INEM lança formação gratuita e online sobre Suporte Básico de Vida
O INEM lançou recentemente uma formação gratuita e online sobre Suporte Básico de Vida. Aproveitem!
O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de procedimentos que tem como objetivo a recuperação da vida de uma vítima de paragem cardiorrespiratória (PCR), até à chegada de ajuda especializada.
A paragem cardiorrespiratória (PCR) é um acontecimento súbito e consiste na interrupção ou falência súbita das funções cardíaca e respiratória. Estas situações acontecem maioritariamente fora do hospital. Quando as manobras de reanimação cardiorrespiratórias são iniciadas precocemente, a probabilidade de sobrevivência da vítima aumenta significativamente.
Segundo o INEM, o papel do cidadão neste momento “é fundamental, não só para pedir ajuda ao 112 de forma correta, célere e eficaz, como também para iniciar a realização de compressões torácicas de qualidade”.
A cada minuto que passa após uma PCR, a vítima perde 10% de hipóteses de sobrevivência, pelo que, ao fim de cinco minutos sem assistência, a vítima tem apenas 50% de probabilidade de sobreviver, refere o INEM.
Formação Reanimar com o INEM
Com a formação “Reanimar com o INEM”, o cidadão poderá ganhar “conhecimentos básicos e simples para saber o que fazer perante uma pessoa que não respira normalmente”.
Esta formação tem como objetivo fornecer conhecimentos sobre o que fazer perante alguém que está em risco de vida.
A formação tem duração de duas horas é composta por quatro pontos:
- 1. Documentação de apoio;
- 2. Sessão formativa;
- 3. Enquadramento e treino;
- 4. Avaliação da ação com direito a certificado.
Poderá avançar na formação concluindo os itens anteriores, ou seja, os conteúdos ficam disponíveis à medida que conclui com sucesso os conteúdos disponíveis. No final de concluir todas as atividades terá acesso a um certificado.
Este artigo tem mais de um ano
Isto devia ser ensinado na escola. Tanta disciplina desnecessária que poderia ser substituída por temas fundamentais para a nossa formação, como este por exemplo.
+1
Já está no programa de ciências do 9o ano há vários anos. Agora também em Ed física do 10o ano
O governo podia sensibilizar a população para fazer esse tipo de formação.
Em grande parte das empresas já fazem essa formação e é necessário a renovação da mesma
Hoje em dia é muito importante saber reagir em caso de paragem cardiorrespiratória ou outros acontecimentos do género
E não, não acontece só aos outros….
Abraço
Feito! Obg pela partilha.
Precisa de ser obrigatório.
Acho que complicam as coisas. Licões básicas de suporte de vida, vamos a tentar inscrever e surje uma serie de coisinhas que complicam tudo. Ponham as coisas simples. É para inscrever e pronto. Andamos aqui às voltas e nada.
Não é só os alunos que devem aprender, mas o pessoal docente também. Eu por iniciativa própria tenho formação em SBV além de outras formações na área da saúde