Incêndios: Anacom sugere que operadores não cobrem serviço
Toda a gente conhece a triste história dos incêndios em Portugal. Muitas foram, infelizmente, as vítimas mortais, muitas casas arderam e há famílias que ficaram simplesmente sem nada.
Após tanta tragédia, hoje a ANACOM decidiu recomendar aos operadores que não cobrem aos clientes o período de tempo em que estiveram sem serviços de telecomunicações por causa dos incêndios.
De acordo com a informação publicada no site, a ANACOM considera que não faz sentido que os operadores onerem as populações e empresas afetadas pelos incêndios, que já sofreram elevados custos económicos e sociais, cobrando-lhes um serviço que efetivamente não esteve disponível.
O reguladora das comunicações considera ainda que "sendo indiscutível que a suspensão dos serviços não resultou de um ato voluntário do prestador, nem de um ato que lhe seja imputável, é inquestionável que a privação dos serviços também não é imputável aos assinantes, não se justificando que sejam penalizados com o encargo de pagarem um serviço do qual não usufruíram".
Perante isto, a ANACOM considera que deverão ser os prestadores de serviços a promover, por sua iniciativa, o acerto dos valores cobrados, realizando aquilo que se considera ser, acima de tudo, um imperativo de justiça.
Atualização
Entretanto a Meo já confirmou que não vai cobrar durante 3 meses aos clientes afetados pelos incêndios. Ainda não se sabe quais serão as decisões da Vodafone e NOS.
Este artigo tem mais de um ano
Serio? Se não tenho serviços sem ser por,minha culpa nao pago! Isso é das coisas mais normais, agora os operadores pretendiam cobrar? Vergonhoso
O banco também perdoa a mensalidade dos carros e casas queimadas?
Boa comparação! Um empréstimo bancário com um contrato de prestação de serviço. Estavas tão bem num guardanapo…
O banco emprestou efetivamente o dinheiro das mensalidades.
É como agora o supermercado que fechou continuar a cobrar pelas batatas que não vende…
A operadora não é responsável pelas infraestruturas? Se os cabos não chegam a casa estão a vender o quê?
MEO não vai cobrar durante 3 meses…hahahahahahahahah mais valia estarem calados, então passado três meses e se as pessoas (por este andar) ainda não tiverem casa, vão ligar se a um eucalipto?????????????
Cambada de corruptos.
De acordo!!!
Isso está incorrecto.
A MEO não só vai suspender a cobrança de facturação durante o periodo de avaria, como ainda por cima vai oferecer 3 mensalidades grátis aos clientes afectados.
A palhaçada do meu pais, nao cobram pois ta bem e quem vai pagar as novas estruturas por esse Portugal que ardeu. Lisboa Porto Faro vao pagar. É tudo bonito cuspir para o ar mas no fim leva se com a escarreta em cima. Meo 3 meses devia se ser um ano todas as redes, ate se construir tudo não vai ser numa semana nem em 3 dias, so se forem casas pre fabricadas tipo umas 10 mil para começar
Quem é que paga para que ” Lisboa, Porto e Faro ” , tenham serviços de fibra/telecomunicações a preços da chuva? Os clientes do interior com servidos ADSL / Satelite com qualidade da treta., com preços iguais ou superiores aos das cidades. Pense.
+1 Aliás, moro perto de Lisboa e pago 46,90€ por ADSL 3! Play. Para além de não fazer sentido cobrar aos afectados pelos incêndios, a MEO é logo a primeira a chegar-se à frente para dizer que são uns benfeitores e que não vão cobrar! Contudo, não dizem a chulice de preços cobrados a clientes do interior ou periferia das cidades que pagam a preços desproporcionais serviços de ADSL comparativamente com a fibra. Com esta calamidade, devia-se tb apurar junto das entidades subcontratadas pelas operadoras os km orçamentados de colocação de cabo enterrado e os que vão por postes, pois vai haver uma grande discrepância. Grande parte é paga como estando enterrada e depois quando há incêndios as populações ficam sem comunicações, estranho!
É o pessoal que vive nessa mesma zona, pois dao lucro suficiente para pagar as estroturas nas outras zonas.
Isto nem deveria ser notícia!!! Era o que mais faltava cobrarem por um serviço que nem sequer está a ser prestado!!! Enfim…
Podem cobrar à vontade… Os 17 dias que estou sem serviço e ainda os que faltam estar não vou pagar
Totalmente mentira. A MEO cobra e obriga a pagar quem não tem o serviço por culpa dos fogos. Farto de reclamar para corrigir a factura e não corrigem.