PplWare Mobile

Mais mulheres na tecnologia? PIB da UE poderia disparar…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Há cada gajo says:

    Mas porque é que tem de haver igualdade ? Não é pelo conhecimento e pela mais-valia que podem trazer à função ? É pela igualdade ? Mas estão as mulheres impedidas de ir para a área da tecnologia ? E as que lá estão, como lá chegaram ? E com que base se chega à conclusão de que o PIB poderia aumentar ??

  2. CaptainObvious says:

    Quem dera! Por favor comecem por se inscrever nos respetivos cursos ;). É lá que que o público feminino infelizmente começa por faltar. O resto são consequências disso! Faltam muitas mulheres nos cursos!

  3. Vitolas says:

    Esta questão da igualdade principalmente no emprego é um tema que no mínimo já é aborrecido, se não lá estão é porque não querem estar.
    Gostava mais de ouvir falar nas igualdades mas no trabalho, mas ai já não é tão conveniente.

  4. Zé Fonseca A. says:

    E como iam fazer, iam nascer outra vez e iam vir como homens?
    O cérebro da maioria das mulheres não está capacitado para pensamento analítico, por isso são poucas, faz parte da condição humana como cada género nasce.
    Há claro sempre excepções mas não na quantidade pretendida.

    • LR says:

      Já o teu género será assim mais a pender para o idiota, certo?
      Faz-nos um favor, atira-te ao mar, e deixa-te ir com a maré…

      • Zé Fonseca A. says:

        Estuda, tens muitos estudos que demonstram isso, até a questão racial e social tem impacto, o género é só o maior dos impactos da forma como o cérebro está estruturado, isto não é opinião é factual.

  5. magalhaes says:

    Eu gostava é que houvesse igualdade de mulheres na construção civil e trabalhos do género, pois a igualdade só interessa nos empregos de “estatuto”. Só hipocrisia.

  6. xXx says:

    E mais mais mulheres na contrução civil? PIB da UE poderia disparar…?! não me parece…

  7. Gekko says:

    As mulheres os países europeus têm as mesmas oportunidades dos homens, os cursos estão abertos a todos, e quem fez qualquer curso de engenharia sabe que a proporção de mulheres em engenharia é ridiculamente baixa.
    Por comparação, nas áreas da saúde, seja medicina, enfermagem, passando por fisioterapia, e indo até a cursos mais teóricos como psicóloga, sociologia, comunicação, etc, o grosso são mulheres.
    Portanto, é uma escolha pessoal, não tem nada a ver com género.

    • SMGor says:

      “HEADSHOT”

    • Joao Ptt says:

      O truque é obrigá-las. Simples.
      Alguém, algures, decidiu que é boa ideia ser 50/ 50 na proporção das mulheres nas empresas, estado, tudo, e pronto, agora engulam lá disto gostem ou não.

      Se as mulheres não querem ir para cargos normalmente desempenhados por homens e vice-versa isso não interessa nada, só interessa o que “meia dúzia” de intelectuais de retrete decide impingir aos demais… monte de lixo humano que ofendem a natureza com a sua existência.

    • Zé Fonseca A. says:

      Tem tudo a ver com género, tem tudo a ver como os cérebros estão articulados, talvez por milénios de condições sócio culturais talvez pela própria condição de género com que nascem.
      Exemplo, sempre tive 20s a matemática e conheci outros colegas que também tinham, nunca vi uma colega que conseguisse chegar lá, as excepções são poucas pois não têm capacidade de raciocínio analítico

      • gigbola says:

        Pá, nos meus 17 anos de estudos, elas sempre foram as mais inteligentes. A exceção foi a universidade, estudei bioquímica, e do que me lembro, no topo tava sempre um macho, mas depois, em termos médios elas ficavam a frente.

        • Zé Fonseca A. says:

          claro, tipicamente são mais aplicadas, mais regradas, mais organizadas e mais metódicas, a diferença é que tens homens que tiram notas superiores sem nunca estudarem ou que mesmo tirando piores notas têm muito maior potencial para aplicar os conhecimentos obtidos.
          Está tudo relacionado como os cerebros estão estruturados.

  8. Kany west says:

    as mulheres na sua maioria gostam de eles com um PIB 18 a 22 de preferencia com muito dinheiro na conta e que podem ser de qualquer cor religiao ou nacionalidade nao importa elas sao uma grandes LIDERES

  9. jorgeg says:

    O PIB podia disparar,… looll

  10. Azeite says:

    Acho que raramente vi uma teoria tão idiota.

  11. O que sera, sera says:

    PIB so se for da certeira delas…. parem la com esta porcaria de as mulheres serem precisas em todos o lado etc etc… ja irrita mesmo! Maior parte das mulheres, e todas as mulheres que sao verdadeiramente bem sucedidas, ja nem querem saber disto tambem

  12. Zé Fonseca A. says:

    Deviam aproveitar para divulgar a open letter do engenheiro da google

  13. Naodouonome says:

    Querem meter as mulheres a força nas áreas de engenharia, já está provado que dando a liberdade de escolha (que já existe a muito) as mulheres não têm interesse. E quanto mais liberal é o país menos mulheres entram em engenharia.a
    Mas depois vêm estudos a dizer que elas ganham menos, claro as áreas que pagam menos é as áreas que elas seguem.

