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Novo projeto-piloto vai limitar o carregamento de elétricos a 85%

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Mario says:

    Eu já faço isso com o meu diesel… Está limitado a 50% do depósito

    • A. Mascavado says:

      Também faço isso para andar menos carregado, além de ter feito uma dieta que me fez perder 20 Kg.
      Consegui baixar dos 4lt/100km

    • Elektro says:

      Epá não fales dessa tecnologia que a malta crucifica-te. Especialmente se souberem que carregas 50% do depósito em 1 minuto…

      • Tone says:

        E se for cam mangueira de alto débito é mais rápido eheheheheh

      • Não intendo nada disto says:

        1 minuto…. tanto tempo. Eu quando quero sair chego a garagem e tiro a ficha, quando chego volto a mete-la. perco 10s do meu dia e saio sempre de tanque cheio. Mas se quiseres podemos fazer as estatiscas do tempo perdido no final do ano. Entre as poucas viagens que tenho de fazer fora do range do carro e tempo que se perde a meter gasolina e ir pagar ;).

        • há+cada+gajo says:

          Mas isso é porque a tua vidinha não passa disso mesmo: sair de casa de manhã e voltar ao fim do dia. Mas tu é que sabes.., mas não digas que perdes tempo a meter gasolina, que isso fica-te mal. É só a diferença entre ser livre ou ser escravo do pópó !

          • Não intendo nada disto says:

            sou tão escravo do popo que em 2 meses e meio tenho 6000km. O problema é que o pessoal acha todo que e caixeiro viajante. Todos dias arranca de caminha e deixa uma caixa no algarve e volta logo a seguir. A realidade e que 90% da população leva os miudos a escola e depois vai trabalhar, nem 60km faz e ao fim de semana vai passear aqui ou acola e nem 200km faz.

          • Não intendo nada disto says:

            mas deixa-me partilhar uma coisa, no inicio ficas com medo e a processar isto e aquilo. Depois percebes que o problema so esta na tua cabeça, que não falta sitio para carregar o carro, e começas a simplesmente pegar no carro e seguir. A parte fixe é que até passeias mais com a familia, porque o preço do passeio é tão baixo que deixas de ligar.

          • Realista says:

            Começas a andar mais de carro porque quando gastavas €10 passas a gastar €1 e as portagens ficam mais caras que o combustível…

          • Nirelle says:

            @Não intendo nada disto não percebi uma coisa. Se em 2 meses e meio fizeste 6 mil kms num eléctrico, quanto é que gastas-te nos carregamentos postos de carregamento publico?

          • Não intendo nada disto says:

            nirrelle, contas feitas, 9.24 + 4.77+ 9.99 + 4.99…. não foram carregamentos completos, apenas topup para chegar em casa. Foi quase tudo carregado em casa ou nos hotéis que ofereciam 😉

          • Não intendo nada disto says:

            @Nirelle, as pessoas as vezes pensam que um eletrico anda meia duzia de metros e fica sem bateria, eu vou da zona mais a norte do porto até ao modego fazer stand up paddle e volto e ainda tenho 20% bateria. da mesma forma que vou a vigo e volto e meto e carrego 10 minutos so para vir mais descansado. Não preciso de viver em postos publicos

          • yamahia says:

            Ainda agora vi um artista que resolveu a fazer Madrid Lisboa Madrid e gastou 120 €. Com diesel fazia a festa com 90 € e menos 6 horas, no mínimo.

          • JL says:

            Gastou porque quis, também consegue fazer o mesmo trajeto com diesel a gastar muito mais.

          • Não intendo nada disto says:

            yamahia, fogoooo grande carro a diesel. Lisboa – Madrid em 30 minitos ? sim pois um eletrico faz lisboa madrid em 6:15 horas e com 2 paragens, uma de 15 e outra de 25 minutos. (ex do meu carro). se voce chega a demorar menos 6 horas ainda é mais rapido que um avião.

          • Realista says:

            @Yamahia É de estranhar que gaste €90, porque se usar o teu carro mágico que gasta 3L/100km a 120km/h e assumindo um trajeto de Lisboa-Madrid-Lisboa de1250km, só se gastaria 37.5 Litros que ao preço de €1,2/L com recurso aos teus talões de desconto ficaria por €45 que é o dobro do preço…

            O artista que viste é fraco comparado contigo!

          • yamahia says:

            @Realista se gastasse 3lts/100 fazia 2100 kms, não 1200. loooloool
            Mas se fosse á media dele era capaz era de fazer 2400 ahahah
            https://youtu.be/azQ67YEPCxs?si=GVKJb6jzEJ2lG1uD

        • PipoPT says:

          Qual o teu carro, já agora?
          Estou a considerar comprar um EV.

