Novo calendário escolar 2020-2021! O que muda com a pandemia
A pandemia tem obrigado a diversas alterações na sociedade. Como temos referido, ao nível da educação as mudanças são várias e nesse sentido é preciso proceder ao ajuste do calendário escolar.
Face à paragem forçada, existe agora um novo calendário escolar. Saiba o que muda.
As aulas estão interrompidas desde o passado dia 22 de janeiro. A suspensão é até ao próximo dia 5 de fevereiro e, ao que tudo indica, as aulas irão ser retomadas online no dia 8 de fevereiro. De relembrar também que o novo estado de emergência será até ao próximo dia 14 de fevereiro.
Segundo o que foi revelado pelo Ministro da Educação irá haver atividade letiva (Presencial ou à distância) nos três dias de carnaval (15, 16 e 17 de fevereiro)
Relativamente ao período da Páscoa, serão repostos os dias 24 e 25 de março para aulas. Os restantes dias serão para as reuniões de avaliação. As férias terão início a 29 de março de 2021 e terminam a 5 de abril. De acordo com o nível de ensino, irão também ser acrescentados 5 dias úteis.
Novo calendário escolar 2020-2021
- Haverá aulas presenciais ou à distância nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro
- Aulas nos dias 24 e 25 de março (dias das férias da Páscoa)
- 5 dias úteis, no final do ano letivo, de acordo com o nível de ensino
- Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclo
- 1, 2, 5, 6 e 7 de julho
- 7.º, 8.º e 10.º anos
- 16, 17, 18, 21 e 22 de junho
- 9.º, 11.º e 12.º ano
- 11, 14, 15, 16 e 17 de junho
- Educação Pré-Escolar, 1.º e 2.º Ciclo
Estas são as datas definidas para agora. Os números da pandemia em Portugal não são nada simpáticos, posicionando o nosso país como o pior do mundo.
Este artigo tem mais de um ano
Quando que será o início do ano letivo de 2021 , para o ensino primário e secundário?
Eu acho que sim.mas a minha opinião é muito importante é para saber porque gue voces estão a pregumtar isto?
Concordo com esta medida do Ministério da Educação,acho muito bem.
Eu também concordo com esta medida do ministério de educação acho muito bem
Devido à falta de preparação (afinal não tiveram tempo de preparar nada desde o final do ano letivo passado) tiveram de interromper as aulas durante 15 dias pare recomeçarem com as especáveis aulas à distância, agora vão terminar a 7 de Julho, já numa altura de férias de verão para muitas pessoas. Boa Mike!
Só espero que as aulas do 1º e 2º ciclo não sejam como as do ano passado que foi uma bandalheira.
O dia 24 de março já fazia parte do calendário escolar… Deviam informar-se melhor daquilo que publicam… Se dizem que as férias só começam a 29 de março, então é porque as aulas devem terminar a 26 de março… As reuniões de avaliação só ocorrem após as aulas terminarem. Aguardemos as indicações do Ministério da Educação.
Quanto à preparação… O único problema é que a entrega dos computadores ainda não está terminada, porque as escolas e os professores estão preparados para o ensino à distância desde o início do ano letivo. Todas as escolas de Portugal durante o 1o período e início do 2o tiveram turmas em isolamento profilático e durante esse tempo as turmas tiveram aulas à distância, às quais alguns alunos não puderam assistir por falta de equipamento informático e acesso à internet.
Não houve tempo para preparar um possível (mais que certo!) confinamento…..
Este calendário é para as escolas que têm ano letivo com avaliação semestral ou trimestral? É que as escolas com avaliação semestral tinham férias na primeira semana de interrupção ou seja de 25 a 29 de janeiro, portanto já repuseram cinco(5) dias úteis de interrupção/aulas. Isto salvo melhor opinião.
O sindicato dos professores concordaram com este novo calendário ? Ou irão eles promover greves nestes dias ?!