Polónia abate drones “suicidas” russos e invoca o Artigo 4 da NATO
A noite de 9 para 10 de setembro de 2025 ficará marcada como um dos momentos mais tensos desde o início da guerra da Ucrânia. Cerca de 19 drones russos do tipo Shahed violaram o espaço aéreo da Polónia.
Foi a primeira vez que um país da NATO abriu fogo em defesa direta do seu território durante este conflito.
Segundo as autoridades polacas, os drones entraram pelo leste do país em simultâneo com uma ofensiva aérea russa contra cidades ucranianas. A Força Aérea polaca acionou caças F-16, apoiados por F-35 holandeses, aviões de vigilância italianos e aeronaves de reabastecimento da NATO. O resultado foi a destruição de grande parte dos drones ainda em espaço aéreo polaco.
Drones abatidos... artigo 4 da NATO invocado
O governo liderado por Donald Tusk convocou de imediato os aliados, invocando o Artigo 4 do Tratado do Atlântico Norte, que prevê consultas entre membros quando a segurança de um deles é ameaçada. Apesar da gravidade da situação, não foi ativado o Artigo 5, que estipula defesa coletiva em caso de ataque armado.
Este não foi o primeiro incidente. Em agosto, um drone russo caiu e explodiu na região de Lublin, no leste da Polónia, sem causar vítimas, mas danificou edifícios. Casos semelhantes já ocorreram também na Roménia, Croácia, Moldávia, Letónia e Lituânia, sinalizando uma estratégia russa de testar os limites da NATO.
O abate dos drones representa um ponto de viragem no conflito. Pela primeira vez, a NATO respondeu militarmente a uma violação direta, mostrando que não permitirá ataques não provocados dentro das suas fronteiras.
Portugal já veio condenar "veemente" a violação do espaço aéreo polaco pela Rússia. A Rússia veio afirmar que não tencionava visar Polónia com drones, referindo que houve interferência na navegação.
O Shahed-136 é um drone de ataque de fabricação iraniana, classificado como munição voadora suicida ou "kamikaze".
Com apenas 3,5 metros de comprimento e 2,5 metros de envergadura, este modelo de drone não tem capacidade de descolar de uma pista. Nesse sentido, este tipo de drone é lançado de uma plataforma com até cinco aeronaves que pode ser transportada por camiões.
O Shahed 136 tem um motor de 50 hp, pesa cerca de 200 kg e pode atingir os 185 km/h graças a um dispositivo integrado para o efeito. O Shahed-136 padrão tem alcance entre 1.000 e 2.500 km.























Então mas estres drines passaram a Ucrânica toda ou vieram do lado da Bielorussia?
O que é que isso interessa? Deixam de ser russos?
Sim deixam, se for como em 2022 quando um missil caiu na Polónia e vieram logo todos a correr dizer que foi a Rússia e umas semanas depois lá disseram “ah, afinal era um missil da Ucrania”.
Sim, é muito mais credível ter sido a Ucrânia a lançar 19 drones como se tivessem sido os russos.
“Depois de lançado, esse dispositivo pode ser dispensado. O alcance ronda os 40 km!” Ou seja, foram lançados da Bielorussia…
Isso é uma dupla bela falácia. Um bom de um belo viés.
Pode ter vindo de pelo menos 2 lados – “Então só pode ter vindo de um sítio”
Um dos lados tem precedentes de já ter para lá enviado umas coisas – “Então só pode não ter vindo desse”
Os Drones que foram parar a Polónia, não são os Geranium e muito menos shaed.
São os Gerbera, drones muita mais baratos, não teem explosivos, são chamados em Inglês de decoys.
São lançados juntamente com drones de ataque, para confundir o inimigo.
São drones pequenos, de plastico.
Vejam no Youtube o que é o Gerbera.
Pelo que se percebe parece que os sistemas de EW, estão a conseguir baralhar estes drones.
