OwnFone – um telemóvel com teclado em Braile
A empresa britânica OwnFone lançou, o que neste momento é considerado o primeiro telefone para invisuais, ao utilizar botões impressos recorrendo a impressoras 3D, que são personalizados com os nomes que o proprietário pretender.
O telefone está apenas disponível do Reino Unido e custa cerca de 75€ - segundo o seu criador Tom Sunderland, a tecnologia utilizada é o que possibilita um preço tão baixo e o torna tão acessível, visto que o público alvo deste equipamento são as crianças, os idosos e agora pessoas cegas.
O OwnFone já existe há alguns anos, mas as versões anteriores apenas permitiam ter botões com texto (com o nome do contacto) ou botões com imagens (com as fotografias dos contactos).
A opção do Braile, foi introduzida recentemente e pode ser utilizada em todas as versões do OwnFone que permitem entre 2 e 12 botões principais, podendo estes ser configurados para contactar números definidos pelo proprietário na aquisição/configuração on-line do equipamento.
Existe também a opção de ter as letras em relevo, neste caso mesmo que não saiba ler Braile, com um pouco de treino será capaz de identificar as letras.
Existe também a possibilidade de incluir botões com os contactos dos serviços de emergência, devendo estes ser pressionados 3 vezes consecutivas para efectuar a chamada.
Este equipamento (já incluindo o teclado) é do tamanho de um cartão de crédito, pesa cerca de 120g e, segundo as informações disponíveis, a bateria pode durar até 1 ano em modo de standby.
Para já o equipamento só pode ser adquirido através de encomenda on-line e as entregas só estão a ser feitas em Inglaterra.
O que pensam deste equipamento?
Homepage: OwnFone
Este artigo tem mais de um ano
Acho uma iniciativa excelente mas está-me aqui a escapar um pormenor, o conceito parece-me optimo no que toca à efetuação de chamadas, mas e quanto à recepção? Porque apesar de o telemovel em si estar configurado com um numero limitado de contactos trabalha com um sim normal correcto? Tendo assim um numero como qualquer outro telemovel como é que é possivel ao possuidor de um destes telemoveis saber quem lhe esta a ligar? E este caso torna-se ainda mais notavel quando falamos da versão em braile. Penso que o conceito de dar um telefone destes a uma criança é que ela seja capaz de comunicar com os pais, mas como se controla quem comunica com a criança?
Desconheço os tarifários em UK, mas se utilizarem um tarifário como o Meo Kids usado em Portugal, é fácil controlar quem comunica com as criança.
Anexo:
“Com o tarifário Meo Kids, podes falar com a tua família e amigos de forma divertida, mas responsável. Para isso escolhes 15 contactos preferidos (máximo 15), para fazeres chamadas e enviar SMS. Para a tua segurança, só poderás receber e fazer chamadas e enviar SMS para os números identificados.” Fonte Meo.pt