MEO, NOS e Vodafone sobem preços e reduzem qualidade dos serviços
Acha que a sua internet está mais lenta? Pode existir um motivo para isso! A MEO, NOS e Vodafone baixaram a qualidade de serviço nas ofertas 3P (Internet fixa, telefone fixo e televisão).
Em alguns casos, a velocidade de download anunciada baixou mesmo de 100 Mbps para 30 Mbps.
Operadoras MEO, NOS e Vodafone aumentam preços em 1 euros
Entre outubro e novembro de 2020, os três principais prestadores de comunicações eletrónicas em Portugal (MEO, NOS e Vodafone), aumentaram as mensalidades das suas ofertas base “triple play” em 3,3% (+1 euro).
Numa comunicação enviada ao Pplware, a ANACOM refere que na sequência deste aumento de preços, que surge ao mesmo tempo, e na mesma proporção, e que é muito superior à taxa de inflação, a mensalidade mais baixa das suas ofertas “triple play” sobe para cerca de 31 euros. Desde 2018 que não existem diferenças nas mensalidades deste tipo de ofertas.
Regista-se ainda que dois dos prestadores, MEO e NOS, impuseram igualmente limites mensais de tráfego de dados fixos (500 GB e 600 GB, respetivamente).
Releva-se ainda que os preços destas ofertas já comparavam desfavoravelmente com a média internacional. Em outubro de 2018 os preços do pacote Internet + telefone fixo + televisão, eram superiores à média da UE28 entre 2% e 12,7%. A exceção eram as ofertas de 1 Gbps que apresentavam preços inferiores à média da UE28 (-22,3%), mas que só são subscritas por 1,6% dos clientes.
Durante vários anos as mensalidades das ofertas “triple-play” da Vodafone foram consideravelmente mais baixas do que as dos restantes prestadores. No entanto, desde o início de março de 2013, altura em que esta oferta foi lançada por um preço de 24,9 euros, o valor já aumentou em 6 euros.
Estas alterações das mensalidades das ofertas da MEO, NOS e Vodafone afetam os novos subscritores e os anteriores subscritores no momento em que pretenderem renovar o seu contrato (por exemplo, no final dos respetivos períodos de fidelização).
Este artigo tem mais de um ano
Bem que tenho reparado que a minha net vodafone esta mais lenta tendo eu fibra 100mbs. Acrescentam publicidade, aumentam preços e reduzem a qualidade, dps queixam-se que o povo procura alternativas. Smp os mesmos a sofrer na pele.
E mudas para qual? É que os outros são piores…
Nowo
Isto.. Isto é para rir não é?
Porquê? xD
Qual o mal da nowo
Starlink…. acho que vai the next big thing a medio.prazo!
nao sejas atrasado, uma internet por satelite nunca é alternativa para FTTh.
Eu fiz queixa no livro de reclamações da NOS que na minha zona, anunciam no site como zona 4G, sem ADSL nem Fibra e entregam-me um serviço com 1mb na melhor das vezes e com um ping de 600ms. Responderam de forma oficial como que iam resolver o problema (por email com conhecimento da ANACOM) e por telefone disseram-me que sabem que há problemas mas não vão resolver porque é falta de antenas e não é viável colocar outra. Isto é o serviço que temos. Voltei a abrir a reclamação e fizeram o mesmo, tanto a ANACOM com a NOS são lixo em Portugal, do resto não sei porque não tenho na minha zona.
C A R T E L
Exato…
Durante vários anos não usufruí da velocidade de internet contratada na MEO,porque alguém da MEO me indicou que só atingiria os valores em questão se o equipamento estivesse ligado por cabo (e tivesse placa para tais velocidades)… Até que me percebi que o problema era o router (technicolor TG784N V3,que só tem rede de 2,4 GHZ) que não tinha capacidade para debitar a potência referida (inicialmente 100MB e mais recentemente 200MB) por WI-FI. Bastou um router de 30 € para tomar conta da Net de casa e poder ter redes de 2,4 e 5GHZ, conseguindo assim passar os 200MB…
Há muito tempo que cá por casa o router da meo só serve para ligar o telefone.
Basicamente, para mim passou a ser um mero ATA Voip.