          • Não intendo nada disto says:

            Model 3 RWD, mas hoje em dia existem muitas boas opções 😉

          • Elektro says:

            @PipoPT Em alternativa tens os Dacia que são ~20.000€ mais baratos. Dinheiro que podes aplicar em manutenções depois da garantia ou apenas poupar na compra.

          • Realista says:

            O Dacia mais baratinho de todos, é o Sandero, e esse é mais barato €8.000 que elétrico mais barato da marca…

            Aliás nem a diferença do Dacia Sandero é menos que €20.000 para um M3 standard. Portanto não sei com que carro está sequer a comparar, se calhar é com o seu Clio de 1999.

          • Realista says:

            Falo sem IVA, antes que alguém apareça a reclamar.

    • Realista says:

      E metes sempre €20 para não teres aumentos. 🙂

    • TdSR says:

      Nos elétricos ligas o cabo wireless.

  2. RazorPT says:

    Futuro e os elétricos dizem eles, por tanto em vez de criarem mais postos de carregamentos e condições para tal nao, corta no limite carregamento, enquanto isso abasteço combustível normal, chego ao destino e espero pelos amigos q tem eletricos que cheguem horas ou no dia seguinte ahahah

    • Rodrigo says:

      Tenho eléctrico e um antigo a gasóleo nunca ninguém esperou por mim ou cheguei atrasado por ter um eléctrico.

      Eléctrico é o futuro para uma boa parte da população, mas sou contra a proibição de venda de carros a combustão, acho que podem conviver muito bem ambos.

      • Realista says:

        É inevitável a transição e não vai dar para conviver com ambos, porque os carros a combustão já começam a perder terreno noutras frentes como por exemplo no número de postos de abastecimento que estão a encerrar em alguns países à medida que as vendas de elétricos aumentam. Este argumento é dado por um estudo da ING Research onde referem que está previsto que encerrem 50% das bombas de abastecimento da Holanda nos próximos 10 anos, especialmente as bombas de gasolina mais pequenas e familiares onde as margem são mais apertadas o que obriga os condutores a que se deslocar para mais longe e pagar mais pelo combustível diminuindo a praticabilidade dos carros a combustão em relação aos carros elétricos.

        Para além disso já sabemos que a Europa está atrasada relativamente à transição para veículos elétricos pelo que permitir as duas soluções iria provocar mais atraso tecnológico em relação à China, porque as empresas europeias iriam sempre optar por apostar na solução que lhes garantem retorno imediato ao invés de investirem na continuidade e liderança da industria.

        • Mário says:

          @Realista, como é que vão fazer em África? É que em Portugal até produzimos Jipes para os países que não foram na ladainha do ambiente.

          • Realista says:

            O que é que o impedimento de venda na Europa tem a ver com o impedimento em África?

            Aliás produzimos carros em Portugal carros que não podem circular em Portugal mas podem circular em África da mesma forma que a Noruega também não deixou de exportar petróleo apesar de não necessitar dele para consumo interno… uma coisa não tem nada a ver com a outra.

          • JL says:

            Devia deixar de comer ou até tomar apenas uma refeição por dia, já que muitas pessoas em Africa é o que fazem…. quando o têm…..

          • Mario says:

            @JL já o faço e sou altruísta qb nesse aspeto.
            Já voce devia querer dar um elétrico a cada um para não emitirem CO2.

          • JL says:

            Já o faz ? então qual foi a ultima vez que tomou uma refeição ?

            Porque havia de dar ? também já deu algum carro aos africanos ?

      • há+cada+gajo says:

        A não ser que apanhes um acidente que te bloqueie a A2 por cerca de 1 hora no meio do calor e a seguir tenhas de ir para a fila da área de seviço de Alcácer …

      • RazorPT says:

        Sabendo que o eletrico ja foi criando antes da combustao e caiu por terra, creio que nao e assim tao linear

    • JL says:

      Não é futuro, é presente.

      Então quantas vezes esperou por eles ?

  3. rui says:

    Para CCS com velocidades elevadas faz sentido, acima dos 85% não há qualquer ganho, o tempo de demora é significativo, em type 1 e 2 já não concordo.
    Mas electrify America é CCS por isso tudo bem…

    • Realista says:

      Isto é para evitar que as pessoas liguem a ficha e deixem o carro estacionado, mas a solução seria aumentar o que se paga em vez de limitar a carga pois em termos de resultados as pessoas vão continuar obviamente a deixar o carro ligado e estacionado…

      • rui says:

        o sitema da Mobi.e tecnicamente cobra mais por isso, pois tu pagas por tempo no posto para alem dos Kwh, isso significa que ao tares até 100% os ultimos kwh vao ser significativamente mais alto o preço.

