Kim DotCom quer criar a sua própria versão da Internet
Kim DotCom entende ser um visionário e os produtos que cria mostram parte da sua forma diferente de ver o mundo e em particular a Internet.
Acusado por muitos de apenas fomentar a pirataria de conteúdos e a partilha ilegal de ficheiros, a verdade é que tem do lado ele uma legião de fãs e de seguidores.
Depois de apresentar alguns dos serviços mais carismáticos da Internet, quer agora reinventá-la e apresentar a sua versão, livre de controlo e de censura.
A ideia de Kim DotCom é está ainda muito longe de ser uma realidade, mas o que partilhou na sua conta do Twitter dá conta da sua vontade de criar a MegaNet.
Esta será uma versão muito diferente da Internet que temos hoje, livre de qualquer controlo e de censura. Esta ideia de DotCom quer vingar e assim tornar-se um standard, quebrando os padrões definidos.
Para conseguir criar este novo modelo, mais aberto e mais virado para os utilizadores, Kim DotCom quer que a MegaNet seja descentralizada e livre de ser baseada em endereços IP, usando o blockchain, um dos mecanismos que os Bitcoins usam.
How would you like a new Internet that can't be controlled, censored or destroyed by Governments or Corporations? I'm working on it #MegaNet
— Kim Dotcom (@KimDotcom) 16 fevereiro 2015
Para já a ideia de Kim DotCom começou a ser partilhada no Twitter, onde tem apresentado a sua ideia e os conceitos que lhe estão subjacentes.
Para já, e usando a informação partilhada, é possível prever que esta versão da Internet consiga estar imune a muitos dos problemas que afectam actualmente a maior rede de informação do planeta.
Exemplos como os ataques de negação de serviço (DOS), recolha não autorizada de informação e até a escuta de comunicações vão ficar de fora, graças ao modelo que está a ser pensado.
#MegaNet is non-IP based. No more DDoS or hacking. No more censorship. No more spying. All your mobile phones become an encrypted network.
— Kim Dotcom (@KimDotcom) 16 fevereiro 2015
Depois de criar serviços como o MegaUpload, o Mega e o recentemente lançado MegaChat, é agora a vez de Kim DotCom querer reinventar a Internet e toda a forma como nos ligamos a ela.
Ainda são só ideias e conceitos que tem estado a partilhar, mas a verdade é que esta não é uma ideia nova e que já vários tentaram implementar, com diferentes graus de sucesso.
Kim DotCom parece ser a pessoa indicada para lançar uma ideia destas e ainda colher frutos junto dos utilizadores. O sucesso dos seus serviços mais contra-corrente mostra bem da vontade dos utilizadores da Internet de fugirem dos modelos tradicionais e das fragilidades e vulnerabilidades da rede.
Será este o caminho para uma Internet livre e sem o controlo que está a ser imposto?
Este artigo tem mais de um ano
inovation…
Em resposta a pergunta levantada no final do artigo, digo: Não!
Porque para aceder a Internet vamos continuar a precisar de serviços de terceiros. Logo essas empresas terá sempre a capacidade de verificar a informação que passa pelos seus serviços.
É verdade que os dados podem seguir encriptados, mas mesmo assim sendo essas as empresas fornecedoras de um serviços, terão ferramentas e informações necessárias para contornar essa situação.
Este sistema poderá dificultar na obtenção de dados e tornar a navegação pela net mais segura, mas não deixará de poder ser controlada.
Até o Bitcoin tem risco de vir a ser controlado, bastando que um utilizador/pool tenha a capacidade de +50% do processamento da rede, para se tornar um sistema controlável.
Concordo.. Não faço ideia de como implementar um serviço destes, mas suponho que tenha de existir na mesma algum tipo de identificação de máquina, senão como poderíamos aceder a um site?
Pessoalmente não acredito que resolva todos os problemas, e provavelmente irá levantar outros, mas seria um excelente passo para uma internet mais segura e até mesmo mais rápida!
Explica lá como os ISP’s vão quebrar O TLS/SSL ou outro tipo de encriptacão?
Para que irão perder dias/meses/anos para desencriptar informacão que a maior parte das vezes não servirá para nada?
Depois tudo dependerá do nivel de encriptacão usada, até pode ser um novo tipo de encritacão mais forte do que existe actualmente.
