Fim das filas intermináveis: Tesla vai testar “filas virtuais” para os seus Superchargers
A Tesla está a preparar-se para testar uma nova solução para reduzir as enormes filas nos seus postos de carregamento: a implementação de "filas virtuais". Estas permitirão que os condutores reservem o seu lugar sem necessidade de esperar fisicamente no local.
Com o crescimento da adoção de veículos elétricos, aumentou também a procura por estações de carregamento. Apesar da expansão da rede de Superchargers, estes continuam a ser insuficientes face à elevada procura.
Nos últimos anos, têm-se multiplicado os relatos em fóruns e redes sociais sobre condutores que se envolvem em discussões acesas e, por vezes, em confrontos físicos devido à escassez de postos de carregamento. Num incidente extremo, um desentendimento resultou num tiroteio fatal num posto de carregamento.
Tesla quer testar um sistema de 'filas virtuais' nos Superchargers
Para mitigar este problema, a Tesla anunciou que irá testar um sistema de filas virtuais a partir do segundo trimestre de 2025, em locais selecionados. O novo método pretende substituir o atual sistema de espera física, onde os condutores precisam de aguardar com os seus veículos até que uma vaga fique disponível.
Atualmente, a ordem de chegada define quem pode carregar primeiro, o que frequentemente resulta em situações de abuso por parte de condutores impacientes.
O objetivo desta nova abordagem é melhorar a experiência dos utilizadores ao reduzir o stress da espera. No entanto, a Tesla ainda não revelou detalhes sobre como o sistema será implementado ou se será acessível também a veículos elétricos de outras marcas que utilizam o padrão de carregamento da empresa, como os modelos da Ford e da GM.
Virtual queuing pilots starting in Q2 at select sites. Goal is a net customer experience improvement for the ~1% cases of a wait time. Wider rollout this year if feedback is positive. We also continue to expand the network 20%+ year-over-year, closely tracking site-level demand.
— Tesla Charging (@TeslaCharging) February 19, 2025
O aumento do número de carros elétricos a nível mundial é uma boa notícia para a transição energética, mas também significa uma maior pressão para expandir a infraestrutura de carregamento. Desde 2021, os Superchargers da Tesla têm estado frequentemente sobrelotados, com condutores a esperar longos períodos para carregar os seus carros.
Elon Musk já afirmou que a empresa tem soluções para aliviar este problema. Em 2024, a Tesla anunciou a adição de 2800 novos postos de carregamento, aumentando o total global para mais de 250.000. No entanto, esta expansão pode não ser suficiente, já que a empresa permitiu que veículos de outras marcas utilizassem os seus Superchargers, aumentando ainda mais a procura.
A introdução de filas virtuais poderá ser um passo importante para gerir melhor o acesso aos carregadores, e reduzir a frustração dos utilizadores e evitar conflitos. Resta agora aguardar pelo início dos testes para perceber se esta solução será efetivamente eficaz.
Leia também:
Isto dava para escrever um livro com o título:
-Da liberdade à ração: o paradoxo da mobilidade elétrica
A imposição de marcações para carregar um veículo remete-nos para um cenário que lembra a distribuição racionada de bens essenciais em zonas de crise ou como nos campos de refugiados, onde a comida só é distribuída a quem está na fila certa à hora certa!
Onde isto chegou…E ainda só vai no princípio.
À ração?
Mas existem maior liberdade ?
Não faz meia dúzia de anos que andaram a racionar combustível em Portugal.
Felizmente nunca racionaram electricidade.
Isso da gasosa foi um evento isolado e nunca senti o problema. Foram mais as vozes q as nozes.
Já com a electricidade não há vozes nem nozes, anda tudo caladinho a ver se mais uns descuidados compram elektros para ajudar a cumprir a agenda.
Já várias x’s lhe deixei aqui um excerto de um vídeo:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcraw1W6xuRCdijn4lCQ
que evidencia que o racionamento de eletricidade nos postos de carregamento não é um evento isolado, mas uma realidade diária. A lentidão no carregamento doméstico, a falta de energia nos carregadores públicos e a superlotação nos poucos postos disponíveis indicam uma limitação estrutural na distribuição elétrica. Às 19h, horário de pico, a incapacidade de abastecer veículos demonstra que a oferta de eletricidade não acompanha a procura. Assim, mesmo vc tendo visto o vídeo várias x’s não percebe q este serve como prova de que, todos os dias, há um racionamento de facto, quer pela ausência de energia, quer pela redução da potência disponível.