        • Realista says:

          Depende do sitio. Existem postos que apenas cobram por kWh e aí tanto faz se demora 30 segundos a carregar 100kw como 30 dias…

          • Tone says:

            O justo é pagar por kW…. Eu não tenho que pagar pela lentidão do operador…

          • rui says:

            Poucos, a maioria migrou para tempo, eu percebo, primeiro faz a malta ter mais atenção ao carregador que usa, nas AE é habitual teres um carregador de 50Kwh e outro de 140Kwh, se vires que vais pagar muito mais no de 140Kwh porque o teu carro só aceita 70Kwh em pico se calhar escolhes o mais lento e deixas o outro para quem possa tirar proveito…
            pagar a energia em si ao Kwh faz todo o sentido, o alugar do posto já é discutivel, mas não me choca ser ao minuto…

  4. Yamahia says:

    A Tesla já o fazia. Acima dos 90% cada minuto era 1€. Uma pequena distracção e lá se ia o valor de uma refeição no Solar dos Presuntos.

  5. PJA says:

    Um imenso LOL. Os carregamentos não são problema, dizem alguns. Atenção e a percentagem de BEV é residual.

    • Não intendo nada disto says:

      So far, the increased market share for electric vehicles means California is moving toward hitting its goals: Electric vehicles in California made up 25% of the new car market last year, up from nearly 19% in 2022….. Residual claro.

      • Yamahia says:

        Uma coisa são as vendas num determinado periodo, outra coisa completamente diferente é o parque circulante. E sim é residual. Actualmente devem circular na Califórnia 1% max. 2% de veículos elektros

        • Não intendo nada disto says:

          existem quase 2 milhoes de ev na california, estou a procura dos dados em relação a gasolina. Mas num mercado tao volatil como o dos estados unido com vendas anuais acima de 20% voces acham que ainda anda nos 2% ?

          • PJA says:

            A Califórnia tem a maior taxa de BEV, 2,5%, o EUA é de 0,5, há estados que é praticamente zero.. O problema dos BEV é o carregamento, resolvam esta questão, agora não me venham dizer que não é um problema.

          • JL says:

            Mesmo problema das outras tecnologias que são novas.

        • JL says:

          Residual ou inexistentes são os diesel….

          • Mario says:

            Mas na América sempre assim foi… não é de agora.

          • Mario says:

            Nos anos 90 é que a UE incentivou os diesel porque eram amigos do ambiente… agora o lobby dos elétricos pagou mais e os elétricos é que são bons… daqui a uns anos dizem que andar de Burro ou Mula é que é bom, então vamos todos trocar os elétricos por burros porque a palha é mais barata.

          • JL says:

            Nos anos 90, ou DESDE OS ANOS 90 ?

            Nunca pagou mais, aliás, pagou menos, já que no caso dos diesel dava para todos e ainda dá, e no caso dos eléctricos era só para 1000 e para as empresas.

            Dizem ? então já foi ao futuro e voltou ?

            Ainda não entendi porque isto lhe faz tanta comichão.

            Só troca se quiser, alguém o obriga ? está é cheio de dor de cotovelo porque as pessoas estão a caminhar para algo que não quer e não conhece, muito visto por aqui.

          • Mario says:

            @JL, dor de cotovelo, eu? Contando que por um elétrico novo face ao atual, teria que me endividar em 20 000€, gastar mais 2000€ com um eletricista para me meter a casa em condições para carregar o carro, pois não tenho condições de carregar a mais de 6A, e no fim de pagar o carro ainda ter que levar com a lotaria de ganhar uma bateria nova no carro? Não obrigado!
            Além disso, só vejo a malta dos elétricos a engalanar-se sempre que passa num… de vidro aberto para não gastar!

          • JL says:

            Então se não quer endividar-se é por tem dor de cotovelo, não vejo outra razão, ninguém disse que tem de ter um eléctrico..

            Eu só vejo os a combustão a andarem de vidro aberto, até porque não faz sentido um eléctrico não usar ar condicionado.

          • Mario says:

            O que mais vejo é teslas, e zoes, e leafs, e kias, de vidro aberto para poupar…
            Eu não quero endividar-me porque penso com pés e cabeça. Ou então podia ser daqueles… o meu vizinho tem um elétrico, eu tbm vou ter só porque sim…
            Ou se calhar o JL gosta de dar dinheiro aos bancos.
            E não desminta, os sucessivos governos com o aumento cego da carga fiscal querem o quê?
            Ah estão a pensar só no ambientezinho…tadinhos. Espantava-me era ver as pessoas a dizer que iam reduzir as viagens de avião em prol do ambiente, mas não, toda a gente se diz ambientalista, mas não prescinde de ir de férias de avião.

