Microsoft acusa a China de usar imagens IA para enganar os eleitores norte-americanos
Muito se tem falado sobre a inteligência artificial e também vários alertas já têm soado sobre o impacto menos positivo que esta avançada tecnologia tem ou pode vir a ter em vários setores. Recentemente, a Microsoft acusou mesmo a China de usar imagens IA para enganar os eleitores norte-americanos e virá-los uns contra os outros.
China terá usado fotos IA para baralhar os eleitores norte-americanos
Há mais uma polémica a acentuar o conflito crónico entre os EUA e a China. Segundo as mais recentes informações, os analistas da Microsoft afirmam que desde o mês de março que a China tem usado a IA generativa para criar conteúdos virais que dividem a opinião dos eleitores norte-americanos nas redes sociais.
De acordo com Clint Watts, diretor-geral da Microsoft Threat Analysis Center:
Observamos atores filiados à China que aproveitam os conteúdos visuais gerados por IA numa ampla campanha que se concentra principalmente em tópicos politicamente divisivos, como violência armada e a denegrir figuras e símbolos políticos dos EUA.
Na passada quinta-feira (7), os analistas da empresa de Redmond divulgaram um relatório onde destacam as ameaças digitais da China e da Coreia do Norte e disseram ainda que os agentes chineses estão a influenciar os seus alvos "em maior extensão do que o observado anteriormente". Os alertas indicam que contas de plataformas sociais afiliadas ao Partido Comunista Chinês (PCC) estavam a publicar imagens geradas por IA, como um poster do movimento Black Lives Matter onde são exibidos buracos feitos por balas e um homem negro a render-se.
Segundo a Microsoft, momentos depois da publicação deste mesmo poster, uma conta que se fez passar por um eleitor conservador dos EUA partilhou a imagem e acusou os EUA de discriminação racial.
Uma outra imagem gerada por IA mostra a Estátua da Liberdade armada com a legenda "A Deusa da Violência". Os analistas adiantaram que a imagem foi publicada por uma conta que se suspeita ser administrada como uma operação de influência chinesa. "Este conteúdo visual de qualidade relativamente elevada já atraiu níveis mais elevados de envolvimento de utilizadores autênticos das redes sociais", alertam os analistas da Microsoft.
Em muitos casos, não é fácil garantir que as contas não são genuínas e ao contrário de "outras campanhas de atores filiados ao PCC, que usavam identificadores, nomes de exibição e fotos de perfil gerados por computador fáceis de detetar, estas contas mais sofisticadas são operadas por pessoas reais que empregam identidades fictícias ou roubadas para ocultar a afiliação das contas. com o PCC", dizem os especialistas.
Watts diz ainda que "podemos esperar que a China continue a aperfeiçoar esta tecnologia ao longo do tempo, embora ainda não se saiba como e quando a implementará em grande escala".
O Insider solicitou esclarecimentos sobre este relatório da Microsoft, mas o porta-voz da Embaixada da China em Washington, Liu Pengyu, disse em comunicado que "nos últimos anos, alguns meios de comunicação ocidentais e grupos de reflexão acusaram a China de usar inteligência artificial para criar redes sociais falsas para interferir na política dos EUA. Tais comentários estão cheios de preconceito e especulação maliciosa contra a China, aos quais a China se opõe firmemente".
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Insider
Neste artigo: China, EUA, IA, inteligência artificial, Microsoft, Redes Sociais
Uma coisa é certa – o único ponto da política em que os republicanos e os democratas dos EUA não estão divididos é em relação à China, que consideram “a maior ameaça”, a prazo.
Quanto a temas fraturantes que a China possa explorar para criar divisões entre os norte-americanos, é coisa que não falta. E costuma-se dizer que uma imagem vale por mil palavras. Se é verdadeira ou não, com a IA dificilmente se pode saber.
Criam o caos no ocidente todo para enfraquecer. Estão mais imperialistas e cada vez pior
Aprenderam com os melhores
Técnico, o caos no Ocidente ainda não chegou mas vai chegar e não vai ser bonito de se ver.
Já aqui disse e volto a repetir, estamos a cometer exactamente os mesmos erros que o Império Romano cometeu.
Os resultados não serão diferentes…
Em relação a imperialistas, diga lá quantos países a China invadiu nestes últimos anos em comparação com europeus e americanos.