A internet contratada só pode ser medida por cabo como é óbvio, a qualidade de sinal wifi varia muito, até pode depender mesmo da construção da casa do cliente.
Até pode ser, mas a verdade é que fazendo várias vezes o teste, ligado à rede 5GHZ bateu sempre acima dos 200Mb, por WI-FI!
Confirmo. O problema da net são a porcaria de routers que as operadoras poe em casa. Desde março que tenho por wifi os 200mb contratados à nos.
Sugestão de algum router!
Mais baratos: TP AC1200 ou 1900, Mi 4A (castro eletrónica), Router Mi AIoT AC2350 (60 na mishop e tbm há na castro eletrónica)… Podes ver na worten, chip7 ou outros… Depende do que precisas…
Correção.: na mishop está mais barato do que na mistoreportugal (45 na mishop e 60 na mistore..) 😉
A falta que faz de uma verdadeira concorrência. Da Meo não se podia esperar outra coisa quando o estado decidiu entregar o ouro ao bandido. Esta ANACOM chega a ser ridícula com estes estudos que em nada beneficiam os clientes destas empresas. A ANACOM está cá apenas para aplicar umas multas por incumprimento e sacar assim uns milhões. O zé povinho que foi e é lesado fica a ver navios com a ANACOM a aproveitar o seu infortúnio para amealhar com as multas.
Estavas bem melhor no tempo da pt do estado, lol. Ou não sabes nada do que dizes, ou és muito novo para te lembrares.
Ainda te lembras das assinaturas telefónicas obrigatórias ou já não?
Antonio, não sabes ler ou és muito novo e ainda não aprendeste. Não disse que era melhor ou pior, só disse que não se podia esperar outra coisa. Vá, fica bem
Cheira-me a fakenews. A ser assim já estaria a assistir a uma polémica generalizada e ou eu mando distraído ou alguém está a borrar a manta.
Há contratos com obrigações recíprocas.
Isto é para novos contratos lol
Então é melhor não atenderem o telefone quando eles detetarem o fim do período de fidelização. 🙂
mas quando chegar o fim do período de fidelização ou negoceias ou vais pagar muito mais. Ou seja vai dar ao mesmo.
Não precisa, a fatura seguinte aparece logo com o dobro do valor. E aí é que tu ligas logo para lá.
Foi o que aconteceu com a PT (agora Alice) e no mês seguinte mudei para outra operadora. Desde então, e depois de acabar o período de fidelizarão, o tarifário tem-se mantido igual.
lol nem disfarçam fazem todos ao mesmo tempo, acordaram todos com a mesma ideia existe coisas do caneco…
Autoridade da Concorrência a comer marisco neste momento…
E depois ainda vem queixar-se na comunicação social que a Anacom é a má da fita, que não os deixam “investir” em Portugal, etc…
São todas do mesma seita… Nem vergonha tem!
LIMITE de trafego? WTF??? CHULOS
Boa iniciativa que visa a utilização por umamior númeo de pessoas sem aumento de impacto no ambiente.
Cambada de chu.los!
A isto chama-se um duplo aumento de preço, um real e outro pela diminuição (maior partilha de acessos) da qualidade!!!!!
Desde o confinamento que notei isso e uso fibra…… de 200Mb!!!!!
Notei claramente que a cobertura telemóvel/dados diminuíu (de 75% baixou para 25 ou 50%), a estabilidade da fibra também veio aí por baixo e consigo a proeza de ter uma videoconferência por zoom engasgar-se com …… uma linha de 200 mega que é partilhada para a TV e voz!!!!!!
Provavelmente ainda estás a usar um router da operadora com mais de 6 anos e que só te dá uma rede de 2,4 GHZ, não?
Não tive qualquer baixa de serviço, na MEO (500MB)
Ou isso ou está muito longe de gastar a velocidade que lhe fornecem, seja ela qual for!
Olha que não Rui.
Tenho malta a trabalhar e os miúdos em aulas.
Fiz agora mesmo um teste speedtest que chegou aos valores contratados.
Atenção, não uso o Rt da MEO, uso um Rt meu.