Agora, de acordo com o artigo do Pplware, chega a cereja no topo do bolo.
Já estou a imaginar:
-“Queres carregar? Então marca na APP q qd houver disponibilidade a gente avisa.
Com sorte às 3 da matina recebes a notificação, levantas o r@binho da cama e é se queres. Se não quiseres há mais quem queira” looolooolool
O seu mundo destrutivo e imaginário do existe mesmo… na sua cabeça, tenho VE há 2 anos, já passou dos 100Mkm , portanto ando muito, e só 2 vezes tive que esperar uns 15 minutos para eu carregar. Porquê? Porque quiz poupar uns cobres e carregar na Tesla, na autoestrada não faltavam carregadores vazios, mas mais caros
O Sr. Eng⁰ é um lírico.
Acredita no taxista de Sevilha q vem dizer para o YT q faz 150000 kms com um jogo de pneus no model 3 Táxi.
E tb acredita que os carregadores dão a potência máxima sempre pq está escrito numa app, apesar de dispor de um video a provar exactamente o contrário ou seja disponível mas sem energia nenhuma.
Tb lhe posso arranjar um excerto de um vídeo a comprovar o racionamento de electricidade até nos postos da Ionity que são dos menos concorridos devido ao seu preço.
Dos 320 anunciados nem 150 estavam a dar. É a vida. Conforme-se.
Qual é a potência máxima dos carregadores já todos sabem, e sim, os da tesla dão aquilo que prometem, tal como todos os outros se não tiverem problemas.
Se meter lá um carro que só carrega a 400v, eles só vão dar metade.
Mas deixe ai o video, assim ficamos com certezas do que aconteceu,.
“….o que a tesla está a fazer é evitar filas naquelas alturas (que em Portugal é apenas 1 fim de semana) ….”
Um fim de semana????!!!! Buahahaahahaahahaahaha
Dia de chuva, 10 teslas na seca em Fátima e uns 7 nos Algarves
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbdSGC1alBz3b0mz4A
Todos os diálogos são de partir o coco a rir
…10 minutos já parecem 10 horas.
…Se não fosse gaja levava um soco nos dentes, pôs-se à frente a chiça esperta.
…O tablet enganou-me, mandou-me para o centro de Alcácer
…deixa lá, o meu tb já me mandou para Lagos
…estive a partilhar, demorou mais que a conta.
Só malukes 😛
looolooolool
É só filmes mr. Yamahia, bem você ensinar a liturgia ao vigário, você não tem Tesla nem sabe o que isso é.
De facto nunca apanhei 350 kw nos Yonity, também é muito raro ir lá, mas já apanhei 150 kw e para mim chega, nem deu tempo a comer uma bucha no restaurante.
E nós, que temos Tesla, sabemos que se houver 2 carros juntos, aquilo só dá 75 kw, mas em compensação dá 75 até quase 80% , como normalmente eu carrego 35-40 kw , são 30-35 min , para mim não faz mal nenhum, ponho no vídeo as noticias ou uma série da Netflix e o tempo passa a correr.
Tudo o resto são filmes.
E não se esqueça, isto é uma tecnologia em desenvolvimento, cada vez mais rápido, maior autonomia, mais baratos os carros.
Já os combustão já eram, não há mais desenvolvimento possível
Então mas que fila encontrou ali ?
Ninguém tem a culpa dele ser um pouco limitado, nenhum GPS manda para o centro de Alcácer quando os carregadores estão praticamente fora.
…Mas deixe ai o video, assim ficamos com certezas do que aconteceu,. …”
Tome lá uns excertos sobre o racionamento na entrega de electricidade na Ionity, e outros PCURS de 300 e 200 pelo meio
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrds7FTvO7mlNuiBwtg
Legenda:
0 a 08:43min, Ionity, com EQE, I5, ETRON, TAYCAN.
08:44 a 17:34 min, Ionity e PCUR 300KW Grândola, com POLESTAR2, I5, ETRON, TAYCAN, ID4, KAWEI
17:35min a 24:10, PCUR 200KW Espinho e palhaçadas do FSD
Que circo 😛
Portanto o primeiro, ele explica, 51% quando a curva de carregamento começa a cair e os outros a mesma coisa.
Mas como se raciona energia eléctrica ? isso é possivel ? como faz isso ? baixa a tensão ? LOOOOOOOOOOOOOL
What?
E antes?Não vê??
…”À espera que chegue a 10% a ver se começa a bombar…” loooloool
Não bombou nem aos 150 chegou. Num carro de 205 pico.
