PplWare Mobile

IMI: limitação do Portal das Finanças dificulta reavaliação de imóveis

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Mapril says:

    Deve haver milhões de proprietários a pagar IMI em excesso. As Finanças dispõem de todos dados para o recálculo automático. Um dos parâmetros para o cálculo é o “coeficiente de vetustez” que é actualizado automaticamente e que só por si implicaria uma baixa do imposto todos os anos. Mas eles só fazem o recálculo se o contribuinte meter um requerimento. Ai, como é bom pagar impostos para este Estado que tem tanto respeito pelos contribuintes!

    • says:

      O recálculo automático não existe o que faz com que, na grande, grande maioria dos casos, o imóvel esteja sobre-avaliado. Mas dá jeito às finanças ser assim a lei.
      Há uns anos pedi reavaliação e o IMI baixou quase 30%. Mas efetivamente faria sentido ser automático, já que os critérios estão definidos.

    • João Vieira says:

      Pois, mas tambem há muitos e muitos imóveis com avaliações antigas, a pagar menos do que deviam.
      A partir de 2003/2004 é que as coisas mudaram.

      • says:

        Quando comprei casa, “perdi” um negócio porque o vendedor queria fazer a escritura por menos de metade do valor para fugir às mais valias. E ainda assim não deve ter levado muito no lombo porque no caso o valor de mercado era muito superior ao valor tributário. É normal o valor de mercado ser superior, mas há locais onde é muito superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.