Nuvem radioativa a dirigir-se para a Europa? Rússia diz que sim…
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia continua sem fim à vista. Os países aliados tentam disponibilizar meios para tornar a Ucrânia mais forte, mas agora é a própria Rússia que vem alertar para uma nuvem radioativa a dirigir-se para a Europa.
Radioatividade: Urânio empobrecido é um subproduto do processo de criação do urânio enriquecido
Um alto funcionário russo afirmou esta sexta-feira para uma nuvem radioativa que se está a mover em direção à Europa Ocidental e que há um aumento da radioatividade que foi detetado na Polónia.
Patrushev referiu que esta nuvem se formou depois das forças militares do seu país terem atingido um carregamento de munições com urânio empobrecido fornecido pelo Reino Unido à Ucrânia.
Patrushev alerta que...
Eles [Estados Unidos da Améreica] já ‘ajudaram‘ a Ucrânia, pressionaram os seus aliados e deram-lhes munições de urânio empobrecido. A destruição das suas munições originou a nuvem radioativa que se dirige para Europa Ocidental, e já foi registado um aumento de radiação na Polónia
O urânio empobrecido é um subproduto do processo de criação do urânio enriquecido, mais raro, usado em combustível e armas nucleares. Embora muito menos poderoso do que o urânio enriquecido e incapaz de gerar uma reação nuclear, o urânio empobrecido é extremamente denso -- mais do que o chumbo --, uma qualidade que o torna altamente atraente como projétil
Este artigo tem mais de um ano
A história da nuvem radioativa é treta.
Usa-se urânio empobrecido em munições perfurantes e em blindagens. Mas é incapaz de gerar uma reação nuclear e, consequentemente, dar origem a uma uma nuvem radioativa como quer fazer crer a propaganda russa.
Os russos ficaram muito chateados por a Inglaterra ter entregue à Ucrânia munições com urânio empobrecido, que lhes vão dar cabo dos tanques, como noticiou a SIC (link). A história da nuvem radioativa é um derivado.
https://sicnoticias.pt/especiais/guerra-russia-ucrania/2023-03-23-Municoes-com-uranio-empobrecido-sao-temidas-pela-Russia.-Porque–57ca7a4e
tirado do link que aqui colocaste
Que riscos apresentam?
Embora as munições com urânio empobrecido não sejam consideradas armas nucleares, a emissão de baixos níveis de radiação levou a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) a pedir cautela no respetivo manuseamento e a alertar sobre os possíveis perigos de uma exposição.
O manuseamento de tal munição “deve ser reduzido ao mínimo, devendo ser usadas roupas de proteção”, advertiu a AIEA, admitindo ser necessária uma “campanha de informação pública” para garantir maior segurança.
“Isso deve fazer parte de qualquer avaliação de risco e essas precauções devem depender do objetivo e do número de munições usadas numa área”, observou a AIEA.
A agência da ONU sublinhou que o urânio empobrecido é, acima de tudo, um produto químico tóxico, em oposição a um perigo de radiação, cujas partículas em aerossóis podem ser inaladas ou ingeridas.
O comentário original continua certo.
Não existe nenhuma “nuvem radioactiva”.
Quem pode ser afectado por alguma radioactividade é quem utiliza essas munições, seja a manuseá-las, seja a “levar com elas”.
Uma nuvem radioactiva têm é na cabeça aqueles russos todos do governo
Pronto… Chegou o “pseudo-Especialista” com mestrado tirado no TikTok ou Youtube…
Epá oicam me bem. No dia que a russia usar algo nem que seja apenae um cm do espaco europeu desaparece do mapa. O arsenal da Nato limpa a russia e a china em 5 minutos e isto de olhos fechados. Tenham juizo
Acho que ias ter uma desagradável surpresa se isso acontecesse.
Sim, as armas nucleares da NATO limpam a Russia e a China mas as armas nucleares deles também limpam os USA e os países da NATO.
Não sei se estás farto de viver mas eu não estou. Se calhar és tu que precisas de mais juízo.
Você sabe muito, mas…
https://declassifieduk.org/depleted-uranium-courts-accept-cancer-risk-denied-by-army/?fbclid=IwAR1LajgfvXamC5Twv72Mwp-eYEheCB94R60yBNnufNPME42-fq7Funb5ceM
Eu estou a pensar em tomar uma dose de U238, que é do que estamos a falar, todos os dias ao pequeno-almoço. Parvoíce de especialistas há muita.
