PplWare Mobile

Não se aceitam pagamentos com notas de 100€! É legal este aviso?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Paulo Pedroso says:

    Podem recusar com base de não haver troco disponivel como fazem a Maioria das bombas de gasolina.

  2. Trolha Men says:

    Por acaso uma vez fui ao KFC paguei com uma nota de 100 euros, estiveram uns bons segundos a olhar e passar os dedos para ver a sua autenticidade.
    Acho que eles não sabiam minimamente bem o que estavam a fazer.

  3. barbatos says:

    Acho que esses avisos não são devidos ao facto de poderem ser falsas ou não, mas sim devido ao troco que o comerciante pode fazer. Muitas vezes os comerciantes pequenos podem não ter troco disponível para uma compra de 2 euros e alguns cêntimos. Uma questão que não é coberta no Banco de Portugal.

    • Manuel Rocha says:

      É coberta pela lei de pagamentos. Se uma caixa usa 100 euros de trocos, no máximo aceita trocar 50 euros.
      Infelizmente, os grandes supermercados até já só usam caixas de 40 euros, que impede o troco imediato até de notas de 50 euros. Ao longo do dia, é possível que a caixa consiga ter 300 a 700 euros, para destrocar notas maiores.

    • Carlos Fernandes says:

      Acresce ainda o acesso dos comerciantes/pessoas em acederem aos Bancos. Só por marcação e conforme a necessidade. (não se pode simultaneamente efetuar uma entrega de documentos
      e um levantamento ou depósito de numerário ao balcão)

      • David Guerreiro says:

        Qualquer banco tem uma máquina própria para depósitos… E os que não têm, o multibanco instalado aceita depósitos de cheques e notas. Por isso é uma treta. Os comerciantes que insistem em depósitos ao balcão são os parados no tempo.

        • Vagueante says:

          Quando as máquinas estão cheias e não aceitam mais depósitos? Num banco espanhol conhecido, a informaçãoé para virem mais tarde ou irem a outro local.
          Acabaram cedo demais com a possibilidade de deposito manual, pois não conseguiram ter o processo devidamente implementado

  4. Luis says:

    Acabem mas é com o dinheiro físico. Há países que já fazem ao contrário, não aceitam “cash”. Only card!

    • Luis Henrique Silva says:

      Até que nem é má ideia, mas num pais ainda com muita gente habituada às notas, e outras tantas que não sabem mexer com cartão, esquece amigo, isso só daqui talvez uns 10 a 15 anos quando a geração anterior já for indo e só restar uma geração que já aceite novas ideias.
      Então nos supermercados credo, o mais velhos, andam que tempos a contar o dinheiro para pagar, isso é algo que faz perder tempo, por isso concordo com meios de pagamento de cartão ou MBway, eu só pago com MBway, e só pago em físico onde não dá de outra forma.

      • oiiiii says:

        acho que os comerciantes nem se iriam importar com isso, não fossem as taxas e taxinhas que os bancos pedem nesses serviços

      • Luis says:

        olha, aí está uma boa ideia para as aulas de cidadania… que por sua vez poderiam ensinar aos mais velhos.

        • windows says:

          ??????, o que é que uma coisa tem haver com a outra, é a evolução natural, tudo tem um inicio e um fim, o dinheiro físico tem os dias contados, só não vê isso quem não quer ou “não lhe convêm”…

          • Samuel MG says:

            O que tem o dias contados são 70% dos cripto ativos. O dinheiro fisico nunca vai acabar pois com ele só gastas o que tens no bolso/carteira enquanto com o cartão perdes noção do que estás a gastar.

      • Koala says:

        O que vos faz falta é literacia financeira e perceber como funciona o sistema monetário português e deixar de dizer palermices. “Eu só pago com MBway” – Isto é que é a vossa solução. O sistema monetário é complexo e tem uma perspectiva política intrínseca que também ela deve ser muito debatida. Deixem lá de culpar os velhotes e os colaboradores KFC, têm de se capacitar de outras ferramentas de análise. Eu até vos ensinava mas não aceito MBWay.

    • José da Apatia says:

      Que estupidez…

      • windows says:

        Não é estupidez, é a nova tendência, já temos n métodos de pagamentos digital, não precisamos de andar com dinheiro para nada.

        Só não vê isso quem não quer.

