Jeff Bezos revelou que vai doar a maior parte da sua fortuna para a caridade
Jeff Bezos é um dos homens mais ricos do planeta, tendo construído a sua fortuna com os bons resultados da Amazon e de outras empresas que criou ao longo dos anos. Depois de algumas situações em que mostrava não ter uma veia filantrópica, Jeff Bezos anunciou agora algo que muda completamente a sua posição.
Revelou que vai doar a maior parte da sua fortuna para causas benéficas, não tendo detalhado a forma nem para onde o iria fazer.
Jeff Bezos afinal é um filantropo?
O multimilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, afirmou numa entrevista recente à CNN, que tenciona doar a maior parte da sua fortuna em vida para caridade. Este é um passo importante que este multimilionário dá, ainda mais para apoiar causas humanitárias.
Nesta entrevista dada à CNN, ao lado da sua namorada Lauren Sánchez, Jeff Bezos garantiu que vai dedicar a maior parte da sua riqueza ao combate às alterações climáticas e à redução das desigualdades no planeta, apoiando pessoas que podem unir a humanidade diante de profundas divisões sociais e políticas.
Vai doar parte para causas benéficas
Esta é a primeira vez que este empresário, com 58 anos, assume esse compromisso publicamente, uma vez que não assinou a "Promessa de doação". Esta é uma iniciativa lançada em 2010 pelos norte-americanos Warren Buffett e Bill Gates, que encoraja os milionários a doarem mais de metade da riqueza que possuem para fins de filantropia.
O empresário recusou detalhar para onde seria doada a sua fortuna, mas acrescentou que está, juntamente com a sua namorada Lauren Sánchez, a "construir a capacidade de poder doar esse dinheiro". O anúncio foi feito depois de Bezos ter doado 100 mil dólares à cantora e filantropa Dolly Parton para usar em causas de caridade, como a literacia infantil.
Fortuna criada na Amazon
Segundo a agência Bloomberg, a fortuna de Jeff Bezos vale atualmente 124 mil milhões de dólares (cerca de 120 mil milhões de euros), o que faz dele a quarta pessoa mais rica do mundo. Chegou a liderar a lista dos mais ricos, mas a sua fortuna, em grande parte ligada à Amazon, diminuiu à medida que as ações da empresa caíram no ano passado.
Jeff Bezos é também proprietário do jornal Washington Post, da empresa espacial Blue Origin e do Bezos Earth Fund. Este último é um fundo dedicado ao planeta que lançou em 2020, dotando-o de 10 mil milhões de dólares.
Este artigo tem mais de um ano
Causas benéficas. = pagar protecção politica.
Isto das “caridades” dos filantropos bilionários é das maiores falcatruas que existem, tu podes doar dinheiro a uma caridade que tu controlas, obténs benefícios fiscais da doação e no fim de contas a caridade tem apenas que gastar 5% do valor das doações na “caridade” os restantes 95% podem ser gastos em despesas como salários, hotéis e eventos, deslocações para membros, refeições, lobbying ao governo, etc.
Basicamente em vez da Amazon gastar milhões em lobbying, oferece o dinheiro à caridade do Bezos e poupa dinheiro em impostos e ganha boa publicidade, a caridade por outro lado pega 95% do dinheiro doado pela Amazon e faz lobbying em causas que beneficiem a Amazon.
+1
Estranho, numa altura em que o próprio Bezos afirmou que vem aí uma grande crise e aconselhou toda a gente a poupar dinheiro imediatamente…
A própria Amazon vai despedir cerca de 10.000 pessoas esta semana…
Devia começar por manter os postos de trabalho e dar melhores condições aos que o fazem ser tão rico.
Igual o Sam Bankman-Fried?
Vai doar a alguma instituição gerida por ele, assim foge aos impostos.
+1
“Jeff Bezos vale atualmente 124 mil milhões de dólares (cerca de 120 milhões de euros)”
Seria 120 biliões de euros.
“biliões”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/bili%C3%B5es [consultado em 15-11-2022].
A gralha foi corrigida. São 120 mil milhões de euros (escala longa). Muito obrigada pela chamada de atenção.
E gastar esse dinheiro em manter e aumentar os postos de trabalho? Não?
Ou dar-lhes condições de trabalho dignas.
Pegava em metade e repartia pelos funcionários… E a outra metade para caridade…
No fundo vivemos da esmola dos ricos que nos dão migalhas daquilo que realmente produzimos.
Se fosse para criar mais empresas pelo planeta, para as pessoas trabalharem em vez de irem causar problemas, já seria uma boa doação.
Mas é como escrevem alguns comentadores, provavelmente vai para instituições controladas directa ou indirectamente pelo próprio só para fugir aos impostos e ao mesmo tempo fazer boa figura. Por vezes também serve para chatear familiares que pensam que vão ficar ricos quando ele morrer, e assim ficam a chuchar no dedo e têm mesmo de ir trabalhar.
Tretas. Conversa fiada. Comece por pagar melhor e com melhores condições de trabalho porque são esses que lhe fazem a fortuna crescer diariamente.
Acho muito bonito. Mas o Jeff vai doar já, em vida ou só quando partir ? Se for depois, vai doar o que já não vai precisar. Ok.
E o meu NIB é este, sr, Bezos: PT5078996555489466756.