Milhões de utilizadores Android vulneráveis, diz o FBI
O sistema operativo Android é ainda o mais utilizado no mundo, no segmento dos smartphones e tablets. Contudo e de acordo com um relatório público do FBI, há dentro deste organismo policial uma crescente preocupação em relação ao aumento das ameaças e falta de segurança a que os seus operacionais, utilizadores de versões antigas do Android, estão expostos.
Segundo o comunicado - marcado como não classificado, mas "apenas para uso oficial" e projectado para o pessoal de segurança policial, bombeiros e serviços de emergência médica (EMS) - mais de 44% dos utilizadores de Android em todo o mundo ainda estão a usar versões do Android 2.3.3 a 2.3.7, que ainda contêm vulnerabilidades de segurança corrigidas apenas nas versões posteriores.
Este documento não avalia os funcionários estatais, apenas aponta para a utilização destas versões nas forças policiais, podendo o caso ser mais grave se pensarmos que haverá muita gente do staff governamental, com cargos e com pastas importantes que possam estar a usar Android com versões antigas e vulneráveis.
O sistema operativo da Google, o Android, continua a ser um "alvo principal para ataques de malware, devido à sua participação no mercado e arquitectura de código aberto", diz o documento, e um aumento na utilização de dispositivos móveis por parte de funcionários do governo "faz com que seja mais importante do que nunca para manter os sistemas operativos móveis reparados, sem vulnerabilidades, e actualizados".
Como temos visto ao longo da vida deste sistema operativo, estar seguro, à frente das actualizações e sempre com a mais moderna versão implica a aquisição de novos dispositivos e nesta altura, em que os fabricantes e operadoras despejam para o mercado centenas de modelos todos os anos, passa para a mão dos utilizadores o ónus da segurança, pois grande parte deles não se preocupa em actualizar as versões do Android que vendeu com o equipamento, nem mesmo quando são conhecidas vulnerabilidades no sistema operativo da Google.
Alguns destaques do relatório:
79% do malware afecta os dispositivos Android e 19% tem como alvo o Symbian. Windows Mobile, BlackBerry, iOS e outros sistemas representam menos de 1% de malware cada (a fonte não foi especificada no relatório).
As aplicações para SMS representam "quase metade" das aplicações com malware que circulam dentro do Android, nas versões mais antigas. Esta só por si é uma razão forte para os utilizadores considerarem na instalação de aplicações de segurança no seu dispositivo.
Rootkits também representam uma ameaça massiva. O documento do DHS/FBI dá conta que no final de 2011, um popular rootkit, o Carrier IQ, estava instalado em milhões de dispositivos, incluindo nos iPhones (embora a Apple tenha removido esse software) e em centenas de dispositivos Android. Este rootkits muitas vezes passa despercebido e pode registar nomes do utilizador, palavras-passe e tráfego, tudo sem o conhecimento do utilizador. É um risco sério num ambiente governamental.
As falsas Google Play Store dominam e são sites criados por ciber-criminosos. Estas estruturas replicam as aplicações Android levando os utilizadores a descarregar desta "loja falsa", o que na verdade estão sim a instalar software malicioso usando esse engodo.
O relatório afirma que todos os dispositivos deveriam ter uma actualização por parte da Google e do fabricante, para que o utilizador estivesse protegido e não deixassem, tal como acontece até agora, ao abandono milhões de utilizadores após adquirirem o equipamento.
Pode ler todo o conteúdo no documento em baixo, em pdf, ou no site do FBI.
Via | Zdnet
Este artigo tem mais de um ano
Meu rico Belle 🙂
todo mundo está vulnerável, digo eu
eles que actualizem a versão…
compraram um android chines que a marca não da suporte técnico, problema deles, a google não tem culpa da má escolha das pessoas.
eu tenho um galazy s i-9000, e esta com o 4.2.2
e esta sempre a sair actualizações para ele, de versões + estáveis
a google é nossa amiga é preciso é fazer escolhas + acertadas, as pessoas compram android por estar na moda, e ser barato… querem barato tem qualidade barata.
Acho que te esqueceste de mencionar uma pequena situação. Se tens o Android JB 4.2.2, então estás a usar uma versão não oficial. Oficialmente o Galaxy S só foi actualizado até ao 2.3.6. Para instalar a versão não oficial é necessário desbloquear o bootloader, algo que está para além das capacidades de maior parte dos utilizadores. Outro promenor é que se algo correr mal a flashar a ROM o fabricante não se responsabiliza por isso (embora nunca me tenha acontecido isso, é sempre uma possiblilidade).
Mesmo a própria Google tem aparelhos deles que não se contram com a ultima versão, o Nexus e o Nexus S.
E se estas vulnerabilidades não passassem de um esquema para fazer os leitores irem a correr comprar a última geração do Samsung Galaxy ou HTC X, ah? Aí é que eu me ria.
EU QUERO VOLTAR A TER UM NOKIA 3310!
Que não seja por isso: http://www.ebay.com/bhp/nokia-3310-phone
loll
Se fosse sob perspectiva comercial ou de marketing, acho que era correr para ir comprar windows phone, ios, ou bb.. sempre é 1% !
(just to be funny, and not a hatter) Uma vitória clara para o Android, com 79% só para si!
PS: No final das conta sobra 1%… ou então aquele “cada” faz com que fique % é a mais…
79 + 19 + 1 = 99 ou 79 + 19 + 1 + 1 + 1 = 101 ! Mékié?!