A tecnologia neles é muito provavelmente a mais barata, e mais facil de atacar com guerra Electrónica.
Eu nãi descarto uma operação False Flag, a Ucrânia ja mostrou que tem tentado de tudo para arrastar outros Países para o conflito.
O ex-Presidente Polaco disse isso mesmo numa entrevista, que a Polónia tinha conseguido com sucesso resistir á pressão da Ucrânia de os tentar envolver no conflito.
Ou mesmo tempo também estão a decorrer treinos militares na BieloRussia, isto pode ser uma forma de colocar pressão neles também.
Ou a ser genuino, os Bielorussos não devem ter ainda a noção de como operar estas coisas.
Esse foi um tipo de drone que caiu na Polónia há cerca de 3 dias. A informação do ataque de hoje aponta para os Shahed
Eu não vejo Geraniums so Gerberas.
Pelo que li recentemente, a Ucrânia e a Russia estavam a lançar os ataques deles.
No processo a Bielorussia detectou drones ucrânianos a entrar no espaço Aerio deles, e andaram a noite toda a abate-los.
A Bielorussia avisou a Polónia, de que da mesma forma que ha drones perdidos no estapo areo deles, também deve haver da Polónia.
A Polónia também lançou os aviões deles para abater drones.
Ou seja a Polónia e a BieloRussia andaram a abater os drones perdidos nos seus espaços aereos, quem avisou a Polónia foi a Bielorussia.
Mas estas coisas devem ter as mãos de algum País forte por trás, porque a EW desorientou os drones Russos, mas também os Ucrânianos.
Eu não digo que não haja geraniums, ainda não vi nenhum, mas pode haver.
E até pode haver drones muito parecidos com Geraniums, mas com electrónica completamente diferente(Algum “actor” que esteja a desestablizar).
Ola Pedro,
É bem possivel que tenha havido geraniums,ou desse tipo,clones, mas eram decoys.
Os drones Russos, estavam com energia para no maximo 700Km(em linha recta), mas não sabemos de onde foram lançados, não sei se era os que estavam armados, se eram todos.
Pelo que já li, alguns chegaram a meio da Polónia sem ser interceptados, caindo no chão.
Do que li, não havia nenhum armado.
Mas isto levanta mais duvidas do que nos dá respostas.
Não estou a desvalorizar, até porque levar com um na cabeça, ou um avião de passageiros chocar com um, ou entrar motor a dentro, as consequencias são terriveis.
foram lançados da Bielorussia.
Só a ogiva pode pesar de 30 a 50kg.
Estaria o Putin a testar a defesa coordenada dos países da UE? Os EUA parece estar fora do cenário, segundo consta no texto.
Os EUA está fora da realidade.
A testar, provocar, a rir-se. Deve ter as costas quentes do chinês. E o Chinês, ao contrario da Europa e USA, tem muita infantaria pra encher os canhões pra gastar á vontade.
Os Russso não operam dessa forma.
Isto ou foi desvio, ou falta de conhecimento por parte dos operadores, ou avaria.
Mas eu aposto no desvio.
Usar as armas do inimigo contra outro País, e dessa forma obrigando esse País atacado a se juntar a ti para atacar o teu adversário.
Desde 2022 que eles tentam isto, até qui não funcionou, vamos ver agora.
Pode ser que os EUA estejam a coordenar isto, os Britanicos/Franceses.
Todos eles precisam de uma guerra gigante para eliminar o défice.
Do meu ponto de vista, se fizerem o mesmo que já fizeram para trás, ou seja só porcaria, continuarão a não ter a minha simpatia.
A minha simpatia, vai para quem esteja interessado em parar de matar seres humanos, e não o contrário.
