Não se esqueça de proteger os seus dispositivos lá de casa
A internet das coisas é hoje uma realidade. Cada vez mais temos dispositivos inteligentes lá por casa, controlados à distância ou por assistentes de voz. O potencial de ligação com dispositivos conectados é aliciante numa vida cada vez mais atribulada e onde cada segundo conta.
No entanto, é preciso ter em atenção a segurança de todo o ecossistema. Conheçam 5 ações que os utilizadores podem tomar para salvaguardar os seus dispositivos e os dados que ali se encontram armazenados ou sincronizados.
Proteja o seu router Wi-Fi
De acordo com a ESET, a segurança do router deve ser o primeiro passo para proteger a sua ligação à Internet. O especialista em cibersegurança recomenda, por isso, que os utilizadores não se deixem ficar pelas configurações pré-definidas destes sistemas, alterando a palavra-passe usada para aceder ao router e a palavra-passe usada para aceder às configurações.
A opção WPA2 ou WPA3 é indicada para o efeito. A ESET lembra ainda a importância de manter o sistema com a última versão do firmware, verificando se os updates estão ou não a ser efetuados automaticamente.
Cifre o seu tráfego web
A forma mais simples de encriptar o seu tráfego web é através de uma Virtual Private Network (VPN), que funciona como um túnel encriptado para o seu tráfego. Além de proteger os seus dados de olhos curiosos, uma VPN também permite aceder a dados armazenados na rede doméstica mesmo que se encontre no outro lado do mundo.
Seja smart com o seu smartphone
O smartphone é provavelmente o dispositivo mais usado pelos utilizadores e a maioria dos terminais pode agora ser protegido por uma solução de segurança endpoint que mantém a maioria das ameaças à distância. Para dispositivos Android, a ESET disponibiliza o ESET Mobile Security numa versão gratuita ou premium.
Atualize os seus dispositivos
Começa a ser difícil encontrar um televisor que não inclua funcionalidades smart e, como todos os dispositivos conectados, também as smart TVs podem ser comprometidas por cibercriminosos. Para proteger a smart TV a ESET aconselha a que os utilizadores configurem as opções em detalhe, verificando ainda pela existência de atualizações de firmware ou outras soluções de segurança para incremento da proteção do dispositivo.
Faça a sua parte!
O número crescente de dispositivos inteligentes em cada casa requer a adoção de novas práticas de cibersegurança. Embora a conveniência oferecida por estes dispositivos seja elevada, a ESET recomenda que não menosprezemos os aspetos de segurança. Uma pequena falha por vezes basta para que cibercriminosos consigam impactar as nossas carteiras. A ESET apela a que não nos esqueçamos: “Se o ligar, proteja-o!”.
O Pplware agradece à ESET a produção deste artigo.
Este artigo tem mais de um ano
Pensei que ia ler um artigo a sério como proteger os equipamentos IoT numa rede caseira, mas a única coisa que vi de útil foi.
– Mudar Password defeito
– Actualizar equipamentos
Muito fraquinho, mesmo…
Porque este é um artigo a publicitar o eset.
Faltou dizer, para só permitir os dispositivos que tivessem o MAC address registado no router.
No meu caso tenho um router dedicado aos meus dispositivos.
Isso pouca ou nenhuma proteção adiciona. É relativamente fácil saber os MAC address agarrados a um Router/AP com uma placa WiFi que suporte monitor mode. É igualmente fácil fazer MAC spoofing. A melhor sugestão passa mesmo por ter uma password complexa e longa em WPA2-AES.