PplWare Mobile

Nuvem radioativa a dirigir-se para a Europa? Rússia diz que sim…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Repara says:

    A história da nuvem radioativa é treta.
    Usa-se urânio empobrecido em munições perfurantes e em blindagens. Mas é incapaz de gerar uma reação nuclear e, consequentemente, dar origem a uma uma nuvem radioativa como quer fazer crer a propaganda russa.
    Os russos ficaram muito chateados por a Inglaterra ter entregue à Ucrânia munições com urânio empobrecido, que lhes vão dar cabo dos tanques, como noticiou a SIC (link). A história da nuvem radioativa é um derivado.
    https://sicnoticias.pt/especiais/guerra-russia-ucrania/2023-03-23-Municoes-com-uranio-empobrecido-sao-temidas-pela-Russia.-Porque–57ca7a4e

    • says:

      tirado do link que aqui colocaste

      Que riscos apresentam?

      Embora as munições com urânio empobrecido não sejam consideradas armas nucleares, a emissão de baixos níveis de radiação levou a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) a pedir cautela no respetivo manuseamento e a alertar sobre os possíveis perigos de uma exposição.

      O manuseamento de tal munição “deve ser reduzido ao mínimo, devendo ser usadas roupas de proteção”, advertiu a AIEA, admitindo ser necessária uma “campanha de informação pública” para garantir maior segurança.

      “Isso deve fazer parte de qualquer avaliação de risco e essas precauções devem depender do objetivo e do número de munições usadas numa área”, observou a AIEA.

      A agência da ONU sublinhou que o urânio empobrecido é, acima de tudo, um produto químico tóxico, em oposição a um perigo de radiação, cujas partículas em aerossóis podem ser inaladas ou ingeridas.

    • Raul Dias says:

      Vai lá dizer isso aos Iraquianos, Afegãos e Sírios…

  2. Jorge Santos says:

    Os russos tem uma fixação pela radioatividade…. ora são nuvens ora armas.

  3. luisa says:

    O caminho está a alinhar se para o pior cenário. E nós vamos pagar por isso.

    • André says:

      Nota-se que acompanhas muito a comunicação social na tv. A propagada ocidental juntamente com a russa para espalhar um falso medo já se espalhou demasiado

    • Eva says:

      O pessoal leigo está minimizando os efeitos do uranio empobrecido. Evidentemente bom pra saúde é que nao é!

      • José says:

        Eu estou a pensar em tomar uma dose de U238, que é do que estamos a falar, todos os dias ao pequeno-almoço. Parvoíce de especialistas há muita.

        Acontece que paióis bombardeados e destruídos com a violência que se viu, que provocaram uma nuvem imensa sobre o local, não deixam certamente a munições de uranio empobrecido em muito bom estado.
        Mas quem percebe de foguetes da festa lá da terra é que certamente percebi disto.

  4. Luís Rosa says:

    Coimbra deve beber água com resíduos de urânio fruto da lixiviação; pois quando chove as águas são arrastadas para o rio mondego. Não se sabe de casos de perigo como não se sabe nada disso a partir de análises, que analisam tudo menos os níveis de radioatividade. Quanto a um metal pesado se transformar em nuvem é balela.

  5. Raul Dias says:

    Não é a Russia que diz… Os polacos já sabem disso e já mostraram o seu “apoio” aos fascistas de Kiev. A seguir a mesma nuvem segue viagem para a Alemanha ou Suécia e Finlandia. Mais uma vez a OTAN a mostrar o porquê de ser uma organização terrorista.

  6. Pivas says:

    Nuvem radioativa e poe uma imagem de smog que nada tem a ver. So rir hehe

  7. abdu says:

    Se há nuvens de poeiras que chegam do sara, imagino que possam chegar também nuvens com resíduos de radioatividade, embora com uma concentração extremamente baixa.

  8. HC says:

    É incrível a fluidez e rapidez dos media portugueses a espalhar notícias russas. Qualquer peido que a autoridade russa solte vem bater imediatamente em praticamente todos os canais portugueses, TV e internet. Já vi e ouvi cada estupidez que me faz duvidar de quem é que é realmente mais retardado, os russos ou os que espalham as asneiradas dos russos. Neste caso nem é preciso, tal é a estupidez, mas que tal validar, verificar e confirmar as informações antes de publicar qualquer coisa? É por causa destas notícias que ainda há gente retardada a defender a Rússia.

    • José says:

      Voce levou alguma injecção atrás da orelha quando era pequenino? É que vê russos até debaixo do sofá.
      Essa coisa de os médias portugueses espalharem rapidamente notícias russas, quando acontece exactamente o contrário, só demonstra que o senhor não está na posse de todas as suas faculdades, se é que alguma vez teve alguma.