O governo Polónia accionou o artigo 4º da OTAN por estar enfrentar uma grave crise económica e política, com o governo polaco a mostrar-se incapaz de resolver a situação:
– A Fitch revê a perspetiva da Polónia para “negativa” em relação ao enfraquecimento das finanças públicas – Reuters
https://www.reuters.com/markets/rates-bonds/fitch-revises-polands-outlook-negative-weakening-public-finances-2025-09-06/
O objectivo do governo polaco ao accionar o artigo 4º da OTAN é desviar a atenção dos polacos da crise económica e política que o país enfrenta.
Deve ser deve. Detectar drones que poderão conter explosivos é para se ignorar…
Acho que nao estas a percever o que se vai passar, a Polonia ja se esta a preparar para os “treinos” que a russia costuma fazer nesta altura do ano
tanto russo! sacode…
Deviam de decapitar em público as criaturas que inventaram os drones para nos matar.
Os drones abatidos no espaço aéreo russo tratam-se do modelo shahed de fabrico iraniano, atualmente a ser construido massivamente na federação russa.
Têm um alcance efetivo de 1500 km, que pode alcançar o máximo de 2500 km.
Para esclarecimento caso existam dúvidas por onde foram lançados, a largura da Ucrânia, de leste a oeste, é de aproximadamente 1.316 km. A extensão máxima de norte a sul do país é de 893 km.
O seu guiamento é efetuado por GPS/GLONASS atribuíndo as coordenadas geográficas dos alvos cujo o perfil de voo pode ser direcional (linha recta ao alvo) ou utilizado waypoints (pontos de referência durante o seu trajeto).
Ao contrário dos demais este drone (após o seu lançamento) não necessita guiamento tradicional por radiofrequência onde é comum a utilização da gama GSM 2.4, 3.0, 5.0 ou frequências mais altas 6.0 para o seu guiamento ou transmissão e recepção de dados video. Os comandos que os conduzem utilizam frequências mais baixas mhz 400-800 ou Ghz 1.0.
Se a entrada em espaço aéreo polaco foi ou não intencional, será afirmativo caso tenham sido dadas instruções aos drones, ou negativo em caso de presença de interferência de empastelamento GPS/GLONASS, via guerra electrónica o que é muito comum (com uma presença muito ativa na região), por sistemas de empastelamento da federação russa.
Ridículo. Andam à força toda a ver se iniciam uma guerra…
Pode se aplicar aqui a frase, “não há 2 sem 3”
Max, ajuda-nos aqui, o que se passou?
Não é de mais sanções que eles precisam. O que eles precisam é de ver que a paciência esgotou-se e de agora em diante, todos os aéreos da Rússia/Bielorrússia, seja Tripulados ou não, que entrem em espaço aéreo NATO, serão alvejados e abatidos, sem mais avisos. Guerra? Já existe. Só que de momento são só os ucranianos que combatem. E se perderem, um dia teremos a bota russa diretamente nas nossas fronteiras – e com o exército ucraniano incorporado, pois nessa altura, com a bandeira russa sobre Kiev, com vontade ou sem ela, os jovens ucranianos sem voto na matéria, serão lançados contra nós.
Vai combater para o teu fuhrer, na Ucrânia.
Deixa-nos em paz a nós que já temos problemas que cheguem.
O nosso iimigo está aqui ao lado a ocupar o nosso território, do outro lado da Europa, é muito longue.
Nós lutamos quando for preciso defender o País, e nada mais do que isso.
Mas já ouve tempo em que eramos carne para canhão, isso são aguas passadas.
Portanto se queres participar, vais ter que arranjar um colete e uma arma, e ires tu lá para cima, matar.
Boa Sorte, e já agora combina primeiro, qual vai ser o tuga que vai ajudar a tua mulher, nas noites que ela estiver sozinha, a sofrer, e quem vai criar os teus filhos.
Tens que pensar nestas coisinhas primeiro.
Até porque aturar a mulher dos outros,e criar os filhos dos outros, são tarefas herculeanas, e a maioria não o quer fazer.
Conseguias dizer isso, mas sem a parte dos insultos Ruben. Muito foleiro mesmo. Desnecessário
Se calhar o Rúben também anda cansado de ouvir a propaganda ocidental, aqui muito bem explicada pelo “pensem nisso”.
