Open Automotive Alliance: O Android na industria automóvel
A ideia de que a Google se estava a associar a várias marcas automóveis para lançar uma versão do Android em equipamentos ligados aos carros surgiu no final do ano passado.
É uma ideia que a Google quer perseguir e que fará sentido e por isso anunciaram agora a associação com algumas marcas de fabricantes automóveis a criação da Open Automotive Alliance, que pretende trazer para os carros o Android.
A notícia surgiu no final do mês passado e era apenas um rumor. Esta dava conta do interesse e da união entre a Audi e a Google para criarem uma parceria onde o Android seria uma peça fundamental na criação de equipamentos que se integrariam com os automóveis e onde os seus utilizadores poderiam ter acesso a um conjunto de funcionalidades, multimédia e de informação, que podem ser acedidas hoje em qualquer smartphone equipado com Android.
Pois ontem foi anunciada a criação da OAA (Open Automotive Alliance) que engloba para já, e para além da Google, outros quatro fabricantes da industria automóvel (Audi, GM, Honda e Hyundai) e a NVidia.
A ideia da OAA é que ainda durante o ano de 2014 surjam os primeiros equipamentos montados nos automóveis destas marcas, sempre baseados em Android e com a experiência de utilização que muitos estão habituados.
Audi, GM, Google, Honda, Hyundai and NVIDIA have joined together to form the Open Automotive Alliance (OAA), a global alliance of technology and auto industry leaders committed to bringing the Android platform to cars starting in 2014.
The OAA is dedicated to a common platform that will drive innovation, and make technology in the car safer and more intuitive for everyone.
O modelo de desenvolvimento a ser usado é o que esta já em produção no Android, com a diferença que aqui os equipamentos vão ser integrados em automóveis.
Todos os restantes elementos do ecossistema vão-se manter, quer a nível de linguagens de programação, quer a nível de modelos de disponibilização de aplicações e funcionalidades.
The OAA is aimed at accelerating auto innovation with an approach that offers openness, customization and scale, key tenets that have already made Android a familiar part of millions of people's lives.
This open development model and common platform will allow automakers to more easily bring cutting-edge technology to their drivers, and create new opportunities for developers to deliver powerful experiences for drivers and passengers in a safe and scalable way.
De acordo com o que foi anunciado, não será apenas a transposição das funcionalidades de telefone que vai ser feita. A OAA pretende ir muito mais longe e criar sistemas de informação e entretenimento, ao mesmo tempo que permitirá que qualquer telefone Android se ligue a estes sistemas, aumentando assim a segurança dos utilizadores.
Segundo o site da OAA esta aliança está para já estabelecida com estas marcas, mas todas as restantes que queiram integrar e participar nos desenvolvimentos são bem-vindas.
A chegada eminente do iOS in the Car, fruto de uma parceria da Apple com alguns gigantes da industria automóvel, poderá ter feito disparar a vontade da Google e de outros concorrentes de estarem também presentes nesta nova área de tecnologia, o que originou a criação da OAA.
A verdade é que este espaço e esta necessidade existe e a integração dos sistemas que usamos no dia-a-dia nos automóveis apenas nos poderá beneficiar, não apenas na segurança, com a integração dos telefones com os sistemas dos veículos, mas também na criação de sistemas de informação e entretenimento que vão permitir tornar as viagens menos aborrecidas e muito mais divertidas, com a vantagem de estarem a ser usadas interfaces que quase todos estamos habituados a usar de forma repetida.
Homepage: Open Automotive Alliance
Este artigo tem mais de um ano
Muito provavelmente, sim, as redes veículares terão um futuro, e a Google está indo atrás desse mercado.
Mas eu quero esse computadorzinho, se tiver, que seja eu a troca-lo, porque em “anos de carro”, 10 anos são 18 meses em “anos de telemóvel”…
Para te dar liberdade de seres tu a trocar só pode ser mesmo android.. porque a Apple.. trocar só se for os ecrãs..
Tinha de vir a piadinha, e o fanboyismo ao de cima.
A Apple nem sequer está a fazer algo parecido sequer, o sistema da Apple não é um software, é um protocolo para meter a imagem do telemóvel no carro…
O sistema (iOS in the car) da Apple é mais do que um protocolo, embora ainda não se tenha muita certeza quanto à sua real dimensão – se inclui um SO ou não!
Já foi dito, que é pôr o iPhone a dar a imagem no ecrã, basicamente, e é claro, som, microfone, etc…
Este parece ser um SO para o sistema multimédia do carro, á primeira vista.
Claro que depois virão outras funcionalidades: https://www.google.com/search?&=vanet&ie=UTF-8&oe=UTF-8
Ou seja, se quisermos fazer uma comparação visual, a Google está a construir um petroleiro, a Apple um barquinho. Tudo normal por aqui 😀
um barquinho!?
pouca gente sabe qual é a dimensão do projecto da Apple… mas não é preciso uma bazuca para matar uma mosca!
A diferença, é que o teu petroleiro, vai ficar encalhado no teu carro durante em média, 10 anos.
Já o barquinho, não fica encalhado, e não tens de trocar de carro para teres o barquinho mais novo.
Ahahahahah
E toda a tua informação pessoal, os teus gadgets, app’s e etc’s ficam imediatamente no teu carro, sem precisar sequer de uma conexão á net para o próprio carro…
hum, sera assim tão util, nao sei.
Pedro, Parabéns pelo post, mas onde tens “eminente”, não pretendes antes dizer “iminente”?
