Novo 112 vai passar a detetar local exato de origem das chamadas
O Ministério da Administração Interna (MAI) lançou esta semana um concurso internacional para a manutenção dos centros operacionais 112.pt, o serviço de chamadas de emergência gratuito, no valor de 11,5 milhões de euros para cinco anos.
Uma das novidades deste novo serviço de emergência será a deteção do local exato de origem das chamadas.
Novo 112 terá um conjunto de novas tecnologias
O MAI refere que o concurso internacional por prévia qualificação tem em vista a manutenção dos centros operacionais 112.pt, bem como o investimento e implementação de uma nova arquitetura tecnológica nos centros operacionais que permita garantir a modernização e digitalização destas infraestruturas digitais críticas, segundo revela a Lusa.
O investimento é de 11,5 milhões de euros, para 60 meses, e arranca em 2023 sendo que cerca de 5,480 milhões de euros é suportado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do projeto “Infraestruturas críticas digitais eficientes, seguras e partilhadas/SGMAI”.
Esta nova geração de centros operacionais 112.pt foi desenhada para facilitar o contacto entre os cidadãos e os centros de emergência utilizando tecnologias, como por exemplo imagens, vídeo, app, redes sociais e sensores, além de introduzir o 5G e os centros operacionais passarem a receber a geolocalização dos chamadores diretamente dos terminais móveis.
Os centros operacionais vão continuar a receber a geolocalização oriunda de outras fontes já implementadas no 112 nacional (Cell ID, AML).
O serviço 112 foi lançado em Portugal em 1997 no contexto da criação, pela Comissão Europeia, do Número Único de Emergência Europeu e o atendimento tem sido assegurado pela PSP e GNR.
O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR, nas Centrais de Emergência. O 112 canaliza apenas para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.
Este artigo tem mais de um ano
Ai não vai não, pelos menos com chamadas por voip não….
Mas aí os operadores dizem mesmo que não é possível.
Bastar obrigar a introdução do E911.
Porque razão não irias querer que o 112 soubesse a tua localização!?
Achas mesmo ? Basta teres o telemovel ligado para saberem onde estás !
“Detectar local exacto das chamadas ?? ”
Mas isto ja é feito á anos, aliás desde a idade da pedra. Todos os telemoveis emitem sinal para as operadoras seberem quais as antenas a ser utilizadas para triangular sinal. Quando as antenas triangualam sinal, sabem sempre qual é a intensidade com que o sinal do telemovel lá chega, com estes dados é facilimo localizar alguem, mesmo sem fazer qq tipo de contacto, basta ter o telemovel ligado.
Gambuzino, “Os centros operacionais vão continuar a receber a geolocalização oriunda de outras fontes já implementadas no 112 nacional (Cell ID, AML).”
Estás a falar do “cell id”, e foi o que disseram no artigo.
Exactamente, os dados referentes ao “Cell ID” existem nas operadoras á muitos anos., aliás, desde o inicio das comunicações moveis,
eles dizem que vao fazer agora, tu dizes que o fazem á anos…
Se calha queres dizer que isto já podia ser feito á anos.
Detetar em tempo real nunca foi possível por cá. O 112 nunca teve essa capacidade. É essa a inovação, vão passar a saber de onde está a ser feita a chamada, tal como acontece nos EUA, por ex.
Por favor lê o artigo da próxima vez.
+1
O 112 nunca teve essa capacidade ?
Por favor lê o artigo (todo) da proxima vez.
Não, não teve. O que você está a falar do cell Id é um processo diferente, mais demorado e muito menos exato. Se tivéssemos esse processo há anos, não havia necessidade de se dar a localização ao ligar se para o 112, nem havia ambulâncias a andarem por vezes “perdidas” á procura.
Acho que não é difícil pensar um pouco e perceber isso.
Já em 2007 no Inem implementamos isso para nrs fixos e móveis. Grande novidade.
O cell Id não é tão preciso.
112 em Espanha já é assim. Mostra nossa localização no ecrã na altura da chamada e envia para eles. Mesmo que esteja em movimento.
Top!
Finalmente.
já devia estar ativo há muito tempo, para acabar com as chamadas falsas.
Propaganda pura! Para entreter.
Entre lançar o concurso hoje…final do mesmo…e a entrada ao serviço das novas funcionalidades…vai demorar uma eternidade.
Não acredito que esteja pronto em 2023.