Nova plataforma de comparação de preços quer “revolucionar a forma de fazer compras”
O KuantoKusta lançou, esta segunda-feira, uma nova plataforma de comparação de preços, o Kabaz, que resulta de um investimento de 500 mil euros e dois anos de investigação e desenvolvimento.
A despesa no supermercado pesa nos orçamentos familiares, pelo que uma boa gestão é crucial. A par desta, também a atenção redobrada, aos preços, promoções e oportunidades, pode fazer a diferença, no final das contas.
Numa altura em que a carteira de uma larga fatia da população se vê espremida, o KuantoKusta lança uma plataforma que virá, por certo, facilitar a vida aos portugueses.
Kabaz chega para "revolucionar a forma de fazer compras no supermercado"
Dois anos de I&D e 500 mil euros depois, a plataforma Kabaz vê a luz do dia e chega aos portugueses com a promessa de "revolucionar a forma de fazer compras no supermercado". O objetivo é simples: disponibilizar os preços atualizados dos vários produtos vendidos em todos os pontos do país, permitindo uma comparação.
Num comunicado a ser divulgado pela imprensa, o KuantoKusta explicou que a nova plataforma permitirá identificar o supermercado onde uma determinada lista de compras fica mais barata, otimizando a poupança dos consumidores, se estes optarem por dividir as compras pelos supermercados onde os preços são mais baixos.
Os preços dos produtos são atualizados várias vezes ao dia, permitindo "aumentar a conveniência, a transparência de preços e as decisões informadas", sendo ainda possível otimizar o planeamento orçamental, através da monitorização das tendências de preços.
Mais do que isso, os preços estão disponíveis por localização, de modo a adaptar-se à realidade local dos utilizadores. Futuramente, serão ainda introduzidas outras funcionalidades, como um histórico e um alerta de preços.
Além de permitir a comparação do cabaz total entre supermercados, analisando o custo total do cabaz em cada supermercado, a plataforma possibilita uma maximização das poupanças, trocando artigos semelhantes.
Segundo dados avançados à agência Lusa, uma simulação do Kabaz, tendo por base uma lista de 30 produtos de supermercado, "revelou a diversidade de preços praticados por diferentes hipermercados", com o valor total dessa lista de compras nos vários estabelecimentos analisados a variar entre 94,12 euros, 98,05 euros, 100,10 euros e 123,15 euros.
O hipermercado que oferece o preço total mais baixo é 24% mais barato do que o que pratica os maiores preços.
Nota o KuantoKusta, salientando que os 29 euros de diferença entre o valor mais alto e o mais baixo "demonstra claramente o impacto significativo que a diferença de preços pode ter no orçamento das famílias".
Caso o consumidor opte por fazer compras em diferentes supermercados, escolhendo os que oferecem os preços mais baixos para cada produto, o valor total desta lista de compras pode ainda descer para os 89,84 euros.
O KuantoKusta "destaca também o potencial de poupança que as famílias podem conseguir ao terem um acesso mais facilitado e transparente aos preços dos hipermercados".
Curiosamente os preços são do Auchan, Continente e Pingo Doce, que disponibilizam os preços online… Quero ver adicionarem preços do Aldi, Lidl, Mercadona…
O problema é que muitos supermercados tem preços diferentes (promoções) em zonas diferentes por isso nunca vai dar, só vai dar os que tem preço online para todo o Portugal.
não adicionam, para isso era preciso terem acordo com eles para partilha das tabelas de preços ou terem alguém de terreno a andar a fazer esse levantamento, mas esses hipers costumam ter produtos de marcas proprias não presentes nos restantes hipers, não vejo grande sentido na comparação a não ser que compres produtos independentemente da marca
No meu caso eu compro de marca branca, por isso tanto se me dá se a lata de cogumelos é da marca x ou y, eu quero é o preço/quantidade. E isso esse comparador não me ajuda em nada. Mais vale a app Super Save.
Passa a consumir cogumelos frescos
ya, não se torna assim tão inovador.. gastar 500k só porque agregou dados existentes.
Para além que fui pesquisar a marca de ração my pet para cães e nem aparece o artigo, enquanto que no site do continente aparece..
Ou seja, estamos perante o comparador ainda bem incompleto
Que desperdício de dinheiro, já parece aquelas coisas feitas pelo Estado onde gastam milhões para pregar meia dúzia de tábuas…
Tipo uma app por causa do Covid?
É um belo exemplo
+1
o Mercadona até tem alguns preços minimamente decentes mas o consumidor tem de ser inteligente na hora ir às compras. Acho que um dos fatores mais preponderantes para quem quiser poupar é mesmo fazer uma lista de compras bastante assertiva.
O Mercadona tem um target diferente, não tem promoções nem descontos, e aposta quase tudo na marca própria. O cliente do Mercadona vai lá porque aprecia os produtos e porque gosta da atenção ao cliente.