Penso que continuo com bom serviço pois moro numa aldeia e a densidade populacional terá impacto, sendo que nestes momento está muito mais gente a trabalhar/estudar em casa. A letra pequenina da “qualidade de serviço” torna-se maior nestas alturas.
Todos diferentes, todos iguais. Entretanto a Altice Portugal acusa Anacom de querer denegrir setor das telecomunicações com os critérios usados nas reclamações. Como se fosse necessário a ANACOM “querer” denegrir. Desconfio que a Altice, e não só, quer é denegrir a ANACOM. Estes franceses…
A internet em França é 30mb Adsl, 30eur bela me$?%a.
Claro que sim.
https://www.bouyguestelecom.fr/offres-internet?gclid=Cj0KCQiA48j9BRC-ARIsAMQu3WRKMD8IfQ4iRU7wMFSuxB50dxL0AtgDjJM4p6onSDiooKUTcMg2dL0aArPNEALw_wcB&gclsrc=aw.ds
Realmente, nada a ver com a “triste” realidade tuga…
Esses valores eu dou de barato, agora pensem assim, há muitos como eu que nem 10Mbps de internet temos e pagamos mais do que aqueles que agora só podem usufruir de 30Mbps
Nem 10…. nem 2 e pago como se tivesse 50
Limite de tráfego em 2020?!
É um absurdo, não é? O pior é que ainda há quem defenda pagar mais e por um serviço pior. Há uns anos também tentaram fazer isto no Brasil mas foi um polémica. Fizeram praticamente o mesmo em Portugal e quase não se fala no assunto…
Notícia enganadora a motivar tanto comentário de gente iluminada… só teorias da conspiração quanto à velocidade da net. Os contratos existentes não diminuíram a velocidade da noite para o dia, nem tão pouco aumentaram o preço.
As 3 operadoras alteraram sim o preço e a velocidade para novas adesões, não mexeram nos contratos existentes.
Se comprar um telemóvel hoje por 500€ e amanhã ele subir para 800€, também ninguém me vem pedir para lhe dar mais 300€.
Com a contratação do serviço de net é a mesma coisa pelo menos durante a duração da fidelização…
Quando terminares a tua fidelização e tiveres que renegociar o contrato vem cá dizer alguma cosia 😉
Aí é outra história, mas o início da notícia e os comentários que se veem por aqui dão a entender que toda a gente com o contrato anterior é afetada a partir de agora…
Tenho fidelização por mais um ano. Acabo de renovar contrato por mais 2, já que a operadora apresentou uma proposta muito vantajosa em termos de serviço com o decréscimo de cerca de 27€/mes
Isso é tudo muito bonito até começares a ter queixas do serviço e teres de mudar de operadora. Aí pagas e calas! Negoceias com o quê?
Não é verdade! Eu sou cliente desde 2014, nunca tinha feito qualquer alteração ao serviço, e aumentaram-me do nada o valor em outubro. Quando liguei para o Apoio ao Cliente a perguntar a razão do aumento alegaram que foi um erro do sistema. Só após muita insistência da minha parte é que conseguiram explicar que notificaram na fatura de agosto (numa linha sumida de 8p ou menos colocada exatamente no mesmo sítio onde costuma estar uma linha com outro tipo de informação) que iriam alterar o serviço e o preço a partir de outubro. Consegui que revertessem tudo para o que tinha antes porque queixei-me do absurdo da forma como (não) comunicaram a alteração e deram-me razão. E ainda me queriam meter mais 2 anos de fidelização! Muito cuidado!
Deixa-me adivinhar: Meo?
Passo a citar o que vem na pagina 2 do detalhe da fatura de Novembro 2020:
“A 01-01-2021 a mensalidade do seu pacote será atualizada com base no Índice de Preços no Consumidor, no valor mínimo de € 0,50,
IVA incluído, conforme previsto contratualmente.
O Índice de Preços no Consumidor é publicado anualmente pelo INE – Instituto Nacional de Estatística e pode ser consultado em meo.pt/INE.
Para mais informações, vá a meo.pt/condicoes2021 a partir de 01-12-2020.
Sou cliente MEO e o período de fidelização só termina no dia 27 de Março de 2021.
Fica o aviso.
O cartel continua…e depois não querem no leilão do 5G outros operadores.
