Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica, já disponível na Netflix
The Great Hack, denominado em português Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica, é o novo documentário da Netflix que promete dar que falar! Aborda o escândalo que assolou o Facebook e que teve impacto na eleição de Donald Trump em 2016.
Mais do que o impacto nas eleições presidenciais norte-americanas, convém questionar: quão legítimo é dar mão dos nossos dados de modo a usar serviços online, quando na verdade esses dados acabam por ser usados como armas contra nós? Vale a pena ver e refletir.
O escândalo que envolveu a Cambridge Analytica foi, juntamente com outros episódios emblemáticos nos últimos anos, um alerta para os cibernautas sobre o domínio dos seus dados e privacidade online.
Tendo em conta tal impacto, foi realizado o documentário The Great Hack, denominado em português "Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica". É um original Netflix e adverte os utilizadores para os perigos à liberdade que estão inerentes na manipulação dos nossos dados pessoais em plataformas na Internet.
Eles têm as tuas informações, eles controlam a tua vida. Nada é Privado: O Escândalo da Cambridge Analytica revela o enigmático e obscuro mundo de exploração de dados e informações. Os dois lados desta história contam a sua versão sobre os polémicos escândalos da Cambridge Analytica e do Facebook.
O documentário foca-se especialmente em quatro personalidades, todas com um impacto considerável neste escândalo que envolveu a Cambridge Analytica e afetou milhões de pessoas. São esmifradas as estratégias usadas por esta empresa, são apontados os eventuais culpados e levantadas questões morais das ações executadas.
Um dos principais papéis da publicidade e do marketing é o de influenciar consumidores a comprar algo ou agir de determinada forma. Contudo, neste caso em específico - apesar de discutível - foram ultrapassados limites morais ao agir perante eleições democráticas.
É interessante constatar que, numa perspetiva atomista, a Cambridge Analytica limitou-se a fazer campanha política, a influenciar eleitores a votar em Donald Trump. Não obstante, os meios para atingir os fins não foram os melhores do ponto de vista ético e moral. Podendo ser considerado um atentado à liberdade individual, é neste sentido que o documentário tenta alertar o espectador... Para a "algoritmocracia" que foi criada e que beliscou a democracia de várias nações onde a Cambridge Analytica esteve presente.
Teria sido interessante uma abordagem mais profunda à influência da Rússia nas eleições presidenciais dos EUA em 2016, como também era merecida uma explicação mais técnica das "permissões especiais" que a Cambridge Analytica conseguiu no Facebook para criar perfis tão precisos e completos de cada eleitor.
Contudo, recomendo a visualização deste documentário. Mais importante do que condenar as práticas da Cambridge Analytica, é importante reformular as plataformas online que absorvem, manipulam e disponibilizam quantidades massivas de dados dos cibernautas. A fonte do problema, neste caso, nasceu no Facebook e é aí que as entidades reguladoras devem atuar numa primeira fase. Para além disto, a consciencialização dos utilizadores é importantíssima para mudar o paradigma dos serviços online atuais.
E o leitor? Se já viu o documentário, deixe a sua opinião nos comentários! O que acha do paradigma atual de recolha e disponibilização dos nossos dados, sem que o utilizador tenha perceção disso?
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Este artigo tem mais de um ano
Nada é privado.
Falou a pessoa que nunca usou DW.
Vi o filme ontem e a sensação que tive é que a Cambridge Analytica foi arma de arremesso político na USA e em UK, tudo foi muito duvidoso até as 2 pessoas que trabalharam lá e fizeram depoimentos parecem ser tudo menos confiáveis.
Tudo para chegar ao fim e perceber que o voto do eleitor pode ser influenciado?
Sempre foi assim desde as primeiras eleições os políticos tentam sempre influenciar para que os indecisos votem em si, recorrendo a vários meios.
Sim Miguel, tudo para chegar ao fim e perceber que o voto do eleitor pode ser influenciado.
Mas a questão não é tão inocente quanto isso. O que ali se diz é que existem campanhas personalizadas por utilizador, ou seja, existem conteúdos criados especificamente, ainda que seja falsos, para influenciar um determinado eleitor cujas características de personalidade eles conhecem e sabem como o influenciar na precisão.
É complexo, mas já vimos que funciona! Temos dois bons exemplos onde a Cambridge Analytica se demarcou: Eleições USA e Brexit.
Mas o documentário não se fica por aqui: esta abordagem mostra-nos que estas grandes empresas sabem de tudo sobre nós…e escondem isso à força toda. Chegam a ter 5000 pontos de análise sobre uma só pessoa e sempre a aumentar esses pontos de análise. Isto também é muito grave.
