O Sol tem um “buraco” descomunal… será perigoso?
No fim de semana passado, os astrónomos descobriram um enorme buraco na atmosfera do Sol, medindo mais de 60 vezes o diâmetro da Terra no seu pico. Sim, é algo massivo, mas não é nada que seja "perigoso para a Terra". No entanto, estas transformações que ocorrem neste 25.º ciclo solar são reveladoras que a nossa estrela está muito ativa. Já agora, quais são as consequências para o nosso planeta deste buraco solar?
Este buraco coronal não é perigoso, ok?
Não comece já a fazer as malas para apanhar o próximo voo para Alfa Centauri. Até porque este sistema solar "próximo" do nosso está a 6.553 anos, se viajar à velocidade máxima conseguida por uma nave "atual" feita pelo homem. Vale a pena perceber então o fenómeno do Sol.
Buracos coronais como este, fotografado pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA, ocorrem quando o campo magnético da nossa estrela permite que um enorme fluxo da atmosfera superior da estrela se derrame subitamente sob a forma de vento solar.
Durante um curto período, estas partículas altamente energizadas podem eventualmente chegar até nós e - se forem suficientemente poderosas - causar estragos em satélites na órbita da Terra. Em casos raros, podem até mesmo interferir com a rede elétrica no solo. Mas são casos muito raros, o que não quer dizer que não possam voltar a acontecer, como alguns cientistas já vieram alertar.
Felizmente, no caso do último buraco, os especialistas não esperam grandes perturbações no início desta semana para além de tempestades geomagnéticas ligeiras a moderadas, bem como as auroras boreais associadas no céu noturno, segundo o SpaceWeather.com.
25.º ciclo solar não tem nada de calmo
O aparecimento do buraco, por si só, não é totalmente inesperado. O Sol atingirá em breve o pico do seu ciclo de 11 anos, conhecido como máximo solar, dando início a um período de atividade particularmente turbulento.
Esta atividade vai desde as simples erupções solares até às enormes explosões de vento solar chamadas ejeções de massa coronal.
Os buracos coronais só são visíveis em comprimentos de onda ultravioleta, aparecendo como manchas escuras de partículas relativamente frias nas nossas observações. É menos provável que lancem vento solar para o exterior, pois são simplesmente uma abertura que permite a fuga de fotões e eletrões.
A última vez que os cientistas detetaram um grande buraco coronal foi em março, provocando poderosos fluxos de vento solar que atingiram a atmosfera da Terra.
Os cientistas descobriram que, desta vez, a atividade solar do Sol já é mais forte do que o esperado, o que significa que é provável que venhamos a assistir a mais eventos inspiradores num futuro próximo.
Este artigo tem mais de um ano
A unica coisa perigosa é a perversidade e maldade do Homem.
True
nos estamos na casa da natureza e estamos a estragar tudo
depois a natureza responde e depois o homem chora
é assim feito o ciclo
Desculpe… Eu não estou a estragar nada… Ando de bike e tenho painéis solares…
O maior problema é mesmo a ignorancia porque até os bons com boas intenções são capazes de destruir e ter resultados contraproducentes só mesmo porque são ignorantes, não sabem como a realidade funciona.
Estas 4 respostas mostram que alguns humanos não mudam mesmo depois de supostamente ensinados.
Estão mesmo prontos para uma nova religião…
Não existem terramotos, tufões, ciclones, secas, eras glaciais, animais perigosos, vírus, etc…
O regime iraniano enviou esta semana uma cápsula para o espaço com animais a bordo, como sabemos os animais são seres muito mais inteligentes e superiores a muitos animais humanos. Um dos mais burros é sem duvida o líder terrorista putin, eu acredito piamente que o o líder dos idiotas, o sr Musk, liga-se ao seu amigo e lhe pedi-se ajuda, o terrorista putin era o primeiro a voluntariar-se para verificar a perigosidade deste buraco. Podia ir para o espaço numa das maravilhosas cápsulas russas, e depois chegando lá, pode apanhar boleia no tesla que o senhor musk enviou há uns anos atrás. Com isto ganhava a ciência e a humanidade. Vou enviar esta ideia para a sede do pcp de forma a eles transmitirem a ideia ao seu chefe.
Larga isso rapaz que faz-te mal!
lol!! KO by laughting
Até o sol sofre com os gases de efeito estufa…. 🙁
Poluição a fazer alterações climáticas no sol, claramente!
Não existe problemas com o sol. Só existe problemas com a humanidade e a sua necessidade de acreditar que existe um ser superior.
Sugestão imediata para resolver este problema. Criação da taxa solar! Tudo neste mundo resolve-se desta forma. Criamos uma activista fantoche, uma notícias alarmistas e os estados e governos a ganharem.
²⁹ E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Mateus 24:29 – Bíblia
Olho pessoas que não acreditam em Deus e se fazem deusas de si mesmas, pois basta olhar para a perfeição de nossas mãos e ver que Deus é real. Olhe a natureza, o nascimento de uma pessoa, as estrelas, olhe a perfeição do universo. Mas diante de toda essa perfeição, os imperfeitos somos nós, pois parece que não deveríamos estar aqui, agindo desta forma, com mortes, guerras, fomes, doenças. Parece que algo está quebrado, pois como pode a raça mais perfeita que existe e conhecemos, a raça humana, ser a mais doente e destrutiva?
Parece que falta algo, parece que tem um vazio em nós, que tentamos a todo custo completar, mas não conseguimos, nos entregando a prazeres, impulsos, e etc. Dessa forma, ao olharmos a história humana e a vida daquele que transformou o mundo de forma tão significativa, Jesus Cristo, vemos que mesmo diante de toda essa imperfeição, um homem foi capaz de mudar grandiosamente o rumo da humanidade. Mas, de fato, ele não é apenas um homem, ele é Deus, e voltará para consertar o que estava quebrado. E para aqueles que preferiram continuar “quebrados”, não haverá lugar.
Ámen!
Glória a Deus nas alturas… E paz na terra aos homens… (Acabai agora o resto)
A culpa é dos carros a combustão.