E os Taycan a 800v e 270 de pico? Andavam a carregar metade, nem tanto.
Tristes os que acreditam(aram) nas missas elektras 😛
“…não percebo
o que se está aqui a passar…” diz ele ao mesmo tempo que bate com o dedinho nervoso no carregador Ionity super-poderoso, looolooolool
Que toinos!
Tristes são aqueles que não os sabem usar.
Mais tristes são aqueles que tentam encontrar problemas onde não existem, e ainda tenta dizer que existe relacionamento de energia. Loooool
Que toino.
Então? O que é preciso saber para usar um carregador?
Lá vêm os padres culpar os fiéis pela inoperância da igreja.
Meter o carro a fazer precondicionamento, por exemplo.
Usar carregadores de potencia compatível, entre muitas outras coisas.
Fico a aguardar pela resposta: como é que racionam energia em carregadores ?
O Polestar2 faz pre-condicionamento automaticamente. Quer tb q grave essas passagens.?
E o Taycan, pelo menos esse, idem.
Não há racionamento?
Então como explica q carregadores de 200 só dêem 22 max 44 e carregadores de 300 a dar 80 max 100???!!!
E em horários de pico nem haver energia disponível em certos PCR.
Que nome dá a estas ocorrências?
Faz se no mapa dele tiver o carregador, senão só manualmente como são praticamente todos.
Se são de 200 e só dão 22 é porque ligaram na ficha AC e não na DC.
Voltou a não explicar, como se racional energia eléctrica ?
Vc não viu o filme.
Foi a ficha DC.
Desde qd um tesla tem capacidade para carregar a 22?! Estou a ver que vc não pesca nada disto.
E tb não lê o exposto, AC, mesmo num elektro a sério nunca atingiria os 45, que foi o pico.
De resto quase 1 hora para meter 25kWh na bateria, suficiente para 100 kms em AE. Equivale a tanto tempo a carregar como a andar.
É o que é!
Desde sempre, até chegam a 24 kw em Ac, isto nos model s e X.
Então foi mesmo em AC ou tem o carro avariado.
Continuo a aguardar pela resposta, como se raciona electricidade ?
E já sentiu o problema de uma bateria a explodir ? onde ? quantas já lhe explodiram ?
Então mas esse rapaz fala por todos ?
Racionamento onde ?
Lentidão ? então precisa de carregar depressa em casa ?
Indicam ? mas não é isso que acontece, mostre lá alguém competente a dizer que há limitação na rede eléctrica ?
Incapacidade ? onde ? na sua casa ?
Esse não serve de prova, ele apenas mostrou um carregador avariado, tanto que havia luz nas redondezas.
Há racionamento onde ? mostre lá ?
Redução de potência ? como reduzem a potência ? baixam a tensão e corrente ? como ?
Não, o que a tesla está a fazer é evitar filas naquelas alturas (que em Portugal é apenas 1 fim de semana) mais criticas, e não se esqueça que é apenas a tesla, não use isso para dizer que são todas, senão partimos para outros argumentos.
Não precisa de inventar, porque ainda não foi divulgado como vão fazer.
Então mas segundo você os ve são um flop e agora já está a ver que é o contrário ? afinal tem mais adesão que aquilo que os carregadores podem permitir, estranho, deviam estar às moscas.
Upss…
Saiu no sítio errado.
https://pplware.sapo.pt/motores/fim-das-filas-interminaveis-tesla-vai-testar-filas-virtuais-para-os-seus-superchargers/comment-page-1/#comment-3617606
Aproveito para acrescentar outra:
…Ufa…Já estava à rasquinha para fazer xixi, não fui antes para não perder a vez.
Pá próxima leva uma arrastadeira, pá! looolooolool
Em vez disso, instalem mais carregadores. É uma solução mais eficaz…
E ainda só há 5% de carros elétricos em Portugal.
Por isso as vendas estão a cair! As pessoas têm mais que fazer do que esperar horas e horas a carregar o carro.
Carro a combustão/híbrido dá liberdade às pessoas. Coisa que o ditador Musk não aceita!
Mas não estão a cair, estão a subir, mês passado foi mais de 30% de aumento.
Dão menos liberdade, tem de depender só de bombas que são dos outros.
desses 30% quantos foram comprados por particulares VS empresas?
Igual nos q combustão, são 80% pelas empresas, que também são pessoas.
Por acaso, é de 1.8%.