        • David Guerreiro says:

          Já aconteceu o sistema da SIBS estar em baixo, e centenas de clientes a deixarem as compras na caixa, só se safou quem tinha dinheiro vivo… Nem podiam ir levantar, pois era problema geral da SIBS e também afetava as ATM. É um problema que já ocorreu inúmeras vezes, e presumo que vá ocorrer. Também sei de casos em que iam pagar no restaurante já depois da meia-noite, e não dava porque o banco fazia manutenção a essa hora e não permitia levantamentos nem pagamentos.

          • Lopes says:

            Tens noção que nos dias que correm a probabilidade disso acontecer é irrisória, mas existe sempre outras opções…

            Portanto, não generalizar…

            Pois também já tive numa situação dessas e usei outro método de pagamento e problema resolvido.

          • Samuel MG says:

            Lopes com o número de ataques informáticos que está acontecer contra Portugal o numero de ocorrências só tende a aumentar.

          • Vitolas says:

            E é isto mesmo, e ao contrario do que o David diz não é assim tão irrisória quanto isso.
            Essa então depois da meia noite são bastantes os bancos onde isso acontece.
            Também acontece bastante ( e cada vez mais) simplesmente os cartões darem como não autorizado mesmo com saldo disponível, não por culpa da sibs mas sim por qualquer problema com os próprios bancos.
            Gostava de saber qual o método alternativo que o David usou que não o dinheiro, estou mesmo curioso lol

          • Zé Fonseca A. says:

            Cartão de crédito.. rede VISA ou mastercard.

        • Sergio says:

          Enquanto tiveres sistema falíveis nao podes largar o dinheiro, as pessoas que são muito engraçadas a mandar o bitaite de que o comerciante tem que aceitar tudo o que é digital.. é o primeiro a criticar um estabelecimento quando o sistema da sibs está down, saindo porta fora por esperar 1 min ou não ter alternativa.

          Vejam o comentário do koala e formem-se, sejam cidadãos nos direitos e nos deveres dentro de uma sociedade

        • Test User says:

          Na Grécia congelaram as contas na Crise financeira da Grécia.
          Nós tivemos sorte no nosso resgaste.

          Se congelarem contas quero ver como pagam com nova tendência.

    • Test User says:

      1- Bancos ficam monopólio e começam cobrar-te taxas.
      Dou exemplo Activobank inventou custo de serviço internacional, operações em euros mas se for entidade do reino unido pagas taxa. Uma queixa que vi foi com PayPal . Maior parte não sabes onde esta localizada entidade.

      2 – No nosso país existe uma parte da população que não usa cartão.
      Portugal esta ficar cada vez mais pobre e se não fosse conta de serviços mínimos existiam pessoas sem conta. Custos de manter e usar uma conta estão aumentar

      • Rc says:

        No ponto 2 desculpa que te diga, hoje tens obrigatoriamente uma conta bancaria, como outras tantas coisas que antigamente não eram necessárias, estás em pleno século XXI, e ainda pensas que estás no tempo da outra senhora.

        As taxas de manutenção sempre existiram, o pessoal habituou-se mal, porque para aliciar novos clientes muitos bancos não cobravam taxas, foi tudo para lá, não tem haver com a pobreza, o problema foi quando os bancos tiveram de rever os custos de despesas e tinham de ir buscar dinheiro a algum lado, pimba manutenções de conta, serviços de balcão tudo começou a ser pago, neste momento só não se paga as operações no digital seja via caixa MB ou online pela App do banco.

        • Test User says:

          RC tens de reconhecer que existem idosos e outras pessoas que tem dificuldades no século XXI. Eu não tenho problemas, mas sei que existem essas pessoas.

          Inglaterra normalmente não cobram taxas de manutenção . Existem bancos que não tem taxas de manutenção.

          O banco ganha dinheiro com teu dinheiro. Taxas de juro subiram, por acaso existe algum deposito prazo com taxas razoáveis.

      • David Guerreiro says:

        Todos cobram isso. Pagamentos noutras moedas, vai ter sempre uma taxa.

      • jorge santos says:

        É normal que um banco português cobre taxas para transferências para o Reino Unido. Além de não fazer parte da União Europeia não usa sequer o EURO.
        Para efeitos bancários o Reino Unido é o mesmo que Marrocos.

        • Test User says:

          Transferências não for SEPA faz sentido.
          Agora pagamentos em Euros on-line utilizando o cartão de débito. Nem sempre sabes esta localizada entidade.

    • Elkido says:

      Nem sempre há rede para pagamentos automáticos…. é o reverso da medalha

    • KodiakShadows says:

      @Luis, Big dream, but no sense

      • KodiakShadows says:

        No RU montes de gente ficou sem o dinheiro que tinha no Revolut, eu perdi a confiança nessa especie de banco, que retirei tudo o que lá tinha e trouxe para casa que é bem mais seguro.