          • JL says:

            Mas como sabe que é para poupar ? Já lhes perguntou ?

            Não é isso que vejo.

            Se não quer não se endivide, continuo a não entender o argumento.

            Mas eu não dei dinheiro aos bancos, comprei um carro na minhas possibilidades e paguei a pronto.

            Você é que está a pensar só no ambiente, mais ninguém.

            Mostre lá onde diziam que iam diminuir as viagens de avião, que até são bem mais eficientes que as de carro a gasóleo.

          • Mario says:

            Olhe que não… e se comprou um tesla a pronto está nos 5% de portugueses que o pode fazer…

            “Mas como sabe que é para poupar ? Já lhes perguntou ?”
            Sim, efetivamente dizem que é para reduzir consumo.

            Então responda-me a isto Ilustre JL… se os elétricos são o salvador do globo, da carteira e do diabo a 7, porque é que estamos a bater recordes de consumo de combustível fossil em Portugal?

            https://www.rtp.pt/noticias/economia/consumo-de-combustiveis-fosseis-fixa-novo-maximo-apesar-do-aumento-das-renovaveis_n1580467

            Para mim é uma aposta falhada, nesta altura, e tendo carros elétricos há imensos anos no mercado, seria de termos reduzido o consumo em pelo menos uns 10% ou mais!

          • JL says:

            Como sabe que são 5% ? também é banqueiro ? não se esqueça que comprei em segunda mão.

            Onde dizem que são a salvação do mundo ? foi você que comprou e foi engnado com isso ? quando deu por ela ? peça o dinheiro de volta.

            Porque aumentou ? muito simples, porque a atividade aumentou, preocupe-se quando ela diminuir……

            Mas tinha de reduzir como ? se apenas existem pouco mais de 2% de carros eléctricos ? as empresas não consomem ?

            Enfim, onde chega a dor de cotovelo e o preconceito.

          • Yamahia says:

            Só para fazer baterias para carros elektros é um disparate de combustíveis fósseis!

          • JL says:

            Então quanto é?
            E quanto se gasta para a alternativa ?

          • yamahia says:

            Deve ser menos, enquanto não se fabricavam baterias a taxa de emissões eram inferiores.

          • Realista says:

            A noticia da RTP é sobre consumos MUNDIAIS…

            A aposta nacional deu frutos:

            https://pt.euronews.com/green/2024/05/10/renovaveis-satisfazem-95-das-necessidades-de-eletricidade-em-portugal-como-e-que-o-pais-se

            Deixamos de estar dependentes do estrangeiro e isto equilibra as contas nacionais.

          • yamahia says:

            Por isso é q importas 20% , o que seria se estivesses dependente…
            Por outro lado a maioria desses consórcios das negociatas de espelhos e ventoinhas tb são estrangeiros. Pagas qs 0,40€ o kWh para o estrangeiro quer a energia entre na rede, quer não entre.
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w
            Para além disso mais de 50% do q consumimos ainda é fóssil, apesar do recente período raro e excepcional para a produção das barragens.

          • JL says:

            Deve ser menos só porque o diz ?

          • JL says:

            Curioso, porque defende aquilo onde somos 100% dependentes….

    • rui says:

      Isso é treta, na Noroega é já mais de 50% do parque circulante e uns 90% das vendas e a rede de carregamentos está na boa, tens parques e parques de carregamento rapido e raramente tens de esperar, a rede cresceu ao ritmo necessário.
      em Olso tens um parque subteranio que o pagamento do mesmo inclui uma toma domestica para carregamento (em 9 horas carregas o equivalente a 100km).

  6. Awake says:

    É pelo vosso bem…comprem elétricos 😀

  7. JL says:

    Não entendo qual a admiração, faz todo o sentido em carregamentos rápidos serem limitados a 85 ou 90%, aliás, isso já acontece por cá, demora mais tempo dos 85 aos 100% do que dos 0 aos 85%.

  8. Infinity says:

    Se com 100% fazem meia duzia de KM agora com 85% vai ser bonito

  9. raptorveloci says:

    Desafio, venham aqui para a ilha da madeira com um elétrico.
    Garanto que serão umas ferias inesquecíveis!!!!

  10. Pensativo says:

    1 200,00 Rendimento mensal bruto
    16 800,00 Rendimento anual (14 meses)
    1 848,00 Segurança Social (11%)
    2 184,00 IRS (13%)
    12 768,00 Rendimento anual liquido

    40 000,00 Valor de um carro electrico (TM3)
    3,13 Anos de poupança para adquirir o carro

    Pensamento do dia ???????????????

