Mas porquê? OnePlus 9 Pro limita potência do SoC ao usar apps como Chrome ou WhatsApp
A OnePlus tem feito um excelente trabalho no que toca à apresentação de novos smartphones. Estas são máquinas excelentes e que dão ao utilizador um desempenho acima da média, garantindo excelentes prestações.
É precisamente um smartphone da OnePlus que está agora nas bocas do mundo, depois de uma descoberta estranha ter sido feita. O OnePlus 9 Pro estará a limitar a potência do SoC quando são usadas apps como Chrome ou WhatsApp.
A relação dos fabricantes com os testes de desempenho nem sempre é pacifica. Muitos são os casos descobertos em que os smartphones detetam essas apps de avaliação e conseguem enganar os resultados, aumentando a sua potência de forma artificial.
O que não se esperava era uma situação inversa, como agora foi descoberto com o OnePlus 9 Pro. Do que foi revelado, este smartphone estará a abrandar o seu SoC e o seu desempenho sempre que algumas apps são executadas. Curiosamente, ou não, as apps de avaliação de desempenho escapam a este filtro.
It's disappointing to see OnePlus handsets making performance decisions based on application identifiers rather than application behavior. We view this as a form of benchmark manipulation. We've delisted the OnePlus 9 and OnePlus 9 Pro from our Android Benchmark chart. https://t.co/G40wmWeg7o
— Geekbench (@geekbench) July 6, 2021
Este caso surgiu depois de um utilizador do OnePlus 9 Pro ter revelado no Twitter um desempenho muito baixo ao usar o Chrome. A comparação realizada mostrou que estes valores podem descer até cerca 1/5 do que seria normal e até esperado.
A avaliação exaustiva desta situação mostrou um cenário muito pior do que o esperado. Não se limitava ao Chrome e ia a muitas mais apps, desde o WhatsApp até ao Facebook e até apps da própria OnePlus, que assim ficavam limitadas.
A gerir este controlo está uma app da OnePlus, que corre em segundo plano, e que vai avaliando o que está a ser executado. Para as apps identificadas o SoC é limitado e não lhe é permitido correr no seu desempenho normal.
O histórico da OnePlus em relação ao controlo das apps que correm em segundo plano não é o melhor e as queixas têm crescido. O que não se esperava, e nem sequer se entende, é a razão desta limitação do SoC do smartphone. Acaba por ser limitada a experiência de utilização e o desempenho geral do telefone.
Este artigo tem mais de um ano
Não será uma forma para poupar bateria? Porque iria querer o meu telemóvel no máximo ao usar o Whatsapp ou Chrome?
Faço estas perguntas porque não sei mesmo.
Isso faria sentido apenas se o telemóvel tivesse no modo de poupança de bateria, e se o comportamento para limitar a performance fosse o comportamento da APP ao invés do ID dela.
Da maneira que o limite é aplicado um browser menos conhecido terá uma performance muito superior dando a ideia que o Chrome é mais lento o que consome demasiados recursos.
porque no chrome podes necessitar desse poder de processamento, etc – há muitos sites em que pode fazer a diferença. E no final das contas as pessoas compram o aparelho com um processador topo de gama, mas que não consegue ser usado como tal numa grande quantidade de aplicações.
Eles dizem que é para poupar energia, e provavelmente até será essa a razão, mas isso será antes uma consequência de más optimizações do sistema que eles tentam compensar desta forma, e não como um objectivo primário. O facto é que mesmo com as limitações que impuseram às aplicações a eficiência energética do aparelho parece ficar atrás de outros aparelhos com o mesmo processador e que não fazem esta limitação de performance!
Trumpetas:
Os Smartphones são como os carros, podes andar com ele mas não estás sempre no máximo consumo e potência, estão lá sob necessidade.
Aqui a analogia: se tens um carro com 200 CV e precisas deles, eles estão lá; neste smartphone nos benchmark dá 250 CV mas logo no uso geral limita a 150 CV. Logo compras o smartphone porque nos benchmark ele atinge com 200 CV prestações de 250 CV (WOW, os chineses são os maiores) e logo na realidade tens 150 CV…
No meu Samsung tenho a prestação normal do SoC ou posso activar vários modos de poupança ou até modo de alta prestação (permite maior consumo e período de máximo antes de baixar a velocidade para proteger o SoC).
A única marca que ainda não ouvi muitos problemas foi a Xiaomi e seria a única a considerar. Mas prefiro Samsung ou Apple.
É isso, tal como em bruxelas, pouco importa a potência do carro, não pode passar dos ridiculous 30km ou será fotógrafado e receberá multa em casa