Microsoft lucra milhões de dólares/ano com Androids Samsung
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Possuidora de um grande leque de patentes, a Microsoft tem uma enorme quantidade de acordos de licenciamento das mesmas com vários fabricantes de dispositivos Android em todo o mundo, incluindo a gigante coreana, Samsung. No entanto, estas duas gigantes encontram-se neste momento numa batalha em tribunal, tendo esse mesmo tribunal definido o valor que a gigante do software iria receber com o sistema Android.
No ano passado a Samsung teve de pagar à Microsoft a quantia de mil milhões de dólares relativa ao licenciamento de patentes. Esta já não é uma pareceria recente, sendo que em 2011 a Samsung e a Microsoft assinaram dois contractos, onde um deles consistia num acordo de licenciamento cruzado e o outro num acordo de colaboração de negócios.
Posto isto, a gigante Coreana decidiu que estava cansada de pagar a tempo e horas e de pagar juros, e atrasou esses pagamentos à Microsoft.
A Microsoft, devido a estes atrasos, colocou a Samsung em tribunal, contudo a coreana insiste em querer fugir do acordo original, devido ao facto da Microsoft ter comprado a unidade de telemóveis da Nokia.
Segundo a Samsung, a Microsoft com esta aquisição violou o acordo de colaboração de negócios e, devido a essa aquisição, esse mesmo acordo ficara invalidado. Contrapondo estas afirmações, a Microsoft não concorda com as alegações e pretende receber por parte da empresa Coreana um valor de 6,9 milhões de dólares relativamente a juros não pagos desde o ano transacto.
Este caso contínua em tribunal, mas ao mesmo tempo não deixa de ser estranho o facto de que a Samsung continua a construir equipamentos baseados em Windows, quer sejam smartphones, tablets ou computadores.
Com mil milhões de dólares em cima da mesa, a Microsoft parece confiante em que vai obrigar a empresa coreana a pagar o que lhe é devido. Em comunicado no site oficial da Microsoft, o vice-conselheiro geral David Howard afirmou:
"We are confident that our case is strong and that we will be successful. At the same time, Microsoft values and respects our long partnership with Samsung, is committed to it, and expects it to continue."
Após uma visita do CEO Satya Nadella, a Microsoft convenceu a Samsung a deixar de utilizar a sua própria aplicação de processamento de texto para passar a utilizar o Microsoft Word, mas quanto ao valor exigido pela Microsoft será o tribunal a decidir se a Samsung paga, ou não.
Este valor, como já havíamos referido anteriormente, é uma verba que a Microsoft não irá deixar de cobrar, até porque este dinheiro “fácil” tem ajudado a Microsoft a amortizar e a “minorar” os problemas financeiros que afectam de certa forma as divisões dos dispositivos móveis e Xbox.
Mas o que diz o acórdão do tribunal?
Se fizermos uma leitura ao acórdão judicial, fica-nos a dúvida se o que a Samsung pagou e terá de pagar à Microsoft, são então os mil milhões de dólares ano. A Microsoft refere no documento que Samsung terá de pagar mil milhões de dólares no segundo exercício do seu acordo de patentes. Pelo que se entende que é "o valor total" que a Samsung terá a pagar à Microsoft sob o acordo. O que não sabemos é se todas as patentes usadas estão cobertas nesse acordo. O documento do tribunal não diz especificamente que "Samsung paga Microsoft mil milhões de dólares ano para as patentes Android".
Há ainda algumas nuances deste acordo por revelar, até porque a Microsoft também paga à Samsung por patentes usadas pela marca de Redmond.
Este artigo tem mais de um ano
Isto das patentes é uma verdadeira palhaçada!!!
sem patentes não há inovação. Para quê gastar em inovação se podemos esperar e depois copiar pelos outros?
Então quer dizer o mundo nunca inovou até ao momento que algum iluminado publicou a cena das patentes. 😀
Devíamos patentear a natureza, anda tudo a copiar tudo desde o dia em que nascemos.
Podes explicar o porquê?
Porq
Porque se formos analisar o parque de patentes ao redor do mundo, vamos ver que existem patentes que não fazem sentido nenhum.
Concordo que tenha de haver patentes, mas para quando determinado produto/serviço esta no inicio e não é comum. Quando se chegam a um ponto em que determinado produto/serviço é comum, começa as patentes começa a ser uma forma de dinheiro fácil em fez de realmente valorizar a empresa/pessoa que o fez.
Por exemplo patentes de Wi-Fi… uma tecnologia também envolvente, não faz sentido só poder desenvolver equipamentos com esta tecnologia pagando a uma patente.
