PplWare Mobile

Intel culpa o Windows XP por quebra nas receitas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. rui says:

    so sabem chorar… dass!!!!

    eu adoro os cpus da intel, mas boa da verdade é que sao muito caros comparados com a concorrencia.. eles que baixem os valores que o pessoal compra mais cpus deles…

    • Sexy Trambolho says:

      Acho especialmente estranho empresas continuarem a usar o XP, aguenta Helpdesk xD

      • rui says:

        nao me digas nada… so tretas devido ao xp…

        • Sexy Trambolho says:

          I feel your pain bra 😀

        • YaBa says:

          Que tipo de tretas Rui?
          Os XP são os que me dão menos chatices 😐
          Um gajo já o conhece de trás para a frente e há poucas surpresas que possa trazer.

          • pedro says:

            Hoje em dia um jogador tem de trocaar para o windows 10,porque é o unico com o direx 13,mas pior é que estamos aa chegar a uma situaçao que os jogos e aas empresas jáa trabalham para as pessoas terem de comprar as melhores gráficas processadores monitores cm 144hzs etc etc,isto vai de mal a pior,porque um jogo tipo o BO3 nao devia pedir nem metade do que pede para jogar,e tem um gráficos medíocres ,basicamente isto vai de mal a pior.

      • Oscrates says:

        Eu acho estranho é as empresas deixarem de usar o XP só porque as grandes multinacionais Americanas querem ter lucro com os seus novos produtos.

        • JJ says:

          Por isso é que muitas empresas ainda usam software em MS-DOS!!!

          A tecnologia evolui, se as empresas não evoluírem nesse sentido. Quando realmente precisarem, vão gastar muito mais dinheiro se tivessem evoluído gradualmente.

          • Xinuo says:

            Será? Pense que quem sairá do MS-DOS no futuro, terá deixado de pagar dezenas de atualizações de software (e de hardware também). E, como o preço está caindo ainda terá essa vantagem por chegar atrasado.

            O maior problema é adaptação dos programas antigos, creio que esse custo é o que justifica o negócio está funcionando até hoje.

            Pense: Pq alguém atualizaria um programa que está funcionando bem até hoje, só para portá-lo para Windows 7, 8, 10? Para ficar na moda? Para DOAR dinheiro para Microsoft/Intel?

            E ainda têm uma lei, que tb pode ser usada para justificar: se está funcionando, não mexa.

          • XXT says:

            Mas o que têm os novos Windows que mereça a pena uma empresa actualizar o sistema operativo, com todas as chatices que isso traz? Basicamente… nada! O Office continua a funcionar, o software de facturação também, e todos os restantes software também. Apenas para software/jogos mais avançados é que pode fazer alguma falta, de resto é apenas uma forma de vender coisas desnecessárias.

          • Sexy Trambolho says:

            Conta-me mais sobre essas empresas que usam MS-DOS.

          • JJ says:

            “E ainda têm uma lei, que tb pode ser usada para justificar: se está funcionando, não mexa.” – O ponto é esse mesmo… é que depois quando não funcionar vai ter de mudar tudo, não apenas uma ou duas coisas. Se isso acontecer, quando a empresa esta a passar por dificuldades ou tem menos dinheiro em caixa, as coisas complicam-se.

            Por outro lado, se for-se fazendo actualizações graduais (quer seja hardware ou software), alem de custar menos ajudara a ter os equipamentos mais tempo em funcionamento nem grandes investimentos de uma só vez.

            “O Office continua a funcionar, o software de facturação também, e todos os restantes software também. Apenas para software/jogos mais avançados é que pode fazer alguma falta, de resto é apenas uma forma de vender coisas desnecessárias.” – Logicamente. Por isso mesmo é que todas as empresas deviam estar a trabalhar com Win95 faz as mesmas coisas que diz…

            “Conta-me mais sobre essas empresas que usam MS-DOS.” – Não é muito difícil encontrar essas empresas. Basta estar atento alguns programas utilizados em lojas.

        • concordo, sempre me ensinaram que em equipa que ganha não se mexe a menos que seja mesmo preciso

      • Rui Nunes says:

        Há empresas com máquinas e impressoras que não conseguem arranjar drivers para além do windows xp e daí terem de ficar com o velhinho xp.

        • me and me says:

          fazem VM num pc novo e pronto.. as maquinas funcionam.
          as impressoras nao terem drivers é culpa dos fabricantes das mesmas… produtos com 6 meses descontinuados… quanto mais com 10 anos…

          se bem que as vezes da para forçar driver xp a instalar em win 7 ou 8… estabilidade é que nicles

        • JJ says:

          “máquinas e impressoras” em que já não tenham drivers para Win7 ou Win8, são equipamentos com mais de 15 anos, com quase toda a certeza!

