PplWare Mobile

Vem aí uma supertempestade solar pode “acabar com a Internet”, dizem os cientistas

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Lol says:

    A relação do homem e internet já se tornou simbiótica. É triste ver a nossa frágil sobrevivência depositada em tecnologias…

  2. Joaquim Sobreiro says:

    De umas notícias, apagão/medo.Outras notícias, IA (transhumanismo)/felicidade sem esforço. Vamos á fonte das notícias, agências noticiosas, e chegaremos aos mesmos acionistas.

    • Vítor M. says:

      Medo? Pessoas assustadas têm medo de tudo. Calma, não é para ter medo, apenas conhecimento. Apenas para perceber o que são as ejeções de massa coronal, os efeitos nos equipamentos electrónicos, e no que isso implica na vida dos seres humanos. Só tem medo destas coisas quem tem desconhecimento.

      • Joaquim Sobreiro says:

        Para que se dê conhecimento as grandes notícias, tantos dos meios escritos como audiovisuais, controlados pelas agências noticiosas, enfatizam as informações que possam gerar medo.

      • Técnico Meo says:

        E até a acrescento Mestre Vítor, o impacto que um fenômeno destes implica na economia, que seria a destruição da mesma. Pouca sensibilidade a backups protegidos, pouca sensibilidade a criar redundâncias mais analógicas. Principalmente na rede eléctrica, anda um filme a circular das fragilidades que a esta mesma rede tem a fenómenos da natureza e má intenção humana.

        • Vítor M. says:

          O estudo que se tem feito e como referi no artigo, faz todo o sentido. Nos últimos 11 anos, ou melhor, no 24.º ciclo solar, a atividade do Sol foi muito calma. Pouco se experienciou destas ejeções de massa coronal (CME) em direção à Terra. E as que aconteceram, à exceção de uma, salvo erro, foram muito ténues. A mais “feroz”, digamos assim, mandou uns quantos satélites da Starlink “abaixo”. Entre outros problemas causados noutros equipamentos.

          Agora que entramos (desde 2019) no 25.º ciclo, e este já mostrou ser complicado, mais do que foi, por exemplo, o 23.º ciclo solar, então podemos colocar o nível de CME bem acima do que alguma vez os satélites de internet e comunicações receberam. E pela fragilidade desses equipamentos a uma chama solar de classe C… imagine-se a uma de classe X.

  3. Tiago Rodrigues says:

    Que rebente com tudo!

  4. Zé Fonseca A. says:

    “os cabos de fibra ótica subterrâneos com bainhas de cobre”
    oi? lol.. daqui a nada até vão dizer que os cabos submarinos estão em risco
    embora gostasse muito que fosse verdade, não passa de uma teoria descabida, terá impacto sim, principalmente em tudo o que é satelite ou que funciona com ondas radio, o resto fica tudo intacto

  5. Joaquim Sobreiro says:

    Hollywood, já nos prepara para a “normalidade” com que se deve aceitar um facto inevitável, como se não tivesse nada a ver com a decisão da raça humana.

  6. Joaquim Sobreiro says:

    Utilizando os conhecimentos de engenharia social: ação – reação – solução, que meios legimados de limitação de liberdades seriam dadas e justificados como necessáriis para lidar com a situação?

  7. says:

    Hahaha Não é um sol furioso que vai prejudicar a Internet, já está tão entranhada que é preciso mais que isso. Mas dêem o aviso quando o começar essa tempestade para desligar os routers pois isso sim vai logo rebentar tudo, tão fracos que são estes routers que as operadoras “oferecem”.

    • Técnico Meo says:

      Não chega mestre. Se for muito forte fica tudo com estática elevada, frita na mesma, dá passagem por cabos de rede, circuitos não blindados e até rede eléctrica. Tenho aqui em casa , uma estação emissora, quando vem trovoada da forte tenho de desligar antenas e tudo. Os cabos que vêm do telhado até deitam faísca muita vez. A ionização de uma tempestade solar fora de escala é 20x pior. Situação extrema, claro

    • João, Cabeça de Alumínio says:

      Já delineaste como é que a Internet acaba. Para acabar basta darem o aviso

  8. Infinity says:

    Espetáculo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.