Acontece que paióis bombardeados e destruídos com a violência que se viu, que provocaram uma nuvem imensa sobre o local, não deixam certamente a munições de uranio empobrecido em muito bom estado.
Mas quem percebe de foguetes da festa lá da terra é que certamente percebi disto.
Vai lá dizer isso aos Iraquianos, Afegãos e Sírios…
Os russos tem uma fixação pela radioatividade…. ora são nuvens ora armas.
Pois mas o unico país a usar a bomba atomica noutro foram os USA e por duas vezes.
E tinham cometido terceiro crime nuclear na URSS se o Estaline não a tivesse dotado também da bomba atómica.
O caminho está a alinhar se para o pior cenário. E nós vamos pagar por isso.
Nota-se que acompanhas muito a comunicação social na tv. A propagada ocidental juntamente com a russa para espalhar um falso medo já se espalhou demasiado
A comunicacao social hoje em dia so entretem idosos. Não serve pa nada
O pessoal leigo está minimizando os efeitos do uranio empobrecido. Evidentemente bom pra saúde é que nao é!
Eu estou a pensar em tomar uma dose de U238, que é do que estamos a falar, todos os dias ao pequeno-almoço. Parvoíce de especialistas há muita.
Acontece que paióis bombardeados e destruídos com a violência que se viu, que provocaram uma nuvem imensa sobre o local, não deixam certamente a munições de uranio empobrecido em muito bom estado.
Mas quem percebe de foguetes da festa lá da terra é que certamente percebi disto.
Coimbra deve beber água com resíduos de urânio fruto da lixiviação; pois quando chove as águas são arrastadas para o rio mondego. Não se sabe de casos de perigo como não se sabe nada disso a partir de análises, que analisam tudo menos os níveis de radioatividade. Quanto a um metal pesado se transformar em nuvem é balela.
Não é a Russia que diz… Os polacos já sabem disso e já mostraram o seu “apoio” aos fascistas de Kiev. A seguir a mesma nuvem segue viagem para a Alemanha ou Suécia e Finlandia. Mais uma vez a OTAN a mostrar o porquê de ser uma organização terrorista.
Nuvem radioativa e poe uma imagem de smog que nada tem a ver. So rir hehe
Se há nuvens de poeiras que chegam do sara, imagino que possam chegar também nuvens com resíduos de radioatividade, embora com uma concentração extremamente baixa.
É incrível a fluidez e rapidez dos media portugueses a espalhar notícias russas. Qualquer peido que a autoridade russa solte vem bater imediatamente em praticamente todos os canais portugueses, TV e internet. Já vi e ouvi cada estupidez que me faz duvidar de quem é que é realmente mais retardado, os russos ou os que espalham as asneiradas dos russos. Neste caso nem é preciso, tal é a estupidez, mas que tal validar, verificar e confirmar as informações antes de publicar qualquer coisa? É por causa destas notícias que ainda há gente retardada a defender a Rússia.
Voce levou alguma injecção atrás da orelha quando era pequenino? É que vê russos até debaixo do sofá.
Essa coisa de os médias portugueses espalharem rapidamente notícias russas, quando acontece exactamente o contrário, só demonstra que o senhor não está na posse de todas as suas faculdades, se é que alguma vez teve alguma.
Obrigado por demostrar o que eu quis dizer. É sempre melhor ver as coisas na prática.
Alerta: alguns comentarios nao tem fundamento solido e roçam o apelo ao odio e descriminacao. O que pode ser um problema legal.
A invasao da Ucrania pela Russia ‘e um facto. Pelo direito internacional, um pais soberano foi invadido – isso ‘e crime.
Parece-me que ‘e preciso alguem a moderar os comentarios no pplware sobre assuntos politicos ou socias, ou seja, nao-tecnologicos. Concordam?
Ou talvez você queira uma lista completa dos crimes cometidos por aqueles que você agora defende.
Dê uma vista de olhos nesta lista:
Você quer dizer FAZER CENSURA. Mais ainda do que é já efectuada.
Quanto ao cumprimento do direito internacional, podemos ter uma bela discussão sobre isso e de quem mais, muito mais tem infringido o mesmo.
Mas claro, isso é passado, não é? E os milhões de mortos que os “paladinos da liberdade” hoje indignados não vêm ou já esqueceram, não interessa para nada.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_wars_involving_the_United_States
Já foi desconfirmada, não há nenhum nível de radiação fora do normal. Aliás há locais na Europa com níveis bem mais altos. A radiação a nível europeu é detectada em tempo rel
Onde foi desconformado? Qual fonte vc viu isso?