        • Vítor M. says:

          Ficou sem o dinheiro? Mas sendo um banco, está sob as regras para tal. O dinheiro não foi reposto? É o serviço continuou a funcionar? Hmmm cheia a notícia do Facebook.

          Tens informações que possam validar essa tua informação?

          • KodiakShadows says:

            Não é noticia de FB e não foi só um caso, como também centenas deixaram de usar o Revolut para receber ordenados.

            https://www.bbc.co.uk/news/business-63796738

          • Vítor M. says:

            “…Deborah, uma tratadora de cães em North Yorkshire, havia fornecido os seus dados bancários da Virgin Money para um site fraudulento que ela considerava legítimo durante as compras online.”

            Foi como disse no outro comentário, olha aqui: https://pplware.sapo.pt/internet/mb-way-rede-que-fingia-ser-da-edp-rouba-700-mil-euros/

          • KodiakShadows says:

            Se a noticia acima não é esclarecedora ainda tens esta entre centenas de casos e que não tiveram este destaque https://www.theguardian.com/money/2022/aug/10/scammers-took-30000-of-my-wedding-savings-but-revolut-wont-pay-me-back

          • Vítor M. says:

            Óh, mas isso acontece todos os dias com o MBWAY. Diz-me uma coisa, quantos esquemas de roubo da conta bancária acontecem no mundo nos bancos “convencionais”? Ali foi o mesmo. Repara no que é dito:

            “I was called by an agent claiming to be from Revolut, who told me my account had been compromised by a phishing attack. I was then contacted by a caller who said they were from Nationwide. I checked the phone number on Google and it appeared to be genuine. I was told I was being transferred to the “national fraud agency” and given a case number. Eventually, with plausible explanations, they persuaded me to move £20,000 from my Nationwide to my Revolut account, and then to another newly opened account in my name. Several generic scam alerts did pop up on the Revolut app, but the caller reassured me it was because it was a new account.”

            Repara neste ponto: “Several generic scam alerts did pop up on the Revolut app, but the caller reassured me it was because it was a new account.”

            Agora, é verdade que uns bancos/serviços bancários têm mais segurança que outros, isso sim, mas nenhum está imune a esta engenharia social. E ninguém está livre, já vi esquemas “do arco da velha”.

            Abraço.

    • Vmaf says:

      Isso entreguem a vossa liberdade em troca da conveniência assim quando não houver dinheiro físico podem muito bem ficar sem nada ou impedidos de comprar seja o que for se “eles” banco ou governantes ou seja quem for quiserem bloqueiam-vos as contas e depois comem o quê e vivem como? Eu também uso Mbway , MB , HBanking mas não prescindo da minha liberdade porque com guito Money cash no bolso ninguém sabe o que paguei comprei onde ou fiz!!!

  5. Eu says:

    Talvez 630 000 satoshis façam a diferença.

  6. Dinis says:

    Então porque é que o Banco de Portugal não faz nada às gasolineiras? Todas tem anúncios a dizer que não aceitam € 500,00…

    • sabichao says:

      Se calhar porque o Banco de Portugal está a retirar as notas de 500 euros de circulação e já não se rala muito… Ou se calhar porque estamos em Portugal em que as leis só são para aplicar quando dá jeito a alguem importante.

    • windows says:

      A sério????, Pensa lá um pouco??? As notas de 500€ no final de 2019 foram tiradas de circulação, todas as que ainda andarem por ai que forem recolhidas já não voltam a circular na UE.

      Ainda assim mesmo que continuassem em circulação pensas que qualquer um anda com notas destas entre os 100 e os 500€, nem deviam haver maiores que 50€.

      Seja como for, nos dias que correm praticamente não uso dinheiro só uso cartão ou mbnet para pagar tudo, a pandemia só veio acelerar ainda mais o processo.

      só mesmo os idosos é que continuam a usar dinheiro vivo por razões obvias, mas isso está em vias de extinção.

      • Zé Fonseca A. says:

        O que não falta por aí são pessoas com até 3000€ em notas no bolso da camisa.

        Nos USA mesmo toda a gente usando cartão de crédito para tudo, a maioria das pessoas anda sempre com algumas centenas de dolares na carteira.

