PplWare Mobile

Internet em Portugal: Melhor de dia… pior à noite


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

30 Respostas

  1. lulu@rroz says:

    A Vodafone mais uma vez comprova que é a melhor, a NOS por outro lado é mesmo o pior ISP em Portugal!

  2. André S. says:

    Conclusão: a Vodafone tem a melhor internet e a NOS é a que prejudica mais os clientes, com redução da velocidade nas mais prováveis horas de pico, entre as 18h-00h.

    Nada de novo, portanto…

    • krasct says:

      A NOS limitava-me o trafego aos 700kb em alguns servidores a partir da 18h, obrigando me a fazer remote upload para outros servers, enquanto que nos da microsoft dava a velocidade máxima da minha net.

  3. Bob says:

    A complexidade de todas as variáveis que estão por trás disto, é enorme.

    É normal que a velocidade média, seja pior à noite, pois em links não dedicados, é a hora a que a maior parte das pessoas chega a casa.

    Têm de ter consciência de que lá porque metem 1Gbps de fibra em casa… não estão ligados a todos os pontos do mundo a essa velocidade 🙂

    Mas estamos bem melhor servidos do que a maioria dos países! E viva à concorrência!

  4. Sergio says:

    Em casa somos dois e a net da Nos trabalha bem perto do router ou por lan. Mas afastando-se um pouco do aparelho o wi-fi é mau comparado com o que já tive anteriormente.

    rede móvel a diferença é descomunal, esta semana estive no dragão.. 4G da Nos encalhado, 4G vodafone do tlm do trabalho a brilhar.

    Sinceramente só estou na Nos pelo preço que pago, se não ja tinha fugido desta operadora

  5. Bruno M. says:

    Vodafone fibra num 3º andar, a 200/100 e sempre velocidades constantes, sem TS e a qualquer hora do dia.

    Quer por Medvel quer via outros aplicativos de medição de velocidade ultrapassa os 200mbps/100mbps!

    • Mr.Antunes says:

      Se usares testes internos a Portugal tens sempre (ou quase sempre) os 200/100.
      Infelizmente a realidade não é bem assim (tráfego internacional custa $$$$ :P), experimenta o testmy.net 😉

      Com fibra 200/100, ligado por cabo, box desligada (e outros dispositivos…), por volta das 21h, usando o servidor em UK: https://s17.postimg.org/3k9i5pu9b/speeddddd.png

      Experimentar para outros continentes até dá dó…

      • celso says:

        Aqui: Download :: 92.1 Mbps 11.5 MB/s up Upload :: 25.5 Mbps 3.2 MB/s
        Feito ás 17:31.

      • António Fagundes says:

        Deixem-se desses testes que não sabem qual a largura de banda deles, saquem umas distros linux via ftp de uns mirros internacionais e vejam o overall.

        • Mr.Antunes says:

          “Estes testes” são minimamente fiáveis, dá uma visita e comprova por ti mesmo 😉

          Com distros de linux também costumo experimentar e os valores (sendo para os mesmos países do testmy.net) são bem piores que os do testmy.net. Portanto eles têm uma boa largura de banda!

      • Bruno M. says:

        ERRADO!! 😉

        Isso dá-te a média! E não se o operador te dá a a velocidade contratada!

        Aliás nos resultados diz mesmo isto:
        “TiP Measurement Summary:: Min 127.58 Mbps | Middle Avg 165.42 Mbps | Max 209.72 Mbps | 49% Variance”

        Portanto 127.58 + 165.42 + 209.72 = 502.72
        502.72 / 3 = 167.57 que dá a média!!

        No medvel ele faz download paralelo da de um iso de 600Mb com 4 conexões! E no final dá a velocidade máxima atingida!

        AQUI é que conseguimos saber se temos TS ou Não e se temos a velocidade contratada ou não!

        E ante que menciones a barbaridade de “testes internos a Portugal”, quer sejam em servidores nacionais ou internacionais, dá-me sempre mais de 200mbits de download e mais de 100mbits de upload!