    • Realista says:

      E compram sempre carros novos?

      • Mario says:

        Ah e tal compro um LEAF por 7000€ e ao fim de 3 / 4 anos vou dar 10 000 por uma bateria… parece-me um excelente negócio! Ou então adotar a mentalidade do tuga, um carro para ir á missa ao domingo, e um carro para a semana para trabalhar.

        • JL says:

          Mas tem de dar porquê?

          • Mario says:

            Uso… é saber fazer contas…. não investi 10 000€ em baterias nem 5000€ em paineis

          • JL says:

            Nem eu investi isso, não servia para aquilo que gasto, o investimento de cada um deve ser feito com base nas necessidades.

            A mentalidade tuga parece ser a sua, fechado a tudo e mais alguma coisa, depois passam o tempo a reclamar…

        • Realista says:

          Até parece que não gostas €10.000 em 4 anos num carro a combustão só em manutenções, impostos e combustível…

          LOLOL

          Deixa-me rir.

          • Mario says:

            Por acaso não… nem metade disso!

          • JL says:

            Então é porque não o usa.

          • Realista says:

            Se não gastas nem metade em combustível (que seriam €105 por mês), quer dizer que nem fazes 15km por viagem…

            E achas que uma bateria de um LEAF mesmo completamente lixada não dá para o teu uso diário??

            A sério… o pessoal não faz contas.

          • Mario says:

            @Realista… vou dar esse dinheiro por um LEAF com a bateria lixada? Isso é negócio pior que sucateiro? E se eu quiser ir a lisboa? paro de 40 em 40km? Tbm é bom negócio… pacóvios…
            Ou tenho que ter o petroleiro ali parado? A sério que só pensam no agora? Não pensam se tiverem uma emergencia? Ir ao hosptial? nah

          • JL says:

            Mas porque havia de ter a bateria lixada ? um carro em segunda mão é porque está avariado ?

          • Mario says:

            @JL, a probabilidade é elevada… e preciso de ter um carro para emergências… Não um que tenha que dar desculpas ao patrão que estou sem bateria e não posso acudir a uma paragem da empresa.
            @Realista… imagina-te com uma pessoa para levar ao hospital… ah vamos parar primeiro para carregar o bolinhas e depois vamos… a doença espera!
            Continuo a dizer… vivem num mundo encantado…

          • Yamahia says:

            Normalmente está td fdd:

            1ª parte do vídeo KiaEV com 9 anos, 2ª parte LEAF com 10 anos:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbIRDh5CnQtbrr3IJg?e=TeoL7P

          • Realista says:

            Normalmente se for preciso ir ao Hospital chama-se uma ambulância…

            E não me digas que repentinamente passaste a ter que fazer mais quilometros porque agora dá-te jeito. LoLoL

            Olha anda de trator assim pagas gasóleo agrícola que é mais barato e ainda para mais tens viatura para o que der e vier pois podes ir às compras a Lisboa comprar moveis ao campo apanhar batatas. Dá para tudo e a tua utilização está garantida!

            Win-win.

          • JL says:

            É elevada porquê? Porque você quer ?

            Então compre um carro melhor.

            @yamahia, esse só confirma o que já foi dito várias vezes, além de não serem todos iguais, afinal ele sabia que a bateria estava com problemas, senão não o tinha comprado.

          • PTO says:

            Qual é o canal onde está esse video do Kia e do Leaf?

          • yamahia says:

            1ª parte, Mecânica sobre rodas.
            2ª parte, Canal do Pedro Bastos

          • PTO says:

            Obrigado!

          • JL says:

            Esse senhor é muito engraçado, vende-se por pouco, faz um vídeo a dizer que 1 a cada 7 carros tem os KMS martelados, mas o estudo da carvertical diz os a combustão são ainda mais, mas o eléctrico é que vende.

            Tenho de ir ver o que ele diz dos motores a combustão, é que segundo parece, quando falam mal de eléctricos nos videos, até dá dó os ver a falar de combustão. Looooool

          • Realista says:

            @Yamahia 10 anos? Queres que meta aqui vídeos do youtube de carros com 2 a 5 anos todos lixados?

            Basta pesquisar por BlueHDi…

            LOLOLOLOL

  11. Mario says:

    @JL, não posso carregar carro em casa, quero ter e ambiciono ter um elétrico, posto público mais próximo, 20 km, como faço? Amanhã vou passear e penso… epahhh se calhar é melhor ir buscar um rissol ao lidl para carregar o carro, e perder 2h nisto! 20 minutos de viagem para cada lado, mais 10 min para comprar o rissol, mais o tempo de espera se tiverem 2 ou 3 para carregar… Tá fixe…

    • JL says:

      Não pode porque não quer..