Precisamos de um regulador forte que defenda os consumidores, pois a Anacom não o tem feito…
Verdade, mas ninguém consegue provar isto. E se for a tribunal o “ESTADO” perde. E é mais facil “comprar algum político e o sistema judicial”
Mas está aos olhos vistos, que os preços são todos iguais. Não há concorrência, os preços sempre a subir, qualidade a descer e querem fechar o mercado
O Estado precisa de permitir a entrada de mais operadores, só desse modo é que existirá concorrência a sério. Operadora X – Ah e tal o negócio deixa de ser vantajoso e deixo de investir ou abro falência… Regulador – o mercado é para aqueles que sabem seduzir mais e melhor os consumidores. Foste com o C****** paciência!
Eles podem deixar de existir mas a infraestrutura fica lá para outros usufruirem.
Deste lado tenho 512mb de acordo com o speedtest ….
Depois a culpa é do IPTV.
Vá, digam todos, a culpa é dp IPTV…
A 31 de dezembro só na Meo saem 3 canais da grelha: Fox News, Eurochannel e Luxe TV.
Vão ser substituídos? Duvido.
Caso não sejam, a mensalidade vai baixar por causa disso? Claro que não!
tenho de confirmar o meu pacote fibra da vodafone era o mais barato, se realmente for o tal vai baixar para 30mb, queria manter pelo menos nos 100, vou ter de ver isso.
Deste lado os testes continuam em 520/120/5 e penso que não poderão baixar, é a velocidade contratada.
Atenção, que isto é só para os tarifários mais baixos, sem box.
Os tarifários com box, integrados, 4P continuam na mesma.
Exato, esta noticia não está bem estruturada em termos da informação que apresenta. Aliás, muitos dos que utilizam este tipo de serviço são sempre utilizadores comuns ou população mais envelhecida e alguns dos serviços até são para casas de férias portanto ter mais de 500Gb por mês nestes casos, não faz sequer sentido.
Não obstante ser verdade o que diz, também é verdade que, em novos/renovação de contratos 4P (TV+Net+Voz+Móvel) o valor da mensalidade subiu 1€ (Vodafone).
Gosto particularmente das comparações com os outros países… como se tivéssemos em algum tipo de igualdade salarial/serviços.
Mais uma vez utilizam um discurso de conveniência e no geral, afinal para que serve a ANACOM?
Beneficia as operadoras obrigando as novas construçoes a ter o ITED4.
supervisiona o mercado, le as queixas do pessoal mas faz pouco ou nada para termos melhores tarifarios.
Sou sincero, desde que coloquei MEO Fibra nunca tive que fazer uma queixa e nunca tive problemas e já vão 2 anos.
Já quando tinha MEO ADSL 4Mbps a história era diferente…
Que percentagem de pessoas usa telefone fixo?
Porquê que se conta dois canais quando dão a mesma coisa? (10 canais com resoluções diferentes também vale?)
Porquê que os preços e o serviço que oferecem é o mesmo?
Bora lá roubar o povo… Como se não bastasse o lixo da NOS, especialmente na Internet, ainda vêm com mais esta estratégia para encher os bolsos dos patrões.
Em Portugal simplesmente não há concorrência. Todos combinaram em aumentar a mensalidade e baixar a qualidade ao mesmo tempo. Disso não há dúvidas!
Opa estas empresas estão unidas, partilhao cabos, serviços, técnicos. É farinha do mesmo saco.
É verdade. É como se fossem acionistas da mesma empresa! E na verdade é mesmo isso que faz transparecer.
Para os consumidores e para o regulador e para o Estado, parece tratarem-se de 3 distintas empresas, mas na verdade a MEO, a Vodafone e a NOS é como se fossem acionistas duma única empresa, e cada uma recebe em detrimento da percentagem que detém dessa empresa (número de clientes). Os 3 acionistas decidem a política dessa empresa que detêm em conjunto. Não de forma oficial, porque seria ilegal, mas de forma encapotada, o Estado sabe-o, mas finge que não vê.
Eu tenho contratado 500/100 e:
https://imgur.com/M0YMAMT
Espero que continue assim…
NOS:
Ping 7 ms,
Download 515,41 Mbps,
Upload 104,69 Mbps.
