MEO e NOWO acusadas de participação em cartel
A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a MEO e a NOWO de terem constituído um cartel de repartição de mercado. A AdC acusou ainda as operadoras da fixação dos preços dos serviços de comunicações móveis, vendidos isoladamente ou em conjunto com serviços de comunicações fixas.
Do cartel estabelecido entre a MEO e a NOWO, a AdC revelou terem resultado aumentos de preços e a redução da qualidade dos serviços prestados.
A MEO e NOWO participaram em cartel, segundo comunicado da AdC. A investigação da AdC revelou que a prática restritiva da concorrência teve a duração de, pelo menos, um ano (entre 2017 e 2018), tendo sido implementada através de contactos regulares entre as empresas e de uma monitorização dos termos do acordo.
O processo foi aberto pela AdC em novembro de 2018 na sequência de uma denúncia no âmbito do Programa de Clemência. Em novembro e dezembro desse ano, a AdC realizou diligências de busca e apreensão nas instalações das empresas visadas.
A Lei da Concorrência proíbe expressamente acordos entre empresas que restrinjam de forma significativa a concorrência, no todo ou em parte do mercado nacional, reduzindo o bem-estar dos consumidores e/ou empresas.
Em comunicado a Altice Portugal confirma ter recebido a Decisão de Inquérito. A empresa diz estar inocente e disponível para colaborar no apuramento até à última instância da verdade.
Este artigo tem mais de um ano
um ….. há aqui mais qualquer coisa, a nowo revende a meo … cheira-me a guerras entre o governo e a altice …. digo eu 😉
O problema é que em Portugal nunca há culpados nunca há provas e quando há têm sempre uma maneira de dar a volta á situação, há muita capacidade mas é para crimes menores ou para lixar o Zé Povinho
Ainda existe quem vê alguma coisa neste país.
O governo não consegue calar o CEO da PT, e ele tem dito umas verdades sobre a ANACOM e Governo, desde o processo TDT, 5G, SIRESP e já sabem quem se mete com o PS…
Resultado de tudo isto? Como é habitual será uma multa muito inferior aos lucros conseguidos pelos crimes cometidos.
Novidades? Apesar de serem “empresas” diferentes os proprietários são os mesmos. Só mudaram de mãos porque não podiam pertencer as duas à mesma empresa.