Maior turbina eólica do mundo instalada em Portugal
Portugal tem apostado forte nas designadas energias alternativas. Em 2018 bateram-se inclusive recordes na utilização das energias renováveis, com especial contribuição das tecnologias eólica e hídrica.
Portugal vai receber agora a maior turbina eólica do mundo! Saiba onde vai ficar instalada e qual a sua potência.
Turbina eólica offshore de 8,4 megawatt (MW)
A maior turbina eólica flutuante do mundo, uma turbina eólica offshore de 8,4 megawatt (MW) classificada pela ABS, vai ser instalada em Portugal. A turbina ficará no parque eólico flutuante que está a ser implementado na costa de Viana do Castelo.
Esta é a primeira de três unidades do tipo submersível SEMI classificada pela ABS, desenvolvidas pela Principle Power. Ao todo, as turbinas irão produzir 25 MW de energia. Nesse sentido, tal potência permitirá fornecer energia a mais de 60 mil casas. A ABS certificou a primeira turbina eólica offshore flutuante submersível de tamanho comercial, a Windfloat 1, em 2011.
Christopher J. Wiernicki, presidente da ABS referiu que...
As turbinas flutuantes permitem-nos alcançar recursos eólicos offshore em águas muito profundas em comparação com as turbinas convencionais fixas. São avanços como esse que farão uma contribuição vital para a transição global rumo à energia limpa.
O projeto é desenvolvido pelo consórcio Windplus, que é de propriedade conjunta da EDP Renováveis, ENGIE, Repsol e Principle Power Inc., e está programado para começar a funcionar no final de 2019.
Além de Viana do Castelo, estas turbinas serão também instaladas nos parques da Escócia, em 2020, e no Golfo do Leão, em França em 2021.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: businesswire
Neste artigo: Portugal, turbina eólica
Boa! Suspeito que o seguro seja caro…
Já tinha ouvido falar disto por um amigo Escocês que está no Projecto. A Escócia aposta forte em energias alternativas.
A Escócia tem bastantes parques eólicos mas a rede de distribuição precisa de reforma. As turbinas são muitas vezes desligadas porque não conseguem distribuir a energia gerada pela rede.
Outro entrave no Reino Unido é a opinião pública: não gostam de ter eólicas no seu campo de visão. Por isso há muitos projectos offshore em vez de onshore o que muitas vezes inviabiliza mais investimento devido aos altos custos de construção e manutenção.
Portugal tambem aposta forte nas energias alternativas, mas o nosso povo é o que mais paga de electricidade em comparação com o resto da europa 🙁
Coma a Manutenção à Portuguesa teremos brevemente mais lixo e ferro velho no mar
Todos os dias há técnicos encarregados da verificação destes recursos. Pena é essa mentalidade porque no que toca a manutenção, a EDP é eficaz.
Qual mentalidade? A sua ? São constatações , olhe lá para o estado geral das pequenas centrais transformadoras nas imediações de pequenos meios populacionais
Alguém têm que pagar esses investimentos..
Conheces alguém ou alguma empresa que invista milhões sem pensar no retorno económico?! Até a Santa Casa da Misericórdia para “distribuir” tem primeiro que ganhar..!!
Tá correcto… Está em perfeita conformidade com a conta da eletricidade que não pára de aumentar e é só a maior da Europa!
As vossas notícias são sempre tão incompletas. Podiam mostrar fotos mais específicas sobre o projeto em questão. Que jornalistas fracos…
Com uma grande empresa Nacional (Ria Blade + VentiPower) e foram pedir a uma estrangeira?
Está incorreta a notícia. Já existem e instaladas na Escócia turbinas offshore da Vestas e da Vattenfal com 8.8MW
Ou seja, estas não vão ser nem as maiores nem as mais potentes. A GE vai ter a Haliade X p instalar no fim do ano q vem com 12 MW e 220mts de altura
As do fim do ano que vem não contam ainda. Tens informação das de 8,8?
Será eventualmente a maior turbina éolica em plataforma flutuante do mundo, mas não irá ser certamente a maior turbina do mundo. Essa foi instalada recentemente em Roterdão pela GE. (Haliade-X)
Embora ainda em fase de testes(até 2020), a Haliade-X já produziu com sucesso seus primeiros kWh.
Ver em:
https://www.genewsroom.com/press-releases/ges-haliade-x-12-mw-worlds-most-powerful-offshore-wind-turbine-produces-first-kwh