iRobot: empresa dos populares robôs aspiradores Roomba declara falência
Após enfrentar uma crise profunda, que ameaçava a sua própria sobrevivência e o futuro dos seus robôs aspiradores, a iRobot declarou falência. Uma empresa com sede em Shenzhen, na China, assumirá a propriedade da responsável pelo aspirador inteligente Roomba.
Resultado de uma série de fatores, a iRobot entrou, agora, com um acordo de apoio à reestruturação.
Embora tenha sido avaliada em 3,56 mil milhões de dólares (em inglês, $3.56 billion), em 2021, depois de a pandemia ter ajudado a impulsionar a procura pelos seus produtos, a empresa responsável pelo popular aspirador Roomba está, hoje, avaliada em cerca de 140 milhões de dólares, segundo a BBC.
De acordo com o chamado processo pre-packaged do Capítulo 11, a principal fabricante dos seus dispositivos, a Picea Robotics, com sede em Shenzhen, assumirá a propriedade da empresa.
Esta terá sido a alternativa viável, após o panorama comercial ter obrigado a iRobot a reduzir os seus preços e a fazer grandes investimentos em novas tecnologias, conforme avançado por documentos apresentados este domingo.
Segundo a empresa, os direitos de importação dos Estados Unidos de 46% sobre produtos do Vietname, onde a maioria dos dispositivos da iRobot para o mercado americano são fabricados, aumentaram os seus custos em 23 milhões de dólares só este ano.
Neste cenário, contudo, a empresa assegurou que o pedido não deve afetar a sua aplicação, cadeias de fornecimento ou suporte dos produtos.
iRobot impulsionou largamente a limpeza inteligente
Fundada em 1990 por três membros do Laboratório de Inteligência Artificial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês, MIT), a iRobot concentrou-se, inicialmente, em tecnologia de defesa e espacial, antes de lançar o Roomba, em 2002.
Este robô aspirador detém cerca de 42% da quota de mercado dos Estados Unidos, segundo a empresa.
Contudo, as tarifas comerciais impostas pelo Presidente Donald Trump sobre mercadorias que entram no país vindas do exterior aumentaram os custos para muitas empresas, incluindo a iRobot, que dependem de importações para o fabrico de produtos.
A assumir a propriedade da iRobot está a Picea, uma fabricante de aspiradores robóticos, com instalações de investigação e desenvolvimento, bem como de produção, na China e no Vietname. Com mais de 7000 funcionários em todo o mundo, já vendeu mais de 20 milhões de aspiradores robóticos.
Como funciona o pedido de falência?
Por via de um processo legal, a falência ajuda pessoas ou negócios que não conseguem pagar as suas dívidas. Dependendo do tipo de pedido, pode ser exigido o pagamento de algumas dívidas ou pode ser criado um plano de reembolso com condições mais fáceis.
Os dois tipos mais comuns de falência do consumidor são o Capítulo 7 e o Capítulo 13. Por sua vez, a falência do Capítulo 11, usada pela iRobot, é normalmente usada por empresas.
Chamada de falência de "reorganização", este capítulo é normalmente usado por empresas. Através da reorganização das finanças, permite que as empresas continuem a operar enquanto é elaborado um plano de pagamento aos credores.























Bolas… tenho dois destes aspiradores.
vamos esperar pelas empresas de evs
Não entendes mesmo que continuam a haver empresas a fabricar aspiradores? Os aspiradores não acabaram… pensa lá 2 segundos e faz um reset a esse cérebro defeituoso.
O que pode acabar são os servidores responsáveis pela app em que agendas e começas limpezas. O “teu” aspirador continua no sitio, ninguém te o tira. O que pode acontecer é tirarem-te a habilidade de o controlares.
Agora a empresa chinesa vai aproveitar da fama para vender chinesices com a marca iRobot. Fazem o mesmo com muitas marcas, compraram os direitos de uso da marca.
Lol, normalmente o rebanho que compra este tipo de gadgets, tem um EV… Vai tudo a c acabar desta forma…
Mas rebanho porquê? É só das melhores coisinhas que podes ter numa casa se queres ter a casa relativamente limpa sem qualquer esforço.
Rebanho é seres hater e fazeres comparação com ev’s. Já expliquei ao outro limitado aí acima: OS ASPIRADORES NÃO ACABARAM. A vossa analogia é estúpida e pelos vistos foi preciso eu, sem sequer pensar, explicar-vos isso. CARNEIROS 😀
É mais ao contrario, este marca quis lutar contra as gigantes das tecnologias e perdeu exactamente o mesmo vai acontecer as marcas europeias que andam a enganar o ze povinho há 50 anos vão todas pelo cano abaixo
Tenho empregada 5 dias por semana, ela limpa a casa 2 vezes por semana com uma rainbow, nos restantes dias o roomba da uma ajuda, com 2 filhos e animais de estimação, é muito útil, principalmente se sofrem de alergias ou têm asma.
Nota: não tenho EVs
Bolas, acabei de comprar um! 🙁
Tão cedo não muda nada, mas isto já se sabia há usar 1 ano.
Por agora a empresa mantém tudo operacional, pode ser que seja comprada ou consiga recuperar
😉
Obrigado!
Quanto custou?
Pronto lá vão os americanos banir os aspiradores chineses, pensando bem os chineses vão saber todas as sujidades obscuras dos políticos americanos…
Já inventaram uma Rainbow robô? É q esses brinquedos só fazem festinhas ao pó.
Fico a aguardar.
Isso é a opinião de quem não tem nenhum ahah hoje em dia já aspiram muito muito bem. Rainbow? a empresa que já foi a falência e que vendia aspiradores 80% acima do valor deles com um esquema em pirâmide? Mais conhecido por burla? Não estou a dizer que o aspirador era mau, até era bem bom mas não valia metade do que se pagava por ele
Compra Dyson a ver… Custa qs o mesmo e aspira metade.
Qt aos robôs não tenho, é verdade, mas vejo na casa dos outros.
NDR.A Rainbow não foi à falência
agradeçam aos burocratas europeus que impediram a compra da marca pela amazon no ano passado.
Acredita em mim, não queres um monopólio consolidado na Amazon. Pensas que queres, mas na realidade não.