NOS cria super Hub 5G de 1,8 milhões de euros em Lisboa
A NOS vai ajudar a desenvolver o 5G! A disponibilização da tecnologia 5G digamos que está na fase 1 que consiste na possibilidade dos clientes tradicionais acederem à rede de quinta geração. A segunda fase passará por interligar serviços críticos e a terceira fase será uma evolução, provavelmente, para a internet das competências.
Com o objetivo de desenvolver o 5G, a NOS criou um super HUB em Lisboa.
Laboratório 5G será para ajudar a desenvolver a tecnologia
Líder na implementação do 5G em Portugal, a NOS inaugurou recentemente um NOS Hub 5G - um laboratório vivo, colaborativo e de cocriação para o desenvolvimento do 5G a nível nacional.
Representando um investimento de 1.8 milhões de euros, o novo centro de inovação 5G da NOS foi concebido como um espaço de ideação, experimentação e transformação tecnológica, numa materialização clara da ambição e capacidade da NOS em liderar o desenvolvimento da quinta geração móvel.
O NOS Hub 5Gserá um espaço de capacitação de empresas, startups, universidades e parceiros, reunindo e disponibilizando as mais avançadas capacidades técnicas, equipas e recursos. Com uma área de 464 m2, o Hub 5G divide-se em quatro áreas nucleares: demonstração, formação, ideação/experimentação e trabalho colaborativo.
De forma pioneira, o NOS Hub 5G dispõe da primeira rede privada Core 5G StandAlone implementada em Portugal, considerado como o próximo patamar evolutivo da tecnologia 5G e especialmente relevante para experimentar e explorar novos use cases assentes nesta arquitetura de rede disruptiva.
O 5G permitirá velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permite dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.
A NOS foi o operador que até ao momento instalou um maior número de estações 5G, 1937 estações (66%), seguindo-se a Vodafone com 534 estações (18%) e a MEO com 447 estações (15%).
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Este artigo tem mais de um ano
Imaginem depender da NOS para serviços de emergência.
Coitadas dessas pessoas (que pode ser qualquer uma).
E sim, as outras empresas também tem falhas.
No fundo ainda não existem empresas realmente preocupadas com a fiabilidade e sobretudo com a redundância, menos ainda com as falhas e como garantir que o cliente final não as sente, em especial em situações de catástrofe… que é algo que nenhuma empresa quer pensar e preferem fazer de conta que não é assunto deles… e não é, mas podiam fazer parte da solução e preferem ser parte do problema.