Diga lá quantas bases os EUA têm fora do seu território em comparação com os chineses
Aguardo …
Eh pá. os erros do império romano! Isso é que é sabedoria de algibeira.
A China acaba de publicar o novo mapa das fronteiras da China de 2023. Interessa em particular o mapa dos “dez traços” do Mar da China que a China reivindica como águas nacionais e que incluem águas internacionais e águas reivindicadas por países limítrofes (linhas azuis no mapa) ou que já foram reconhecidas como tal pelo tribunal internacional.
O mapa do link seguinte é o anterior, de nove traços – o décimo foi agora acrescentado para incluir Taiwan e o estreito de Taiwan por onde se processa o tráfego marítimo para o Japão.
Olhando para o mapa, o que gostava é que indicasse por que é que a China reivindica águas territoriais do Mar do Sul da China (ou Mar da China Meridional) até à Malásia e o que tem feito para criar infraestuturas militares em atóis e ilhéus artificiais. E o que estava a acontecer se países como os EUA, a Austrália, o Reino Unido e o Canadá não mantivesse a circulação de navios de guerra e de aviões militares nas águas internacionais da região.
https://www.dw.com/en/china-provokes-india-with-a-new-official-map/a-52620520
Tribunal Internacional?
Aquele que os EUA não reconhecem?
É desse que está a falar?
Tribunais só para julgar os outros porque eu não posso ser julgado por ninguém.
Estamos acima de tudo e todos.
Já estiveram, agora não estão.
Em relação ao império romano, seria bom não desprezar a história, porque ela volta sempre para nos assombrar.
Bater com a cabeça na parede no tempo do império romano ou hoje, o resultado é o mesmo, ou será que difere?
Sei lá, se calhar as cabeças hoje são mais rijas, deve ser dos enfeites.
Em relação a Taiwan, esse assunto é sobejamente conhecido.
É um assunto interno, coisas lá deles, comunistas e não comunistas.
Em relação a tudo o resto, não estão a fazer nada que EUA e europeus não tenham já feito.
Em relação às bases militares, a sério que quer comparar bases dos EUA fora do seu território e bases chinesas na mesma situação?
Bases chinesas fora da China não sei de nenhuma, talvez haja alguma, mas será apenas uma ou duas, se houver.
Bases dos EUA fora dos EUA são 800, fora as que não se sabem porque são secretas.
Eu não estou a dizer que concordo com o que os chineses querem, apenas estou a dizer que o que eles querem fazer já o ocidente fez e faz à séculos.
Nada de novo, portanto.
Lógico que prefiro os EUA como dominate do que a China, mas não é disso que se trata, estou a falar de se um faz o outro tb pode fazer.
Essa treta de a razão estar sempre do nosso lado comigo não pega.
Está quando está. Quando não está, não está.
Não é o Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia.
É o Tribunal Permanente de Arbitragem sobre a soberania do Mar do Sul da China, também com sede em Haia, reconhecido pela China – até ter proferido uma sentença, em julho de 2016, que dava razão às Filipinas, contra a China.
https://expresso.pt/internacional/2016-07-13-China-rejeita-sentenca-sobre-soberania-do-Mar-do-Sul-da-China
Vejamos, nos últimos 70 anos o exército da China invadiu o Tibete, um país de consideráveis dimensões; invadiu e ocupou território Indiano e do Vietname. Não é propriamente o país que tem tido as relações mais estáveis com os seus vizinhos directos.
Castro, so what?
Quantas guerras foram causadas pelas potências ocidentais nestes 70 anos?
Quer comparar?
Se os chineses fizessem ao Japão o que estes fizeram aos chineses, não haveria Japão nesta altura.
Informe se sobre o que aconteceu na Manchúria…
Para matarem bebés chineses meteram nos em panelas com água a ferver.
Por aqui me fico, só de imaginar que tipo de soldado faz uma coisa destas, fico a pensar que se calhar as bombas que levaram a seguir até nem foram mal dadas…
Mas o Japão é um país ocidental? Essa não sabia.
Em termos geo-políticos e estratégicos o Japão faz parte do ocidente alargado, sem margem para dúvidas.
Tem forças armadas muito poderosas e modernas. Em termos de pactos militares só tem um com a Austrália … com os EUA por detrás.
As pretensões da China assustam muitos países da região e o Japão é um deles.
