada, e entregaram cartão no dia.
Não tentam vender serviços que não uso, e com os cartões e manutenção conta gratuita. melhor conta a criar.
Uso em conjunto com moey
É possível ter duas contas no activobank sendo o mesmo titular? Tem custos?
Ninguem disse que eram totalmente digitais, aprende a ler!
A fome de falar é muita. Então se for para falar mal, ui…
Aprende a ler e depois comenta.
Bancos com maior número de reclamações não significa nada porque isso pode ser proporcional ao tamanho do banco. E também pode não ser.
É preciso relacionar o número de queixas por número de clientes, no mínimo.
Exato, eu sou utilizador da caixa mas olhando para o número de utilizadores da caixa em comparação com pro exemplo o CTT, ficava mais preocupado se fosse cliente do segundo
Qual é o numero de reclamações do banco por cada 100 clientes ? Isso é que parece ser um indicador correto. De resto esta informação para pouco serve.
Banco CTT totalmente digital??? Então as quase 200 dependências são “virtuais”. Artigos com bastante rigor… Mais do mesmo.
O Pedro Pinto já não vai a um balcão dos CTT há 8 anos, daí nunca ter notado que existem balcões do Bancoctt. 🙂
Eventualmente nunca precisou de ir, não é pela questão de não sabes que existem, sabe de certeza, mas, ele, tal como eu, trata tudo via app. Indo ao encontro da informação do artigo, esses dois bancos são imensamente virados para o digital, onde o grosso dos seus movimentos são feitos via app. Aliás, da abertura de conta até aos mais variados movimentos.
No caso do ActivoBank, até os depósitos podem ser feitos nos balcões do Millennium BCP, por isso, e volto a referir que a questão é o uso do balcão tradicional, estes dois são muito diferentes 😉
Por esse ponto de vista o BCP também é um banco digital, visto certamente se o banco que esta há mais anos na vanguarda no que diz respeito a app de HomeBaking a par do ActivoBank.
Não, é um banco totalmente tradicional. Contudo, tem um forte apoio da tecnologia, mas para abrires uma conta, por exemplo, tens de ir ao balcão. Para vários movimentos, tens de ir ao balcão. Os outros não são assim, são o inverso.
O BCP tal como o activo permite abrir conta online. Tanto o processo de abertura de conta como a app são iguais nos dos. As apps são as mesmas apenas com branding diferente. Nao há qualquer criterio para se poder dizer que o activo é um banco mais digital que o bcp
Não era nesse sentido, era no sentido da utilização que é maioritária via app, desde a abertura de conta, até às mais variadas transações. O desempenho face a outros bancos, tradicionalmente de balcão, é diferente. É nesse sentido, mas estava explicado tipo “para bom entendedor” 😉
O ActivoBank é digital, tem 3 balcões e podem ser atendidos aos balcões do BCP, nalguns casos pagando os 5% de comissão por atendimento personalizado.
No Bancoctt, nada é digital. São 205 balcões…
o AB tem 3 balcões? Tem 16.
e essa informação de “pagando os 5% de atendimento personalizado” é absolutamente falsa.
Devias de ter vergonha na cara para vir para aqui tentar enganar as pessoas.
ActivoBank totalmente digital, gostava muito, para alterar o documento de identificação tenho de ir ao balcão e ficar 1 hora em espera pois estão a atender a malta que esta a criar conta. De resto é um ótimo banco.
Mas é praticamente tudo, da abertura da conta, até aos mais variados movimentos. Nunca usei um balcão físico, tudo via app 😉
Queres pagar 0 e não ficar 1 hora à espera?
Para um banco que esfola os clientes em comissões vê-se que Santander está bem cotado na satisfação do cliente.
E não é só isso. Certo dia fiz um levantamento numa caixa ATM da Euronet e o raio da máquina não deu o dinheiro mas também não me debitou…tudo ok.
No dia seguinte debitaram-me o dinheiro que não levantei. A Euronet diz que tem que ser o Santander a resolver. O Santander não resolve nada porque diz que o movimento apesar de aparecer no extrato não aparecia debitado na conta corrente (bug?). Conclusão, tive de fazer uma reclamação à area de cartões, até agora já la vão 3 meses o Santander ainda me deve €€.
Sou seguidor do pplware desde 2006 e gradualmente a uns 4 anos para cá venho 1 a 2x de 4 em 4 meses. Não acho que perdeu qualidade bem pelo contrário sou e encontrar o seu lugar mas é muito impressionante ver o que era e o que está. Eu compreendo os artigos apesar de não terem nada a ver com tecnologia ou que tenha relevância como uma atualização do gmail ou mais um smartphone em que muda apenas a aparência mas é o que esta nova geração quer. E quero eu também felicitar o pplware por ainda lutar pelos softwares open source. Eu fiquei muito feliz em encontrar artigos sobre o Ubuntu. Acredito muito que vão ser o futuro desde a internet das coisas até aos projetos mais ambiciosos como os veiculos eletricos, a inteligência artificial e num futuro proximo as naves. E é o futuro por questões éticas e por que é também impossível e evoluir uma tecnologia sem o contributo dos excluidos. Um dia vamos sentir mais segurança viajar num veiculo cujo código possa ser inspecionado. E nesse dia o pplware terá toda a historia desde o passado até aos dias de 2030.
Se achas que os carros vão usar Ubuntu em 2030 estás tão enganado como aqueles que em 1970 achavam que em 2000 íamos ter carros voadores e a andarem a água.
É bem mais provavel que usem sistemas baseados em distribuições de linux que outro qualquer…