A pergunta é apenas uma: quem está a lucrar verdadeiramente com a guerra na Ucrânia?
Apenas um país, os EUA.
O resto da conversa do “pensem nisso”, é apenas de quem vê demasiada cnn.
Pensem nisso, o seu problema é mesmo esse, pensa demais.
Mas vc acha mesmo que os Russos sequer pensam na ideia de atacar a Polónia e por aí entrar pela Alemanha, França, Espanha, até chegar ao Rossio?
Mas consegue perceber que nem 10 Rússias seriam capazes de uma façanha dessas?
E já nem vamos falar de os EUA entrarem de imediato na guerra.
Com a Polónia armada até aos dentes e com França e UK nucleares, só pensar isso é deveras revelador que por vezes quem pensa nisso não pensa é em nada.
Já para não falar que só a Alemanha e a França juntas têm mais população que a Rússia.
Não consigo perceber como é que há gente a cair nesta propaganda barata.
É que é tudo tão reles que é constrangedor saber que alguém come disto.
Pense nisto que escrevi e deixe de pensar no que tem pensado.
Cómico a propaganda russa nos comentários
Antes de tudo, esperemos que tudo isto seja investigado, mas já se vai sentido no ar, a tenção e clima de ww3 a caminho. Basta vermos o que a Rússia iniciou a 24 de fevereiro de 2022, o conflito do Médio Oriente a escalar, já chegado ao Qatar, a tenção entre os EUA com a Venezuela com a desculpa do narcotráfico, qualquer dia a China invade Taiwan, e “puffff”, fez-se a ww3.
+1 mas adicionava que isto esta relacionadao com a perda de poder economico e control por parte do ocidente perante o surgimento de um mundo mutipolar, BRICKS, desespero do ocidente.
US e EU falidos, a EU encontra-se em pior estado, quer economicamnet ou socialmente, a nivel energetico, no coments, e com o aproximar do inverno, vai ser bonito.
Qual e a solucao para este bando de inuteis sociopatas uma guerra e o pior e que nao a podem ganhar. O mundo ocidental e liderado por inuteis lunaticos!
jorgeg, qual é a melhor solução para resolver os problemas de energia da Europa?
Deixar de comprar à Rússia e passar a comprar aos EUA 5 ou 6 vezes mais caro.
Acompanhe o meu pensamento, se antes pagava 50 euros de electricidade e agora tiver que pagar 500 o que vai acontecer? Vai reduzir o consumo, certo?
E se tiver que pagar 1000 euros, vai deixar de usar electricidade, não é?
Se deixar de utilizar, já não precisa.
Viu como assim se resolve o problema?
Depois de ninguém ter luz, deixa-se de comprar porque não é necessária.
Ora veja lá se isto não é assim mesmo :)))
Na dúvida, é só ver e ouvir a Von Der Liar a dizer que o LNG dos EUA é mais barato que o gás Russo hihihi
Estamos entregues a isto, é lidar da melhor maneira.
Mas já lhe digo que o futuro será pior que o presente.
Com esta gente não vamos a lado nenhum.
São todos farinha do mesmo saco.
Não se esqueçam de uma coisa, a Rússia produz mais armamento em 3 meses, que Europa e NATO em 1 ano, muito cuidado e prudência por favor!!!
Nuno, segundo os comentadeiros o que a Rússia produz muito é máquinas de lavar para depois serem mandadas de canhão até ao alvo.
Com é que entram no canhão, não faço a menor ideia mas gostava de saber.
E depois, já se sabe, já imaginou estar na rua e levar com uma máquina de lavar em cima e ainda por cima cheia de botas da tropa usadas?
Se pensa que depois fica com uma máquina de lavar, desengane-se, porque estraga-se no impacto mas sempre pode aproveitar as botas.
Se são suicidas porque é que vão abatê-los?
Eles mesmos encarregam-se disso, penso eu de que…