        Já agora, medvel aqui:
        http://www.forumclix.net/download/medvel.zip

        Como podes ver este teste foi realizado num servidor internacional:
        http://i67.tinypic.com/2s16ut4.png

        E este num servidor nacional:
        http://i66.tinypic.com/33c2q7d.png

        O que tu te referes não se dirige à fibra mas sim ao cabo e à ADSL!
        Na fibra (verdadeira fibra) as velocidades têm que ser garantidas, constantes (no cabo não são velocidades garantidas nem constantes… )

        Cumps!

    • Bruno says:

      A internet não é como a água.
      O número de andares em fibra não deverá influenciar a velocidade.

  6. Adalberto says:

    Estes testes poderiam ser por localidades para se perceber a disparidade entre localidades.

  7. Paulo Madureiresar says:

    isso, continuem a usar essa “fibra” coaxial da NOS, é excelente!

  8. Luis Silva says:

    Na banda larga Móvel posso dizer que a vodafone é a melhor, se comprarmos o router 4G certo,se não não vão a lado nenhum, por exemplo: eu desbloqueei o router 4G da meo para por cartão da vodafone, para surpresa minha em casa da minha mãe não passo dos 5Megas, com o router do meu irmão da vodafone, vaialém dos 30megas.

    Quanto à Internet fixe, nunca pude experimentar outra operadora, embora ouço falar bem da vodafone, embora nunca tive grande queija da Meo

  9. Luz says:

    Olá a todos.
    … eu tenho uma questão pertinente, eu tenho a Meo Fibra de 100Mb/30Mb, mas apesar de ser fibra até perto do router, onde está o aparelho que transforma o sinal para o router que está ao lado, o router passa o tempo a perder a net e fazer ajustes … ir falar com a operadora é sempre tempo perdido, pois ninguém tem formação de Informática universitária, pelo que sempre me disseram têm aqueles cursos de 15 dias onde se formam com doutorados, pois é assim que eles se apresentam cheios de arrogância e com imensas explicações vazias …
    … também tenho outra questão pertinente sobre a velocidade do Wi-Fi, pois colocam-me sempre a 65Mbps, mas quando faço reset fisico ele apresenta uma velocidade de 130Mbps, alguém me sabe explicar como consigo manter o meu Wi-Fi a 130Mbps …
    … já agora gostava de saber se alguém tem o mesmo problema com o Router da Meo – Technicolor Gateway – Technicolor TG784n v3 e se existe solução para este problema da instabilidade dele ???
    … desde já agradeço as informações sobre estes tema …

  10. lapis says:

    Todas as operadoras Nos,MEO,Vodafone e Nowo todas juntas não valem 1 porque se repararem todas roubas os clientes não de uma maneira mas de outra.
    Vejamos ilimitado palavra portuguesa sem limites mas no dicionário deles politica de utilização responsável ou aceitável com * tanto na rede móvel ou fixo.
    Tanto em fibra FTTH ou HFC (cabo coaxial) existe Ts no caso da Vodafone fazem em streaming não podem só ver no protocolo p2p vejam nos jogos na hora de maior acesso que por norma é entre 20:00 as 23:00
    Na fibra empresarial a diferença esta na prioridade de saída da central e são serviços em que o preço é muito superior ao domestico estou a falar em valores a rondar 500€,2000€ e mesmo ai existem ts porque as rotas internacionais são as mais baratas e saturadas.
    Soluções investir em estruturas que aguentem os clientes todos na hora de maior acesso mas ai teriam de ter uma margem de lucro muito inferior mesmo ganhando milhões querem sempre mais o cliente é um numero e não um ser humano outra maneira era como na antiga adsl meter limites de tráfego internacional com valores em que o cliente sabe que não pode ultrapassar os mesmos como exemplo:10Tb,20Tb e 30Tb são exemplos e ai não precisavam de utilizar ts etc

    • Bruno M. says:

      Por aqui em qualquer hora não tenho TS em streaming com a Vodafone.. e uso-a à anos!

      Não te esqueças que os servidores também têm limites e se apanhas um servidor de stream com demasiados utilizadores e/ou com limites terás o streaming lento!!

      Tens fontes que possas sustentar a tua afirmação quanto à vodafone fazer TS?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.