Monopólio da NVIDIA ameaçado: AMD e OpenAI formam aliança para o futuro da IA
A NVIDIA tem sido a rainha incontestável do hardware para inteligência artificial (IA), mas um novo acordo promete agitar o mercado. A AMD e a OpenAI anunciaram uma parceria que procura não só impulsionar os modelos da criadora do ChatGPT, como também redefinir o equilíbrio de forças no setor.
Uma aliança de gigawatts para alimentar a próxima geração de IA
Embora a liderança da NVIDIA no segmento de hardware para IA seja um facto, a AMD está determinada a conquistar uma fatia maior deste mercado em franca expansão. Para tal, encontrou o parceiro ideal: a OpenAI.
A fabricante de semicondutores sediada na Califórnia celebrou um acordo com a startup de IA para fornecer as suas mais potentes GPUs para os seus centros de dados. Segundo a empresa liderada por Lisa Su, trata-se de uma aliança com um valor potencial de "dezenas de milhares de milhões de dólares".
Ao abrigo desta parceria, a AMD compromete-se a fornecer à OpenAI um total de 6 gigawatts de poder computacional, através das suas placas gráficas mais avançadas. Este fornecimento será faseado ao longo de vários anos e envolverá diferentes gerações de hardware.
De acordo com a informação divulgada pela AMD, a implementação do primeiro gigawatt para os centros de dados da OpenAI será realizada com as suas GPUs da série Instinct MI450. O arranque desta fase está previsto para a segunda metade de 2026. De momento, não foram revelados detalhes sobre o prazo total para a entrega de toda a capacidade acordada.
OpenAI poderá ainda tornar-se acionista da AMD
A colaboração entre a AMD e a OpenAI transcende o simples fornecimento de hardware para centros de dados de IA. A fabricante de chips anunciou a emissão de um warrant que confere à empresa de Sam Altman o direito de adquirir até 160 milhões de ações. A possibilidade de exercer este direito estará dependente do cumprimento de determinados objetivos e metas por ambas as partes.
Caso a startup exerça a totalidade do warrant e adquira todas as ações correspondentes, poderá assegurar uma participação de aproximadamente 10% no capital da AMD. A administração de Lisa Su justifica esta oferta como uma forma de "alinhar os interesses estratégicos" de ambas as empresas. A reação do mercado a esta notícia foi imediata e expressiva: no momento da redação, as ações da AMD registavam uma valorização de quase 36%.
Com este anúncio, a OpenAI assegura a colaboração de dois fornecedores estratégicos para os seus planos futuros. É importante sublinhar que esta aliança com a AMD não implica, de forma alguma, que a OpenAI pretenda prescindir da NVIDIA.
Pelo contrário, a criadora do ChatGPT firmou também um acordo com a NVIDIA para o fornecimento de 10 gigawatts de poder computacional a partir de 2026, com a empresa de Jensen Huang a comprometer-se a investir até 100 mil milhões de dólares no laboratório de IA.
Leia também:






















A Nvidia vende placas 4x acima do preço de custo, e domina 90% das GPUs. A AMD só despertou com o Ryzen nos cpus graças á PS4 e por a Intel afundar. O Futuro é ARM, é Nvidia, e até Intel+Nvidia, Nunca AMD! A AMD morre quando desaparecerem as consolas!
Mas andas a dormir?
O actual estado dos CPUs está como esta devido a tareia que a AMD tem dado na Intel, sim a PS4 garante um dinheiro estavel mas os CPUs estao a cima da concorrecia. Alias a Intel chegou a lançar CPUs que nem noticia foram devido a fraca prestação e falta de novidades.
A AMD esta como está porque tem a frente a Lisa Su que não é simplente uma CEO, o background dela é em Engenharia tal como o CEO da Nvidia!
tu é que andas a dormir ou então não sabes interpretar nada do que passa o que é ainda mais preocupante.
quem matou a intel foi ARM, a AMD nem sequer fez cocegas no market share, vendeu mais durante uns meses e ficou-se por aí.
neste momento a intel está viva graças ao trump e a amd está viva apenas enquanto se venderem PS5s, a apple matou isto tudo, já ninguém quer saber de x86, x86 morreu, agora anda tudo a tentar chegar aos calcanhares da apple.
a Nvidia está num campeonato só dela sem qualquer rivalidade, nem é para aqui chamada
O que ele diz tem bastante de verdade. A amd tem melhor relação qualidade/preço e mesmo assim nas gpus não são a escolha óbvia na hora da compra.
A AMD nos dias de hoje está muito superior à Intel tanto em CPUs como em GPUs, basta ver os problemas que as CPUs mais recentes da Intel têm dado
Podiam estar a anos luz da Intel, a concorrência não é a Intel, a concorrência deixo x86 a anos luz
openAI está a jogar em todas as frentes para garantir o domínio para os próximos 10 anos, só isso, não está nada ameaçado até porque a AMD não tem produto para rivalizar com a NVIDIA, qualquer fabricante está neste momento a anos luz daquilo que são os chips NDVIDIA para LLMs, H100, H200 e L40S estão a léguas daquilo que a concorrência anda a testar
Falso, na China a Hawei rivaliza nos Chips IA, e o Jensen chora.
Lol.. por isso é que a China está aflita para competir na AI e até teve de andar a traficar chips da nvidia para tentar não perder o barco
CUDA killer?
Estás a misturar conceitos, o Google ajuda
A Nvidia nunca irá cair!
As ações irão subir 50x nos próximos 3 anos.
Lol.. não vai acontecer, se acontecesse teria uma reforma melhor que a do Vale Azevedo, se fizer 2x em 10 anos já fico feliz