Para mim as patentes fazem sentido nos seus primeiros anos de existência, ou pelo o menos os preços praticados deviam de diminuir ao longo do tempo.
E se fosses tu o dono das patentes?
Acho a politica das patentes erradas.
Faz todo o sentido proteger as criações de cada um, o que não faz sentido é eu ganhar balúrdios quase eternamente por criações que são actualmente comuns e de censo geral.
Para não falar do tipo de patentes que são aceites, principalmente do EUA…
As criações que são agora comuns e de censo geral, são o que são graças aos criadores, portanto é logico que o criador ganhe com a sua criação.
Já ouviu falar de patentes trolls? Um exemplo, se morasse nos EUA poderia patentiar para que não podesse atender o telefone com a mão direita e o dedinho mindinho levantado, quem fizesse isso teria que pagar royaltes. Um exemplo bem exdrúxulo mais é um exemplo.
É isso, deviam abolir as patentes de software, os direitos de autor, a propriedade individual, e o “picar o ponto”…
Cada um devia trabalhar só quando lhe apetecesse, e quando poder roubar, que roube…
Essa do picar o ponto é retrogradamente portuguesa…
Não importa o que se produz, não importa atingir objectivos, o que importa é entrar as X e sair às Y, nem que se esteja o dia todo sem fazer nada, ou melhor ainda, vai-se lá picar o ponto, mas não pomos lá os pés.
Tens toda razão nessa do picar o ponto… concordo contigo nesse ponto…
Mas pronto, fazer um trabalho no escritório, e não ter lá isso registado (caso hajam vários a fazer o mesmo trabalho que tu)
Ou um lojista vender, e não marcar o seu código…
etc…
Quem trabalha, tem de ser recompensado.
As patentes, pouco protegem as empresas, estão lá para proteger os trabalhadores das empresas…
Deviam é carregar mais nas implicações de as quebrar, e evitar os patent trolls, e as patentes por tudo e mais alguma coisa (a justiça é cega), aliás, nos USA, estão a trabalhar nisso…
De acordo também, nisso das patentes…
Microsoft FTW!!!
A MS lucra mais com Android que muitos fabricantes de aparelhos com este SO.
Acerca das patente, acho que apesar de parecer que é tudo uma palhaçada, o que é certo é que houve empresas que investiram muito dinheiro, tempo e recursos na investigação e descoberta de muitas tecnologias e novas tecnologias.
Portanto, para uns usarem alguém teve de criar. Acho que patentes em torno de retângulos é estúpido, mas em torno de tecnologia e inovação não me parece tão parvo assim.
“Acho que patentes em torno de retângulos é estúpido”
Lá vêm os do costume com insinuações do 9gag…
Para tua informação, a Microsoft e a Apple assinaram um acordo de entendimento mutuo, em que ambas podem utilizar à vontade as patentes de cada uma.
Se assinaram, é porque acharam que era de mútuo benefício, por muito que TU aches o contrário, Bill Gates e Steve Jobs discordam de ti.
Por acaso quando coloquei rectangulo até me estava a lembrar da novela apple vs samsung.
Neste assunto em questão, a apple não entra no assunto. 🙂
Isso não é verdade. 🙂
Só uma delas pode usar as da outra. Parte do acordo de quando o tio Bill “trouxe” o Jobs para a Apple outra vez.
Ora lê aqui…
http://assets.sbnation.com/assets/1292505/584.pdf
Os termos são iguais para a Apple e para a Microsoft.
E não, não foi o Bill que trouxe o Steve de volta para a Apple, foi o CEO de então, o Gil Amelio, que andava ás compras para um novo SO para os Mac, e decidiu-se pela NeXT.
Só me deste razão com o link. Olha vai lá ler 🙂
Pela primeira vez comcordo com o Nelson.
O que eu acho uma autentica palhaçada são mesmos os regulamentos/politicas envolvendo as patentes.
Corrijam, p.f. “pareceria recente” para “parceria recente”.
E é por estas e por outras que o windows é free, eles têm outras empresas a trabalhar para eles basicamente 😀
Como é? Free? Explica-te.
… errado, a Samsung e outras não pagam nada !
Que paga são os seus consumidores quando compram os equipamentos.
Quando as marcas estipulam um preço esse já reflecte todos os encargos. Assim, será mais correcto dizer que não ganham tanto pelos custos das patentes usadas.
Vou registar uma patente sobre as rodas e o formato dos pneus das viaturas, e a partir desse momento farei acordos de licenciamento a todas as fabricantes de pneus… -.-
Patentes sim, exagero não! Acho que isto é um exemplo de quando as coisas vão longe demais