Maior parque solar flutuante da Europa é em Portugal! Saiba onde fica…
Portugal tem vindo a apostar fortemente em energias renováveis, seja ao nível das eólicas, seja em parques solares flutuantes. Hoje será inaugurado o maior parque solar flutuante que é constituído por “perto de 12 mil painéis fotovoltaicos”.
Saiba onde se encontra este parque solar flutuante que é considerado o maior da Europa.
Central Solar Flutuante de Alqueva tem cerca de 12 mil painéis fotovoltaicos
A Central Solar Flutuante de Alqueva, no Alentejo, “o maior parque solar flutuante” numa albufeira de barragem na Europa, é inaugurado esta sexta-feira, num investimento de seis milhões de euros, revelou a EDP.
A inauguração está marcada para as 10:30 desta sexta-feira, com uma cerimónia no coroamento da barragem do Alqueva, entre os concelhos de Portel (Évora) e Moura (Beja), seguindo-se uma visita de barco à central solar flutuante, de acordo com a EDP.
A central solar flutuante é constituída por “perto de 12 mil painéis fotovoltaicos” e foi deslocada, em 05 de maio, desde a margem até à zona definitiva da albufeira, explicou à agência Lusa a EDP, em esclarecimentos prestados através de correio eletrónico.
O projeto do Alqueva é “o maior parque solar flutuante em albufeira de barragem na Europa”, realçou a empresa portuguesa, “pioneira a nível europeu no desenvolvimento da tecnologia de solar flutuante”.
A tecnologia solar flutuante é uma inovação decisiva no aproveitamento de recursos e na expansão de energias renováveis, que contribuem para reduzir a dependência energética de outras fontes e acelerar o processo de descarbonização
Refere o comunicado da EDP
Este novo projeto em Alqueva, que envolve um investimento total de seis milhões de euros, “está em linha com a estratégia da EDP de ser 100% verde até 2030 e de aumentar o investimento em projetos de inovação e de renováveis”, destacou.
Segundo as estimativas, a central solar flutuante na albufeira alentejana, com uma potência de 5MW (megawatts), deverá produzir cerca de 7,5GWh/ano (gigawatts por hora/ano).
“A expectativa é que venha a abastecer o equivalente a mais de 30% das famílias da região (Portel e Moura), o que corresponde a cerca de 1.500 famílias (média de quatro pessoas por agregado)”, indicou a EDP.
A plataforma ocupa quatro hectares, o equivalente a cerca de 0,016% do espaço total da albufeira do Alqueva.
O projeto de solar flutuante nesta albufeira inclui ainda a instalação de baterias com uma capacidade de armazenamento de cerca de 2MWh.
Este artigo tem mais de um ano
Pergunto-me qual o impacto nesta abordagem em termos de tempo de vida e custo de manutenção.
tempo de vida é maior pois os paneis funcionarão a uma temperatura mais baixo devido há proximidade da agua, custos … talvez os mesmos , custo de substituição talvez um pouco mais caro devido á localização … por outro lado …talvez não seja necessário limpar os paneis tantas vezes …
Acho que também vai provocar com que a albufeira não perca uma percentagem da agua devia ao sol.
A vida marinha deve adorar este trambolho em cima da água…
Parece-me 4 hectares bem utilizados 🙂
com a vantagem de proteger a agua de evaporação .. ridículo na dimensão do Alqueva
A paisagem deve ter ficado linda eheheh