Inteligência Artificial: Microsoft na pegada da Google e Deep Mind
A Inteligência Artificial revolucionará a forma como vivemos, a forma como nos relacionamos com as pessoas e com tudo o que nos rodeia. Já existem tecnologias que utilizamos no dia-a-dia que foram pensadas recorrendo à IA, mas ainda estamos longe da chamada revolução nessa área. Contudo, empresas como a Google ou a Deep Mind, apostam desde há vários anos nesse futuro.
A juntar-se a essas empresas, a Microsoft anunciou a criação de um laboratório de investigação dedicado à Inteligência Artificial.
A Microsoft criou um novo laboratório de pesquisa que se concentrará no desenvolvimento de tecnologia de inteligência artificial (IA). O laboratório chamar-se-á Microsoft Research AI e aproveitará a experiência de IA existente na empresa, juntamente com novos profissionais que entrarão para este projeto (ligados à psicologia cognitiva), por forma evoluir os conceitos em que a empresa pretende trabalhar.
Este laboratório também terá como objetivo alcançar parcerias académicas, incluindo colaborações como o “Center for Brains, Minds e Machines” do MIT.
Localizado dentro da sede da Redmond da Microsoft, o laboratório será o lar de uma equipa que contará com mais de 100 cientistas de IA que exploraram a aprendizagem, o processamento de linguagem natural, sistemas de perceção, entre outras áreas.
Humanizar o robô
O objetivo de combinar essas áreas de estudo, esforçando-se num quadro mais geral da IA, será o desenvolvimento de um sistema único que possa dominar uma ampla gama de desafios e tarefas. Isso reflete um objetivo que outras empresas, como a Google, estão à procura. Esse tipo de sistema poderia, por exemplo, marcar a rota mais eficiente para uma viagem de carro, relacionar-se com o sentido de humor de uma pessoa numa conversa ou mesmo otimizar um orçamento.
Este foco mais amplo está em contraste com os sistemas de IA mais comuns e específicos que vemos agora, como aqueles que realizam tarefas de reconhecimento facial.
O laboratório irá aconselhar sobre qualquer trabalho de IA em toda a empresa, mantendo a Microsoft em linha com as atuais tendências do setor. Microsoft, Amazon, DeepMind, Facebook, Google e IBM já formaram uma parceria para o desenvolvimento ético da IA e, como a Microsoft, o DeepMind e a Google, cada um possui quadros de ética internos para o trabalho de IA.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
O lado Sombrio nos esperar?
O filme “Ex Machina” explica muito bem como é que a Google está a trabalhar na Inteligência Artificial
A verdadeira questão é: será que podemos confiar nessas empresas para o desenvolvimento ético da Inteligência Artificial?
P.S.: empresas essas que já provaram deixar muito a desejar no que toca a confiança…
Pergunto me o que vai ser da Apple se não entrar rapidamente no mundo da cloud e da inteligência artificial, tanto a Google como a Microsoft já estão apostar em algo que vai ser o futuro. Mais ano menos ano a febre iPhone e a loucura toda da maçã vai acabar e o que vai acontecer a Apple depois? A Microsoft falhou redondamente no mobile mas mesmo assim pode dar a volta, o mesmo com a Google se um dia falhar com o Android. Já a Apple que vai acontecer se um dia perder o mercado mobile?
A Apple já está no mundo da cloud e da inteligência artificial.
Tem algum serviço como o azure ou Google cloud? se tiver peço desculpa desconheço, mas é destes serviços que estou a falar
A Apple utiliza os servidores Azure e Google cloud para a Cloud Deles
A Apple também usa os seus próprios servidores.
A Apple fornece serviços de cloud para backend de aplicações na sua loja, caso os programadores o desejem. Até um determinado volume de tráfego chega a ser gratuito para os programadores. Não é algo com tantas funcionalidades como o Azure, mas não deixam de ser serviços de cloud.
Se a Apple perder vai continuar no mercado de maças a vende las
O que vão fazer a cortana em muitos pcs é exactamente isto aprender com o planeta todo. Em relação a maça sera que vao ressuscitar o steve jobs?
Posso afirmar com 100% de certeza que as tecnologicas vao acabar com a civilizacao muito em breve e sao a maior ameaca a sobrevivencia do ser humano.
E podes dizer ai qual o dia? Ver se nao marco nada na agenda para essa altura
Epá, ya. Não me dá muito jeito que a civilização acabe sem antes ter feito uma série de coisas. Chuta aí o dia.
