Panbio Covid-19 Ag revela se está infetado em apenas 15 minutos
O número de novos casos de COVID-19 no mundo estão a aumentar bastante. Há inclusive países a bater recordes de números e as estratégias continuam quase as mesmas. É verdade que há menos mortos, isto porque tem aumentado o número de jovens com a doença.
A Portugal vai agora chegar um teste rápido à COVID-19 que permite saber se está infetado em apenas 15 minutos.
A COVID-19 é uma enorme ameaça à humanidade! Apesar dos cientistas trabalharem arduamente numa solução a verdade é que até ao momento não existe nenhuma vacina no mercado e esta deverá demorar algum tempo. Por agora tudo passa pela prevenção.
No mercado existem essencialmente dois tipos de testes:
- Teste rápido (PCR): usa material biológico das secreções nasais da orafaringe profunda, a nível das amígdalas
- Teste serologico (anticorpos): após a fase de contágio em comunidade e com a diminuição da curva do surto
Panbio Covid-19 Ag apresenta resultados em 15 minutos
A Abbot, empresa de produtos de saúde, desenvolveu um dispositivo de teste rápido para a COVID-19, uma ferramenta portátil que permite aos profissionais médicos detetarem infeções ativas do novo coronavírus, revela o Expresso. Segundo Tiago Cravo, gestor de vendas da Abbot...
O teste rápido de antígeno permite testes frequentes à covid-19 em grande escala, permitindo identificar rapidamente os indivíduos infetados e reduzir a propagação do vírus
Segundo o gestor de vendas da empresa, Portugal está já a trabalhar com a Abbot para ter estes testes. De acordo com o que foi revelado, os testes rápidos de antígeno detetam uma proteína do vírus que permite determinar a infeção. A recolha de amostras em indivíduos é efetuada através do exsudado da nasofaringe (utilização de zaragatoa). O sistema utiliza tecnologia de fluxo lateral e não necessita de instrumentação.
Ao nível da prevenção, uma vez que em Portugal já existe a app STAYAWAY COVID, não se esqueçam de a instalar. A app portuguesa STAYAWAY COVID, cuja instalação é voluntária, permite identificar, de forma rápida e anónima e através da proximidade física, as redes de contágio por COVID-19. Depois informa os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Convém alertar os cidadãos que testes PCR não são 100% fiáveis.
Poderão dar positivo a quem não está infetado e negativo a quem está.
Por isso “aparecem” tantos assintomático.
Em caso de dúvida devem solicitar teste sorológico.
Serológico
Serológico ou Sorológico
https://pt.wikipedia.org/wiki/Serologia
Os testes PCR são os mais fiáveis, depois o serológico os menos fiáveis já que requer que já tenham sido desenvolvido anticorpos para detectar que se esteja infectado, é realizado pela recolha de uma gota de sangue.
O já este teste que fala no artigo apesar de ser rápido funciona em certo modo como os PCR, pelo menos na parte da recolha através da introdução de uma zaragatoa na laringe, que depois será submetida a um teste rápido que detecta uma especifica proteína do vírus, que possibilita a detecção do vírus mesmo numa pessoa que não começou a produzir anticorpos. Pode ter menos um pouco de eficácia que um PCR mas compensa pela sua rapidez.
Já agora convém ler o artigo antes de comentar, e o que você estava a dizer dos PCR queria na verdade dizer serológicos, os PCR são dos mais precisos.
O teste PCR não é 100% fiável, tal como nenhum teste é. Os laboratórios lidam desde sempre com essa questão, este teste não é diferente.
Quanto ao serologico, não é adequado para diagnóstico, apenas para estudo epidemiológico
Devia ser proibido andarem a fazer testes a torto e a direito. Se uma pessoa nao tem sintomas porque raio tem de andar a fazer testes ? Nao tem virus e pronto. Alguma vez os assintomaticos transmitem o virus ? So gente doida e que acredita nisso.
Deves ter caído de para-quedas na terra agora?
“Alguma vez os assintomaticos transmitem o virus?”
Sim amigo o maior problema são até os assintomáticos que andam a espalhar o virus sem saber, como váris estudos demonstram uma boa parte dos infectados não tem sintomas mas espalham na mesma o virus.
https://www.cnbc.com/2020/06/09/who-scrambles-to-clarify-comments-on-asymptomatic-coronavirus-spread-much-is-still-unknown.html
Coronavirus: Asymptomatic transmission still an ‘open question’
https://www.bbc.com/news/health-52977940
cnbc.com/2020/06/09/who-scrambles-to-clarify-comments-on-asymptomatic-coronavirus-spread-much-is-still-unknown.html
Coronavirus: Asymptomatic transmission still an ‘open question’
bbc.com/news/health-52977940
https://observador.pt/factchecks/fact-check-assintomaticos-da-covid-19-nao-transmitem-o-virus-a-outros/
https://www.google.com/amp/s/www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/09/01/pesquisadora-diz-que-assintomaticos-podem-transmitir-covid-durante-meses.amp.htm
Se não pesquisares so o que te interessa e especialmente usares links mais recentes vais ver que os estudos mais recentes apontam para assintomáticos terem ainda mais carga viral que algumas pessoas que têm o virus “ativo”
1º
O “fact-check” do Observador não se refere à citação da WHO:
«
Fact Check. Assintomáticos da Covid-19 não transmitem o vírus a outros?
