PplWare Mobile

Alerta: redes Wi-Fi podem levar a minerar criptomoedas sem saber


Autor: Pedro Simões


  1. Belmiro says:

    10 segundos a minar ??? Lolol deve ser uma dinheirama… Lol e a maioria entra com telemóvel, 10 segundos dum ARM mesmo 300 pessoas por dia nem num século ganhava algo

    • Vítor M. says:

      Agora imagina milhões de pessoas pelo mundo fora a toda a hora, 10 segundos cada um. Parece ser algo, como dizes, irrisório, mas à escala… é brutal o resultado que se pode obter…. de borla. Certamente concordaras que é um métodos que foi criado para se espalhar e tornar o mundo em si um gigante mineiro 😉

    • Redin says:

      Um ditado muito antigo diz assim. “Grão a grão enche a galinha o papo”.
      Lembram-se daquela fraude de um bancário que desviava um cêntimo a cada conta dos clientes? Quase ninguém se importava com tão minúsculo valor até que um dia…

  2. Ora ora says:

    Como prevenir?

  3. Fernando says:

    Para prevenir isso, so temos de usar o Kaspersky pois o mesmo instala uma app nos browsers como google chrome, firefox, etc.

    Mês passado este mesmo script coinhive estava há querer instalar-se no meu chrome, mas o kaspersky detetoue removeu.

    NT: Temos que usar uma segunda conta no pc sem poder de admin, de maneira há não permitir que estes vermes se instalam em nossas maquinas.

    Tenho uma dúvida, caso eu dei-a uma solução para os browsers em termos de segurança será que recebo algo em troca, digo uma quantia mnonetária?

  4. Informatico Amador says:

    Como defender e impedir esta situação? Malwarebytes? Bitdefender Antivirus free? Spyware terminator…? Outros? Quais?

  5. RockinRool says:

    Malwerebytes é o melhor, mas quero salientar que existe outro script que nenhum programa de malwere/av deteta como sendo potencialmente perigoso
    a única solução para o descobrir é no gestor de tarefas

  6. luigy says:

    Vejo aqui pessoal a mencionar anti-virus quando isto não é um vírus…

    Se não querem minerar em favor de terceiros simplesmente precisam de um ad-blocker, que todos eles bloqueiam os auto-scripts da coinhive, JSE, etc.

    Duvido que isto seja uma medida adoptada pela Starbucks a nível global… Mas também não entendo todo o stress à volta disso.

    Ps: Isto vai ser cada vez mais comum e como alternativa a publicidade. O CoinHive é bastante intrusivo mas estão a aparecer soluções com o JSE que são mais Viewer Friendly.

  7. Malaquias says:

    Não precisam de nenhum antivirus para prevenir isso !
    Já toda a gente utiliza adBlock que permite bloquear o conteudo vindo de certos dominios. Basta irem as opções do mesmo e bloquearem o dominio coin-hive.com.

  8. João says:

    dica: usem o noscript ou o umatix para bloquear isto.
    No entanto entre minar monero ou levar com publicidade venha o monero

  9. Vitor C says:

    Wi-fi grátis??ui … Nesses “mina-se” carteiras Bitcoin com Wireshark…

  10. TroubledMind says:

    Alguém se lembra da aplicação SETI@HOME, do SETI, para windows?
    Supostamente, usava os recursos de cada máquina em que era instalada quando estas se encontrava em “idle”/”standby”. Era, ou é, gratuito para eles, isto é, não nos pagavam nada, quer dizer, era a nossa contribuição na “busca de vida alienígena”… Isto já tem uns anos…

    Ora, se juntarmos todos os recursos, de todas a máquinas do mundo que tinham esta app instalada, resultava um brutal “cluster”. Este era usado para processar a imensa informação que o SETI recebia do espaço (supostamente, claro). Estes ao menos diziam o que faziam com os recursos das nossas máquinas, quer dizer, mais coisa menos coisa…

    Ora, dito isto e juntando os pontos:
    Minerar… que piada… Ilusionismo puro, do tipo: “Acenando com uma mão, o mágico diz: -“Olhem para esta mão!!!” e pensa: -“Que o truque está na outra, muhahaha, já vos enganei!!!” (metáfora análoga à situação) lOol.

    Enfim, abram o olho, estão a vos alugar os recursos das vossas máquina por uma quantia miserável e, às tantas, a vender os “clusters” por milhões, para processamento de algo que não fazemos ideia do que seja!! E ainda chamam-lhe “minerar”!!! l0ol. O utilizador acredita.

    Acham realmente que o CPU a 100% de uso é devido ao esforço feito pelo vosso computador, numa “mina digital”, de malho, escorpo e talvez picareta na mão a “minerar” as ditas “criptomoedas”? lo0l…

    Porque será que exigem uma máquina bastante potente? Quer dizer, mais potência, mais criptomoedas (quantia irrisória na mesma tendo em conta o consumo da máquina e dinheiro gasto na aquisição da mesma).

    Bem, fica a ideia ou “teoria da conspiração”…
    Os “3 tostões” de um ignorante…

    Cluster
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cluster

    SETI@HOME
    https://pt.wikipedia.org/wiki/SETI
    https://setiathome.berkeley.edu/

    Atenção:
    Não é minha intenção ferir susceptibilidades, mas sim um “wake-up call” e partilha de ideias. Em que o meu único argumento é uma teoria de bolso resultante da análise da semelhança entre SETI@HOME e o “minerar”…
    Entenda-se aqui “semelhança”, como “aquilo que o programa faz”…

  11. Paulo says:

    Ainda há meses tive um vírus ou lá como lhe chamam, bitmineer?, na placa gráfica, ou pelo menos era ela que bombava como louca, a mineral, conseguiu limpar a coisa, mas foi stressante.

  12. Diogo says:

    Alguém que minere?

  13. Joao ptt says:

    Muita gente diz que prefere que o seu sistema minere moedas virtuais a ver publicidade, o problemas é que esta gente vai obviamente querer fazer as duas coisas! Tem que levar com a publicidade e minerar… e depois passa a ser exigência ter de minerar para entrar ou manter-se lá, da mesma forma que muita gente queria obrigar as pessoas a levar com publicidade, mas se a pessoa fosse enganada ou ficasse com o seu sistema informático comprometido e tivessem que pagar dezenas/ centenas/ milhares/ milhões de euros em indemnizações… aí já não queriam ter nada haver, que já era com outros da empresa que envia a publicidade ou mesmo de quem enganou mas nunca deles que levaram a pessoa ao engano em primeiro lugar no seu web site… isto é tudo gente muito esperta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.