      Carrega em casa.

      Deixe lá, quando tiver um só vai desejar o mesmo que os outros, ter comprado mais cedo.

    • Realista says:

      É o que dá morar na aldeia… e ter a casa com instalação de 6A.

      Mas ao menos já tens Internet que antes também não tinhas, nem TV por cabo e outras comodidades… é esperar que instalem um carregador na aldeia.

      • Mario says:

        Tenho mais qualidade de vida do que se vivesse na cidade, em caixotes empilhados e passasse horas no transito…mas se tivesse um VE em cidade era rei e senhor!
        @JL vou lhe passar o meu NIB para que possa transferir-me os 2000€ que me pediram para refazer a instalação da minha casa, e ter potência certificada para 6.9KVA em vez de 3.45KVA
        @Realista, por acaso tenho 3.45kva e chega e sobra! Agora se achas que é bom ter uma torradeira 24h a chupar 10A, não sabes o stress que causa numa instalação. Nem de eletricidade deves perceber quanto mais. Nem que P = U * I * cos Y

        Se comprar um carro a combustão usado é uma lotaria, então um elétrico é do melhor…
        Depois o vendedor do “stander” mete-se ao fresco a dizer “oh amigo, eu andei nisso e isso tava impecábel”.

        • Realista says:

          É verdade que tens mais qualidade de vida no ambiente porque aqui o pessoal anda todo a carro a combustão, mas perdes noutros aspetos como acesso a cuidados de saúde que não estão propriamente à mão… assim como supermercados que estão a… 20km como o Lidl.

          Mas não podes chorar quanto a isso, já tens internet e tv por cabo que antes não tinhas. Quanto tempo demoraram a chegar ai? Ou eras daqueles que dizia: “Internet para quê?!?! Uma sachola na mão é que é bonito!!”

          E não te esqueças que acabaste de dar um tiro no pé:

          Primeiro dizes que tens que pagar a um eletricista para poderes carregar a mais de 6A, mas depois agora já entendes de eletricidade … ou seja … já não precisas! HAHAHAHAHAH

          Outra coisa:

          24h x 10A = 52.2kWh e eu tinha carregado o meu carro mais de 2 vezes e para a tua utilização chegava-te para o mês todo pois o carro carrega enquanto vais pastar as ovelhas.

          • Mario says:

            @Realista… carrego a 10A e depois nem um aspirador posso ligar!!! Boa mike! Ou então meto numa tomada mais velha a 10A e ganho uma fogueira para me aquecer… tbm é bem visto!
            E olha, tenho um centro de saúde a 5km de casa onde tenho consultas em menos de 3 semanas, coisa que os alfacinhas não se podem queixar! E posso-te dizer que a menos de 300 metros de casa tenho um supermercado com preços bem mais em conta que o Lidl 😉 . Ou tbm vais atrás dos cupõezinhos e cupõezões.
            E já agora… com um LEAF do aço como você refere… com 150km de autonomia cenário: Estou em Leiria, e preciso de ir ao Porto numa emergencia… acho que vou dizer… chefinho, olhe eu vou mas páro de 60 em 60km para carregar o carro!
            Nem o que é uma emergência percebem quanto mais.

          • JL says:

            E liga o aspirador às 2 da manhã ?

          • Não intendo nada disto says:

            @Mario eu tenho estado a acompanhar a conversa, esta sempre a fazer plin no email. Um eletrico não é pau para toda a obra, tens as suas virtudes e problemas. O que me parece a mim é que o senhor so procura os problemas e claramente não é o carro para você, pois se voces esta preocupado com o que o chefe vai dizer se voce demorar enquanto usa a sua viatura pessoal e não do trabalho algo ja vai mal ai. Segundo se a sua casa não tem condições para carregar um carro eletrico é um problema seu e não do resto das pessoas, eu por exemplo gastei 66 euros em material e paguei uma churrascada a um amigo meu e carrego a 16a na minha garagem sem problemas nenhum, são cerca de 220-250km reais que consigo carregar por noite, que chegam e sobram para as minhas necessidades. Mas la esta minhas necessidades e não das suas. Cada macaco no seu galho se o senhor não vê qualidade não compre, agora não venha fazer lobby contra uma algo que o senhor desconhece e principalmente não encaixa nas suas necessidades

          • Realista says:

            @Mario… faz as contas.

            Mesmo que tenhas um carro com autonomia para 150km para uma viagem de 180km porque é que vais parar de 60 em 60km (3 vezes)?