Na imagem o jovem negro tem um buraco de bala igual aos buragos de balas no vidro…. ninguem achou estranho.
Hahah…vamos fechar Hollywood? Netflix? Amazon Video?
Outra vez a lenga lenga dos média e da manipulação dos votos…
Já estão com medo que o Trump ganhe.
O povo Americano é bem crescido e sabe bem o que quer, não é uma publicidade no Facebook que vai mudar o voto de quem já sabe o que quer.
A tentativa de manipular de quem vota em quem sempre existiu desde que existe política, começou por promessas falsas dos políticos , boatos, cartas anónimas, telefonemas, com a NET evolui para os mesmos esquemas mas em formato digital nada mudou.
“O povo Americano é bem crescido” a piada está feita.
Sim é uma das democracias modernas mais antigas juntamente com França e Inglaterra.
América tem somente a economia maior do mundo e é dos mais ricos do mundo, por isso não vejo onde está a piada.
Tem problemas sim, mas todas as democracias tem.
Deve ser a Nigéria, China ou a Rússia que você considera como bons modelos. 🙂
Os EUA não são uma democracia, são uma Republica com elementos democraticos.
Qual democracia? Nem o presidente eles elegem na base de um homem, um voto.
Eu, acho que nós, como portugueses, não podemos chamar ninguém de pouco crescido.
Voltamos há 50 anos em inúteis, ladrões, corruptos até ao tutano e mentirosos da pior espécie.
Olhe cá para dentro antes de falar dos outros.
és tu que me vais ensinar a “olhar para dentro”? sabes lá quem eu sou, em quem tenho votado, o que faço na vida, onde vivo ou se sou português sequer? “Olhe para si antes de falar do outros.” 😉
Eu, não ensino ninguém.
Para isso existe a escola.
Não sou professor.
Já agora, não me trate por tu.
Se ler o que escrevi não o tratei dessa maneira.
Mostre algum saber estar, dá jeito às vezes.
eu estava a dizer que nós, como Portugueses, não podemos chamar alguém de pouco crescido.
Não me estava a referir a si, mas aos Portugueses.
Se calhar não é português mesmo porque tem dificuldades em analisar textos simples.
PorcoDoPunjab não lhe vai responder mais vez nenhuma.
Vc é limitado e não tenho tempo para gastar consigo.
O povo americano crescido, deves estar a gozar!!! Um povo crescido não têm tiroteios nas escolas, não permite a compra de armas por parte de psicopatas e não ignora os semáforos.
Sim tem problemas, como todas as democracias, mas não deixa de ser uma das democracias modernas mais antiga e com melhores resultados da história moderna, para isso basta ver todos os indicadores económicos.
tipo..aumento da divida?que não vão conseguir pagar…os indicadores valem o que valem.
É tudo a mesma porcaria se pudessem ser uma ditadura eram, entretanto vão tentando
Papagaio, dívida que não vão conseguir pagar?
Alô? Está a falar de quem mesmo? Lol…
No teu país também tens imensos tiroteios e até mortes, muito tráfego de armas paralelas e até modificadas. Só que há muito desconforto em assumir publicamente esta parte criminal. E temos das leis mais totalitaristas no que toca ao acesso às armas reguladas. Não é a proibição que impede as pessoas mal intencionadas de aceder a armas de fogo. E tens o país mais corrupto da Europa, pensa 2x antes de criticares os USA. E já agora agradece aos mesmos por não estares a falar alemão ou russo.
“Não é a proibição que impede as pessoas mal intencionadas de aceder a armas de fogo”
Tens rasão, não é, mas se as tens mesmo ali a mão é mais fácil caíres na tentação de as usares.
Não acredito que sejas ignorante ao ponto de pensar que o acesso fácil a armas não contribui também para os constantes tiroteios que vemos nas noticias.
Achas que crianças com 10 ou 15 anos comprar armas no mercado negro ou já as trazem de casa?
Infelizmente sofres da propaganda. Sabes que nos anos 50 e 60 boa parte das escolas de Nova York tinham clubes de tiro?
O que mudou foi a cultura, com a destruição da família provocada pela ala radical do Partido Democrata e a contra cultura com consequente desresponsabilização geral dos jovens para ganhar votos pelo facilitismo e vitimização.
Aperitivo . Do New York Post
(…)
Many of the city’s public high schools had shooting clubs and a few even had gun ranges on their premises, according to accounts from the Department of Education and others.