        • Lopes says:

          Sim claro, qualquer um anda com 3k€ no bolso da camisa, se calhar os Lelos, pois esses convem-lhe não terem rastreio para não lhes cortarem os rendimentos…

          Quanto aos EUA, é caso há parte, nem comparação tem com o resto do mundo…

        • windows says:

          Pois claro que sim, até tropeço todos dias em malta com maços de notas a cair dos bolsos.. nem coças na mentira…

          E os EUA, aquilo é um mundo completamente há parte, numas coisas estão muito evoluídos noutras estão parados no tempo…

      • Jacs says:

        as notas de 500 circulam em toda a europa e ainda a pouco recebi um pagamento de um serviço com 2 notas de 500 é normal , julgo que só dois paises da EU continuam a produzir a nota para livre transito

    • David Guerreiro says:

      E pior, só tinha notas de 500€ quem fosse propositadamente pedir ao banco, pois nenhum ATM fornecia notas de 500€. Era malta que fazia de propósito, ia a todo o lado com notas de 500€ para ver se levava borlas…

    • Elkido says:

      Nas gasolineiras não garantem trocos para notas de 200 e 500€.
      Já as de 100 aceitam

  7. Barbosa says:

    Assim como os bancos são obrigados a aceitar moedas, mas cobram taxas para as contar!

  8. OS says:

    O problema é ter uma na carteira muito tempo
    Não duram nada

    • Zé Fonseca A. says:

      Quando tenho notas na carteira costumam durar meses e maioria das vezes nem me lembro que estão lá, é coisa que praticamente não uso, moedas então a última vez que usei deve ter sido há mais de 10 anos.

  9. Art says:

    Já vi uma tentativa de pagar uma lata de conserva com uma nota de 500 , de um avec para impressionar umas mulheres….

  10. Urtencio says:

    E os pagamentos com cartão só acima de 5€?

  11. O Português says:

    A maior parte das pessoas que comentam que não usam dinheiro algum, nem sequer moedas, nunca vão a um café, ou estão a espera que alguem paga a conta. É chicos espertos…

    • Zé Fonseca A. says:

      Eu nos raros casos que vou a um café pago com cartão, café de jeito em Lisboa são 1,5€/2€ e quase todos aceitam cartão para qualquer quantia, caso não aceitem facilmente pago o café ou levo mais uns bolos para fazer o valor minimo de pagamento.
      Por vezes também há alguem que se oferece para pagar, mas chico espertismo é quem faz isso com essa intenção. Pessoalmente não uso dinheiro porque não lhe vejo utilidade a não ser peso, a minha carteira só serve para cartões.

      • Dinis says:

        Arranjo-te bom café em Lisboa a 0,75 e acredita que não aceitam cartão…

        • Zé Fonseca A. says:

          blends tugas? lol.. eu gosto de café.

          • Dinis says:

            O café português é dos melhores do mundo, ignorante, mil vezes melhor que o italiano… Tanto mais que nós fomos os primeiros europeus a ter café.
            Estou a ver que tu achas que Starbucks é que é café… Na Itália quase que não se vê nenhum…

          • Zé Fonseca A. says:

            Dinis, tens uma boquinha muito pobre estou a ver, se achas que o café portugues é dos melhores do mundo e até compares com italiano..lol..
            que dizer do black ivory da tailandia, o geisha do panama que são os mais raros e mais caros do mundo.
            No meu dia a dia bebo tipicamente café colombiano, brasileiro, etiopia ou quenia.. viaja e informa-te.

        • Sergio says:

          Dinis, nunca deves ter ido a Italia.. gosto muito do cafe tuga, mas levas com muita agua deslavada por esse país fora. Em italia em cada 10.. 9 cafes sao top

          • Dinis says:

            O melhor café do mundo é o Jamaican Blue Mountain, dos poucos que não precisa de levar robusta em blend (Arábica puro).
            E a Delta tem blends Colombianas, Brasileiras e etc… não é preciso ir ao estrangeiro…
            E já fui a Itália várias vezes, experimentei várias marcas e é muito mais ácido que o nosso e servido mais frio… Uma questão de gosto, mas o nosso é mil vezes melhor a 1/3 do preço.
            E esse black Ivory teve 200 kilos de produção para o mundo inteiro em 2022, não é propiamente o café que bebes na esquina, aliás duvido que haja em algum café português e deve custar mais que os 2 euros que dizes que pagas por um café…
            E o GESHA do panamá com 10 toneladas também não deve haver no starbucks…
            Eu nunca provei nenhum desses 2 é certo mas só pelo facto de serem blends (de arábica e robusta) torço o nariz…
            Que eu saiba o Jamaica (que é feito com uma parte de árvores GESHA) é o único café de topo que é só arábica sem blend…
            Tu que bebes Brasileiro e Columbiano e etc vai ver a Delta Origens com essas blends e sem gastar 2 euros por café…