  14. Roberta Martins says:

    O PIB aumentaria porque nós engravidamos e podemos dar lugar a outros enquanto estamos de licença e a gerar uma vida nova para pagar impostos a longo prazo 😀

  15. Rui says:

    Se fazem o mesmo trabalho devem receber o mesmo salário. Seja nas obras seja em IT seja onde for.
    Agora já perguntaram às mulheres se elas querem ir para Eng.? Na faculdade no meu tempo era minusculo o numero de mulheres em IT.

  16. João Ferreira says:

    A sociedade patriarcal é que impede o valor acrescentado que as mulheres trazem aos vários sectores. Por ex.: O IPMA acertava mais vezes na previsão do tempo sem gastar tanto dinheiro dos contribuintes e o conflito na Ucrânia nem tinha começado… como vários estudos demonstram!

    PS: “André Osório, diretor de client capabilities” lOOOOOl o português continua em alta tal como o conteúdo!

  17. deepturtle says:

    Querem igualdade!?
    Toca a promover igualdade nas obras, nas minas, nos estaleiros, etc.
    Bora meninas. E não são só as senhoras, também quero ver lá aqueles que se vestem à Carnaval durante o ano todo!

  18. deepturtle says:

    Quanto mais mulheres a ganhar mais, mais os cartões de crédito deitam lume. ahahahahah

  19. Mike says:

    Bem, por alguns comentários aqui, parece que em Portugal a mentalidade ainda está na idade da pedra… Noutros países europeus, principalmente nórdicos, existem mulheres canalizadoras, pintoras, mecânicas, assim como nas TI… será que esses comentários são o reflexo do medo que existe de tirarem os empregos aos homens? Sabem, por exemplo, que quem liderou o desenvolvimento do ChatGPT da OpenAI foi uma mulher? 😉

    • Zé Fonseca A. says:

      não admira, chatgpt não passa de uma ideia basica banal que virou trend, achar que requer algum cranio para desenvolver aquela AI é puro desconhecimento, tens mais investimento nas Siris da vida, só não viraram trend.

      • Mike says:

        Se achas que o ChatGPT é uma coisa basica e banal, então não tens o mínimo de noção de como complexo é uma rede neural… E se uma rede neural fosse assim tão basica, porque é que a gigante Google (com os seus muitos engenheiros, possivelmente maioritariamente homens) ainda não conseguiu apresentar algo melhor que o ChatGPT? 😉

  20. Gaija says:

    Estes estudos valem o que valem… muitos que falam de igualdade de direitos são os que olham de lado para uma mulher nestas áreas.. Já acontece menos mas ainda existe, necessito de provar que sei determinado temática só por ser mulher.
    Quanto me licenciei em engenharia informática cheguei a ser ignorada por professores por se mulher. Somos diferentes, abordamos as coisas de forma diferente, não somos bem melhores nem piores.

    • Zé Fonseca A. says:

      a amostra é má, já trabalhei com dezenas de mulheres em IT e só me lembro de reconhecer valor em duas, com homens a coisa melhora um pouco mas também não é nenhuma fartura, talvez o numero duplique, há homens tão ou mais clueless que muitas mulheres no ramo.

      • Gaija says:

        em 20 de IT já encontrei competência e muita incompetência.. quer em homens quer em mulheres.
        Mas uma coisa é certa, por ser mulher somos logo rotuladas de ‘tem pouco conhecimento técnico’. Trabalho com homens e mulheres e somos sempre diferentes…

  21. deepturtle says:

    Tive 16 funcionários, não cá mas no estrangeiro. Apenas um era mulher.
    Longe de ter grandes conhecimentos mas era aplicada e expedita, apesar das limitações.
    Existem mulheres fantásticas na área de TI mas são realmente uma minoria.
    Resumindo, a seleção deve ser natural e não forçada!

    • Mike says:

      O problema é que não é bem uma selecção natural. A decisões são maioritariamente feitas por preconceitos existentes. Numa reunião de orientação profissional, já está predefinido que mulheres devem seguir áreas ligadas às ciências e os homens ligados às tecnologias. Nunca ouvi de ninguém em Portugal, que de uma reunião de orientação profissional, foi sugerido a uma mulher seguir as áreas de TI, inclusive ainda existe a ideia de incutir na mente das mulheres que as TI tem muita matemática, talvez para lhes meter medo, dando a ideia que será uma área difícil. Mas quem diz que biologia molecular, física e química não são tão ou mais difíceis que matemática e as mulheres seguem na mesma essas áreas?

      • Gaija says:

        Tenho de discordar, no ‘meu tempo’ de orientação profissional sempre me foram sugeridas áreas consideradas mais ‘masculinas’. No meu caso particular mecânica era teoricamente a minha vocação, seguido das TIs.

  22. WTF says:

    PIB da União Europeia a crescer em até 600 mil milhões de euros?????
    WTF

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.