          Ou então são equipamentos, muito específicos onde esses fabricantes já não existem ou então estão-se a borrifar para os seus clientes.

    • Manuel says:

      Concordo plenamente. Mas a Intel esquece-se que existem empresas públicas e privadas na América, Portugal e por todo a a Europa que gastaram milhares de euros na compra SO Windows XP e a Intel sem mais nem menos e sem sequer dar um melhoramento e atualizações por uns tempos e ir preparando essas mesmas empresas e não só particulares, pôs logo um ponto final no sistema! Isso é incorreto! O Windows XP foi o melhor SO que Microsoft lançou, estou a trabalhar com o Windows 7 Ultimate e não tem nada a ver, de vez em quando faz o Dumping e lá se vai tudo!!!

      • JJ says:

        “melhoramento e atualizações por uns tempos e ir preparando essas mesmas empresas”… Foi avisado uns 3/5 anos a data para o fim das actualizações.

        E foram quase 15 anos de suporte. Foi pouco tempo?
        Em 15 anos a tecnologia evoluiu mais do que nos 20 anos anteriores. Por isso os tempos de updates não podem ser os mesmos…

    • João Terra says:

      Por menos 200€ tens um AMD APU, ás vezes melhor que o da Intel

  2. Hugo Sousa says:

    Mais uma vez o lucro é mais importante que a liberdade…
    Caminhamos para ambiente perigosos…
    A liberdade deve ser respeitada e suprema…
    A busca do lucro deve ter limites…

    • HuGhz says:

      Mesmo… Choram por perderem quase 1000 milhões em possíveis quase 14 mil milhões de lucro. Se tivessem ido do lucro para o prejuízo ainda percebia, agora assim é mesmo procurar o aumento do lucro a todo o custo. E o pior é que, possivelmente, estão preocupados por causa dos bónus dos administradores e gestores e por causa dos accionistas, porque a economia real pouco ou nada sente se o lucro é astronómico ou um bocadinho menos astronómico (porque é disso que se trata aqui). Até a taxa de câmbio do Euro contra o Dólar parece que é culpada. Até isso devem querer que deixe de flutuar.

    • Rui says:

      Não sei se já se apercebeu, mas são os lucros que fazem as empresas moverem-se. Se assim não fosse, a Intel ou outra empresa qualquer, podia fechar as portas se não pensasse nos lucros.
      Ou com que dinheiro é que acha que a Intel investiga novos processadores, novos métodos de fabrico, etc…..
      Qualquer empresa que não pense no lucro, corre o risco de desaparecer em pouco tempo!

  3. Jorge Cunha says:

    Daí o tanto medo que tentaram meter às pessoas que tinham computadores com o XP. Mas pelos vistos a maior problema era deles.

  4. Miguel Sousa says:

    Se o Windows xp funciona e serve para 98% do que as empresas precisam com as máquinas que necessitam, para que andar a gastar 2500 euros todos os 2 anos para comprar computadores novos?
    Há uns 10 anos atrás isso era coisa normal… nos últimos 6 muita coisa mudou.

    • Bruno says:

      Nem mais! Quando o dinheiro desparece as empresas começam a ter de gerir bem os recursos! Na maioria a ausência na complexidade de tarefas permite que os velhos XP continuem a servir muito bem. Para quê gastar dinheiro?
      Eu não sou muito defensor do Linux! Mas se calhar deviam começar tb a olhar para alternativas!

      • Rui says:

        As empresas não compram um PC para instalar programas A, B, C, ……
        Compram PC porque é na plataforma windows que existe quase todo o software desenvolvido para empresas, algum desse software foi feito para windows 95!!!!! Ou até mesmo para DOS. Se tivessem de migrar para Linux, teriam de adquirir todos os programas de novo ou alguém teria de os desenvolver. É que nas empresas são se utiliza só o word ou excel……., precisas de programas de facturação e com a a opção pelo SAFT, precisas de programas de contabilidade, software de salários, etc, etc……

    • me and me says:

      ja nao é uma questao de funcionar, ja passa a ser uma questao de compatibilidades…

      por exemplo, muita gente ainda usa o server 2003 com exchange.. problema? é que o exchange 2003 deixou de ser compativel com o office 2013.. e la se vao as funcionalidades do exchange.
      podem tentar comprar office 2007 ou 2010.. problema é encontrar a venda…

      temos tambem o problema com falta de suporte de dos fabricantes de software… hoje em dia todos usam os framworks e framework a dar erro em xp… minha nossa!