      • Tesla says:

        cafés a 1.5/5€ andas a viver bem, quem vem por este topico abaixo a fazer propaganda ao dinheiro e depois só usa cartão, deita por terra logo tudo o que veio a dizer, enfim…

        Para tua informação ainda pago cafés em muitos lados em Portugal a menos 0.65€ e a dinheiro…

        • Zé Fonseca A. says:

          blends tugas.. eu falo de beber café, não falo de ir ao café, ultima vez que bebi um café de blend de marcas tugas devia ter uns 20 e poucos anos.
          ir ao café pagar 0.50€ pela bica e ficar a ocupar a mesa 4h, o tipico tuguismo.

          • Dinis says:

            Tu gostas de misturar as coisas… está ai sozinho em casa sem ninguém te prestar atenção? Os estrangeiros dizem que nós temos o café melhor e mais barato da europa e tu vais beber “blends” estrangeiras…
            E cerveja não bebes Sagres? Só bebes daquelas feitas à mão?
            O que tu queres mesmo é dizer que pagas € 1,5 pelo um café, estás acima dos outros portugueses, mas na verdade isso só faz de ti um burro, porque se há bom e barato porquê gastar mais dinheiro? Os ricos pensam como eu e os NOVOS RICOS pensam como tu…

          • Zé Fonseca A. says:

            mal toco em cerveja, bebo vinho e aí assim bebo vinho tuga a maior parte das vezes, cerveja quando tem que ser vou para belga.

          • Dinis says:

            Na bélgica têm lá muitas cervejas boas é verdade mas não as de saída como a Sagres…
            Se não sabes o que é uma cerveja de “saída” é a que é normalmente servida quando pedes “uma cerveja” e na Bélgica é a Jupiler (40% do mercado) TU JÁ BEBESTE UM JUPILER? É simplesmente horrível… Eu também gosto muito de trapist e leffa mas a Sagres tem dezenas de medalhas ganhas na Bélgica porque é a melhor cerveja do mundo de saída.
            A Sagres vende milhões de litros, MILHÕES e é melhor que tudo o que se venda por ai fora (na Alemanha bebem Krombacher e Oettinger e servem te à temperatura ambiente e quase sem gás… tão bommmmmmm)
            Pelo menos no vinho não és burro… sim, porque também há muito português que prefere dar 200 euros por um vinho Francês ou Italiano e acha que é mais bem servido que com 100 euros de vinho Português.

  12. Yamahia says:

    E se for uma de 500€?

  13. Ui says:

    Uma vez um caixa de supermercado apontou na contraluz uma nota de 50€ para pagamento e eu perguntei-lhe se estava a brincar…

    • racpxt says:

      Olha que as notas de 50€ ficam em segundo apenas para as notas de $100 entre as mais falsificadas do mundo. O facto de passarem mais despercebidas que as “mais gordas” faz delas um alvo apetecível. Diria que a preocupação do/a operador/a de caixa foi legítima. Principalmente quando grandes cadeias tendem a “chutar” a responsabilidade para os funcionários.

      • Yamahia says:

        As grandes cadeias põem á disposiçao dos funcionários um “lapis” detector de notas falsas.
        O aparelho nao parece ser caro.
        O que está aqui em equação penso que seja a dificuldade com os trocos.

  14. Artur Fernando Barreto says:

    Se a autoridade do banco de Portugal funciona-se não liamos alertas deste tipo, apenas e como é habitual, os cidadãos é que são confrontados com esta falta de monitorização, tornando as pessoas fiscais do banco Central. Não é por acaso que tantos bancos faliram em Portugal, tudo Graças à rasca supervisão.

  15. says:

    Podem recusar se não tiverem troco ou se a diferença entre o valor a pagar e o valor da nota não for razoável. Tal como podem recusar pagamentos com mais de 50 moedas. Está na Lei que por acaso consultei esta semana. Entre outras situações.
    Mas para ser sincero, até consigo compreender em parte. É o truque mais simples das notas falsas. Pagar uns tustes com nota gorda e receber o troco. Se bem que as notas mais falsificadas são normalmente de 20 ou menos. É que não são os bancos nem a polícia que fica com o prejuízo. Uma vez levámos com uma nota de 5 contos que nos lixámos. Para não haver chatice fizemos uma vaquinha para pagar.

  16. Ricardo says:

    e se o comerciante não tiver troco com faz e obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.