Porque não? Ainda assim não dará para ser tão exato porque mesmo na mesma cadeia há preços diferentes dependendo da localização.
Quem perde são eles, pessoas que usem o comparador que secalhar até vão ser algumas vamos ver nunca irão a esses supermercados porque não disponibilizam o preço.
E se no futuro não quiserem disponibilizar o preço por alguma razão é
Não perdem nada, os supermercados estão sempre todos cheios.
E a mercearia dp Tizé ?
Já a muito tempo que estava a espera desta plataforma já que eles tinham anunciado a anos atrás.
Esperemos que faça mexer um pouco o mercado, pois pelo tempo que perdi podemos ver que existe grandes diferenças entre os principais supermercados.
o grande segredo está é nos supermercados quele não têm… aldi, mercadona, lidl etc etc
E tenha cuidado porque o comparador não tem os artigos todos.
Comparar produtos comprados habitualmente entre 2 supermercados habituais até é interessante. Será que haverá uma APP para esse efeito? Pela leitura que fiz não percebi se será por APP ou no site deles…
Sim também gostava de uma APP e leitor de código de barras.
O Super Saver penso que faz isso.
super save é horrivel. nada funcional.
Está-se-me a acabar o azeite, preciso de comprar à volta de 5l. Fui ver o comparador e da marca que gasto só há garrafitas de 0,25l, … que estão ao mesmo preço nos três supermercados.
Fiz outras pesquisas e não fiquei convencido. Tem poucos produtos e em geral não tem as marcas próprias dos supermercados.
Onde penso que se poupa dinheiro é nas promoções, comprando em quantidade para armazenar. Há quem veja os folhetos dos supermercados. Ou chega a um corredor, por exemplo, do leite e compra o que estiver em promoção. Ou compra Skip só quando está em promoção.
Sim, para ir ao supermercado é preciso uma lista de compras, para não se comprar o que não se precisa, nem no imediato nem mais tarde. Mas fazer uma lista “à justa”, preciso de 1l de azeite e 1kg de arroz, etc, e depois vai-se a esta calculadora (incompleta) para ver onde fica mais barata uns cêntimos não me parece grande coisa.
O que também notei é que existem grupos “de promoções e produtos de qualidade ” no WhatsApp que trocam bastante informação. Com pessoal a ir especificamente a um supermercado para comprar um único produto, em quantidade. Há uma certa competição para ver quem compra mais barato – “comprei baratíssimo” é uma frase que o pessoal com algum dinheiro gosta de usar
Já o azeite que costumo comprar apareceu em 4 supermercados e com diferenças bem grandes.
Adorei esta ferramenta, fico a espera da APP e leitor de código de barras.
??? Qual azeite? De quanto foi a diferença por litro?
Só para rir, para quem bem para aqui fazer copy paste de links e fazer relatos do que vai “comendo” na Net e se mostra como pesquisador aqui do burgo……
Mas alguém quer saber se te está acabar o azeite…. Haja pachorra…
Se calhar foi o exemplo que o moço quis exemplificar penso eu…
Tens que ter mais calma miúdo.
Acho muito bem.
Primeiro que tudo é preciso respeitar a iteração desta plataforma. É certo que muita coisa vai ter de ser ajustada com o passar do tempo e com feedback dos utilizadores.
Eu acho que já algumas coisas a terem em consideração que alguém (possível Product Owner) da empresa possa ler e levar para casa:
– A distância da casa das pessoas até ao supermercado; se vamos ao super X em vez do Y por que o produto M está 0,05c mais barato, o custo da gasolina não compensa.
– Era interessante as pessoas poderem registar uma lista de artigos que precisam (i.e. semanalmente, mensalmente) e a aplicação conseguir distribuir essa compra da forma mais rentável – se calhar, com a opção de enviarem para casa. Nunca de forma automática.
– Também seria interessante ter em conta as promoções.
Finalmente, acho que é preciso ter cuidado para os super mercados não se porem com acordos entre si para praticarem os mesmos preços … ahahahahahah desculpem, adormeci e sonhei acordado.
O que não falta é isso de acordos para praticarem os mesmos preços, aliás há vários supermercados a levarem multas da AdC por cartelização.
Vai ser outro fiasco tipo SuperSave!
O KK já tinha algo implementado no próprio site, mas era péssimo.
No passado tivemos o MaisCarrinho que infelizmente não durou muito tempo
É útil ter um comparador destes, o problema é como mantêm os dados atualizados.
Por exemplo, em talho & peixaria têm poucos produtos, e em “Pingo Doce Vitela e Vitelão Picada” 1kg a imagem é de comida de cão
elogio e agradeço a iniciativa. ag há que dar os recursos suficientes às maquinas que o sustentam (está lento ou não responde sequer), corrigir bugs, adicionar mais artigos e adicionar mais supermercados. força nisso kuantokusta