            Porto – Leiria são duas horas de viagem, se parares ao fim de 1 hora e deixares o carro a carregar 10 minutos enquanto vais à casa de banho já tens autonomia para chegares ao Porto e andares por lá às voltas…

            Assim conclui-se que o que tu estas a fazer é criticar por criticar e é por causa disso que a UE quer implementar a proibição de venda, porque a tua recusa é tão grande que qualquer problema é um problema enorme.

            Como por exemplo começaste a dizer que tinhas de ir a Lisboa mas como já fica dentro da média do carro, já queres ir ao Porto. Mas pelo que dizes bastaria uma viagem dessas para a tua média de utilização do automóvel aumentar consideravelmente pois sempre que fizesses uma viagem Leiria-Porto-Leiria significa que terias de ficar pelo menos 1 mês e meio sem usar a viatura para dar as médias que falas.

            E para além disso existem alternativas de Leiria ao Porto como por exemplo o Flexibus, que para o teu caso parece-me que nem sequer precisas de viatura.

            Assim ou subestimas no quanto gastas realmente ou não sabes os trajetos que fazes, porque a tua história não faz sentido quando se faz contas…

            Eu cá acredito-me mais que subestimas no quanto gastas, porque uma coisa é gastar €25 por semana e pensar que se gasta pouco, mas na realidade isso corresponde a €110/mês que correspondem a €5000 de combustível em 4 anos… sem juntar custos manutenções e impostos. É que depois feitas as contas mesmo assumindo que tenhas de comprar uma bateria por €10.000 afinal não fica assim tão cara.

          • Realista says:

            Já agora deverias saber que 3.45kVA são 15A… se usares 10A a carregar o carro ainda sobram 5A já podes ligar um aspirador de 800w.

            O problema é que para quem só tem 3.45kVA ter aspiradores de mais de 1100w e que lhe consume 33% da potência contratada só significa que estas completamente desajustado na potência contratada. É que se ligares um mini-Forno de 2000w (10A) e esse aspirador ao mesmo tempo a luz também vai abaixo lololol

            Mais vale pagares os €10 por ano e passar para o escalão potência seguinte mesmo sem carro elétrico…

          • yamahia says:

            O que vale é o preço da eletricidade é sempre à borla, até quando sai mais cara que a gasolina loooloool

          • JL says:

            É comparar com a gasolina mais cara, depois logo vê qual é mais barata.

          • Realista says:

            Eu consigo produzir eletricidade… combustível é que é complicado.

          • Yamahia says:

            Nem essa que consegues produzir é a borla! Sai até bastante cara. De acordo com estimativas +0,30€ o kWh.

          • JL says:

            É de borla quando o investimento for recuperado.

          • yamahia says:

            Quando o investimento for recuperado já o sistema está com os pés para a cova.

          • Realista says:

            @Yamahia decide-te… porque ou fica caro ou fica barato. É que estas sempre a dizer que os preços da eletricidade estão sempre a aumentar mas isso quer dizer que pagam paneis solares mais depressa.

            Isso é contradição lol

          • JL says:

            Mas ele já foi recuperado e não está com os pés para a cova.

            Curioso porque você está sempre a defender soluções que dependem destes sistemas de pés para a cova, você veja bem o futuro que quer, porque já ninguém o entende …

          • Yamahia says:

            Decido o quê?
            Se comprares o kWh até 0,30€ não vale a pena estares-te a chatear com investimentos em sistemas solares.
            Acho que está bem explícito e implícito numa das respostas anteriores!

          • JL says:

            Ah não ? Então quanto custam agora os painéis ? Dá me a sensação que você ainda mete gasóleo a 2.1 euros.

            Não vi explicação nenhuma.

          • Realista says:

            Um sistema fotovoltaico tem uma longevidade de 25 anos a 30 anos e um sistema pequeno de 1000w gera consegue durante um ano gerar cerca de 1,2MWh de energia que deixas de comprar à rede.

            Se a rede te vendesse a €0.15/kWh mas que entretanto deixaste de o consumir, significa que poupaste €180 por ano.

            Um sistema destes custa à volta de €1500 (com instalação) o que significa que ao fim de 8 anos tens um sistema que se pagou a ele próprio e ainda o podes usar por mais 17 anos gerando-te o dobro do dinheiro investido… mas ainda há mais:

            Na verdade os preços necessitam de ter em conta a inflação, pelo que os preços da eletricidade também sofrem aumentos ao longo do tempo o que faz o investimento recuar dos 8 anos para se pagar ainda cedo e gerar ainda mais retorno. Para além disso estes sistemas quase que nem precisam de manutenção, para além de uma limpeza ao fim de vários anos.

