Lisboa vai ter 216 câmaras de vigilância para garantir segurança
Em Portugal não é muito comum, mas são várias as cidades europeias onde a segurança é feita através de câmaras de vigilância. No nosso país foi agora autorizada a instalação de 216 câmaras de vigilância em Lisboa.
O sistema de videovigilância vai abranger 16 zonas da cidade e segue todas as recomendações da Comissão de Proteção de Dados.
Sistema de vigilância irá abranger 16 zonas de Lisboa...
O secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís, autorizou hoje a instalação de 216 câmaras de videovigilância no município de Lisboa. O objetivo é garantir a segurança de “pessoas e bens” em locais de risco para a prática de crimes.
De acordo com as informações, o sistema de vigilância por câmaras abrange 16 zonas da cidade:
- Praça do Comércio
- Cais das Colunas
- Praça D. Pedro IV
- Praça dos Restauradores
- Praça da Figueira
- Rua Augusta
- Rua Áurea
- Rua da Prata
- Rua dos Fanqueiros
- Rua do Comércio e restantes transversais
- Avenida Ribeira das Naus
- Cais do Sodré
- Santa Apolónia – Rua dos Caminhos de Ferro e Avenida D. Afonso Henriques
- Campo das Cebolas
- Miradouro de Santa Catarina.
De acordo com o comunicado do Ministério da Administração Interna, o uso das câmaras de vigilância segue as recomendações da Comissão de Proteção de Dados, nomeadamente o facto de garantir os direitos de acesso e eliminação e o barramento dos locais privados, impedindo a visualização de portas, janelas e varandas.
O sistema irá funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana e permitirá a captação e gravação de som “sempre que se verifique uma situação de perigo concreto”. A autorização agora do secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna é válida por dois anos.
O tratamento dos dados ficará da responsabilidade do chefe da área operacional do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
Este artigo tem mais de um ano
Isto até vir a CNPD – comissão nacional de proteccao de dados. Estes … energúmenos
“O sistema de videovigilância vai abranger 16 zonas da cidade e segue todas as recomendações da Comissão de Proteção de Dados.”
Para a próxima lê o artigo…
Espera e verás. Falo com conhecimento… e sim … eu li o artigo 😉 cumps
Muito mudou no que diz respeito a CCTV e à CNPD, devias informar-te.
Os chatos não deixavam meter nada, porque queriam que a polícia colocasse mais meios humanos dedicados a responder às situações detectadas na vídeo-vigilância, coisa que obviamente não queriam e provavelmente continuam a não querer porque não é para proteger mas sim para investigar mais tarde, e para isso ora bolas! Depois de vos furtarem/ roubarem/ matarem servir só para investigação, mais valiam não meterem nada, porque isto só serve para violar a privacidade das pessoas e nada mais.
216? Até me faz rir mais do que isso tem uma rua de Glasgow. Agora entendo porque há muito crime nas noites de Lisboa.
Big Brother
Qual Big Brother? Eu sinto-me mais seguro a caminhar de madrugada para casa em Glasgow do que em qualquer cidade em Portugal. Sei que o sucesso de captura de bandidos, ladrões, etc. é feito em questão de horas ou alguns dias. As Policias querem lá saber da vida do comum cidadão que trabalha e duvido que em Portugal queiram perder tempo com Big Brother, isso é paranoia mesquinha.
A escócia é relativamente segura, mas não se deve à vigilância, senão vai lá para Londres e diz-me se te sentes seguro com maior policiamento e cameras de vigilancia.
Em Glasgow uma esquina tem isso, mas cá estamos sempre atrasado depois admiram-se de haver tantos roubos e violações nas noites de lisboa
Não deves sair muito à noite em Lisboa, roubos só carteiristas ou seja furto e muito inferior a qualquer capital, violações só em casas, pensões ou hosteis e também com rarissimas ocorrências.
Achar que Lisboa não é segura é nunca ter saído para mais lado nenhum, até o Porto tem mais violência que Lisboa.
não estou a dizer que é o paquistao mas tambem não é um exemplo, e já fui assaltado numa noite de lisboa levaram me o telemovel e a carteira felizmente taombem nao tinha grande coisa
Roubo ou furto?
São coisas diferentes.
Curioso, no seu parecer a CNPD 2020/145 disse que não havia lugar à gravação de som, afinal via ter!
Tudo isto só prova que a Lei 1/2005 alterada pela Lei 9/2012 merecia uma nova análise e ponderação por parte da Assembleia da Republica!
Quer o pplware, tentar provocar a polémica e esta chegar à TV, afinal já sabemos que quando há Leis erradas precisamos da TV para que o poder político corrige as Leis
O Pplware só quer informar e ajudar o seus visitantes. 😉
tentaram fazer o mesmo no cacém mas as camaras foram roubadas!
:O
Já vamos começar a andar com etiquetas em cima da cabeça com numeros… hahahahahahah
Para que entender contribuir para uma discussão do assunto nos lugares próprios:
https://reclaimyourface.eu/pt/