NASA prepara sonda para tocar o Sol com ‘escudo térmico de ponta’
Pela primeira vez na história humana, vamos "tocar o Sol".
Enquanto a Nasa se prepara para o lançamento no próximo dia 4 de agosto, revelou detalhes sobre a sonda e sobre o escudo que a irá proteger. O fantástico "protetor térmico de ponta" foi já instalado no passado dia 27 de junho e a sua refinadíssima tecnologia de fabrico evitará danos graves na sonda. Vamos mais perto do Sol para ver como é!
Numa missão sem precedentes, será levada uma sonda a cerca de 6 milhões de quilómetros do Sol, uma região do espaço nunca antes visitada por uma nave feita pelo Homem.
Para comparação, o mais próximo que Mercúrio chega ao sol é aproximadamente 46 milhões de quilómetros. Chegar tão perto do que é, essencialmente, uma bola de fogo gigante requer algumas melhorias significativas.
É aí que entra o Sistema de Proteção Térmica (TPS)
O escudo de calor é um "composto de carbono-carbono arredondado, que insere um núcleo leve de espuma de carbono". Este escudo TPS é pulverizado com "um revestimento branco especialmente formulado para refletir o máximo possível da energia do Sol da nave".
O escudo impedirá que o núcleo da nave seja exposto a temperaturas que chegam a quase 1370 graus Celsius. Desde que o escudo faça o seu trabalho, a NASA acredita que os instrumentos "serão mantidos a uma temperatura relativamente confortável de cerca de 29 graus Celsius".
O escudo em si tem cerca de 2,5 metros de diâmetro e pesa 72 quilos. Como a sonda viaja muito rápido – quase 700 mil quilómetros por hora, ele e a sonda precisam ser muito leves para completar a órbita necessária.
Esta é a primeira vez em meses que o Sistema de Proteção Térmica foi anexado à sonda após testes no outono de 2017. Se tudo correr bem e a sonda for lançada em agosto, a Parker enfrentará o calor insondável da estrela do nosso sistema solar num esforço para experimentar a coroa e para aprendermos mais sobre "o funcionamento interno" do nosso Sol.
Este artigo tem mais de um ano
Deve ser pessoal da SUMA
Esta tudo perdido!!!
Vao la bater a porta e vai sair uma raça de seres dormentes que ver o que se passa apos milhoes de anos, estarem a dormir!!e devorar o sistema solar!
Just Joking!
Espera…. deixa-me só desfazer o nó no cérebro que o acto de ler o teu comentário me deu…
Cruz credo… RIP sintaxe!
+1
+2
acho que a sonda derrete antes de lá chegar…
Estamos a assistir às algo transcendente.
Ilusão
Se forem espertos, vão de noite que assim conseguem se aproximar mais
Que medo ao pensar que podes estar a falar a sério.
Raramente opino nos comentários, mas este merece destaque. Há tanto génio fora da NASA.
Por hoje podem fechar a internet, melhor comentário do dia 🙂
Como assim? O Sol não apaga kkkkkkk, enquanto aqui for noite, o sol estaea bem brilhante e quente em outro lugar do planeta.
O melhor é mesmo arrancar daqui no pôr do sol xD !
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk deve estar zuando nao é possivis!!! ou esse é daqueles q acreditam em terra plana!
ainda vão estragar o sol sem querer
Ilusão pura… só isso.
Espero que da próxima vez sejamos nós fazer esse passeio.
Porque é que não metem ai algumas pessoas e enviam com a sonda?
em nome da ciência claro!
se quiserem pessoas, posso dar sugestão de algumas.
tem que colocar o bolsonaro junto com lula, boulos, alckmin ladrao de merenda e todos os politicos pra tocar o sol na ponta da sonda.
Gente e se fura o sol e cai lavas de fogo sobre a terra o q serias de nois fogo♨⚡☀
O que esperam de obter ???
Gastão milhões a explorar o espaço fora do planeta. E há tanta gente neste planeta a morrer de fome e de doenças.
Envergonhem-se !!!
E ajudem quem realmente necessita.
CIÊNCIA MOSTRANDO QUE NÃO A LIMITES PARA O SER HUMANO. TOCAR NA SUPERFÍCIE DO SOL É ALGO IMAGINÁVEL. SABEMOS QUE O SOL É FORMA SOMENTE POR GÁS, OU SEJA, ESSE TOQUE SIGNIFICA ENTRA NA SUA ATMOSFERA.