            Assim, só quem tenha 55 ou 60 anos é que olha para um sistema destes com desconfiança porque a vida que tem pela frente é menor do que a vida útil do sistema e portanto não lhes compensa… são os chamados velhos do Restelo lolol

          • Realista says:

            *um sistema pequeno de 1000w consegue durante um ano gerar cerca de 1,2MWh*

          • Yamahia says:

            @Realista 1500€ para 1000w de fazer cócegas? Não carregas o carro elektro com isso nem abasteces 1/4 da casa com isso, mas adiante.
            -Para esse preço só se for dos chinos de vão de escada por atacado que não valem nada, q se estragam mínima pedrada de granizo e depois vais-te agarrar ao pau que garantia nem vê-la.
            -Para atingir os 25 anos com um mínimo de garantias (eficiência pelo menos 80% de capacidade anunciada) precisas lidar com empresas sérias.
            Custos:
            1- painéis para 1000w, mínimo 4 peinéis MeyerBurguer………1 288,00€+IVA, só por aqui já fostes
            https://www.ffsolar.com/products/FF_lista_PVP.pdf
            Depois acrescenta aí:
            2-Inversor 1000,00€
            3-Estrutura com montagem 400,00€
            4-Sistema de monitorização 300,00€
            5-Cabos e conectores 200,00€
            6-Instalação (Mão de Obra) 1000,00€
            7-Bateria pequena LG Chem RESU: 6.000 € capacidade 6,5 kWh =6000,00
            8-Seguro 1%/10 484,24€ = 104.85€x25 anos=2 621,25
            9-Limpeza profissional anual 150€x25anos=3 750,00€
            10-Inspecção anual 200,00€x25=5 000,00€

            Acrescenta 2 baterias (1 a cada 10 anos)=12000,00€
            Portanto:
            Custo Total do Sistema para 25 anos Incluindo Manutenção, Seguro e Substituição das Baterias: 33 855,49€
            Produção total de Energia ao longo da vida útil=1200 kWh/ano×25 anos=30000 kWh =1200 kWh/ano×25 anos=30000 kWh

            Custo por kWh= 30000kWh/33 855,49€=1,129€ por kWh
            Com a possível agravante de apenas os peinéis garantirem funcionamento por 25 anos. Tudo o resto é 3 a 12 anos.
            Os velhos do restelo já cá andam há muito tempo para paparem grupes desses!

          • JL says:

            Loooool, conseguiu encontrar preços se há 5 anos e depois escolhe o que quer ?

            Ok, quando falarmos de gasóleo e gasolina e tudo o resto vamos usar sempre os preços mais altos e desajustados.

          • Realista says:

            Estas a comparar o preço de um Ferrari com o preço de um Dacia e para além disso não sabes fazer contas… (acho que já notamos que a matemática não é contigo)

            Aí no que partilhaste tens o preço de um painel de 430w a €217 logo na página dois. 430w * 3 são 1240w… mais do que 1000w e mesmo assim os 3 painéis custam €217*3 (+iva) = €800. Um inverter para os 1500w anda à volta dos €200 a €400. Basta veres no Leroy Merlin e encontras inverters a esse preço.

            Aliás a minha instalação em 2022 ficou por €1250 + Iva tanto e que que candidatei-me (e recebi 80%) do fundo ambiental… ou seja a minha instalação ainda ficou mais barata. lolol

            O que tu queres é justificar o injustificável com equipamentos desajustados à realidade do consumo para além de meteres isto:

            8-Seguro 1%/10 484,24€ = 104.85€x25 anos=2 621,25

            9-Limpeza profissional anual 150€x25anos=3 750,00€

            10-Inspecção anual 200,00€x25=5 000,00€

            Hahahahaha

            Ok ok velho do Restelo, leva lá a bicicleta.

          • Yamahia says:

            Nop, os preços são de Maio de 2024. Mais actuais é praticamente impossível.

          • Yamahia says:

            @Realista, ja estava mesmo a ver…boa sorte com os kits do Leroy looolooolool

          • Yamahia says:

            At à matemática, convém olhar para a marca e para o facto de se renderam 80% tá bom..
            Por isso 4x365w

          • JL says:

            Um inversor fronius para essa potência custa 500 euros, vai dizer que não é boa marca ?

          • Realista says:

            Você é que é o inteligente. 🙂

            Eu a gerir 1,2MkW por ano com 80% de eficiência… imagina se fosse com 100%.

            https://i.ibb.co/wNcT4bQ/Screenshot.jpg

            Pior só o carro a combustão que tem 40% de eficiência mas essa percentagem para si já está boa!

            HAHAHAHAHAHAHA

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