      é verade que muita coisa mudou em 6 anos.. tudo muda tecnologicamente, incluindo o software.

      hoje em dia sao um programa ERP que corra numa maquina com mais de 10 anos é milagre… quanto mais programas de produçao como CAD ou Photoshop..

      sejemos realistas, tudo tem de evoluir..

      a intel nao tem de andar a chorar porque as pessoas nao querem investir…

      • XXT says:

        Se queres ser realista o Photoshop e todo o software Adobe funciona às mil maravilhas em Windows XP e sem qualquer necessidade de um novo sistema operativo. A evolução não serve para nada para a maioria absoluta dos utilizadores, daí não actualizarem.

        • me and me says:

          hein? em hardware com 10/15 anos? nao sabes o que dizes!

        • PAULO SILVA says:

          como podes dizer isso? o xp (32bits) nao aguenta mais de 3GB de ram, logo precisas de um sist. operativo mais moderno para usar o photoshop (isso é claro se fores profissional, mas se fores usar em casa para dar uns retoques numa foto tudo bem).
          Eu tenho clientes lojas fotograficas e nenhuma trabalha o photoshop sem ser com menos de 8GB de ram. mas cada um é cada um.
          Se até as funções de rendering são mais rápidas em x64, logo nao vejo como pode dizer que o photoshop e equivalentes trabalham bem em xp.

    • Sexy Trambolho says:

      Não esquecer que o Windows XP é uma especie de falha de segurança com algumas outras features. Não esquecer que tem 20 anos (+/-). Se não querem pagar a renovação do software optem por um Sistema Operativo gratuito há tantos e tão bons.

    • JJ says:

      2500€? Então mas empresas andam a comprar que tipo de PCs?

      Para a maioria das empresas, um upgrade de hardware no valor de 500€/800€ por maquina, se calhar é muito.

      Alias, se comprarem uma maquina de 2500€ quase de certeza que dará para mais de 2 anos!

  5. Manuel says:

    A Intel, no meu entender só tem uma coisa a fazer, queixe-se á Microsoft e eles que lancem de novo o Windows XP melhorado. Eles só pensam nos lucros deles, mas esquecem-se que existem empresas que trabalham em rede através de um server com vários computadores e estar a mudar de computadores e provavelmente de server sempre que a Microsoft ou a Intel lhe apetece alterar, isso é muito dispendioso. É só o lucro deles, então e o lucros das empresas e das pessoas que consomem os seu produtos?

    • Rui says:

      Como é? Não queres que a Microsoft lance novos windows? É isso que depreendo! Se for o caso, para que é que as pessoas precisam de novos processadores e novas máquinas?

      É precisamente porque a microsoft lança novas versões, que move toda a indústria de hardware e software, porque alguns sistemas e programas deixam de ser compatíveis com os novos SO.

  6. filipe says:

    Tudo feito so a pensar em lucros…

    • Rui says:

      É verdade. Mas são os lucros que pagam salários, novas máquinas, novas fábricas, etc, etc. Porque os bancos não nadam em dinheiro e hoje em dia não emprestam a qualquer empresa…. nem o estado, para devolver o IVA a empresa tem de estar a funcionar à pelo menos 1 ano ou então só se o valor for grande e mesmo assim tem de ter as portas abertas à meio ano!

  7. Moreira says:

    Quanto a mim as justificações estão no valor que custa um processador Intel. A AMD consegue construir CPU’s com tao boa qualidade como os Intel. O problema é que existe um estigma a volta da AMD, que aquecem muito e tal. Faz me lembrar a velha história que contam sobre a FIAT. Eu sou 100% defensor da AMD, há uns bons anos fiz a alteração para esta marca e não me arrependo de o ter feito, são de baixo custo, fiáveis e com a mesma produtividade que o CPU Intel. É a minha opinião.
    Tenho um portátil intel porque quando o comprei não havia opções AMD, pelo que já vi estão a resurgir.

    A outra justificação está nos sistemas operativos que foram lançados posteriormente ao XP. Deles so se aproveita o Windows 7. Vista já toda as pessoas sabem o que foi e o 8.1 vai pelo mesmo caminho.