Posso ajudar:
https://spectator.sme.sk/c/23171008/shmu-debunks-radiation-hoax.html
https://euroweeklynews.com/2023/05/19/radioactive-cloud-reported-to-be-approaching-europe-from-ukraine/
https://www.seattletimes.com/nation-world/mysterious-radioactive-cloud-over-europe-didnt-pose-any-danger-experts-say/
Atenção que o último link não tem nada a ver com a situação actual!
https://remon.jrc.ec.europa.eu/
Ao ler todos estes comentários pergunto-me realmente se de facto conhecem ou têm conhecimento da história recente aqui na Europa!!!! Ou mesmo se conhecem os tratados de Minsk???
É verdade que a Rússia não deveria ter invadido a Ucrânia , mas não esqueçamos aquilo que foram os acordos de Minsk!!
Porque não houve o respeito dos USA e da Europa dos mesmos??
A Ucrânia é um peão para interesses bem mais importantes para certos países e para uma organização que se chama NATO!!!
Coitados dos inocentes que pagam cara a fatura desses “pérfidos”.
Vejam em que ponto está a Europa, e vejam quem está a pagar cara toda esta situação???
Como é possível, nos dias de hoje , os nossos líderes só falarem de guerra???
Como e possível que digam que agora não é hora de paz ???
Tudo são interesses geopolíticos …
Chegou a hora de ser o povo a ter uma palavra a dizer para se construir um mundo melhor, mas para isso temos de melhorar os novos conhecimentos.
O interesse de quem nos lidera e que sejamos incultos , e enquanto isso acontecer eles poderão fazer aquilo que entendem ….
Eles jogam com o medo e o medo é o melhor controle da população.
Amicais salutares para todos
Dizer que esta nuvem não existe é surreal!!!!
Dizer que as armas de Urânio empobrecido não são perigosas para o ser humano, mais outra tontice!!!
Sim, a Rússia fez esse ataque, perto de Lviv! Logos nos primeiras 48 horas foram lá detetadas alterações!
Se é muito grave, não sei. Mas que existe, existe.
Agora, estranho é estar po Ocidente todo calado relativamente a isto!
Estamos a correr riscos muitos sérios! A Ucrânia foi injustamente invadida. No entanto, este caminho vai levar a algo muito pior que a invasão de um país a outro! Acordem!
Só existe na central de propaganda russa Global Research 😉
Simples, na monitorização em tempo real que é feita da radiação a nível europeu e mundial. Não há nenhum pico fora do normal. https://remon.jrc.ec.europa.eu/
BM, muito parabéns pelo comentário!
É exatamente isso!
A Rússia não deveria ter invadido a Ucrânia, mas há um passado antes de 2014!
Basta estarmos atentos para a quantidade de revoluções que existem neste mundo manimuladas pelas potências ( Rússia incluída)
Estarmos aqui de dentes cerrados a defender esta forma de defender o conflito é intelectualmente deprimente!
Sim, a PAZ tem de imperar. Esta guerra não vai levar a lado nenhum, para além de morte na Ucrânia, em Africa ( milhares a morrer de fome) e uma instabilidade mundial como não se via há décadas!
Espero que estes movimentos golpitas ( com os envios de drones para moscovo, com o objetivo de criar instabilidade social na rússia), não façam a Rússia cometer uma loucura na Ucrânia!
O maior problema do urânio empobrecido, vemos resultados no Iraque, síria, onde EUA jogou e o estrago que tem feito incalculável na saúde causando má formação, congénita, deformidade, apenas uma fagulha um pó do urânio enriquecido, é suficiente para fazer estrago no corpo, fora canceres, uma devastação a saúde do povo, até hoje Irque sofre com toneladas que EUA, soltou, mas nada se sabe pois mídia esconde, tudo isso prejudicará saúde das pessoas se expalhando e sendo levado , as consequências deram devastadoras a saúde das pessoas
A Rússia tem munições de urânio empobrecido. Não queria é que a Ucrânia também as tivesse.
É verdade o que dizes, tu falaste no Iraque,Síria, mas podemos acrescentar a Servia e provavelmente mais sítios..pois os EUA tem feito genocídio por todo o mundo.
Mas neste caso concreto foi o Reino Unido, que enviou essas munições para a Ucrânia, e o objetivo era envenenar para sempre os cidadãos do donbass, as suas terras de cultivo, ar,agua,etc.
Genocídio Sérvio? Ahahahahahhh lololololol… Oh camarada, sabes que a Rússia também andou a usar munições de urânio empobrecido, certo?
enfim, propaganda desses aldraboes