Está por enquanto, tudo conforme contratado. Caso contrário, mandava-os dar uma volta pois n meu dinheiro mando eu, por mais que queiram “tomar conta dele”! Se mudarem as regras terão problemas, porque a fidelização acaba-se e passarão a ver pessoas a mudarem sistematicamente de operadora, com os custos associados a tudo isso. Temos de ser mais exigentes e não ir na conversa. Essa ideia de em pleno seculo XXI limitar o tráfico é de loucos ou… de perfeitos idiotas. Num momento falam-nos na “Internet das coisas” 5G e em mais parvoíces do tipo. Cá em casa temos uns 20 equipamentos ligados, imaginem com limites? Era andar de cavalo para burro, e velho. É como a “conversa de que nós no Ocidente temos de “empobrecer” e viver com menos para deixar outros “desenvolverem-se”! Uma conversa estúpida feita num país que é do tamanho de muitas cidades neste Mundo. Há por aí muito bicho que vendeu o cérebro.
Só tenho uma coisa a dizer… Há mais para alem dessas 3 empresas… Por isso só é roubado quem quer
Quais são as boas alternativas para internet de qualidade?
Sinais de fumo, pombos-correio, copos presos com cordel em ambas as extremidades, etc..
Não existe concorrência nas telecomunicações. O Estado não permite a entrada de mais operadores.
ALERTA ROUBO ao povo, paga-se valores acima da media europeia sem necessidade nenhuma.
tristeza operadoras chupistas, nem se quer estão em crise com a pandemia, no minimo deviam ajudar o povo e baixar o preço para os valores de 2014. Ainda metem pressão ao presidente da Anacom só para inglês ver e descredibilizar ainda mais o regulador
Essa informação passada pela ANACOM realmente não bate certo…
Então em lado nenhum no site da MEO (foi o único que fui procurar) e nas informações detalhadas, indica qualquer limitação no trafego da net. Assim sendo, a ser verdade da limitação, então a ANACOM já tinha de ter anunciado uma multa por informação incorreta.
Depois existe outro problema nessa informação da ANACOM… O serviço da MEO é todo suportado pela internet, havendo uma limitação, rapidamente a pessoa ficava sem serviço.
As operadoras, não são nenhumas santinhas, mas a ANACOM esta cada vez a ser uma maior vergonha. Anda a lançar esta informação, porque as operadoras estão todas contra as ideias malucas que tem para o 5G. A única que não vi reclamar foi a NOS… também é a que fica melhor nesses dados… e também foi a única que andou anunciar 5G ainda nem houve leilão, sem grande penalização… hummm
Na MEO, o pacote M1 Net custa 24,99€ 30/3 com Download/upload Mbps
500GB de tráfego incluído
Com Router Wi-Fi.
A ANACOM não esta dizer nenhum mentira.Ja
em relação os diferentes operadores no mercados…
Alguém tem de pagar as licenças do 5G… ☠️
opá 500gb num mês acho pouco… o povo está em casa quer usar internet o povo está em teletrabalho… vão ver codeúdos de youtube netflix e afins gasta isso num instante…. pensam que é pirata mas não há serviços que temos que pagar, que gasta bem tráfego que monopólio…
1ºOo que os números revelam é que os tugas reclamam muito, mas nas redes sociais, na prática onde devem reclamar tá quieto que dá muito trabalho levantar o cu da cadeira.
2º Que raio de concorrência fazem estás empresas que todas tem o mesmo preço
Concordo! Reclama-se nas redes sociais, e outros lugares, mas, no sítio certo, para a pessoa certa e no momento certo, perde-se o pio!
Total cartelização dos preços ! Qualquer pessoa vê ….menos a ANACOM …aquela coisa que não serve para nada 🙁
Estamos muitoooooo atrasados em relação ao resto da Europa
Tenho a NOWO, esta operadora nunca aparece nas estatísticas, é tão residual quanto amadora e tão mentirosa quanto incompetente! Também não se pode confiar nela! É uma vergonha o que se passa em Portugal! Paga-se por serviços não prestados! Um país de pobres e conformistas mansos! É o fascismo capitalista empresarial!
fui verificar e está tudo normal na Nowo 🙂