Desculpa-me discordar, é perfeitamente possível! Imagina que todos os routers que temos nas nossas casas, que todos os nossos dispositivos móveis comunicavam entre eles como uma gigante rede p2p. Bastando para isso activar um modo hotspot que aliás é vulgar hoje em dia em dispositivos com suporte wifi. Podem desligar o cabo do fornecedor de serviços e depender apenas da rede criada entre os dispositivo. Lembram-se do FireChat? A aplicação amplamente utilizada (aqui referencia no pplware http://abertoatedemadrugada.com/2014/03/firechat-e-uma-app-de-mensagens-que-nao.html) nos recentes protestos em HongKong para organizar as manifestações sem depender da Internet? Funciona precisamente assim. Existem tantos equipamentos wifi próximos nas nossas cidades que é possível produzir uma rede entre eles, resta depois criar o mesmo suporte para alojar websites e outros serviços, mas isso é software, easy peasy 😉
Boa sorte em sonharem com uma internet assim. Acham mesmo que os big bosses iriam deixar existir uma rede desse género? Não sejam ingénuos! Mas não faz mal sonhar. Ainda que sejam utopias.
Queres alguns exemplos de “coisas” que em determinados momentos foram utopias? Desde o fogo passando pela roda,armas de guerra desde as flechas até às de fogo,eletricidade,aviação,internete e tele-comunicações,etc. Tudo o que existe partiu do sonho de alguém que teve a coragem e de “correr” atrás dele. Se me disseres que é difícil…acredito!! Impossível só para os descrentes…
antigamente voar tb era um sonho, hj ja tens bilhetes de avião ao “preço da batata frita”
Ese e um senhor de S grande, tivessemos nos no governo alguem assim e os alemaes e que vinham trabalhar pa portugal
hmmm,…. um corretor ortográfico dava jeito não ?
Adorava ver a cara de “uma Merkel” a limpar as sanitas aqui do pessoal……..
Agora mais a serio, sim, quem esta nas posicoes superiores deve dar o exemplo para todos (tal como numa empresa) e com um tipo de dirigentes em PT, seriamos certamente um pais de empregos e com bastante qualidade.
Nao concordo pois para haver crescimento nao so as empresas tem de mudar como tambem a cultura de trabalho dos portuguese s que deixam tudo para a ultima e por fim as politicas de emprego para que mais empresas venham para ca e construam um crescimento sustentado. Sou doutorado em economia e sei do que falo (desculpem os acentos mas o tlm nao os corrige)
Antes de mais nao tenho teclado com acentos e cedilhas, etc…..
Este tema claro que he super complexo e mais preto ou branco, mas sim uma infinidate de “greys” (mais do que 50)….. mas uma coisa he certa, o lider he que tem o poder de mudar coisas (inclusive “alterar” os que estao em baixo) e NUNCA mas nunca o de baixo vai conseguir mudar o de cima, e por isso, sim, a mentalidade vai ter que ser alterada a partir de cima… (por mt que pensemos que o tuga pode ser calao ou nao… ele nunca vai mudar se nao quer e nao for obrigado (por varias razoes).
Mas uma vez mais, isto he um tema bastante complexo e podemos estar aqui a tarde toda a discutir opinioes (que no fundo so demonstram que queremos o melhor para o nosso portugal).
Parece uma boa ideia, mas há sempre a questão dos ISP’s e eles terão sempre a faca e o queijo na mão. Há ISP’s nos EUA, por exemplo, que vedam o acesso ao Tor.
No entanto, já há uma rede que se chama Hyperboria Network (Project Meshnet) e funciona literalmente fora da Internet; é uma rede P2P atravé de CJDNS que requer hardware próprio. É uma rede fora da rede.
Existem meia dúzia de redes desse tipo…
O “problema” é esse mesmo serem redes fora da rede, tem mais privacidade e controlo do dados porém não tem acesso ao que está fora da rede. Mas pelo que estive a ler ele quer usar o telemóveis como peers para essa rede. Bem também disseram que ele não ia voltar depois de tudo e o manel sempre voltou.
Vi aí alguns ‘velhos do restelo’ a dizer que é impossível, porém dado a tecnologia que temos hoje é bem possível. Acho que o problema será mesmo ligar essa rede à conhecida internet, o mesmo acontece com alguns protocolos (tipo rede TOR) que funcionam porém têm essa grande falha de ter que ligar à rede existente.
Vamos esperar para ver.
Impossível não será porque a rede Hyperboria também funciona “em cima” da Internet normal (quando um peer está físicamente muito longe de outro); pode ser aqui o elo de ligação entre um coisa e outra.
Ou então uma espécie de “hack à maneira do Matrix” onde fosse possível navegar na net sem que nenhum dos ISP’s (ou outra força) conseguisse intervir…
Eu neste momento estou a trabalhar em algo parecido:
https://github.com/esfomeado/DThor
Kimdot o rei da internet.
RESPECT