(http://duvidas.dicio.com.br/iminente-ou-eminente/)
Espero que não liguem o android aos motores da audi para não vermos aí os carros com lag nas auto estradas 😀
Eheheheheh. 😀
LOL, depois do turbo lag, vem o android lag.
Dizer mal só por dizer… tenho menos lag no meu Nexus 5 do que o meu irmão no iphone 5s dele. enfim.
É piada pah, agora os droids já são fliudos 😉
btw, o nexus 5 tem lag?
Lol, piadas, ok? O que é que tenho que fazer no 5S para ele ter lag, diz lá, que eu faço e gravo em vídeo…
https://www.youtube.com/watch?v=LY-KuPhC0Y0
https://www.youtube.com/watch?v=NhmEGduKup4
Entretenimento para tolos, fake, fiz o teste no meu, e não tem lag nenhum,
Isso é para desesperados android, de certeza que editou o vídeo para parecer lag no iphone.
Também espero que não liguem o IOS a bateria.. se não nem para 1 dia chega..
Se for pela bateria só mesmo symbian é que dura 1 semana. 🙂
Diz o fanboy android número 1, que sabe lá quanto é que a bateria do iPhone dura, fala fala, mas factos, nada..
loool diz o apple fan boy numero 1 que não tem Iphone e fala fala fala mas tem que ir procurar no GOOGLE ahaha xD
bem pior é quem confunde eficiência energética dum aparelho com a duração de bateria dum aparelho cuja capacidade da bateria é significativamente menor aos demais aparelhos!
Basta pegar nos vários testes que são apresentados na internet para se chegar à conclusão que os aparelhos da Apple são dos mais eficientes em termos de consumo…
Sendo uma função do hardware e software, não se pode atribuir esta eficiência exclusivamente a uma das partes!
claro, porque confundir lag de um suposto smartphone com o arranque/velocidade de um carro isso já é normal.. lol
o comentário que invocas é uma mera figura de estilo… usando uma referência que durante muito tempo foi verdadeira!
O teu comentário simplesmente tenta construir uma referência que nunca correspondeu à realidade, pois confundes conceitos.
De modo que é bastante diferente, não achas!?
LOOOOL.. não não acho.. acho simplesmente ridiculo.. são comparações iguais.. que não correspondem a verdade é lógico..
agora se dizes que um carro pode ter o suposto lag do android xD sure..
@ Profect
bem…
parece que ainda não entendeste que a questão não está em usar uma figura de estilo, mas teres invocado um facto errado do iOS para construir essa figura de estilo… enquanto que no outro caso a ideia de lag é bastante aplicável ao Android.
mas enfim… podemos concluir que não vai ser agora que assumes que confundistes as coisas!
confundistes? pensa o que quiseres.. é mais que sabido que exemplos do IOS nunca são verdade mas de android já são..
all the usual same sh*t..
Tu percebes muito de figuras de estilo.. experimenta agora estudar os verbos..
Fica bem 🙂
mesmo!?
negas que há história de lag no Android?
consegues demonstrar a má eficiência energética dos aparelhos com iOS!? Repito, cuidado para não confundir eficiência com duração de bateria, pois as baterias têm diferentes capacidades!
Por acaso tenho…
O 5S dura-me muito mais que o galaxy nexus. O nexus, já sabia, se utilizasse mais que o mínimo, chegava a casa já no vermelho… O iPhone, posso usar a vontade, num dia normal, não gasta mais de 40%…
Além disso, o iphone recarga mesmo rápido.
Enfim…
Os android são realmente muito energeticamwnte eficientes, mas depois…
“Deixa-me ligar o 3G que está desligado para poupar bateria”
“Deixa-me por mais brilho que está no mínimo para poupar bateria”
“Isso não atende com a mão por cima? Sim, mas tenho desligado, que é para poupar bateria”
“Ui? Tens o wifi sempre ligado? Depois a bateria não te gasta num instante?”
Lol…
A Nokia já tem várias parcerias para instalação de sistemas em automóveis (p.ex., com a Mercedes). Além de trabalhar já conjuntamente com outros fabricantes de componentes para desenvolvimento de sistemas automáticos de condução – obviamente que isto tudo engloba integração completa de diversos devices do condutor com o carro.
Portanto, tanto alarido em torno de uma coisa que outros já fazem há muito tempo.
Como projeto, acho o da Apple mais interessante.
As marcas de carros deviam ficar á parte dessa guerra, preparavam ligações com os 2 sistemas de forma a poder receber o ecran de um qualquer dispositivo e criavam as aplicações necessárias (nas duas plataformas) para interagir com as características do carro.
Assim os seus clientes (dos carros), independentemente do sistema que utilizam, ficavam servidos e bem servidos.
X2
Quer dizer, fico bloqueado ao meu telemóvel, por causa do carro? Nem pensar…
Não percebi Nelson.
Ficarias bloqueado de que maneira?
O único problema seria para aqueles que não utilizam nem Apple, nem Android. Mas teriam sempre a hipótese de não comprar o carro 🙂
Tipo, se eles colocarem Android, só podes ter Android…
Se o Android usasse um sistema como o CarPlay, podias comprar o carro já com possibilidade de correr o CarPlay, “AndroidPlay”, “WindowsPhonePlay”…
Porque o CarPlay não necessita de nada em especial, é só uma aplicação, o Android é um SO inteiro…
Já agora, a Google desistiu desta ideia, e vai copiar a Apple 😀