Levantam-se questões que temos de ver respondidas ASAP, em especial quem fornece, porque fornece e por quanto fornece a nossa informação pessoal que deveria ser privada…
Não vi esse, mas nada mais me chocou do que este:
https://youtu.be/hnud2MXDXEM
Aconselho vivamente a quem não viu.
Desde que há comunismo que há falsa propaganda, aqui o assunto foi levado ao ponto económico e tecnológico. Não vejo mal nenhum nisso, é uma ferramenta como outra qualquer, a partir do momento que não pago por um serviço estou a dispor a minha informação a um preço, o preço da privacidade, ou alguém pensava que uma rede SOCIAL teria privacidade? Mau seria se pagasse e ainda vendessem ou utilizassem a minha informação pessoal.
” Mau seria se pagasse e ainda vendessem ou utilizassem a minha informação pessoal.”
Lamento te informar mas mesmo pagando, vc é , e sempre será cobaia.
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/07/12/tecnologia/1562914719_220640.html
Como eu disse sempre vai existir quem tente influenciar os votos a isso se chama campanha eleitoral, e antes das redes sociais já existiam inquéritos aos indecisos para saberem o que dizer para os influenciar.
Quanto ao brexit nada foi comprovado que sequer a empresa tenha sido utilizada.
A verdade é está os média ficaram lixados quando o Trump ganhou e na altura do brexit e tem feito uma campanha sem precedentes, no filme até podemos perceber o papel dos mídia neste processo todo o dedinho deles estava lá presente.
Aceitem: Os russos não elegeram o Trump, nem criaram o brexit.
Miguel, estamos a comparar alhos com bugalhos.
Uma campanha eleitoral eleitoral usa o mesmo slogan, marketing, meios para chegar a todos, etc. Pode ou não influenciar, seja com verdades, seja com mentiras.
O que este documentário trata é que chegamos a um novo nível de influência: influência pessoal, dirigida especificamente àquela própria pessoa pois quem a está a tentar influenciar sabe TUDO SOBRE ELA e obteve a sua informação sem, provavelmente, o seu consentimento.
Se para ti isso é normal eu compreendo e respeito, são ideologias. Para mim não só não é normal como não é sequer aceitável.
Quanto a isso de ACEITEM, em estilo de imposição, também não funciona muito bem. Há fortes indícios que isso aconteceu. Existiram determinados eventos que apontam nesse sentido. Que me digas que não se podem provar…eu tenho de aceitar, mas que teve a ajuda de estrangeiros, sejam russos ou não, é inegável neste momento.
E para terminar deixo um exemplo que todos conhecemos. Um determinado clube foi apanhado em escutas a corromper e a conspirar para corromper contudo, o seu presidente, nunca foi preso. Porquê? Porque as escutas nunca foram validadas, mas isso não implica que os crimes não tenham ocorrido… 😉
A questão é, e que importância tem isso? Além de achar giro do ponto de vista socio-cultural, não passa disso, espero que o continuem a fazer, para mim não é diferente de alguém saber que por viver em determinada zona rica/pobre me apontarem determinadas campanhas na caixa do correio.
Podiam talvez pensar num “influenciar aqui não” 😀
jose, não tem «importância» nenhuma poder moldar a democracia, o sistema democrático e demais decisões da sociedade à vontade de um ou alguns.
Aliás, até parece um tema de mais cansativo para se discutir…
Mário, sempre se fez isso, só nunca foi de forma tão abrangente e focada, é o custo do progresso. Vejo com piores olhos as pessoas deixarem-se moldar do que a tentativa de as moldar.
As pessoas deixarem-se moldar isso sim é algo que se devia rever, algo que todos os países civilizados estão a fazer, estupidificação da população, maior taxa de natalidade para terem mais votos e cobrarem mais impostos, depois choram com as alterações climáticas.
Booring!!
Este sobre o brexit e a Cambridge Analytica com o benedict cumberbatch é brutal:
https://www.youtube.com/watch?v=E5S1EMmCWAE
Estes dois aí discutindo devem ser dois BOTs … Sempre a falar o mesmo.
O fato é que precisamos mesmo de muita informação. Que com informações claras cada um toma sua decisão e não há influencer no mundo que mude sua bem fundada opinião. Temos mesmo que ter opiniões próprias bem fundadas
Aí se canalhas roubarem informações ou utilizarem de forma política ou comercial nociva não causam o impacto que tanto se preocupam.
O fato é que Trump está vá fazer um grande governo para os americanos e que os comunistas sempre utilizaram da corrupção para se manter a governar.
Espero que os meus dados não sejam compartilhados com o pessoal da esquerda.