Ministério da Educação alvo de mais de 200 reclamações
É verdade que o tempo é de férias, mas em paralelo muitos encarregados de educação tratam das inscrições para a escola, dos manuais para o próximo ano, etc.
Segundo revela o Portal da Queixa, o Ministério da Educação já foi alvo de mais de 200 reclamações. Saiba quais as principais razões.
Ministério da Educação: Plataforma MEGA em destaque pela negativa
Relacionadas com a plataforma MEGA, as principais queixas apontadas por pais e encarregados de educação são:
- 41% sobre problemas com a atribuição e/ou validação dos vouchers;
- 37% aponta problemas de acesso à plataforma ou validação dos dados para obtenção dos vouchers e 17% menciona dificuldades no suporte ao utilizador, apoio e assistência técnica da plataforma MEGA.
Desde o início do ano, o Portal da Queixa recebeu um total de 208 reclamações dirigidas aos Ministério da Educação. Pais e encarregados de educação apontam vários problemas relacionados com a plataforma MEGA e com o Portal das Matrículas. Dificuldades no acesso aos vouchers, alunos sem vagas e falta de resposta são os principais motivos de reclamação.
Relativamente ao Portal das Matrículas, este acolhe 38% das reclamações, sendo que, um dos principais motivos de queixa é a não atribuição de colocação do aluno na escola eleita, ou seja, a falta de vaga para o aluno.
No Portal da Queixa, a página do Ministério da Educação apresenta uma taxa de resposta de apenas 58,3% e uma taxa de solução de 47,3%, deixando os consumidores, na maioria das vezes, sem qualquer tipo de resposta. O Índice de Satisfação do ME está pontuado em 48.6 (em 100).
De referir que, relativamente à plataforma MEGA – Manuais Escolares Gratuitos, esta apresenta uma taxa de resposta de apenas 21.4% e uma taxa de solução de 30.4%. O Índice de Satisfação está pontuado em 27.9 (em 100).
Este artigo tem mais de um ano
Estão os trabalhadores nas escolas a tentar resolver as o mau funcionamento do portal das matrículas e dos manuais escolares, porque da parte do Ministério da Educação não existe resposta
E o que dizer do processo de atribuição de equipamentos da escola digital e agora dos dipomas e certificados?
Carrega jumento que vai pra feira!
200? Foram as que não estão contabilizadas. Pelo que eu ouço, essas 200 são todas num dos agrupamentos da minha terriola, logo não há nenhuma no resto do país.
Curiosamente, ainda não fiz reclamação, pedi apenas para verificarem, uma vez que vouchers, nicles, quando os outros já receberam. Mas nicles também é válido para resposta, pois desde terça feira…
Mas também não percebo porque é que a malta vai logo a correr para o portal da queixa. Se querem reclamar, façam-no no agrupamento, no ministério ou no livro de reclamações. Não serve de nada na mesma, mas prantos…