Patentes: Samsung foi a empresa que mais inventou em 2019
Samsung e IBM perdem de vista a Apple e Google.
A nível de invenções, a Samsung foi a empresa que mais patenteou ideias em 2019, seguida da IBM.
A Samsung é das empresas que mais ideias de teve em 2019, pois foi o ano em que pediu ou lhe foram concedidas a maior quantidade de patentes.
Estes resultados foram obtidos num estudo da Sqoop que, por sua vez, classificou as empresas em 3 métricas: nº de patentes de utilidade concedidas; nº de pedidos de patentes de utilidade; e o nº de patentes de design concedidas. Todas publicadas pelo United States Patent and Trademark Office.
Samsung lidera seguida da IBM
A Samsung ficou em primeiro na lista de cada uma das métricas, ficando a IBM em segundo lugar. Por sua vez, empresas gigantes como a Apple, Google, Facebook e Amazon ficaram muito longe ou nem sequer aparecem no TOP 10.
Assim, vamos verificar o TOP 10 de cada uma das 3 métricas.
Patentes de Utilidade Concedidas
A Samsung recebeu 9.413 Patentes de Utilidade, enquanto que a IBM recebeu 9.190. Com menos de metade está a LG com 4.938, seguida da Canon com 3.565 e da Intel com 3.501.
A Microsoft recebeu 3.095 patentes de utilidade e a Toshiba recebeu 2.763.
Nos últimos da lista temos a Sony com 2.757, seguida da Google/Alphabet com 2.665 e, por fim, a Ford com 2.507.
Pedidos de Patentes de Utilidade
Quando aos Pedidos de Patentes de Utilidade, a Samsung continua em 1º lugar com 8.668 pedidos, seguida igualmente da IBM com 8.292. A LG fez 4.952 pedidos e a Intel 4.730.
A Canon pediu 3.424, a Huawei 3.289 e a Sony 3.036.
No final to TOP 10 surge a Toyota com 2.947, a Qualcomm com 2.718 e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company com 2.642 patentes de utilidade pedidas.
Patentes de Design Concedidas
Já na lista das Patentes de Design Concedidas, mais uma vez a Samsung no topo com 605, seguida desta vez pela Nike com 560. A LG surge em 3º lugar com 483 concessões e a Apple a seguir com 315.
A meio da tabela temos a Jaguar com 290, a GM com 281 e a Delta Faucet Company com 196.
As três últimas empresas são a Google/Alphabet com 190 patentes de design concedidas, seguida da BMW com 184 e, no final, surge a Ford Global Technologies com 154.
Sobre o motivo da Apple, Google, Facebook e Amazon estarem abaixo face a outras marcas, o CEO da Sqoop, Bill Hankes diz que devemos ter em consideração o factor de antiguidade de empresas como Samsung, que foi fundada antes do início da 2ª Guerra Mundial, e a IBM que tem mais de 100 anos.
Tal como refere Bill Hanke:
Quando se pensa na IBM, ela não tem o sex appeal que empresas como o Facebook, Google, Twitter e Amazon têm, e ainda assim, o seu valor pelo portfólio de patentes sugere que tem um valor muito alto. [Samsung e IBM] também são empresas de hardware, e são muito mais antigas.
Este artigo tem mais de um ano
Que estória mais estupida. Mais patentes não significa mais ideias e mesmo assim muitas das patentes nem vêm luz do dia. Depois comparar empresas que fazem um pouco de tudo com empresas de software ou gadgets. Além disso esta comparação engana o comum leitor. Patentes não são só maquinas, gadgets ou “brinquedos” novos. coisas como processos de fabrico ou formas de produção em massa podem ser patentiadas. Não esquecer do famoso quadrado com cantos redondos capaz de receber chamadas e ligar-se à internet… Enfim, seja mais selectivos nas noticias que importam, sff.
Lá por não teres percebido, não quer dizer que a notícia não é importante. Neste caso até é importante do ponto de vista histórico. Isto porque estas duas empresas são quem dinamiza em diversas áreas, são quem força o mercado a evoluir. Basta ver o caso da IBM com o Watson que é um salto tecnológico fenomenal. A Samsung, em áreas como a mobilidade fez grandes invenções que levaram ao desenvolvimento atual. Isso desconhecias. Agora, pelo teu comentário nem leste o texto e era importante para perceber o assunto.
Watson? Um dos maiores ‘flops’ modernos em IA? Um buraco de marketing e investimento falhado. Hoje em dia existem dezenas de ‘startups’ a fazer aquilo que a IBM e o Watson nunca conseguiram.
https://spectrum.ieee.org/biomedical/diagnostics/how-ibm-watson-overpromised-and-underdelivered-on-ai-health-care
https://www.theregister.co.uk/2018/05/25/ibms_watson_layoffs/
Não, nada disso. É hoje uma máquina que não tens ainda paralelo. Agora, claro que para tirar proveito do seu serviço tem de se pagar um preço ainda elevado, mas ainda só a Google ousou lá chegar. Se leres bem esses artigos, o custo é o que é apontado, mas o proveito, o avanço é significativo.
Samshit different day.
A apple so quer genius e nao inovam nada durante um ano
que eles andam a fazer????????’
E é também uma maneira de proteger o seu R&D.