Microsoft lança Surface Pro em Portugal a 30 de Maio
Depois do lançamento, algo tímido da versão Surface RT, a Microsoft anunciou que vai lançar a versão profissional do seu tablet, o Surface Pro, a 30 de Maio, em Portugal.
Este novo produto pretende chegar a um segmento muito mais vasto, em termos de utilizadores, pretendendo aumentar claramente o ecossistema da empresa. É um desafio substancialmente maior principalmente para os programadores que vêm um mercado bem mais apetecível, o mercado empresarial.
Segundo informações de João Couto, novo director-geral da subsidiária nacional, “O Surface Pro é a materialização da nossa nova estratégia, é um tablet profissional que reúne o poder do computador num tablet”.
Quase 8 meses após ter sido apresentado oficialmente, a Microsoft apresentou em Fevereiro passado o Surface RT. Um tablet que era imensamente esperado e que era referenciado como uma viragem na filosofia da própria empresa de Redmond. Uma aposta assertiva no segmento mobile com hardware próprio.
Após o lançamento deste, ficou certa a promessa de uma versão profissional com Windows 8. Uma máquina onde o processador fosse Intel e corresse aplicações desenvolvidas também para as versões anteriores do Windows, bem como para o Windows mais recente, apresentado em Outubro de 2012 em Portugal e no mundo.
Esta equipamento, como era de esperar, é mais robusto que a versão RT, mais pesado, pesa agora 900 gramas, em comparação com os 600 gramas do RT. Traz um ecrã com resolução Full HD e, como referimos, permite retro-compatibilidade com as aplicações desenvolvidas para as versões anteriores do Windows, bem como as apps disponíveis na Windows Store.
Esta é uma máquina poderosa talhada para o mercado profissional, para isso a Microsoft equipou o Surfrace Pro com um processador Intel Core i5, traz também periféricos de input, como uma caneta, à semelhança do que já havíamos visto noutros tablets com Windows 8, permitindo usufruir do reconhecimento da escrita manual.
Quanto aos preços, a versão de 64 Gb chegará ao mercado ao preço de 879 euros, e a versão de 128 Gb chegará a 979 euros.
“Este dispositivo vem revolucionar a forma como as empresas podem actuar de uma forma revolucionária”, adiantou João Couto. Segundo as palavras do director-geral da Microsoft Portugal, nas empresas em Portugal existe espaço para os dois dispositivos, Surface RT e Surface Pro.
A Microsoft acredita que este equipamento possa chegar a números interessantes de vendas, alavancando um segmento que há muito a empresa perdeu e persegue. Esta é sem dúvida uma máquina fantástica e que tem tudo, em termos de capacidades tecnológicas, para obter esse mercado, resta saber se o preço é também um factor decisivo nessa pretensão.
Este artigo tem mais de um ano
Preço completamente desproporcional relativamente ao produto que é.
Ao menos a licença de Office vem incluída ou tem de ser paga aparte?
Isso seria mesmo muito mau, se a MS fosse fazer uma coisa dessas era mesmo a gozar com os consumidores
Se comparares o preço com um simples tablet, é caro. Mas isto é um PC. Portanto compara isto com um macbook air + touchscreen e compara novamente.
Portanto, vou comparar um produto overpriced com outro overpriced?
Acho que o propósito é mesmo esse. Pagar por pagar(quem pode)…
Que consegue substituir um Wacom Cintiq com a caneta.
Podes usar no sofá como um tablet normal, ou usar como um portátil e ligar um rato e um monitor quando precisares.
Compara outra vez.
Ficas ao mesmo preço com melhor computador com o MacBook Air, e sendo um portátil não faz grande sentido o touchscreen, especialmente com o excelente trackpad do MacBook
O problema do Surface Pro é que não consegue sobressair nem como tablet (peso, autonomia, etc), nem como PC – arranjam-se melhores e mais baratos!
O Office tem de ser adquirido à parte. Apenas a versão RT traz o Office incluído.
O preço é demasiado alto para as especificações do produto.
Acho este o caminho certo para a Microsoft mas há muito ainda para afinar. Principalmente a bateria que dura apenas 4 horas.
Tens que adqurir a licença aparte, se bem que sera´ a ediçao padrao completa.
O Surface Pro e´ mais um portatil com adiçoes de tablet, nao diferindo dos ultra-portateis existentes no mercado.
não vem com qualquer licença do OFFICE
Tens de pagar a licença a parte do office. Eu tenho um e não veio com o office.
Eu trocava já o meu hp sound beats i7 8gb ram por um destes!!!
Eu espero pela saída da versão 3 do Pro, para comprar a versão 2 a um preço mais apetecível.. deixo a v1 para darem fé dos erros cometidos 😆
Cerca de 4h de bateria, demasiado pesado para ser utilizado só com uma mão durante alguns minutos e não se segura quando colocado no colo, em cima das pernas. A versão de 64Gb tem metade do espaço ocupado só com o sistema operativo. Tendo em conta estas limitações acho os preços exagerados.
Na minha opinião deixa muito a desejar, mas é realmente ainda a primeira versão..
Quero um!
finalmente ….. já estava para comp. 1 portatil.
1 para por dual boot com arch.
Que cambada de leigos.
O Surface Pro ]e um port]atil/Tablet com uma elevadissima qualidade e Resistencia. Claro que é caro, a qualidade paga-se, mas mesmo assim concordo que está um pouco exagerado.
No trabalho temos trabalhado com o RT e vamos começar a usar o Pro na segunda feira (sim, antes do lançamento oficial), o primeiro contacto que tive com o Pro apaixonou-me de uma forma que mais nenhum equipamento do género conseguiu fazer.
Se querem qualidade comprem o Surface, se querem barato e duvidoso têem muitos outros por onde escolherem (mas não são a mesma coisa).
Agora já é tarde..
Esperei por ele 2 meses, como nunca mais saiu noticias acabei por comprar o Samsung Slate
Se tiver tempo quero ver se NUNCA vou comprar essa coisa …
se viesse com on novos processadores haswell…
Ainda n tinha saido em PT o Pro? xD
É possível liberar algum espaço no SSD copiando a partição de recuperação para um Pendrive e excluindo-a da máquina. Também há um slot para cartões microSDXC caso você precise de ainda mais espaço.
A bateria é amovível?
Boa noite,
Desculpem a pergunta que pode ser um pouco inculta ou impropria… mas é possível trabalhar/&escrever no surfasse pro com um teclado e rato sem fios sem ter de estar agarrado ao type cover?
Se isso até dá para fazer no Surface RT, porque ao contrário doutros tablets, tem USB, porque é que no Pro não daria?
Aliás, até há uma conjunto de teclado+rato especificamente desenhados para usar com o Surface, o teclado e rato Microsoft Wedge.