Impacto GenAI: alterações no Tráfego Online levam as empresas para o E-mail Marketing
Estudo de tendências realizado pela Gartner aponta mudanças no comportamento dos consumidores e necessidade de adaptação por parte das empresas.
Até 2028, as marcas devem estar preparadas para uma redução de, pelo menos, 50% no tráfego orgânico dos seus sites, à medida que os consumidores adotam a pesquisa baseada em Generative Artificial Intelligence (GenAI). Esta é uma das principais conclusões apontadas pela Gartner no seu estudo "The Future of Marketing: 5 Trends and Predictions for 2024 and Beyond", publicado este ano.
Segundo o relatório, a rápida expansão da Inteligência Artificial baseada em GenAI nos motores de busca, terá um impacto significativo, ao transformar a forma como os consumidores obtêm informação. Este fenómeno ameaça interromper a geração de receitas e leads através dos canais de pesquisa orgânica, o que desafia as marcas a adaptarem as estratégias.
De acordo com o estudo da Gartner, para reduzir este impacto as empresas devem concentrar-se em palavras-chave focadas na conversão, além de intensificar a aposta em canais tradicionais, como o e-mail marketing.
Enquanto a GenAI muda o jogo, o e-mail marketing permanece como um canal direto para construir conexões autênticas com o nosso público, ao superar as flutuações temporais de outros canais.
Esta ferramenta flexível é capaz de enviar mensagens altamente segmentadas, adaptadas às necessidades individuais dos destinatários, com engagement duradouro.
Explica Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi - plataforma de automação de marketing omnicanal.
Apesar de ser um canal tradicional, o e-mail marketing tem se adaptado às inovações, ao intensificar ainda mais a personalização na experiência para o público, principalmente aliado à própria Inteligência Artificial. Marcelo Caruana enumera alguns exemplos da utilização da IA no e-mail marketing:
- Personalizar o assunto dos e-mails e aumentar a taxa de abertura;
- Enviar o e-mail automaticamente no dia e horário da semana com maior probabilidade de ser aberto pelo cliente;
- Personalizar o conteúdo e os produtos indicados no e-mail de acordo com os últimos interesses e comportamentos de cada cliente, aumento a taxa de conversão.
"Todas essas soluções estão disponíveis na plataforma E-goi", conclui.
Tendo em conta que as pessoas cada vez menos visitam “sites” e cada vez menos usam “email”, parece-me que este estudo tem bases muito fraquinhas. Estamos na era das apps, plataformas e redes sociais e a tendência é para aumentar. Mas por outro lado, apesar de haver um RGPD robusto, não se consegue que os nossos emails parem de ser adicionados a mailings lists. Recebe-se paletes e paletes de emails que dizem sempre “está a receber este email porque aderiu a não sei o quê”, o que é falso, mas também ninguém quer saber.
As pessoas cada vez usam mais redes sociais, mas não significa que não usem o correio eletrónico ou que não visitem sites.
Agora o “marketing” no correio eletrónico, praticamente já não têm sucesso, porque os filtros de “spam” eliminam grande parte, portanto não será uma boa estratégia.