Será que a informação digital é fiável? Jovens portugueses não sabem
A internet é hoje uma fonte imensa de informação! No entanto, a informação disponível nem sempre é de "confiança"! É preciso começar por desconfiar só para depois validade se de facto a informação tem credibilidade.
Segundo um estudo recente, apenas 1% dos jovens portugueses consegue avaliar se a informação ‘online’ é fiável.
Vivemos na era do digital! Vivemos também na era das fake news, da informação distorcida que manipula situações e pessoas.
Nasceram e cresceram rodeados de tecnologia, mas afinal a maioria dos jovens de 13 e 14 anos, conhecidos como “nativos digitais”, não domina assim tanto a internet, em concreto a avaliação da informação. Um estudo internacional, com testemunhos de 46 mil estudantes de 12 países e dois sistemas educativos vem provar isso mesmo.
Informação Digital? São precisos professores?
Segundo as informações, só 1% dos jovens portugueses conseguiu selecionar a informação digital mais relevante e foi capaz de avaliar a utilidade e fiabilidade da informação para criar produtos de informação. Apenas 2% demonstrou ter capacidade para aceder de forma critica a informação ‘online’.
Em Portugal, por exemplo, só 20% dos alunos portugueses mostrou ser capaz de trabalhar de forma independente com computadores. Até que ponto os "nativos digitais" estão prontos para estudar, trabalhar e viver num mundo digital?
Perante estes resultados, os investigadores alertam para o facto de não bastar entregar equipamentos a alunos e professores e deixá-los sozinhos: É preciso ensinar a usar, defendem.
Através dos inquéritos foi possível perceber que os filhos de pais com formação superior obtêm melhores resultados, assim como aqueles que têm pelo menos 26 livros em casa. O estudo mostra também que as condições socioeconómicas dos estudantes, os anos de experiência de utilização de computadores e o acesso a computadores em casa acabam por ser determinantes nos resultados.
Além dos portugueses, participaram no estudo a Dinamarca, Finlândia, Alemanha, França, Itália, Luxemburgo, Moscovo, Cazaquistão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Chile, Uruguai e Renânia do Norte-Vestefália, revela a Lusa.
Este artigo tem mais de um ano
E quais foram as formas, filtros, e conceitos de fiabilidade utilizados nesse estudo? Como vou saber que esse estudo é fiável ou é tendencioso?
Convinha porem o link para o estudo… Para aumentar a fiabilidade do que é dito 😉
os adulto tambem nao
até creio que os jovens consegues melhor que os “adultos” referindo me a uma faixa etária de 40+ anos
Concordo basta ver como o povo vota, porque 99% do povo Tuga é imbecil adora votar em quem mais o roube e o escravizar com impostos.
para alem do q foi dito pelos outros comentarios tb convem dizer q a educaçao tecnologica ca em portugal na é a melhor
Nem diga isso,essa asneira !! Portugal está na vanguarda de certos projectos tecnológicos a nível mundial !! Sim,leu bem,a nível mundial.Leia notícias recentes aqui no Pplware e fica a saber mais sobre este assunto.Tenho dito.
Falo em educaçao tecnologica nos ensinos basicos e secundarios. As aulas de TIC não ensinam o suficiente, tanto que, quando entrei no curso de Informática de Gestão ensinaram coisa que eu sinto que já devia ter aprendido em anos anteriores. Eu sei que Portugal “exporta” uma tonelada de mao de obra qualificada na area da tecnologia e que ” Portugal está na vanguarda de certos projectos tecnológicos a nível mundial”
interessante a ligação de problemas em determinar a fiabilidade de informação digital está interligada com a disponibilidade de informação em fomato analógico (livros)
“Segundo um estudo recente,apenas 1% dos jovens portugueses consegue avaliar se a informação ‘online’ é fiável.” Que vergonha !! Não sabem verificar nem validar as informações que lhes chegam pela Internet.Nem se esforçam por isso.Agora eu pergunto,para que servem as aulas de T.I.C. no ensino secundário ?? O que é feito do carácter crítico dos jovens ?? Será que não sabem interpretar nada do que lhes chega via Web ?? Que gerações de mentecaptos/as !! Só vivem para os telemóveis,para as redes sociais,para os jogos de consola,e para os vícios podres que têm.Que tristeza.
Aulas de TIC no secundário? Nem com aulas para um doutoramento irão conseguir interpretar o que lhes é fornecido na Web, e não é só os jovens e velhotes portuguêses mas mas também 99% dos humanos neste planeta não conseguem interpretar o que lhes chega via Web. O melhor a fazer é abrir uma empresa multinacional com “fábricas” de “fake news” com muitos empregados de forma a fazer turnos de 24h para nada falhar nas “fake news” .