Site cita estudo para afirmar que “assintomáticos não contagiam”, mas o que o estudo diz é que “alguns” assintomáticos “podem” ter menos capacidade de transmitir o vírus. É tudo apenas uma hipótese.
»
e factualmente reporta:
«, o estudo nunca afirma que os assintomáticos “não contagiam”, como indicado na página em causa. Na verdade, apenas coloca uma hipótese em cima da mesa: a de que alguns assintomáticos (não todos) podem (mas sem certezas) ter menos capacidade de infetar terceiros.»
2º
O segundo link vale tanto quanto a palavra de milhares de outros médicos que têm posições e autoridade abaixo da WHO, daí ser irrelevante.
3º
« vais ver que os estudos mais recentes apontam para assintomáticos terem ainda mais carga viral que algumas pessoas que têm o virus “ativo”»
procurei no Google Scholar e não vi nada disso. Aliás, seria de questionar esses estudos, dado que um assintomático pode ser um falso positivo, que dependendo do kit de teste, podem ser até 80% do total de deteções.
A ser verdade, reforçaria ainda mais a dissociações entre o teste e a doença. Lembra-te que assintomático é diferente de pré-sintomático para a WHO.
Como sempre caro pois, só os teus links é que são bons e provam alguma coisa. Nem vou perder tempo com outra discussão contigo pq Já vi que és um daqueles que tem sempre razão. Só te digo que há vários estudos e vários que vêm dizer/comprovar que os assintomáticos podem ser o real perigo deste virus, muitos não apresentam nenhum sintoma e apresentam cargas virais altíssimas, o que sim pode levar a alguém ficar infectado
> Já vi que és um daqueles que tem sempre razão.
Sou só alguém que não concedo um ponto enquanto não me provem errado.
Para alegar que os assintomáticos são o problema (ou pior, chamar ignorante a quem diz o contrário), quando alguém numa das entidades com mais razões para empolar toda esta questão (i.e. WHO) diz o contrário, requer uma referência mais fortes um fact-check não relacionado e que uma notícia de:
“Uma investigadora do Rio de Janeiro” pensa que “O novo coronavírus pode ser transmitido por meses por pessoas consideradas assintomáticas” depois de ter analisado uma pessoa que testou positivo cinco meses sem sintomas…
É suposto esses teus links serem contra-argumentos?
https://enfoquebusiness.com.br/assintomaticos-transmitem-o-novo-coronavirus-afirma-oms-identificacao-ocorrera-por-rastreamento/
Parece que estás em negação.
O que tu achas não muda a realidade!
porque nao é preciso ter sintomas para ter o virus lool
santa ignorância
Acontece o mesmo com a gripe, pessoas podem passar ag ripe mesmo sem sintomas
Já dizia o Trump se fizermos menos testes vamos ter menos casos. Mas esse ao menos diz isto pq sabe que os assintomáticos também acusam o virus…
Vé la se o Covid não afetou a tua minuscula cabecinha.
Vá lá, testes de qualidade e fiabilidade da Abbott… desta vez o governo português lá esqueceu os famosos testes chineses com menos de 30% de fiabilidade. A Abbott também tem um equipamento de teste portátil https://www.youtube.com/watch?v=MqICkkOaNKo
Qualidade e fiabilidade? Todos os teste não serologicos não são fiáveis pois vão dar falsos positivos.
15 minutos? Ainda é mais tempo do que a garantia que a pessoa não esteja infetada.
Pode infetar imediatamente após fazer o teste – e dar negativo – por exemplo por quem lhe fez o teste. Isto, para não falar dos falsos negativos. Confiar com cautela nos testes!
https://off-guardian.org/2020/06/27/covid19-pcr-tests-are-scientifically-meaningless/?__cf_chl_jschl_tk__=ca32095cb674acb42969d18b9932e8578742bc3c-1599498190-0-AVo4jn4YB0aQqXJPM3hZn9DjDL5lPJdA7aX082q7lUoLE_6LSTAmd3rJXgkDH61PFi3IyhnqDupoh9Cvh7HTRUB2gtyg3A5XCLFd0RrOVUrdxn6zh01Veh9abmt5oU1bkuFvEXeIuo8DEpDQ29aaa8P9QeoNtcQahgl82QvuJ5z87Uu8sHhaz9WHVD91qlGEGTj40YV47I19g3SMwAw3rcQkrCd97qGJfW9Jen62PLdFOOT1W3zIdJx3RgK2nK6WoID75fa66ZyTzaLJ_JW7bQRLBFVzsAEfWtQ3zdFvGB4AQKYGYuGrkcRUehIEgm600qyM8Tviv5R-NkcO2hkxQjbPyMicpbTzANZCFP1gAKgX
Devia-se fazer algo para combater este virus e nao sao testes de certeza, manifestacoes na rua, criar paginas com informacoes fidedignas. E divulgar o mais possivel na internet. Usar as mesmas armas que a comunicacao social esta a fazer ao bombardear constantemente com noticias mentirosas, devia ser feito o contrario bombardear com noticias a denunciar a mentira que toda esta pandemia e. E para quem vier me contradizer, aviso ja que so falo com virologos lol. Papagaios ha muitos na intenet. Nao obrigado.
O quão ingénuo tens de ser para achar que tens conversa para um virólogo?
Rapaz, acredita em mim, tu és IGNORANTE na definição da palavra. Isto não é má educação, é a verdade. O facto de não teres raciocínio aberto a discussão faz de ti um extremista. Boa sorte na vida com esse feitio 🙂