  9. Luis Borges says:

    Alerta: alguns comentarios nao tem fundamento solido e roçam o apelo ao odio e descriminacao. O que pode ser um problema legal.
    A invasao da Ucrania pela Russia ‘e um facto. Pelo direito internacional, um pais soberano foi invadido – isso ‘e crime.
    Parece-me que ‘e preciso alguem a moderar os comentarios no pplware sobre assuntos politicos ou socias, ou seja, nao-tecnologicos. Concordam?

  10. Sergio Silva says:

    Já foi desconfirmada, não há nenhum nível de radiação fora do normal. Aliás há locais na Europa com níveis bem mais altos. A radiação a nível europeu é detectada em tempo rel

  11. B.M says:

    Ao ler todos estes comentários pergunto-me realmente se de facto conhecem ou têm conhecimento da história recente aqui na Europa!!!! Ou mesmo se conhecem os tratados de Minsk???
    É verdade que a Rússia não deveria ter invadido a Ucrânia , mas não esqueçamos aquilo que foram os acordos de Minsk!!
    Porque não houve o respeito dos USA e da Europa dos mesmos??
    A Ucrânia é um peão para interesses bem mais importantes para certos países e para uma organização que se chama NATO!!!
    Coitados dos inocentes que pagam cara a fatura desses “pérfidos”.
    Vejam em que ponto está a Europa, e vejam quem está a pagar cara toda esta situação???
    Como é possível, nos dias de hoje , os nossos líderes só falarem de guerra???
    Como e possível que digam que agora não é hora de paz ???
    Tudo são interesses geopolíticos …
    Chegou a hora de ser o povo a ter uma palavra a dizer para se construir um mundo melhor, mas para isso temos de melhorar os novos conhecimentos.
    O interesse de quem nos lidera e que sejamos incultos , e enquanto isso acontecer eles poderão fazer aquilo que entendem ….
    Eles jogam com o medo e o medo é o melhor controle da população.
    Amicais salutares para todos

    • Oliveira, Zé says:

      Dizer que esta nuvem não existe é surreal!!!!
      Dizer que as armas de Urânio empobrecido não são perigosas para o ser humano, mais outra tontice!!!
      Sim, a Rússia fez esse ataque, perto de Lviv! Logos nos primeiras 48 horas foram lá detetadas alterações!
      Se é muito grave, não sei. Mas que existe, existe.
      Agora, estranho é estar po Ocidente todo calado relativamente a isto!
      Estamos a correr riscos muitos sérios! A Ucrânia foi injustamente invadida. No entanto, este caminho vai levar a algo muito pior que a invasão de um país a outro! Acordem!

    • Oliveira, Zé says:

      BM, muito parabéns pelo comentário!
      É exatamente isso!
      A Rússia não deveria ter invadido a Ucrânia, mas há um passado antes de 2014!
      Basta estarmos atentos para a quantidade de revoluções que existem neste mundo manimuladas pelas potências ( Rússia incluída)
      Estarmos aqui de dentes cerrados a defender esta forma de defender o conflito é intelectualmente deprimente!
      Sim, a PAZ tem de imperar. Esta guerra não vai levar a lado nenhum, para além de morte na Ucrânia, em Africa ( milhares a morrer de fome) e uma instabilidade mundial como não se via há décadas!
      Espero que estes movimentos golpitas ( com os envios de drones para moscovo, com o objetivo de criar instabilidade social na rússia), não façam a Rússia cometer uma loucura na Ucrânia!

  12. Odair says:

    O maior problema do urânio empobrecido, vemos resultados no Iraque, síria, onde EUA jogou e o estrago que tem feito incalculável na saúde causando má formação, congénita, deformidade, apenas uma fagulha um pó do urânio enriquecido, é suficiente para fazer estrago no corpo, fora canceres, uma devastação a saúde do povo, até hoje Irque sofre com toneladas que EUA, soltou, mas nada se sabe pois mídia esconde, tudo isso prejudicará saúde das pessoas se expalhando e sendo levado , as consequências deram devastadoras a saúde das pessoas

    • Repara says:

      A Rússia tem munições de urânio empobrecido. Não queria é que a Ucrânia também as tivesse.

    • João Melo says:

      É verdade o que dizes, tu falaste no Iraque,Síria, mas podemos acrescentar a Servia e provavelmente mais sítios..pois os EUA tem feito genocídio por todo o mundo.

      Mas neste caso concreto foi o Reino Unido, que enviou essas munições para a Ucrânia, e o objetivo era envenenar para sempre os cidadãos do donbass, as suas terras de cultivo, ar,agua,etc.

      • Sérgio Silva says:

        Genocídio Sérvio? Ahahahahahhh lololololol… Oh camarada, sabes que a Rússia também andou a usar munições de urânio empobrecido, certo?

  13. darth says:

    enfim, propaganda desses aldraboes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.