Nespresso: Circulam esquemas de phishing em nome da empresa
Tal como já aconteceu e está a acontecer com outras empresas, a Nespresso também está a ser usada para "dar nome" a esquemas de phishing e emails fraudulentos. Segundo um e-mail aos clientes, a marca está a ser usada indevidamente.
Se recebeu algum e-mail em nome da Nespresso, desconfie.
Segundo a Nespresso, foram reportados alguns casos de emails relativos a uma campanha de pontos Nespresso. Estes serão uma tentativa de phishing por terceiros, alheia à Nespresso e que indevidamente utiliza a marca da empresa. A Nespresso refere ainda que para reforçar que não têm implementado um sistema de pontos, deixa algumas dicas e alertas.
- Atenção ao remetente: as comunicações Nespresso referentes a campanhas ou notícias da marca são enviados do remetente nespresso@pt.nespresso.com. SMS são enviadas por Nespresso e os links são bit.ly
- Repare na escrita: as comunicações fraudulentas tendem a ter uma escrita menos cuidada, com erros ortográficos e /ou gramaticais. Os links têm uma construção diferente. Estes emails também não se dirigem a si pelo seu nome.
- Estão a pedir-lhe dados? Para aceder à sua conta Nespresso, só precisa do seu endereço de email e da password. Quando clica num email de phishing, por norma, são-lhe pedidos dados sensíveis como NIF ou NISS.
Outras dicas para verificar se um email é Phishing
- Para verificar se o email recebido é credível, deverá confirmar se o domínio do remetente da mensagem a partir do qual recebeu a comunicação,é realmente da empresa ou entidade em questão, deverá prestar especial atenção a troca de letras(ptips.pt em vez de ptisp.pt, por exemplo);
- Deverá confirmar também se o link para o qual o reencaminham corresponde ao do Website oficial. Verifique no seu browser, se o endereço/domínio é o mesmo;
- Verifique se a ligação utilizada pelo website é segura (https://)
- Identifique o estilo de comunicação e se existem erros gramaticais e ortográficos no corpo de email. Um estilo diferente do habitual e a existência de erros poderão ser sinal de que o mesmo não foi, de facto, enviado pela empresa pela qual se fazem passar;
- As imagens ou anexos, eventualmente, contidos na comunicação, por norma, são de baixa qualidade, e são cópias/réplicas de menor qualidade face às das empresas oficiais;
- Caso tenha dúvidas, contacte a entidade em causa, sem clicar ou ceder dados, via email ou website
Este artigo tem mais de um ano
Dei logo conta e já recebi email da Nespresso com o conteúdo que li neste artigo
Para além de ter recebido esse também recebi um da shein. Nunca fiz compras lá mas diz que tenho 500€ de prêmio para resgatar.
Eu tb já recebi um do Lidl.