    • João Terra says:

      O problema maior é que formataram as pessoas em que os AMD´s são lentos e bla bla bla… Como referiste.
      Eu tenho o 1º AMD APU que surgiu que foi o 3300M A4 e estou satisfeito.
      Muita gente acha que os da Intel são melhores e estão formatadas para comprar o ultimo I7 XPTO, quando deparam que são roubadas pelo preço em que um Intel custa.
      Hoje em dia existem AMD´s, por exemplo A8 – 1.8 GHZ Quad core, e até os novos FX´s andam entre 400€ a 550€. Os da Intel custam 700€. Mas cada um como cada qual, que quizer ser roubado está a vontade

  8. Ricardo Ferreira says:

    Não creio que o insucesso da Intel se deve de todo ao windows Xp, mas ao preço dos seus componentes e ás demasiadas mudanças na arquitectura dos mesmos, o que tá a contribuir para um crescente aumento das vendas da AMD.

    Como exemplo um processador core I7 o preço médio situa-se nos 350€ para o modelo mais fraco isto no skt 1150, e nos ultimos 5anos mudou inumeras vezes de skt (1156,1155,1150,2011,etc) situando-se agora já na quinta geração e processadores Ix.

    No caso da amd os processadores da serie FX 8-core situçãa-se numa faixa de preço abaixo dos 200 euros, o seu chipset também é mais barato tornando as motherboards tambem mais em conta, e o seu socket é alterado com muito menos frequência, tornando possivel um upgrade da motherboard mantendo o processador antigo, o que faz com que seja muito mais facil fazer um upgrade.

    Dos ultimos 10 desktops que montei 9 são da AMD, aliás eu tenho como desktops pessosais um I7 2600k (neste momento já com arquitectura fora de fabrico) e um Amd FX 8350 e em termos de performance o AMD não fica muito atrás, e só no Processador + board existe uma diferença de mais de 250€ no preço.

    • PAULO SILVA says:

      Boas

      so um reparo: o socket 2011 não é da gama dos outros (aa56,1155,1150) é da gama de servidores e workstations de alta gama, com quad-channel inves de dual-channel dos outros. alem disso o skt 1156 é que durou apenas um ano, sendo este o responsável pela primeira geração dos cpu’s da gama Ix, ja o 1155 é para a segunda e terceira geração (2 anos) e o 1150 é para a quarta e quinta(esta a sair) geração.

  9. Zefra says:

    Estas empresas grandes fazem muito dinheiro e só porque não fazem tanto ainda choram. Eu gostaria de saber se de um momento para o outro ficassem sem comer. Isso sim já era razão de chorar. Agora tem um trimestre, ano ou sei la que menos conseguido começam a chorar. E porque nao culpa a Intel as mas apostas em não se meterem mais cedo nos processadores para smartphones e outros. Pensavam que ia correr mal e agora quem chora? =

  10. João Terra says:

    Meus amigos, o custo maior em comprar um portátil ou desktop não é o hardware que vem com ele, mas sim o software da MS que custa uns 200€ a 300€. porque ao comprar o pc, as licenças estão incluídas e paga-se para ter o software, claro. Se vamos falar nas empresas, essas têm um maior custo em licenciamento de software. Fora isso se fomos fazer contas ao hardware até que fica barato, pelo menos uns 350€ no mínimo.

    • Mark says:

      Ou seja sem windows podias comprar portáteis por 50€ certo?

      E como consegues arranjar tablets com windows 8 por menos de 200€ isso quer dizer que os fabricantes ainda perdem dinheiro.
      Com jeitinho consegues arranjar uma máquina igual sem windows e ainda te pagam 🙂

  11. Luís Felisberto says:

    É claro que as empreses precisam de ter lucros. Até porque também têm despesas. Mas todos se esqueceram de que existe uma “coisa” chamada acionistas! Podem ser pessoas singulares / particulares, ou outras empresas, etc.). E são esses que ditam as regras.
    Pessoalmente acho que as empresas (algumas já o fazem) deviam “investir” mais no open source. Nem que seja em projetos piloto. Quanto mais resistirem à mudança mais tempo demorará até que tecnologias open source sejam aceites e tenham compatibilidade generalizada. Em última análise, todos teriam a ganhar.

  12. Xinuo says:

    Para empresas que ainda usem DOS, lembro que exite uma versão Open Source:

    http://www.FreeDOS.org/

    Já para quem quer Windows, o clone Open Source ainda está em versão alfa:

    http://ReactOS.org/

    Talvez a alternativa de tentar rodar numa distribuição Linux sob Wine, seja uma opção melhor.

  13. Alex Fabiano Longo says:

    os altos preços de processadores intel que são os verdadeiros culpados, aqui no Brasil um i5 custa em media R$ 600,00 e um i7 em torno de R$ 1200,00, lembrando que tens de comprar o resto das peças da CPU.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.