Sobra 1%? Para os 101% estarem completos xD
A bb está a cair, e ja nem a usam para fins governamentais na EUA, como ja tinha dito, o WP agora está forte para a escolha dum SmartPhone, so que não optaria por um lumia, paga-se um balúrdio para hardware ultrapassado, o preço do 1020 hilariante, vi fotos dele e não tem nada de mais em comparação a outra camera com OIS.
Com WP so a HTC e Samsung é que se escapam.
Windows Phone é que rula!! 🙂
Pensava que só os produtos da Microsoft é que eram fracos na segurança… Mas afinal era apenas uma questão de quota de mercado =)
claro, por isso é que disse que todo mundo está vulnerável, não só depende de quota de mercado mas também da vontade de um individuo,organização ou governo
Disto tudo só não compreendi a primeira frase:
“O sistema operativo Android é ainda o mais utilizado no mundo, no segmento dos smartphones e tablets. ”
Mas existe outro SO móvel com cota de mercado que se aproxime do Android?
Talvez seja por isso que haja mais malware para estes dispositivos… Certamente não iam longe os “ciber-criminosos” a desenvolverem e tentarem explorar vulnerabilidades para BlackBerry 🙂
Mas não sejamos cegos todos os SO tem vulnerabilidades! Apenas se fala mais nas do Android pois a cota de mercado é claramente superior de os demais.
Então concordas que o Windows não é fraco mas sim alvo da sua própria cota de mercado, ou seja, 92% certo?
tá calado rapaz, o iOS tem quase a mesma quota do android em aparelhos vendidos, so em portugal é que o pessoal é pobre e compra samsung.
Sendo assim como explicas que o android tenha 93% dos virus moveis e o iOS apenas tenha 0.7% ? loooooool
É muito simples a explicação. No Android irá sempre ser mais fácil instalar malware do que no iOS. Tal como numerosos estudos mostram grande parte do malware vêm de lojas de aplicações de terceiros, e de aplicações descarregadas e instaladas no telemóvel. Nenhuma destas duas hipóteses são possíveis no iPhone, porque és sempre obrigado a utilizar a App Store. Está claro que todos os telemóveis android bloqueiam por defeito instalações que não vêm da play store, se alguém decide desativar essa opção sem confiar plenamente no que vai instalar então merece ser infetado. Ter liberdade também implica ter responsabilidade.
O maior problema de segurança no Android são a falta de atualizações por parte dos OEMs. Isto faz com que os utilizadores utilizem versões antigas do SO vulneráveis a ataques que já foram corrigidos nas versões mais recentes.
Mas se não acreditas em mim então recomendo que leias o relatório da Symantec. Neste relatório também vais reparar que no ano anterior o iOS teve de longe mais vulnerabilidades que o Android (387 vs 13), mas as razões ditas em cima explicam o resultado.
Aqui segue o link em caso de não conseguires encontrar.
http://www.symantec.com/content/en/us/enterprise/other_resources/b-istr_main_report_v18_2012_21291018.en-us.pdf
Por causa do próprio SO, uns integram-se com o aparelho e permitem controlar tudo, outros continuam na idade da pedra..
Vais ver que no futuro vai ficar tudo mais parecido com Android 🙂
Memoria curta o FBI.. ainda a pouco houve uma polemica em que ouve indicios fortes que andavam a espionar o mundo na web..
Tenho minhas duvidas se não andam a espionar tambem os sistema baseados em linux.. como é o caso do Android..
Ah pois eles podem.. dizem que é para defender as ameacas contra USA bla bla.. hipocrisia dos amaricanos e suas forcas secretas..
+1
É mais um esquema contra a pirataria. Levar as massas a pensar que se não comprarem tudo legal acontece isto e aquilo. Levando as pessoas a pensar que não compensa não pagarem pelas apps. As pessoas ficam com medo e sem andarem a correr atrás dos tão criminosos e tão maliciosos piratas, acabam com a pirataria sem mexer uma palha.
Não acredito nisto. Que exista malware para android eu até entendo, agora dizer que apenas 1% afeta o IOS?!
Tretas! O IOS é mais vunerável que o android (noticia adiantada (até!!!) pelo pplware.
Cheira que alguém ganha com estes resultados. 😉
A google não deixaria a sua galinha dos ovos de ouro andar assim à “deriva” de problemas constantemente.
és bem ignorante, o iOS não tem 1% do malware, tem 0,7%!!!!! o iOS é um sistema fechado e a App Store é segura não é como a google play que qualquer um pode meter lá um virus e não acontece nada. és aziado e mais nada.
e já agora…Android é a galinha de ovos de ouro da google? lol, a google nada ganha com o que a samsung vende, a galinha de ovos de ouro da google, é o chrome OS. é esse o foco deles.
Ainda chamas ignorante aos outros… O Android, para a Google, é uma plantaforma para lancarem publicidade especifica ao utilizador. Publicidade essa que é a principal fonte de receita da Google. Desculpa que te diga, mas quem parece aziado és tu. Tanto uso Android no smartphone como iOS no iPad por isso tento abstrair-me um pouco desta “fanboyismo” mas já reparei que és daqueles artistas que defende a sua escolha com unhas e dentes sem pensar que o que é bom para ti pode nao ser bom para os outros.
Aí vem barulho!!!
Como é que a symbian tem virus? Aquilo é um OS de m*rda, suportado por hardware ainda pior…Não percebo como perderam tempo a criar virus para essa plataforma.
Começo a ver o WP como o candidato para o proximo upgrade 🙂
Qual e a novidade? O iphone e um tlm caro, que nem toda gente pode comprar, o android, tem mais variedade e preços mais acessíveis…..