Por acaso são 2.5 % os 5% deve incluir os híbridos plugin, ou seja tudo o que é de ligar na tomada.
https://www.razaoautomovel.com/noticias/eletricos-carregadores-portugal-2024/
LOL!
Os fãs da Tesla aceitam cada medida mais ridícula! “Filas virtuais” XD
Qualquer dia carregam o carro por OTA ou cabo wireless.
Prefere uma fila presencial ? Como aquelas que encontra nas bombas de abastecimento ?
Que filas? 10 min entre abastecer, xixi e pagar e ter pelo menos 1000Km de autonomia
Não, aquelas nos fins de semana antes de aumentos.
Qual 1000 KMS, 20 euros não fazem 1000 KMS. Loool
Já lhe deixei aqui um vídeo nas vésperas do grande aumento dos preços de combustíveis verificado no fim de Julho e inicio de Agosto de 2023.:
https://www.razaoautomovel.com/noticias/preco-combustiveis-gasoleo-gasolina-semana-31-2023/
9 cents de estalo!!!
Não precisava de gasosa (aquele é o gasosas), mas como vinha das compras do Continente e como aquela é uma bomba que apanho no caminho qd venho das compras, resolvi entrar para filmar e espetar-lhe nas fuças que tudo o que vc andava a espalhar por diversos tópicos era pura mentira. Como viu era chegar e abastecer, não havia cá filas e muito menos esperas para ninguém.
Quase 2 anos depois vc continua com essa lenga lenga. Realmente vc não aprende nada!!
Exato, onde costuma haver muitas filas, principalmente nos super.
Então assim se prova que um caso isolado prova todos os outros ? é isso ? então depois conversamos….
Continuo porque as vejo, ainda ontem passei por uma.
Não foi um caso isolado. Foi o maior aumento dos últimos anos de que tenho memória. Lembra-se ou quer rever o vídeo? E foi no DOMINGO 30-JUL-23
Tb lhe contei outra que tb aumentou 4 ou 5 cents,( já não me lembro o valor ao certo) vc andava aqui com a mesma ladainha e as funcionárias da bomba estavam com tanto que fazer que 2 delas andavam a lavar o chão à mangueirada e à vassourada.
Como era um Sábado vc deu a desculpa que era por ser Sábado. Vc é incorrigível loooloooloool
É porque tem memória curta.
Eu disse ? Onde ?
É simples, vá aos Intermarché aos sábados e domingos antes de aumentos e depois diga.
O Intermarché, Petroprixes etc sai mais caro que BP ou GALP:
Ainda há dias abasteci a mota na GALP com 14 ou 15 lts e saiu-me a 1.32€ a 95
Depende, eles não precisaram de comprar coisas caras em supermercados para depois pensarem que têm um desconto no combustível.
Não depende nada. Já lhe perguntei, onde é a mercearia aí das Caldas que tem preços mais baixos que o PD? Ainda hoje estou à espera. Vou lá sem pestanejar. Não se acanhe.
Nem de propósito, ainda este fds nem Continente nem PD tinham descontos.
Teimoso, fui pesquisar opções e resolvi ir apalpar terreno ao Mercadona de Alverca que diz q não publica folhetos pq garante que vende tudo mais barato pq não faz descontos.
Resultado…era td mais caro. Mas bem mais caro fdx…
Vim-me embora e fui ao LIDL aqui ao lado comprar o básico q tb não me convenceu muito mas ok. De qq forma descarreguei o parceiro deles Repsol e é mais uma opção. Já tenho uns descontozitos. Vamos ver se vou usar ou não até pq por outros motivos fiz-me sócio do ACP e o cartão dá direito a descontos na BP de 15 cents litro todos os dias 15 e 10 cents todos os fds e 6 cents todos os outros dias. Isto a a acumular ao que já existe.
Desta forma acho que nem a GALP vai ter direito a nada nos próximos abastecimentos.
Todas as mercearias têm preços mais baixos que qualquer supermercado, desde quando o supermercado vende mais barato ?
Ha algum local mais caro que supermercado ?
Portanto acredita mesmo em descontos , looool
Mas o que fez para ter desconto ? Em vez de 1 comprou 10 ?
Loooool
É o que dá não haver ponto carregamento suficientes. Mudar o sector automóvel para a mobilidade elétrica custa muito dinheiro, e ninguém quer pagar.
Contínuo sem estar interessado em comprar um BEV.
Ninguém ? nem quem compra ?
Custa menos que as alternativas.
Se não está interessado porque se preocupa ?
Aconselho certos vendedores a verem realidade da Noruega.