There were at least three shooting ranges in public schools, the DOE said, including Curtis HS on Staten Island and Erasmus Hall HS in Brooklyn.
Another inside Far Rockaway HS in Queens, which closed in 2011, is shown in a black-and-white archival photo from May 1929 displaying a compartmentalized gun range with at least five windows to shoot from and cranks for students to pull the targets back and forth.
“To accommodate the kids, they even made them these little pull-out benches they can kneel on to shoot from that position or even lie down to shoot,” said Darren Leung, owner of Westside Rifle & Pistol Range in Chelsea, describing the equipment seen in the 89-year-old photo. “What an excellent design.”
Shooting clubs were popular in many schools, even if they didn’t have gun ranges.
Members of the shooting club at Tottenville HS on Staten Island would bring their rifles to school, but the club would travel a few miles to Perth Amboy, NJ to practice, according to one alum who attended in the 1940s.
“Even in New York City, virtually every public high school had a shooting club up until 1969,”
E estamos a falar de Nova York não do Texas ou de estados com outra densidade populacional.
Que nunca tenhas de passar pelo martírio e escrutínio do que é ter uma arma de fogo em Portugal. Chega a ser absurdo. Infelizmente armas de caça têm sido muito usadas em contexto de violência domestica, mas existe uma estatista a crescer em super Ascenção que são as armas não registadas usadas na criminalidade em PT- Só uma pequena percentagem destes crimes chega ao conhecimento dos média. SE os USA, nalguns Estados o acesso é armas é algo que para nós é descabido (8000) , na Europa é o 8. Não concordo que menores de 16 anos tenham acesso a armas de fogo, mas também não concordo com a excessiva regulamentação e limitação praticada nalguns países da Europa. Secalhar temos de começar a ter um pouco mais de cultura bélica para não estarmos sempre de joelhos a pedir ajuda ao Tio Sam para nos safar dos conflitos que criamos poraqui na Europa. Se tanta gente odeia os USA podíamos começar por deixar de andar sempre de mãos estendida ao exercito deles.
«Se calhar temos de começar a ter um pouco mais de cultura bélica para não estarmos sempre de joelhos a pedir ajuda ao Tio Sam para nos safar dos conflitos»
A sério que estás a comparar armas de uso pessoal com ajuda militar?
E sim, concordo e apoio ao máximo todo o escrutínio necessário para se comprar uma arma.
@AlexS
O que é que interessa ter havido clubes de tiro nas escolas em NY Ainda bem para eles.
Achas mesmo uma boa ideia?
@Mr. Y
Cultura bélica é abrangente e universal ao contexto do que foi dito amigo Y. E precisamos, porque o mundo, anda cheio de ditadores com problemas de visão quanto a fronteiras e direitos humanos. Teremos nós, os ” ocidentais ” de voltar a rever novamente conceitos de defesa, serviço militar e armamento , civil inclusivé, para nos mantermos á tona mais umas décadas. Não sei quem disse, mas o melhor exercício que se faz para se estar e viver paz, e estar sempre preparados para a guerra. Civis incluindo. Mas Respeito todos os objetores de consciência no que toca a armas de fogo
Comparar Portugal a nível de tiroteios e mortes, com o país com o maior número de vítimas per capita, e totais, quer para vítimas fatais e não fatais.. É preciso ser-se completamente desfasado da realidade LOL.. EUA só para um amante de Hollywood, ou para ignorantes, é que é algo a ter como referência. Tanto país na Europa bem melhor a todos os níveis..
Tenho a certeza absoluta que consegues exprimir essa ideia sem recorreres ao insulto. Tu consegues, só tens é de querer
AHAHAHAHAAHAHAHAHA uma coisa é partilhar parte da idiologia politica, outra é ser cego e parvo a tal ponto de falar que os tiroteios no EUA estão ao nível de qualquer outra democracia do mundo. Enfim…
Aproveita e compara com o Brasil já que estás entusiasmado.
Um a um vais conseguindo formar o teu rebanho de ignorantes, queres por certa gente no poder e usas propaganda negra americana para alcançar o objectivo, sorte a nossa não sermos tão burros e infantilóides como os americanos.
1984 será potencialmente certo no futuro próximo…
Microsoft acusa a China de fazer o que os EUA sempre fizeram?