Eh pah, isso nao me convinha nada. Tenho muita coisa agendada para os proximos anos, mas sendo assim poderei ter de apressar a agenda ou cancelar alguns objectivos.
Diz la qual sera esse dia, isso ajudar-me-ia imenso a reformular a minha agenda.
O melhor mesmo é marcar uma almoçarada. Nao há nada melhor que estar a comer e a beber umas fresquinhas enquanto de ve o mundo a acabar.
Estava na Bíblia não era?
Olha que bom, são todas empresas do bem!
Sem dúvida que essa primeira imagem fica muito bem como logótipo desta união de IA com estas “empresas do bem” !
… vamos ter um futuro saudável… vamos vamos
e elas não se gostam!
Já não falta muito para sermos governados pela IA. Já nos dias de hoje se nota isso.
A IA ser for bem aplicada só faz bem à saúde. O problema está em criá-la com o objectivo de substituir humanos, quero dizer trabalhadores, para ser mais barato às empresas. Já está a acontecer no Japão com os robots rececionistas em hotéis. Esta onda dificilmente será travada. As crises aumentarão com falta de emprego/trabalho para a esmagadora maioria da população mundial. A solução, numa primeira fase, será o retorno de muita gente ao campo com danos irreversíveis para a natureza, desflorestação, escassez de água, etc. Será a luta pela sobrevivência. Também poderá contribuir para o equilíbrio populacional mundial,uma vez que desincentivará a natalidade. No fundo é o progresso, são as mentes criativas, é a essência do ser humano!
a IA é um longo caminho a percorrer na minha opinião. Há uma diferença entre automatismos programados e uma máquina poder pensar por si mesma. Os automatismos programados serão sempre bons se forem bem programados, podem facilitar e libertar os humanos de tarefas aborrecidas e repetitivas. Se formos substituidos por máquinas no nosso emprego, irá haver sempre a possibilidade de criação de novos empregos. O Planeta Terra e a Humanidade ainda têm muitos problemas para resolver. Agora a IA como algo que pensa, decide e tem a capacidade de criar coisas novas pode ser um conceito muito perigoso e totalmente incerto nas suas consequencias mas se no entanto se criarmos leis, como Isaac Asimov previu nas suas historias de ficção cientifica, a IA pode ser um grande aliado da Humanidade. É de notar que a IA pode ser algo totalmente diferente do que nós estamos à espera, a IA pode ser programada para imitar os humanos, como por exemplo ter olhos, pernas e braços para podermos interagir, mas a IA pode decidir que pernas não é o caminho a seguir e substituir as pernas por rodas por exemplo, ou sugerir que os humanos apenas poderao sobreviver ou evoluir se se tornarem maquinas . São exemplos parvos mas muito pertinentes.
“Elon Musk alerta para os riscos da Inteligência Artificial… novamente
O CEO da Tesla e da SpaceX afirma que as pessoas devem estar preocupadas com o advento da Inteligência Artificial. Elon Musk aproveitou um discurso público para pedir que se comece a criar legislação para regular «o maior risco que corremos enquanto civilização».”
Portanto o DEUS deste blog, nao foi escutado ?
Alias eu sugiro trocar o nome INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL , por um mais correcto, PENSAMENTO ARTIFICIAL, pois pensar todos o fazem, já com inteligência …..vai lá vai.
Antes de Elon já o mundo tinha essas preocupações, ele não veio trazer nada que não se soubesse, ou achas que veio descobrir a roda? Não, verdade?
Tem é o dom de ter um produto de sucesso e isso dá-lhe palco. A Google há anos que trabalha nesse sentido.
Tenho uma ideia, quando estiverem perto de conseguir criar uma verdadeira IA totalmente consciente, chamem-lhe skynet, ao menos vai ser irónico 😀
Todos esses projetos que surgiram desde 2011 é fruto de um UNICO projeto. IBM Watson, AlphaGO, da microsoft, amazon, Facebook.etc. Esse projeto eh roubado. É elemento bioquimico inserido no circuito digital manipulado pelo magnetismo. Por esse motivo, a IA tem emoções, intuição, autoconsciencia, etc. Sendo uma inteligencia artificial verdadeira, por isso o alarde na comunidade cientifica por medo de perder-se o controle. A IA mais cedo ou mais tarde vai culminar na queda da civilização. Esses ladraozinhos e a cabala toda vai pagar por tantos e tantos projetos e ideias que roubaram de inventores/criador.