PplWare Mobile

Pai da computação quântica diz que a temida AGI será uma pessoa e não um software

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Bruh says:

    Sou o único que lê este artigo e pensa, ” Isto vai dar m**** ” ?

  2. 1 palmo na testa says:

    Não concordo.

    Um ser humano/pessoa, tem a componente emocional, que de acordo com educaçao(programação inicial), irá atribuir a cada emoção um peso que irá influenciar sobre uma decisão mais lógica ou não.

    não é tão linear como este senhor descreve.
    Mas compreendo o que ele escreveu.

    • Entusiasta says:

      Gostei do termo “programação inicial”. Mas essa educação (programação inicial) é tal como o nome indica, possivelmente programável. Logo a máquina poderá ser ensinada.

      Aliás isso já acontece! A única diferença entre a IA actual (qualquer tipo!) e uma hipotética AGI, na óptica de David Deutsch é a capacidade de extrapolar. Ou seja gerar novo conhecimento fora dos limites do actual, embora possivelmente baseado no actual.

      Matematicamente falando definimos a IA actual como um aproximador universal de funções. Isto é, dado um conjunto de dados, a IA consegue aproximar a função com precisão desejada, dentro dos limites do dos dados de treino, desde que para isso existam dados suficientes. No limite precisamos de todos os valores possíveis da função (nesse caso a IA é desnecessária). Ou seja a IA actual apenas dá garantias de interpolação porque a sua definição matemática apenas garante universalidade da aproximação num dominio limitado aos dados de trreino.

      Esta é a tal teoria que ele fala. Mas esta é aplicada à IA actual. Na óptica de DD, que eu concordo, nós estamos à procura de algo que ainda nem sequer definimos, porque não ha uma definição matemática, assente numa demonstração completa, que diga esta é a propriedade que uma AGI tem de ter. Na óptica de DD e outros investigadores uma AGI terá de ser capaz de extrapolar com precisão. Mas para isso é preciso definir e provar matematicamente que primeiro que é essa a propriedade que procuramos e segundo quais as condições necessárias e ou suficientes para que tal aconteça. Não o sabemos fazer ainda para uma IA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.