PplWare Mobile

Já não é só o TikTok! EUA querem também proibir os drones da chinesa DJI

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Pedro says:

    O que os EUA pretende com isto é que as próprias empresas chinesas como DJI e o tiktok vendam precisamente para empresas dos EUA para que fiquem a poder controla-las.

  2. PorcoDoPunjab says:

    É a segurança nacional que está em risco.
    Se o drone cai e acerta na cabeça de alguém?
    Já viram o filme?
    E se for o drone de outra marca?
    Esses já podem cair à vontade.

    Depois vão estes iluminados à China falar em livre concorrência.
    Se fosse eu nem queria conversa com esta gente
    Quanto mais longe, melhor…

  3. Rodrigo says:

    Também vão sugerir se vender a empresa aos Americanos deixa de ser um risco. hehehe, estes Americanos não enganam ninguém…

    Que eles não queiram TikTok, DJI, Huawei é lá com o povo americano mas o que me lixa é que eles conseguem dar a volta aos nossos políticos de treta para banirem o que eles quiserem!

  4. Fred says:

    A paranoia dos EUA em grande desenvolvimento. Coitados!

  5. 1984 says:

    Caros colegas destas leituras, por acaso vocês não leram o parágrafo onde o Rui Jorge afirma:

    «De acordo com a agência governamental, a empresa-mãe da DJI forneceu drones ao Gabinete de Segurança Pública de Xinjiang.»
    «o Departamento do Tesouro dos EUA adicionou a DJI à sua lista negra por promover a vigilância biométrica e espiar as minorias chinesas.»

    • Nirelle says:

      Também deram a desculpa que os aparelhos da Huawei espiavam e não eram seguros. Tretas!! Os EUA querem o codigo do tik tok para darem à Google, Microsoft e Apple. Querem lixar a DJI para eliminar a concorrente da Insitu (Boeing).

      • 1984 says:

        Não é uma questão de desculpa, é uma guerra económica que permite o balanceamento de forças. Claro que envolve política e geoestratégia.
        Como sabes, a China tem dois tipos de estratégia, a de conquista de mercados remotos, através do “Nova Rota da Seda” e a de conquista territorial e militar nos mercados fronteiros, quer com a construção de ilhas artificiais no denominado “Mar da China” para depois reclamar área marítima rica em petróleo, quer através da intervenção militar na Formosa, quer através de acções militares em zonas económicas exclusivas de países terceiros, como o Japão, Singapura, Coreia do Sul, etc. Não é por acaso que aumentaram os treinos navais da NATO na região. E os conflitos com a Índia só ainda não subiram de tom, porque têm os Himalaias pelo meio, e contudo, o Tibet já é deles.
        Para além disso, a China está a patrocinar militarmente a Rússia, a Coreia do Norte e o Irão.
        Muitos dos interesses comerciais e estratégicos europeus estão neste momento nas mãos de empresas estatais chinesas, como portos comerciais, aeroportos, etc. No caso português, a Rede Eléctrica Nacional, a EDP (inclusive barragens), etc também está nas mãos dos chineses.
        Nos EUA, maioria da dívida externa foi comprada pela China. Etc, etc.
        Relativamente à tua afirmação, sim, é verdade, os equipamentos de rede da Huawei são um perigo para a segurança europeia e americana, pois permite-lhes desencriptar/decifrar as comunicações militares, nomeadamente da NATO, para além das dos Governos e Consulados.

        Respondendo, também, ao que escreveste, estás em condições de afirmar que a Boeing está a fazer vigilância de cidadãos anónimos?

  6. SouHumanoNaoOcidental says:

    Não se preocupem. É apenas fogo de artifício. Os EUA não estão tão bem como economia como se pensa para estarem a criar mais atritos com a China.
    Primeiro a Fitch baixou os títulos da dívida americana para AA+ no final do ano.E isso tem impacto.
    Segundo a China tem estado a vender os títulos da dívida americana. Uma das teorias é que a dívida americana já não é tão segura como se pensa.
    Terceiro Biden pediu ao congresso aumento do endividamento publico.
    Quarto os EUA neste momento estar a financiar as 2 guerras (Ucrânia,Palestina ). Para isso precisam de receitas (impostos provenientes da Economia).
    Quinto: a Rússia apresentou um crescimento econômico acima do esperado.
    Sexto: a Rússia está em economia de guerra tendo excedente de produção de armas. O que mostra que estão preparados para uma guerra de longo prazo.
    Sétimo: a Rússia tem a China como parceiro comercial privilegiado. Permitindo escoar os seus produtos.
    Conclusão: os EUA não conseguem aguentar com tudo, ou seja, devem entrar em incumprimento ou pelo não pagamento da dívida externa ou por não apoiar mais as guerras. E claro estas guerrinhas sem nexo com a China vão ter de parar.
    E só para agitar as coisas: se a China começa a fortalecer a sua moeda ao ponto de agitar o mercado monetário e fazer frente ao dólar….

  7. PorcoDoPunjab says:

    SouHumano, o maior erro que os EUA fizeram foi usar o dolar como arma de guerra, ou seja, congelar activos
    Agora, qualquer bilionário pensará duas vezes antes de guardar a fortuna em USD pois sabe que se cair na mira dos EUA pode ficar sem nada

    A Suíça deu um enorme tiro no pé ao aceder aos EUA e aprisionar activos Russos.
    Faço ideia as enormes quantias de dinheiro que devem estar a sair da Suiça por causa disto.

    Quebraram uma regra centenária, a da neutralidade.
    Agora, qualquer um sabe que tendo o seu dinheiro na Suiça pode muito bem ficar sem ele.

    Hora de o mudar de lugar….

    • Miguel says:

      Sem duvida estao todos a mudar as foetunas para portugal, unico pais da europa seguro e que não accede a americanos. Um pais historicamente respeitado por irao emchina, a que, cedemos macau em troca a china protege e investe em portugal

  8. PorcoDoPunjab says:

    Em relação ao USD dump que a China está a fazer, os árabes e japoneses estão a fazer o mesmo.

    Não faz sentido, na perspectiva da China, estar a financiar um inimigo.
    Mandar os dólares fora o mais rápido possível e comprar ouro…
    Quem quiser as bond dos EUA que as compre, eles têm muitas para vender.

    Vai a velha à China pedir para que não as vendam e depois metem sanções a lá carte sobre empresas chinesas…
    Haja decência…

  9. saul says:

    Portanto… Tudo “normal” no maior terrorista do mundo, certo?

  10. saul says:

    “Os legisladores suspeitam que os drones da DJI poderiam estar a recolher informações sobre infraestruturas críticas e a enviá-las para a China.”
    Tipo o que os Fascistas Americanos fazem em todo o Mundo?

    Só quero lembrar que o vosso adorado José Sócrates deu de mão beijada e com as calças em baixo os dados pessoais de todos os cidadãos e empresas em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.